Autor Tópico: Dúvida: Portifólio de Fotojornalismo  (Lida 1178 vezes)

epassarin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e Designer Grafico
    • STUDIO 3 MULTIMIDIA
Online: 28 de Agosto de 2011, 09:23:12
Salve Galera!!! Tudo beleza?
Seguinte, estou com um duvida martelando minha cabeça já ha algum tempo, já perguntei ao amigo "Google" mas as resposta que ele me passou até que foram boas, mas não sanou minha dúvida.
Trabalho com social já faz uns 8 anos e que sobrevivo da fotografia já estou indo para o 15º aniversário, porem nunca trabalhei com fotojornalismo e recentemente entrei em um jornal aqui da região. Estou na fase da experiência e passando isso não sei se efetivam ou não, mas tambem tenho la minha duvida sobre ficar, mas independente de ficar ou não a minha duvida é relativa ao Portifolio de fotojornalismo.

Queria de saber de voces e de algum conhecedor como montar esse portifolio. No google encontrei blogs falando sobre criar um blog, uma pagina no Flirck, um album no Picasa e até mesmo um album de fotos que ja foram publicadas ou ate mesmo um CD com as essas imagens e de trabalhos ja publicados.

A minha duvida refere-se exclusivamente em como montar esse portifolio:
1) No caso das fotos publicadas eu amplio as mesmas e coloco juntamente as paginas dos jornais onde elas foram publicadas ou utilizo apenas a pagina com a fotos que foi publicada?
2) No caso de utilizar a pagina do jornal, posso arquivas apenas as paginas que tenho foto publicada ou seria é preciso segurar tambem o resto do jornal?
3) Se montar o portifolio com as paginas dos jornal publicadas que tem uma tamanho grande, como armazeno essas páginas de jornal para ficar facil de mostrar a quem interessar?
4) Seria interessante ter a página publicada e as fotos ampliadas?
5) Como faço muito social nesse jornal, quantas colunas de social seria interessante eu ter como portifolio? E quanto de paginas publicada do geral?

Bom, basicamente é isso, quem puder me ajudar eu agradeço, porque estou com uma pilha de jornal no meu escritorio e gostaria muito de saber se ha necessidade ou nao ter todas as paginas do jornal ou somente a pagina onde tem a publicação já é suficiente.

Desde já agradeço..

Att
E.Passarin
Studio 3 Multimídia
Emerson Passarin


JorgeSantos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
  • "Obrigado DEUS pelo Dom de imortalizar momentos"
    • Portifólio
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2011, 11:12:25
Caro amigo, Colunista social;

no caso do seu portifólio de colunista social eu creio que, não há nescessidade de ampliar as fotografias nem de nescessariamente postar somente as que já foram publicadas, basta selecionar algumas de suas melhores fotos de eventos, já se exemplifica sua capacidade neste tipo de fotografias.

sobre os jornais, creio que guardar algumas pde suas páginas escaneadas não seria mal, porém ao meu ver não há nescessidade das mesmas serem publicadas (a não ser que seu foco seja mesmo a coluna social)

a respeito do seu potifólio, creio que você tem que mostrar o quão complexo é seu trabalho, ou então o quanto de knowhow você tem para determinado tipo de fotografia!

se você fizar um flicker já vai ficar bem legal, se quiser criar um site completo com textos e tudo o mais sobre seu trabalho experimente o www.wix.com. boa sorte!
Jorge Santos
Presidente Prudente - SP

Canon EOS T3 + EF-S 18-55 IS II
Olympus D-435


epassarin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e Designer Grafico
    • STUDIO 3 MULTIMIDIA
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2011, 11:50:21
Caro amigo, Colunista social;

no caso do seu portifólio de colunista social eu creio que, não há nescessidade de ampliar as fotografias nem de nescessariamente postar somente as que já foram publicadas, basta selecionar algumas de suas melhores fotos de eventos, já se exemplifica sua capacidade neste tipo de fotografias.

sobre os jornais, creio que guardar algumas pde suas páginas escaneadas não seria mal, porém ao meu ver não há nescessidade das mesmas serem publicadas (a não ser que seu foco seja mesmo a coluna social)

a respeito do seu potifólio, creio que você tem que mostrar o quão complexo é seu trabalho, ou então o quanto de knowhow você tem para determinado tipo de fotografia!

se você fizar um flicker já vai ficar bem legal, se quiser criar um site completo com textos e tudo o mais sobre seu trabalho experimente o www.wix.com. boa sorte!


Obrigado pela dica Jorge Santos, todos os comentário sao bem vindos, porem eu não sou colunista social do jornal e sim fotógrafo, por isso gostaria de saber se seria interessante ter esse portifolio impresso ou nao, para no caso de algum outro jornal solicitar ver alguma coisa.

Acha que seria desnecessário e que um site ou pagina do Flirk já seriam o suficiente para mencionar no curriculum?

Desde já agradeço.
Studio 3 Multimídia
Emerson Passarin