Autor Tópico: Opinião de conhecedores, preciso de uma ajuda para escolher!  (Lida 2811 vezes)

LiviaRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Online: 18 de Agosto de 2011, 19:37:06
Olá fotógrafos e amantes de fotografia!  :)
Estou precisando de uma ajuda para escolher qual máquina valerá mais a pena pra mim e alcançará os resultados que procuro. Relutei em postar logo no início e dei uma boa pesquisada, o que me ajudou muito a adquirir certos conhecimentos na área, mas também me deixou mais confusa, rs!
Irei aos EUA semana que vem, e quero aproveitar para trazer uma máquina boa de lá. Não sou profissional, então uma DSLR seria desnecessário e complicado para mim. A primeira coisa que me preocupo é a qualidade de imagem, tanto de dia quanto de noite. Gosto de fotografar pessoas, meus animais, viagens, algumas paisagens, e também fotografar amigos durante a noite, por isso ela precisa dar bons resultados em ambas as condições de luz. Meu pai tem uma Canon S200is, que me impressionou por ser bem compacta e ter fotos lindíssimas, mesmo no automático. As cores são vibrantes, as pessoas saem com aspecto de "foto de book", rs. É o termo leigo que uso pra descrever a bela iluminação que as fotos tem, e o baixíssimo ruído, algo que eu gostaria de ter nessa nova aquisição.

A primeira coisa que pensei foi em pegar então uma Canon, continuar no time, e estava quase decidida por uma SX30is. Mas vi fotos na internet e fiquei decepcionada, mesmo sendo um modelo menor, as da S200 parecem mais bonitas. E vi várias pessoas dizendo o mesmo e sugerindo outros modelos, então resolvi pesquisar melhor.
Vi fotos ótimas da HX100, a substituta da HX1 da Sony, e achei que era essa a escolhida. Mas fiquei com receio, pois o sensor não é CDD e sim CMOS. Vi que esse tipo de sensor pode trazer mais ruído as fotos. Não entendo do assunto e não sei o quanto isso pode prejudicar a qualidade, apesar de ter gostado do que vi. Além disso, essa máquina tem 16MP, o que também pode comprometer, apesar de estarem falando muito bem da qualidade das lentes Carl Zeiss que vem nela.
Ouvi sobre a FZ40, FZ35, P100, P500...Resolvi perguntar pra quem realmente tenha experiência no assunto para não me arrepender e deixar de comprar alguma que poderia ser melhor para mim...O que vocês acham? Têm alguma outra sugestão, alguma outra coisa que eu deva levar em consideração...? Fico MUITO grata pela ajuda!  :ok:


jberg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • o sonho será mais forte. sempre.
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2011, 09:03:18
Se hoje eu fosse comprar uma e nao fosse uma dslr, sem duvida alguma iria de Canon S95.
Canon 70D
18-135mm KIT (canon)
17-55mm 2.8 (canon)
24mm 2.8 (canon)
50mm 1.8 (canon)


LiviaRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2011, 11:08:58
Primeiramente obrigada pela sugestão! Pois é, eu estava até procurando realmente uma opção que de repente tivesse menos MP, é uma pena eles botarem "16MP" com esses sensores pequenos né...Da Canon eu tbm andei lendo sobre a linha G, a G12 por exemplo, o sensor é um pouco maior (1/1.7" ao invés de 1/2.3") e tem tbm 10MP...Só que ela tem bem menos zoom...É, continuo lendo, pesquisando..E vou decidindo, rs...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2011, 18:45:11
E eu iria, nessa ordem: FZ35; FZ47 (se achasse) e FZ40.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


LiviaRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2011, 20:51:16
É mesmo Hyde, vc considera a 35 melhor do que a 47, pq?
Na verdade, tá complicado, tô olhando aqui e não to achando a 35, alguns lugares diz que foi descontinuada, na BestBuy não tem...E a 47 realmente é difícil pois é muito nova, só achei em uma loja...
« Última modificação: 19 de Agosto de 2011, 21:03:46 por LiviaRosa »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2011, 21:33:03
É mesmo Hyde, vc considera a 35 melhor do que a 47, pq?
Na verdade, tá complicado, tô olhando aqui e não to achando a 35, alguns lugares diz que foi descontinuada, na BestBuy não tem...E a 47 realmente é difícil pois é muito nova, só achei em uma loja...

Pq a 40 tem mais densidade de pixel num sensor do mesmo tamanho do 35. Isso deteriora a qualidade da imagem. Muitos pixeis só servem para quem amplia em grandes formatos. Para um 10X15cm, 20X30 no máximo a 35 serve perfeitamente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2011, 23:40:20
Lívia, o Hyde tem razão, entretanto a densidade do sensor é apenas um dos fatores determinantes na escolha de uma câmera. O range da câmera também pode influenciar diretamente na qualidade da imagem. Quanto maior o zoom, a qualidade da imagem tende a cair.

Outro detalhe bastante importante é que a Panasonic FZ47 não grava em RAW. Para meu uso, isto é determinante e já tiraria ela da lista. RAW, como o próprio nome diz, é o arquivo cru, sem nenhum pós-processamento interno da câmera, tendo bem mais qualidade. É como você poder revelar sua foto  :ok:

Ahhh e por último mas não menos importante: Nenhuma compacta te dará resultados impressionantes em fotos "comuns" noturnas. Se quiser resultados melhores, é bom pensar em alguma Sony NEX ou Olympus PEN ou Panasonic G. Elas já tem sensores bem maiores, te dando mais qualidade de imagem...


Cósmico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2011, 03:56:17
Acho que as Sony Alpha NEX-3 e Sony Alpha NEX-5 não pegaram muito no Brasil, mas são bem legais, pequenas e com qualidade de imagem de profissional (ou semi profissional). Uma boa sugestão do pedro para o seu caso, também porque essas máquinas são caras aqui, mas se você traz de fora fica muito mais barato. Parece que a maior vantagem delas é que são mais rápidas. Dê uma pesquisada nelas nesses links:
http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/slrnex3/ck_slrnex3.htm
http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/slrnex5/ck_slrnex5.htm
Parece que não tem quase diferença nenhuma entre as duas, só que a Sony NEX-3 não grava em Full HD e a Sony NEX-5 grava.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2011, 03:59:38 por Cósmico »


LiviaRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2011, 06:57:30
Elêlê, quantas opções, rs! Preciso "estudar" tudo isso direitinho e ir por partes, rs!

A princípio, brigada Pedro e Hyde pelas explicações, entendi a questão das FZ. Realmente pra mim esses tamanhos são mais do que suficientes...
E essa questão do Raw também foi algo novo que aprendi, achava que era mais para quem trabalhava com edição das imagens e queria o arquivo cru pra mexer. É bem interessante, vi que a compressão te faz perder bastante coisa. Só é meio trabalhoso pra jogar as fotos no pc, tem q converter, e tbm tem q lembrar de pegar um memory card grande. Mas acredito que valha a pena. Partindo daí vou dar uma olhada melhor e ver onde ainda tem a 35.
Quanto as fotos noturnas eu estou ficando meio conformada, rs...Pelo visto realmente não vai dar pra ter tudo com uma compacta. Mas sendo assim eu dou prioridade para as fotos diurnas mesmo. E acredito que com uma dessas câmeras boas, mesmo que não fiquem láaaa essas coisas, as fotos noturnas ainda vão ficar bem melhores do que as da minha Sonyzinha de bolso que tô acostumada aqui, rs...Pelo menos eu espero, rs :D!

E obrigada também Cósmico pelas sugestões. Pois é, eu andei dando uma olhada nessas outras de sensor maior. Andei vendo a Canon G12, a Lx5 da Panasonic...E agora essas que vcs me mostraram tbm. Fico meio assim tentada pq elas parecem perfeitas em relação a tudo que eu estava preocupada e procurando, mas tenho q confessar que eu preciso de um zoomzinho pra ser feliz, rs  8-). Mesmo que eu não use sempre, mas às vezes acabo querendo fotografar algo que está lá em Deus me livre e não posso me aproximar muito. E eu também queria uma câmera que eu não precisasse trocar as lentes, queria fazer o melhor possível só com a câmera. Pq na verdade eu não entendo muito do assunto e acho q ia ficar meio complicado.

Bom, eu vi que não vai dar pra ter tudo ao mesmo tempo mesmo. Pra ter algumas coisas que quero vou ter que perder um pouco de qualidade né. Mas como não é nada profissional, acho q vou ficar satisfeita, já vai ser uma evolução. Tô tentando só procurar bem pra ficar no meio termo com o melhor possível, rs. Acho então que vou dar uma lida melhor na linha FZ da Panasonic, que tem um pouquinho de tudo que quero .

Só uma pergunta, provavelmente idiota, mas que preciso fazer: O zoom só vai me roubar qualidade se eu usá-lo, correto? Ou é tipo os MP, que tanto faz se eu não usar tudo, a máquina vai sempre usar a configuração máxima? Obrigada mais uma vez  :)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2011, 21:34:58
Fotografia é uma arte de sacrifícios mesmo, é difícil ter tudo o que se quer em um equipamento apenas.... O importante é saber o que está se comprando e saber lidar com as limitações dele  :ok:

Sobre o zoom, não é uma pergunta idiota não. As lentes zoom tendem a perder um pouco de nitidez no zoom máximo, mas nada que seja notável em uma visualização para web. Tem outros fatores que influenciam a nitidez também, mas que não vem ao caso neste momento.

Entretanto tem outras coisas que indiretamente podem influenciar na nitidez.
Quanto maior o "zoom", maior será a possibilidade de tremer. Qualquer mexidinha se transforma em um grande tremor rs
E para piorar a situação, geralmente as lentes vão ficando mais "escuras" a medida que vai aumentando o zoom, captando menos luz (e consequentemente levando mais tempo para poder captar a luz necessária). A quantidade de luz que se passa pela lente é conhecido como abertura do diafragma  :ok:
Mesmo a Panasonic tendo um estabilizador de imagens muito bom, ele não faz milagres. Então a medida que a luz vai caindo, se não tiver um tripé, a probabilidade de se ter fotos tremidas é alta.
São nessas situações que um sensor maior faz falta, pois poderíamos aumentar o "ganho" do sensor (ISO) para captar mais luz sem ter perda significativa de qualidade.
Em sensores menores a perda é mais visível, mas as vezes é melhor perder qualidade do que não ter fotos rs

Espero não ter confundido mais rs


LiviaRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2011, 13:55:11
Valeu pelas explicações Pedro! Li umas 3 vezes devagar pra entender direito, rs, mas entendi sim.  O zoom tem as suas desvantagens né, e num sensor pequeno isso se agrava.
Tá complicada a coisa pq não estou achando o que quero nas lojas. A vantagem lá de fora é o menor preço, mas em compensação tudo muda muito rápido. O que se vende aqui, lá fora já saiu de linha e já botaram outra, rs! A linha FZ da Sony q tava praticamente escolhida não se encontra em lugar nenhum. Como viajo terça agora e quero chegar lá com td já comprado pra sair fotografando, estou tendo que olhar outras opções. 
Estou aproveitando pra olhar com mais carinho as câmeras de sensor maior então. A G2 da Panasonic me chamou muita atenção. Ela tem uns “modernismos” muito interessantes, o foco é touchscreen, o visor é articulado, isso seria útil pra mim. Mas adivinhem, também não estou encontrando.
Acabo tendo como opção a Canon G12, que está disponível. E descobri que ela tbm tem visor articulado...
Mas já que está essa dificuldade, gostaria de saber uma coisa: Ao adquirir uma que troque lentes, como uma Canon T3 ou Nikon D300 (que por exemplo tem um bom preço e estão disponíveis no momento),  existe a possibilidade de colocar uma lente que sirva para variadas situações e usá-la sempre assim? (Na verdade algumas delas já vem até junto, uma lente 18-55) Ou não vale a pena fazer isso? Porque nesse caso teria a qualidade de imagem, uma câmera boa, e resolveria meu problema de de repente querer um zoom maior.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 14:18:38 por LiviaRosa »


LiviaRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2011, 15:28:48
Na verdade, acabo de encontrar a Lumix G2 disponível em uma loja: Lumix G Vario 14-42mm f/3.5-5.6 Lens, por um preço bacana. Acho q vou bater o martelo.   :clap:


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2011, 17:14:46
Acho que teve até sorte de achar a G2 porque a G3 já foi lançada.
Um review dela aqui: http://www.dpreview.com/reviews/PanasonicDMCG2/
Não estou muito por dentro das micro four thirds, mas ouço falar bem no geral. Como todos os segmentos, tem suas vantagens e desvantagens.

Não conheço muito o mount, mas uma lente com maior range são essas aqui:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/630572-REG/Panasonic_H_VS014140_Lumix_G_Vario_HD.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/674725-REG/Olympus_261504_M_Zuiko_Digital_ED_14_150mm.html

É bom comprar lá fora mesmo porque aqui acho que vai ser difícil achar...
Como você mesmo sabe, essas lentes não tem uma qualidade de imagem excelente, mas não é pior do que o de uma compacta.
Você pode comprar uma dessas e com o tempo ver quais são suas reais necessidades, comprando lentes melhores posteriormente.
O legal do micro four thirds é justamente a capacidade de "acoplar" lentes de outras marcas através de adaptadores. Perde-se o foco automático, mas o pessoal tem comprado lentes antigas, boas e baratas e conseguem resultados impressionantes. Muita gente tem usado para filmagem (até porque em cinema costuma ser usado foco manual mesmo)


LiviaRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2011, 18:54:19
Num tô dizendo, rs! Eu ainda não tinha visto que havia uma G3, rs. Bom, pra vc ter dito sorte acredito que a G2 ainda seja melhor, certo? Até pq, pelo q vi, o sensor é do msm tamanho, só os MP q aumentaram. A G3 tbm grava em full HD, mas eu não ligo mto pra filmes.
No geral, ouvi falar bem também, acredito que vá me dar bons resultados, e depois posso comprar outras lentes se eu me apaixonar e pegar o jeito da coisa  :)

Sobre lentes, se eu esquecer um pouco o zoom grande por agora e quiser uma que vá servir para um pouco de tudo como retratos, viagens, vc acha q essa aqui é uma boa?
http://www.bhphotovideo.com/c/product/651751-REG/Panasonic_H_H020_Lumix_20mm_f_1_7_Aspheric.html
Descobri numa indicação de blog e ele deu essa dica, e adorei pq ela é pequena. E no dia-a-dia preferia não andar com uma câmera gigante, rs. E o bom é isso msm q vc falou, depois eu posso ver uma maior pra quando eu precisar.

Ah, mas q bom, finalmente acho q encontrei, rs. E desculpe todas essas perguntas, mas é que precisava muito resolver isso para essa viagem, e precisava de uma ajuda profissional pra não acabar fazendo besteira, rs. Mas terça acaba essa novela, rs, prometo!





pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2011, 20:14:26
O sensor da G3 é superior ao da G2. Os megapixels aumentaram, mas neste caso a tecnologia acompanhou bem e ela está entregando um melhor resultado. Neste site que enviei também tem o review da G3. Falei da sorte porque deve estar com o preço bem convidativo já que é uma câmera que está fora de linha (para mim este fato não é um defeito já que ainda sim é uma câmera com bastante recursos).

A 20mm ƒ1.7 é uma boa lente para ambientes com pouca luz. O ângulo de visão é um pouquinho fechado para ambientes pequenos (equivale a uma 40mm), mas é um tipo de lente clássica, que todo mundo deve ter... Mas o fato de ser fixa limita um pouco o uso, acho que para uma viagem eu não a usaria tanto, usaria mais em encontros casuais com amigos e eventos no geral  :ok: