Autor Tópico: Filmes de grã fino  (Lida 5804 vezes)

jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2011, 15:44:49
Luiz,

   Vc manja de revelacao de pb :) ?

    Tou montando meu lab agora e estou com uma duvida ... Ateh perguntei no outro topico ... Posso usar d76 pra revelar um ilford fp4 125 ?

    Rodinal eh difícil aqui no Brasil, ateh encontrei no ebay, mas como eh químico, a alfandega eh bem rígida.

Jardel.


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2011, 03:19:46
Pode usar sim, tranquilo! D-76, Tmax, Xtol... Todos os reveladores da Kodak, sem problema!


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2011, 15:16:40
Aproveitando o tópico ..

Quais são os filmes PB de grão mais fino ?

Eu mesmo comeco a lista:

1. Kodak  TMAX 100


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2011, 15:57:09
Tmax 100 é bonzinho, mas os finos mesmos são;

Kodak Panatomic-X
Adox CMS-20, CHS-50, Ortho-CT

Na verdade o mais fino de todos é o CMS-20


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2011, 16:52:52
Sem nenhuma dúvida o Fuji Acros é muito bom filme. Principalmente do formato 120 em diante. Lembrando que existe em GF 4x5 e 8x10 também.

É uma película que vai muito bem com qualquer revelador, inclusive aqueles mais comuns para nós aqui no Brasil. Exemplo: o D-76 da Kodak e até mesmo o famigerado Parodinal que a gente pode manipular em casa com o pé nas costas.

O Fuji Acros é bastante tolerável a longas exposições e responde muito bem até 4 minutos de exposição SEM FALHA DE RECIPROCIDADE. Tem uma gama de cinzentos, pra mim, maravilhosa.

Votando ao parodinal, olha a receitinha dele: http://www.digitaltruth.com/data/parodinal.php

O paracetamol (ou acetaminofeno) é melhor se for usado na forma pura, encontrada em farmácias de manipulação ou lojas de produtos químicos. Mas na falta dele serve até o famoso Tylenol que a gente compra em farmácias comuns.

---------------------------

Editando só pra fazer uma observação importante:

Algumas pessoas confundem o Acros com o Neopan. Numa loja famosa aqui em São Paulo, capital, uma vez a balconista me disse que é o mesmo filme. Definitivamente, são filmes diferentes.

O nome comercial do Acros é FUJI NEOPAN ACROS, ISO 100. O outro é o FUJI NEOPAN 400 PROFESSIONAL.

Ou ainda, dizem ser o mesmo filme, o Acros e o Neopan SS. Também é outra bobagem bem grande. Assim, podemos dizer que existem o três:
  • o Acros;
  • o Neopan SS; e,
  • o Neopan 400.


Página do fabricante: http://www.fujifilmusa.com/products/professional_photography/film/neopan_black_white/100_acros/index.html

Datasheet do produto: http://www.fujifilmusa.com/shared/bin/NeopanAcros100.pdf
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, 17:07:40 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2011, 21:46:31
Credo... Você já usou parodinal ?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2011, 23:29:40
Credo... Você já usou parodinal ?

Eu ainda não!

Vou no tradicional D-76 mas a brincadeira é meio salgada, pois um pacote para preparar 3,8 litros, na Consigo, sai por R$ 43,40 (o de 1 litro custa R$ 29,50 e este eu acho que não compensa). Nada absurdo, é claro, mas quando a gente compara com o custo do mesmo revelador manipulado em casa daí a diferença é de cair das pernas. Fala-se ali por volta dos R$ 5,00 ou R$ 6,00 o litro de solução stock. Semana que vem devo pegar minha encomenda: metol, sulfito de sódio, etc, etc.

Mas estou convencido de que devo pelo menos experimentar o Parodinal depois de ter visto os resultados de colegas em outro forum. Na dúvida se posso postar aqui ou não, vou te mandar o link das fotos via MP.
-22.352971,-48.775582


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #22 Online: 25 de Agosto de 2011, 02:21:18
Amigo .... e de onde foi essa encomenda de itens pra fazer o para ?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2011, 08:48:51
Amigo .... e de onde foi essa encomenda de itens pra fazer o para ?

Tenho alguma facilidade por ter uma pessoa na família que é formada em química e trabalha na área. Metol e fenidona estou comprando uma pequena sobre de um amigo que é fotógrafo.

Mas tem empresas que vendem esses químicos: Vetec e Cromoline. Nesta última, por exemplo, você consegue retirar no balcão alguns produtos sem que se exija Pedido Mínimo ($).
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2011, 08:57:53
Ah! Agora eu falei da Fenidona. É outra opção de revelador de baixo contraste. O texto abaixo é de um amigo e foi publicado em outro forum. Assim, os créditos vão para Rodrigo Salles:

-----------------------------------------------------------

Informações de interesse:

"1-phenyl-3-pyrazolidone
Other names: 1-phenyl-3-pyrazolidinone; trade names: Phenidone, Graphidone.
Formula: C6H5-C3H5N20 MW 162.19

Properties: Odorless leaflets or needles are obtained from benzene, but usually supplied as a fine, white powder. One gram dissolves in 10 ml boiling water (very difficultly soluble in cooler water), in 10 ml warm alcohol, and in 37,5 ml boiling benzene, but freely soluble in aqueous solutions of acids and bases. Dissolve in alcohol first before adding to aqueous developing solutions for rapid solubility.

(...)

Uses: Alone as a developing agent for low contrast or in combination with other developing agents, especially hydroquinone, to form a broad range of useful developers; as a cross oxidizing agent to increase dye formation in color systems."(PHOTO-LAB INDEX, Morgan & Morgan, 1981)

Reparem que, como eu já dissera no status, a fenidona tem alguns macetes para dissolver, sendo recomendável dissolvê-la antes em álcool metílico.

Proponho a seguinte formulação para produzir um revelador de ação suave. Foi extraída do livro "Modern Photographic Processing", do autor Grant Haist (1973). Os tempos vão depender de testes. Acredito que 6 a 8 minutos a 20°C é um bom começo.

Fenidona.........................3 g
Sulfito (cristalino)............25 g
Carbonato sódio (cristalino)....50 g
Brometo potássio...............0,5 g

Usar uma parte de revelador para 3 partes de água.


-----------------------------------------------------------
-22.352971,-48.775582


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #25 Online: 25 de Agosto de 2011, 12:29:02
ninguém aqui usa o MICRODOL-X??  :shock:
eu gostava muito dele junto com o PX125


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Agosto de 2011, 13:04:24
ninguém aqui usa o MICRODOL-X??  :shock:
eu gostava muito dele junto com o PX125



Ih! caramba! Eu ainda tenho uns 50 rolos desse filme no freezer. Por favor, fale mais sobre essa combinação.
-22.352971,-48.775582


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #27 Online: 25 de Agosto de 2011, 13:26:46


Ih! caramba! Eu ainda tenho uns 50 rolos desse filme no freezer. Por favor, fale mais sobre essa combinação.

 ôôô filminho bunitinho....tempo que não vejo um desse  :wub:

... Braga eu estava tentando voltar a fazer fotos pb para meu uso mesmo e comecei a pesquisar sobre laboratório , eu me lembro que tinha um truque , o normal é 1+3 , mas vou tentar falar um cara muito fera nessa parte  ele que na época me deu varias dicas..na verdade vou tentar puxar ele para o fórum...ele é muito bom em laboratório,,trabalhava com laboratório desda época do papel de linho
ele me deu a balança dele que era para pesar química , é uma peça de decoração de tão bonita..nunca usei para tal.rsrsrs

a principio de uma olhada

http://www.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/f4018/f4018.pdf

http://web.tiscalinet.it/visualphoto/films/kodak-plusx_125.html





lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #28 Online: 25 de Agosto de 2011, 13:30:56
fui futucar nos meus arquivos e achei esse que é também legal
http://www.digitaltruth.com/devchart.php?Film=&Developer=Universal&mdc=Search


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 25 de Agosto de 2011, 13:32:09
Lee,

Me manda por favor seu endereço por MP. Você acaba de ganhar um rolinho dessa jóia rara (formato 120). Te mando pelo Correio e o frete é por minha conta.

Braga
-22.352971,-48.775582