Autor Tópico: Foto com 50mm em full frame = foto com 80mm/1,6 (= 50mm)?  (Lida 5993 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 07 de Abril de 2013, 02:33:27
Desenterrando o tópico, estou com uma certa dúvida...

Hoje possuo uma 7D com uma lente de abertura f2.8... estou pensando em passar pra uma 5D, com full frame (óbvio), e já me falaram que eu consigo aproximadamente a mesma profundidade de campo (o tal desfoque) com uma f4.0, por causa do crop, posição etc... é verdade?


É mais ou menos por aí mesmo. Só que muita coisa muda, enquadramento, compressão, perspectivas, então não é tão trivial comparar. Acredito que não seja nem questão de profundidade de campo propriamente dita, mas sim a questão do desfoque de fundo (sim, são coisas diferentes, profundidade de campo e desfoque de fundo...), mas na prática dá pra dizer isso sim...


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Abril de 2013, 09:44:04
Desenterrando o tópico, estou com uma certa dúvida...

Hoje possuo uma 7D com uma lente de abertura f2.8... estou pensando em passar pra uma 5D, com full frame (óbvio), e já me falaram que eu consigo aproximadamente a mesma profundidade de campo (o tal desfoque) com uma f4.0, por causa do crop, posição etc... é verdade?

Pois é... passei recentemente por dilemas parecidos: tinha (..ainda tenho, mas em breve não terei mais..rs) uma 7D e migrei para uma 5D, e quando eu comparava os resultados das imagens entre as duas câmeras com a mesma lente em mesmas condições, para analisar as diferenças e equivalências, não percebia tanta diferença assim... mas isso me fez correr atrás de muitas informações, que ainda hoje não compreendo alguns cálculos, mas neste processo o nosso olhar vai se tornando mais "refinado", a aquelas pequenas diferenças, que para muitos pode não ser tão relevantes, começam gradualmente saltar aos olhos...

Este artigo abaixo pode ser um bom começo sobre esta discussão:

http://www.fotografodigital.com.br/novidades/aq0-122-85-1-comparativo+50mm+fullframe+x+35mm+cortado.html

Tem muito mais coisas que entram em jogo, não somente as vantagens e desvantagens do tamanho do sensor (e suas diferenças de performance em altos ISOs e a Profundidade de Campo...); em relação às lentes: campo de visão e perspectiva de cada objetiva, construção dos elementos óticos e das lâminas do diafragma, abertura máxima, distâncias entre lente e objeto e objeto e fundo, e o tal do Bokeh, etc...

Como disse o Humberto acima, profundidade de campo e qualidade de Bokeh são problemas distintos; este site abaixo esclarece muito sobre os tipos de Bokeh:

http://www.bobatkins.com/photography/technical/bokeh.html

E assim por diante... quanto mais se estuda e pratica, mais vamos percebendo que estamos muito aquém... e isso é muito positivo: indica que estamos no caminho certo, hehe... tive esta impressão quando, por acaso, entrei neste site e, mesmo sem saber se é um site de boas referências, ele contém informações que ainda preciso me aprofundar muito... o ponto de partida é discorrer sobre o termo "equivalência":

http://www.josephjamesphotography.com/equivalence/

Abraços!!
Sony A5100 + 16-50mm


Munhoz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2013, 11:24:32
Legal! Vou dar uma pesquisada!