Autor Tópico: Foto com 50mm em full frame = foto com 80mm/1,6 (= 50mm)?  (Lida 5963 vezes)

CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Online: 21 de Agosto de 2011, 22:00:16
Olá!

Agradeceria se alguém pudesse me esclarecer mais essa!

Tenho uma T3i, cujo fator para 35mm é 1,6. Sempre vejo comentários de que uma lente 50mm - preferencialmente prime - deve fazer parte do set, pelas suas características particulares, em ocasiões específicas. Pois bem, como minha câmera tem um fator de 1,6, teria que usar uma 80mm para obter 50mm (80mm/1,6 = 50mm) e a minha questão é: há diferença em uma foto tirada com uma prime 50mm em uma full frame (fator 1, ou seja, 50mm é 50mm mesmo!) e uma foto tirada com uma prime 80mm na minha máquina? Se há diferença(s), qual(is) é(são)? Suponhamos que fossem máquinas iguais, com a única diferença sendo uma full frame e a outra - a minha! - com fator 1,6.

Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2011, 22:10:49
CGS, sua pergunta se reponde a si mesma... Uma prime de 50mm e uma prime de 80mm terão o mesmo resultado final? São lentes diferentes, resultados diferentes. O que pode haver é manutenção do nível de qualidade (ou não!), mas igualdade nunca haverá.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2011, 22:19:11
Obrigado pelo esclarecimento! Se entendi bem, então não haveria diferença de luminosidade, nitidez etc entre as fotos tiradas nos 2 casos, ou seja, a qualidade das fotos seria exatamente a mesma... é isso? Ops... acho q não entendi...!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 22:28:44 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2011, 23:08:02
São coisas diferentes

a 50 na câmera com sensor pequeno tem o mesmo angulo de visao de 50 x 1.6 = 80mm (na full frame) e a coisa para por aí.

As duas lentes tem características diferentes, como a profundidade de campo e compressão de perspectiva. Tem o mesmo "enquadramento" mas "achatamento de planos diferente"


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2011, 23:11:32
Obrigado pelo esclareceimento! Se entendi bem, então não haveria diferença de luminosidade, nitidez etc entre as fotos tiradas nos 2 casos, ou seja, a qualidade das fotos seria exatamente a mesma... é isso? Ops... acho q não entendi...!

Não, não é isso.

Se vc usar 2 lentes distintas haverá diferença de performance. Uma Noctilux 50mm f/0,95 não terá a mesma performance de uma Sigma 85mm f/1.4.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2011, 23:55:26
Se nao interpretei errado o conceito do Fator de Corte do sensor nao ficou bem claro.
Vamos por partes.

O fator de corte nada mais eh do que o tamanho do sensor em relacao ao tamanho do fotograma de filme de 35mm, ou seja, crop 1,6x significa que o sensor com fator de Crop ou tambem conhecido como APS-C possui 40% da area do fotograma de 35mm que eh de 36x24mm. Em outras palavras o sensor Full Frame e 1,6 vezes maior que o sensor Cropado APS-C.

A distancia focal da lente permance a mesma em qualquer tipo de sensor porem como o sensor e menor ele corta partes laterais diminuindo o angulo de visao da lente, alterando a percepcao de distancia focal. Este conceito chama-se equivalencia, por isso inclusive que alguns fabricantes inclusive informam a distancia focal equivalente de acordo com o fator de corte do sensor.

Partindo do falso pressuposto que na lente cropada a relacao entre distancia focal e angulo de visao e igual ao sensor full frame existe este conceito de que as uma lente 100mm numa camera com sensor cropado passa a ser uma lente 160mm. Isso esta errado. Ela e uma 100mm porem o angulo de visao e equivalente a uma lente de 160mm devido ao sensor ser menor.

Seguem alguns links com maiores informacoes a respeito.

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/digital-camera-sensor-size.htm

http://photo-facts.com/PF/archives/2266

http://www.popphoto.com/gear/2010/10/why-sensor-size-changes-angle-view





CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2011, 09:59:31
Pessoal

A discussão enriqueceu bastante e já reúne muitos dados e info, o que agradeço. Mas para sumarizar, coloco uma questão bem objetiva:

Considere-se:

Máquinas:
2 máquinas (corpos), sendo uma full frame e a outra não, tendo esta última, crop 1.6. Suponhamos todas as demais carcterísticas técnicas iguais (resolução, etc etc) apenas para efeito de exercício.

Lentes:
- Uma prime 50mm f/"x"* (a ser acoplada na full frame);
- Uma prime 80mm f/"x"* (a ser acoplada na não full frame de crop 1.6, resultando em 50mm).

* f/"x" para as duas lentes, significa ser o mesmo valor para ambas.

Experiência:
- Full frame + prime 50mm f/"x";
- Não full frame crop 1.6 + prime 80mm (equivalente, portanto, a 50mm, visto 80mm/1.6 = 50mm).

Questão:

Notando que estamos batendo as 2 fotos em prime 50mm, sendo 50mm de fato na full frame e 50mm equivalentes na não full frame, a minha pergunta é: háverá diferença entre as duas fotos (nitidez, claridade etc). Se sim, qual ou quais seriam as diferenças?

Mais uma vez, agradeço a valiosa ajuda dos amigos!
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 10:02:37 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2011, 10:35:56
Pessoal
Lentes:
- Uma prime 50mm f/"x"* (a ser acoplada na full frame);
- Uma prime 80mm f/"x"* (a ser acoplada na não full frame de crop 1.6, resultando em 50mm).


seu conceito está invertido.... nesse exemplo seu, a 50mm teria que estar na APS-C pra "representar" os 80mm da FF ............. você está pensando ao contrário....

ou seja, se está querendo uma equivalencia 50mm em angulo de visão, teria que usar por volta de 35mm na APS-C (50/ 1.6)

E sim, haverá diferença na imagem pois como o Hyde já frisou, são lentes diferentes.... pode dar diferença de nitidez, distorções, bokeh, etc......
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 10:40:14 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2011, 10:43:57
rsrs...

Tá tudo errado. Tudo.

80mm em cropada não dá 50mm e sim 128mm.

50mm em cropada é que dá 80mm. A conta é de multiplicar não dividir.

Reformulando sua experiência com esses dados novos os resultados continuam diferentes, porque são lentes diferentes como já dito anteriormente.

Se vc refizer a experiência usando a mesma lente nos 2 corpos distintos... Os resultados serão iguais, exceto pelo ângulo de visão registrado, que na cropada será mais fechado dando impressão de "zoom" (entre aspas), mantendo as mesmas características de DOF, nitidez, contraste, saturação, achatamento de planos, flare, etc...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2011, 11:31:11
Vou postar a mesma foto que postei dias atrás em outro tópico...



Neste caso, a foto foi feita do mesmo lugar, usando uma 50mm em uma FF e uma 85mm em uma APS-C. O ângulo de visão é aproximadamente o mesmo (tem uma diferença de 5mm aí), mas a profundidade de campo, por exemplo, é menor na full frame.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 11:31:48 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Ivan Reis

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
  • Sexo: Masculino
  • Procurando aprender...
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2011, 11:34:48
...usando uma 50mm em uma FF e uma 85mm em uma APS-C....

Alexandre,

É ao contrário não ?

foi usada a 50mm na APS-C e a 85mm na FF correto ?
Ivan Reis

Body    :  Nikon  D90
Lenses  :  AF-S  DX  Nikkor  18-200mm  f/3.5-5.6G  ED  VR II
               AF  Nikkor  50mm  f/1.8D


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2011, 11:35:41
Vou postar a mesma foto que postei dias atrás em outro tópico...



Neste caso, a foto foi feita do mesmo lugar, usando uma 50mm em uma FF e uma 85mm em uma APS-C. O ângulo de visão é aproximadamente o mesmo (tem uma diferença de 5mm aí), mas a profundidade de campo, por exemplo, é menor na full frame.

não é o contrário?
50mm na APS-C e 85mm na FF?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2011, 11:37:47
Sim é o inverso. Tá ali na legenda da foto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2011, 12:27:58
Opa! De fato inverti, mas de qqer forma, não prejudica o objetivo da minha questão, que se resume em saber se há diferença em uma foto tirada com uma 50mm prime em uma full e a mma foto tirada com uma 50mm "equivalente", digamos assim, em uma não full, e a resposta foi dada! Para mim ficou claro que há diferença, ainda q possa ser pequena. As fotos apresentadas pelo AlexandreS ajudaram muito, visto serem didáticas e irem direto ao ponto. Valeu, AlexandreS e obrigado tb a todos os demais colegas que contribuíram para este esclarecimento!

Abraços
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 12:32:04 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Munhoz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2013, 02:19:23
Desenterrando o tópico, estou com uma certa dúvida...

Hoje possuo uma 7D com uma lente de abertura f2.8... estou pensando em passar pra uma 5D, com full frame (óbvio), e já me falaram que eu consigo aproximadamente a mesma profundidade de campo (o tal desfoque) com uma f4.0, por causa do crop, posição etc... é verdade?