Autor Tópico: ajuda ajuda comprei coisa errada !!!!  (Lida 11400 vezes)

fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Agosto de 2011, 12:45:30
oi galera, adoro quando eu faço uma coisa e depois vejo que fiz m*****  :doh:

bom, vou contar uma historinha bem curta

quando comprei minha Canon XS, ja aproveitei e comprei uma bateria extra e um filtro UV que na epoca a vendedora me falou "compra esse filtro que ele vai proteger sua lente" eu pensei "antes riscar esse filtro do que a lente" e acabei levando ... desde o dia que comprei a camera esse filtro uv esta la na lente é um filtro transparente, e estudando ja vi que existem N tipos de filtros cada um com sua utilidade, mas é logico que nao estudei o suficiente

recentemente comprei uma lente nova e ja fui la para comprar um filtro novo para a lente nova, e ele ficou na lente alguns dias

esse final de semana as duas lentes estavam uma ao lado da outra e percebi q uma é mais escura que a outra  :doh: comprei o filtro  errado !!!!  :aua: mas corri nas caixas e sao exatamente iguais !!!!!

agora ja ferrou tudo, porque nao sei aonde eu coloquei a nota fiscal do segundo filtro  :eek:

estou aqui para humildemente pedir ajuda sobre esse filtro uv ... ambos sao da canon, 58mm, mas o segundo que comprei é bem mais escuro do que o primeiro, e o efeito dele é que ele deixa as fotos bem mais escuras ...

agora que assinei o atestado de burrice em nao perceber uma diferença gritante, gostaria de pedir a ajuda de voces que possuem muito mais conhecimento do que eu para me ajudar a entender exatamente a finalidade dos dois filtros que eu tenho  :( li algumas coisas a respeito mas nao achei exemplos mais claros que digam a finalidade de cada um deles

para judar peguei um exemplo da colocação deles



é so um exemplo como comentei os meus dois filtros sao da canon de 58mm

algum pode dar uma ajuda ?  :D
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2011, 12:52:57
Cara não entendo nada de filtro. Minhas lentes possuem o UV e estou comentando aqui pra ver o que o pessoal tem a falar.
Aprender mais um pouco com os mais experientes é bom né?

[ ]'s


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2011, 12:57:57
Filtro do Kit é UV. Filtro avulso é Polarizador. O FLD é um filtro de cor, serve para diminuir o esverdeado de lampâdas fluorescentes.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 12:59:16 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fernando Valle

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
  • O olhar é o diferencial...
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2011, 12:59:14
O filtro comprado avulso é o ,me parece, o polarizador circular .

Algumas infos que podem ajudar voce. abraços

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=40771
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=11903


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2011, 13:05:37
entao galera mas no filtro avulso que comprei, na lateral dele tem a informação de UV tambem  :shock:

duvidas, todo filtro UV é transparente e os polarizadores sao coloridos ?

eu estou lendo um livro que tem um capitulo sobre filtros mas confesso que so pelo livro nao entendi bem

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2011, 13:07:06
Caro Fernando, como ja dito acima um é o Filtro UV e o outro pode ser o Polarizador, vc pode confirmar isso vendo a inscrição no proprio filtro se estiver CPL, é polarizador, Caso não tenha o CPL pode ser um Filtro ND densidade neutra
o CPL, vai servir para vc polarizar as cores, falando mais grosseiramente, vc dar mais destaque no céu, e retira reflexo de superficies brilhantes tais como vitrines, lagos etc.
Agora se for o ND, ele tem uma classificação por numeros quanto maior o numero mais escuro é o ND por exemplo ND 2, ND4 etc. Eles são usados para fazer fotos onde se quer utilizar uma velocidade mais lenta, um exemplo é fazer aquele véu em cascatas e rios.
Bom o melhor é ler mesmo.
So uma observação se o filtro for polarizador ele tem um anel na frente do filtro onde vc gira para polarizar a imagem, vc pode ver a mudança no proprio visor.

Abraços


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2011, 13:13:34
.
entao galera mas no filtro avulso que comprei, na lateral dele tem a informação de UV tambem  :shock:

duvidas, todo filtro UV é transparente e os polarizadores sao coloridos ?

eu estou lendo um livro que tem um capitulo sobre filtros mas confesso que so pelo livro nao entendi bem

abraços

até onde eu saiba todo filtro UV é transparente.... agora e vc diz que tá escrito UV e ele tem cor não sei lhe dizer..


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2011, 14:31:24
 :( agora ferrou mesmo

eu vou chegar em casa e vou olhar com calma mas se me lembro bem ambos tem UV nas bordas mas o q comprei depois ele parece meio fumê, eu vou postar fotos deles hoje

por enquanto galera muito obrigado pela ajuda !!!!! a noite tem mais  :assobi:
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Sanchesbmx

  • Trade Count: (38)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 438
  • Sexo: Masculino
  • Luz, Câmera e ação.......
    • http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2011, 14:50:59
olá amigo. pelo que eu vejo se for estes os filtro o segundo ou avuso e polarizador pode se ver a sigla cpl.pode confirma.
Sanchesbmx
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx
Canon  5D-MKIII /Canon 1DMK-IV /flashes 580exII-I 
Canon 24-70mmF2.8 L USM / canon 17-40MM f4 L USM
Canon.70-200mmF2.8-L-USM  /Sigma15mmf/2.8


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2011, 14:54:55
olá amigo. pelo que eu vejo se for estes os filtro o segundo ou avuso e polarizador pode se ver a sigla cpl.pode confirma.

pode deixar a segunda coisa que vou fazer quando chegar em casa vai ser isso

a primeira vai ser trocar o retrovisor do carro que levaram hoje de manha  :shock:
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2011, 17:56:39
é como disse o hyde, lá em cima: vc tem um jogo de filtros UV, polarizador CPL e corretor para fluorescente. Sua dúvida específica é sobre o polarizador - o filtro escuro. Muy bien, êsse "filtro escuro" é ótimo para eliminar reflexões anômalas de superfícies não-metálicas (água, papel, madeira encerada, vidros, etc) e que normalmente prejudicam a foto. Também reduz a luz UV. Uso: é um filtro que "gira" para que vc encontre a melhor posição de "corte" das reflexões. Uma das ações é deixar o céu com mais contraste (azul forte, nuvens brancas e com volume).

é um bom filtro, mas PRINCIPALMENTE para externas.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2011, 18:25:32
Filtro UV é transparente,se não for comprou gato por lebre,polarizador ou nd.


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2011, 20:46:59
é como disse o hyde, lá em cima: vc tem um jogo de filtros UV, polarizador CPL e corretor para fluorescente. Sua dúvida específica é sobre o polarizador - o filtro escuro. Muy bien, êsse "filtro escuro" é ótimo para eliminar reflexões anômalas de superfícies não-metálicas (água, papel, madeira encerada, vidros, etc) e que normalmente prejudicam a foto. Também reduz a luz UV. Uso: é um filtro que "gira" para que vc encontre a melhor posição de "corte" das reflexões. Uma das ações é deixar o céu com mais contraste (azul forte, nuvens brancas e com volume).

é um bom filtro, mas PRINCIPALMENTE para externas.

oi irado,

exemplo, uma fotografia externa de um carro vermelho por exemplo, esse filtro mas escuro vai ajudar a tirar os reflexos ... eu li a respeito disso

a explicação foi ótima assim como as anteriores ajudou paca pra clarear as ideias
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2011, 20:47:22
Filtro UV é transparente,se não for comprou gato por lebre,polarizador ou nd.

oi amarildo, acho q foi isso mesmo que aconteceu
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2011, 20:50:38
bom galera como prometi segue a foto dos filtros originais



peguei os dois nas maos para comparar

ambos tem as seguintes informações nas laterais

UV   Canon   58mm   Japan

mas um é claro e outro é escuro !!!!! sera q comprei um filtro com defeito de fabricação ?

em resumo tenho um filtro uv e um polarizador disfarçado de uv certo ...

duvida que permanece ... sempre vejo muitos comentando que o uso de filtro é quase obrigatorio para a proteção da lente, o quanto isso é uma verdade ?

abraços galera
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4