Enquete

Selecione a foto que você acha que deve ganhar o concurso e clique em votar. Atenção: ver os resultados antes de votar anula seu voto. Leia atentamente o primeiro post antes de votar, pois o tema encontra-se nesse post.

Votos Totais: 0

Autor Tópico: VOTAÇÃO DO 23° CONCURSO - CHAVE FINAL  (Lida 7371 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Março de 2006, 09:15:21
TEMA: "Brasil, terra de contrastes"[/b]


O Brasil entra no terceiro milênio com os ricos cada vez mais ricos e os pobre cada vez mais miseráveis.
O governo tenta vender a imagem de desenvolvimento, no entanto ainda temos trabalho escravo, nas ruas ainda vemos seres humanos jogados nas calçadas, sem receber nenhuma assistência do poder publico.

Procurem votar seguindo a contextualização do tema.[/b]

Lembre-se que o exercício do voto é tão importante quanto o da fotografia em si. Conseguir avaliar a imagem dentro da técnica, da beleza e acima de tudo da conformidade com o tema e as regras é fundamental para o aprendizado fotográfico.

É PERMITIDO COMENTAR AS FOTOS, PORÉM É PROiBIDO IDENTIFICAR O AUTOR DAS FOTOS.[/b]

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE O REGULAMENTO DO CONCURSO DO MUNDO FOTOGRÁFICO[/b]

MODERADOR RESPONSÁVEL
Paulo Machado

BANCA EXAMINADORA
Alex Biólogo
Bruno Gomes
Matheus
« Última modificação: 01 de Março de 2006, 09:16:39 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2006, 11:11:10
Vamos votar pessoal!!!!!
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2006, 14:50:43
Votado !

Se me permitem o comentário, apesar da foto nº 1 ser muito boa eu acho que ela não tem muito a ver com o tema.
O tema é contraste, não pobreza.

Não quis dizer isso antes, pois a minha foto estava na mesma chave e não queria dar margem a nada.



 
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2006, 15:31:35
A 2 já ganhou hehehehe :D
Jack db - Floripa


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2006, 15:59:13
Citar
Se me permitem o comentário, apesar da foto nº 1 ser muito boa eu acho que ela não tem muito a ver com o tema.
O tema é contraste, não pobreza.
Não quis dizer isso antes, pois a minha foto estava na mesma chave e não queria dar margem a nada.
Não sei como era antes, mas desde que os concursos recomeçaram, isto tem sido uma constante: fotos fora do tema proposto. Algumas totalmente fora e outras, que com um pouco de boa vontade, até podem ser enquadradas.

Partipei dos dois primeiros, mas depois desanimei, visto que fotos fora do tema acabam levando a melhor na chave - não que não sejam boas fotos, mas se existe tema proposto a banca examinadora deveria descartar as que não se enquadram.

Será que existe limite para a subjetividade ?

[]'s

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2006, 16:17:46
Marco a Banca já desclassificou várias fotos antes de irem para as chaves, as que vão para as chaves são as que deixam uma dúvida (mesmo que mínima) sobre o enquadramento no tema, tanto que para ser submetida à banca o moderador tem que achar que uma foto está fora do tema e em seguida TODOS os membros da banca devem achar o mesmo para que uma foto seja desqualificiada, se um dos 4 membros que formam a gestão do concurso encontrar na imagem algo que possa ser compatível com o tema então é porque a foto despertou a sensibilidade com relação ao tema em pelo menos uma pessoa e isso também pode acontecer durante o julgamento no voto popular. Em muitos casos tem fotos que são sutis frente ao tema, em outros casos as fotos são mais evidentes, ninguém é obrigado a concordar com a evidência ou não de uma foto, mas a mecânica de julgamento popular dá destaque para as favoritas dentro de uma categoria e a mecânica de proteção do tema tem que ser muito cuidadosa para não sair eliminando fotos que possam realmente ter alguma coisa a ver com o tema, por isso é necessário despertar essa sensação de que a foto está fora do tema em 4 pessoas que formam a gestão do concurso em questão e não individualmente, porque tem fotos que posso julgar fora do tema simplesmente por ter tido experiências sensoriais e interpretações diferentes do indivíduo, imagine o quão prejudicial para a criatividade seria se as bancas julgassem sempre de acordo com um padrão criativo definido por algum indivíduo? Passaríamos a ter fotos receita de bolo. :)
Eu ainda não vi uma foto fora do tema (ou que eu imaginasse ser fora do tema) ganhar um concurso da nova edição, na verdade eu ainda não vi uma dessas sequer passar para as chaves de votação. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2006, 16:26:14
Já votei!

E espero que no próximo tema eu consiga participar.
 
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




Andre_frank

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://Sem Informação
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2006, 16:49:59
Já votei e um dia espero também entrar em um destes com uma foto boa como as que vemos.
Num primeiro momento também achei qu tinham algumas fotos fora do tema mas depois, relendo o mesmo, percebi que esta minha interpretação foi por causa do título.
O título fala de contraste, claro em uma das fotos, mas o tema fala sobre pobreza, exclusão, falta de condições.
Valeu pela explicação de como funciona Leo. Fez com que eu prestasse mais atenção ao tema todo, e não só ao título.
Marco, valeu por levantar a questão que também me fez olhar de um jeito diferente.
Abs
Sony P73
Fed-2 50mm
São Paulo - Brasil


auder

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
    • http://auder.multiply.com
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2006, 20:03:32
Citar
O tema é contraste, não pobreza.
 
Concordo.

A minha foto estava nessa chave, me senti prejudicado  :rude:  
Auder Machado Vieira Lisboa


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2006, 22:07:53
Não ia opinar mas vamos lá...
Quando compramos um livro, o seu título não conta qual é história não é? Um dica de título por exemplo é "1984" para vocês, o que esse título que dizer? Absolutamente nada! Pois vocês só poderão opinar sobre o título se realmente lerem o livro (ou au menos a sinopse) e entender seu tema.  
Com o concurso é a mesma coisa! Se fosse ao contrário, bastaria escrever o título e mais nada, assim esqueceríamos a subjetividade e retrataríamos uma frase.
Meus caros, na verdade o que faltou aqui é simplesmente ler todo o tema e entender qual era a real proposta do concurso.
E continuo achando que as duas fotos estão dentro do tema proposto.


UM abraço a todos,
« Última modificação: 01 de Março de 2006, 22:09:08 por wfernandophoto »
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2006, 22:53:33
Fernando,

Permita-me a discórdia.
Em primeiro lugar, a comparação foi um pouco inapropriada. Título de livro nem sempre tem a intenção de denotar seu conteúdo, as vezes muito pelo contrário.

A melhor comparação que me ocorre agora é uma avaliação de redação de qualquer concurso. Pode ser perfeita em gramática, narrativa, etc..., mas se sair do tema proposto está desqualificada ou com a nota lá embaixo.

Em segundo, tema é tema e não tratado. Quando do último ou penúltimo concurso o ganhador fez uma pergunta ao Bruno Gomes, se não me falha, sobre a escolha do tema  e sobre aquele texto que acompanha e o Bruno respondeu algo como "texto opcional".
Aquele texto, vejo como o desenvolvimento da idéia de quem propos o tema e não o próprio tema.

Salvo temas amplos (p.ex. NATAL, CARNAVAL, PRAIAS, etc..), penso que o cerco deveria ser mais fechado.

Leo,

Entendi o que vc explicou, mas ainda não consigo visualizar que, se de quatro pessoas, três acharam a foto fora do tema e uma das pessoas interpretou uma nuance temática, a foto deva ser incluida. Enxergo certa distorção de critérios.

[]'s

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2006, 23:04:51
Citar
Fernando,

Permita-me a discórdia.
Em primeiro lugar, a comparação foi um pouco inapropriada. Título de livro nem sempre tem a intenção de denotar seu conteúdo, as vezes muito pelo contrário.

A melhor comparação que me ocorre agora é uma avaliação de redação de qualquer concurso. Pode ser perfeita em gramática, narrativa, etc..., mas se sair do tema proposto está desqualificada ou com a nota lá embaixo.

Em segundo, tema é tema e não tratado. Quando do último ou penúltimo concurso o ganhador fez uma pergunta ao Bruno Gomes, se não me falha, sobre a escolha do tema  e sobre aquele texto que acompanha e o Bruno respondeu algo como "texto opcional".
Aquele texto, vejo como o desenvolvimento da idéia de quem propos o tema e não o próprio tema.

Salvo temas amplos (p.ex. NATAL, CARNAVAL, PRAIAS, etc..), penso que o cerco deveria ser mais fechado.

Leo,

Entendi o que vc explicou, mas ainda não consigo visualizar que, se de quatro pessoas, três acharam a foto fora do tema e uma das pessoas interpretou uma nuance temática, a foto deva ser incluida. Enxergo certa distorção de critérios.

[]'s
Marco não há distorção nenhuma de critério, esse sistema é exatamente para empedir que uma visão única elimine uma foto que possa ter a ver com o tema, principalmente porque estamos sugeitos a discordar daquilo que não bate com a nossa interpretação de um dado tema (veja que existe liberdade para interpretar o tema), por isso o regulamento foi feito de tal forma que o moderador do concurso tem que achar uma foto fora do tema para levar até a banca, então a banca avalia e assim como o juri de um tribunal deve chegar a uma decisão unânime, caso um dos membros da banca tenha dúvida e opte por manter a foto ela irá para a fase seguinte, o que é um critério totalmente justo, uma vez que consegue evitar que interpretações diferentes ou mais complexas sejam excluídas indevidamente do concurso. Volto a lembrar que podemos te diversas visões sobre um mesmo tema e que infelizmente o ser humano tende a achar que o correto é apenas o ponto de vista que ele consegue ver, por isso a seleção por banca é tão importante e a decisão de eliminação deve ser unânime, para preservar e garantir a entrada de trabalhos que tenham visões diferentes e que muitas vezes podem ser muito criativos e despertar a sensação proposta em uma infinidade de pessoas. Não participei dessa banca, muito pelo contrário, nem sei se alguma foto foi eliminada nessa edição, mas se eu tivesse na banca não eliminaria nenhuma das fotos que estavam nas chaves, apesar de já ter votado na eliminação de algumas fotos (algumas que inclusive não foram eliminadas por voto de outro membro da banca). :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #12 Online: 01 de Março de 2006, 23:08:29
Fiz parte da banca pessoal

A gente discute todos os casos que achamos questionáveis, e acabamos por acreditar que todas as fotos que participaram das chaves estavam dentro do tema.

Outro ponto a ser levado em conta é que a votação nestas mesmas fotos digamos assim dúbias nos leva a crer que existem mais pessoas que as acham dentro do tema, não acham?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2006, 00:29:33
Eu também espero conseguir participar de um concurso... ainda não tenho coragem de postar, até pq. acho difícil conseguir alguma foto pelo menos razoável, e ainda por cima seguindo um tema...  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2006, 09:24:10
Nossa, foto 2 destruindo  :snack:  
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos