Acho que esse despreparo com serviços, infelizmente, é regra no Brasil. As exceções são raras. Surpreendentemente, encontrei uma no sábado lá no farol.
Custo Brasil, Portela.
Tudo culpa da imensa carga tributária existente, em decorrência do desperdício de dinheiro público que os gestores impõe para que a sociedade arque, aliada à cultura do aproveitamento de mais-valia (no bolso dos outros) que o empresariado brasileiro tem.
Hyde, em gramado, a escola pública tem na grade curricular espanhol e turismo, além das matérias normais. Isso é o que chamo de cultura curística. O país que quer turismo tem que entender, que se não oferecer um serviço de qualidade, não aparece turista de qualidade.
Minha cunhada teve como tese de mestrado o estudo sobre o turismo no Brasil. Um brasileiro gasta em média 110 dólares dia (dados do BC em 2002), o turista extrangeiro gasta 20,00 no Brasil. Isso devido a distância e custo (que para o Americano por exemplo, prefere ir para o Caribe, o Europeu para Àfrica e Polinésia), além da questão da imagem Brasileira de turismo sexual, que se mantém. Embora um trabalho de mudança venha sendo feito desde os anos 90.
Ou seja, sem mudar a imagem, a qualidade dos serviços e o preço...
Outra coisa, fui consultor financeiro do SEBRAE DF, o custo Brasil realmente existe, mas o que mais ví foi empresário que sonegava 90% do faturamento (isso mesmo faturamento real 2000000, faturamento declarado 400000), que pagava, com benefícios fiscais na época, 8% de imposto, reclamar que o governo o estava quebrando. mas pegava 800000 do faturamento e enfiava em uma casa, depois tinha de vender por 500000 para recapitalizar a empresa. Os empresários, o povo tem de entender que o turismo é uma das indústrias mais rentáveis que existe. lém de não poluir e precisar de uma extensa mão de obra.