Autor Tópico: CANON ULTRA-COMPACTAS :-)  (Lida 5886 vezes)

Ney

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Online: 23 de Outubro de 2004, 02:30:13
Aí povo, das ultra compactas da canon, qual vcs recomendam? Selecionei as câmeras abaixo, gostaria de saber: relação ruídoxpixels, qual a melhor? Qual delas é a menor de todas? Há algo de ruim na ótica de alguma delas que interfira na qualidade de imagem? QUal tem mais ajustes manuais e recursos(principalmente timer, ajuste de tempo de exposição, iso, compressão superfina, modos de flash)... no geral, na relação tamanhoxdurabilidadexrecursosxqualidade da imagem, qual é a melhor?

Powershot SD110 3.2MP
Powershot S500 5MP
Powershot S410 4MP
Powershot S70 7MP
Powershot S60 5MP

E então?


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2004, 17:24:48
Bom, eu excluiria S60 e S70, por serem já maiorzinhas. Mas adicionaria os lançamentos da Canon:

SD20 (a menor de todas, não possui zoom óptico, 5 MP)
SD200 (zoom óptico de 3x, 3 MP)
SD300 (zoom óptico de 3x, 4 MP)

As duas últimas são sucessoras da SD110. O zoom óptico passou de 2x pra 3x (35 - 105 mm), além de alguns aprimoramentos: macro de 3 cm, 9 pontos de foco, exposições de até 15 s, flash com alcance de 5 metros, balanço de branco também com modo manual (até de 5 pre-sets), capacidade de fazer 2,4 fotos por segundo (cujo limite de fotos sequenciais é somente a capacidade do cartão!), ISO partindo de 50, LCD de 2.0" (ainda maior que os das Axx novas), pesa somente 165 g já com baterias, e possui largura de somente 2,1 cm. Fazem ainda, de quebra, vídeos em alta resolução (640 x 480, 30 FPS, máximo 30 s) ou baixa (320 x 240, 60 FPS (!), tempo ilimitado) com som. Enfim, são umas "coisinhas" bem interessantes. A SD200 tem 3 MP, e a SD300 tem 4 MP.

Já a SD20 é ainda menor, tem somente 1,9 cm de largura, e pesa 140 g. Ela é bastante semelhante às SD200/300 nos recursos básicos, exceto que não possui zoom óptico (visando reduzir o tamanho ao máximo) e pelo LCD de 1.5". O flash também parece ter alcance reduzido, mas o sensor é de 5 MP. É também mais lenta no disparo contínuo (0,9 fotos por segundo, 17 sequenciais). Preço que se paga pelo tamanho reduzido como prioridade.

Todas elas têm timer de 2 e 10 s, tempo de exposição ajustável entre 1 e 15 s, ISO regulável entre 50 e 400, 3 modos de compressão JPEG, fotometria spot, etc, e vêm com carregador pras baterias de íon-lítio. Enfim, ao que parece a Canon decidiu vir com tudo pro segmento das supercompactas.


SD20: leia mais aqui.



SD300: leia mais aqui.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2004, 03:37:10 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2004, 17:42:23
Adicionando... As novas câmeras da série SD citadas acima são as primeiras da linha Powershot a usarem o novo processador da Canon, o Digic II. Segundo a Canon, o principal ganho que ele traz é na velocidade de operação. As Powershot equipadas com o Digic II focam mais rápido, fazem mais fotos por segundo, têm escrita do cartão mais rápida, e também tiveram tempo de "start-up" reduzido. Segundo a Canon ainda, houveram aprimoramentos no processamento das cores de alta saturação, das luzes altas e da precisão do balanço de branco, além de ter havido um ganho no "range" (faixa de trabalho) de distinção dos detalhes em áreas de alta exposição. Enfim, se for tudo isso que a Canon diz, parece realmente um grande upgrade pras compactas da marca.



---

Aqui vão algumas amostras de cada: S20, SD200 e SD300.
Minha opinião pessoal: a S20, como se poderia imaginar, gera bastante ruído. Em todo caso, não se pode compará-la a câmeras maiores, senão realmente seria covardia. Nesse contexto, a S20 me pareceu bastante convincente pra sua proposta. Já as SD200 e SD300 têm um desempenho melhor quanto à geração de ruídos, embora eles também estejam presentes. Algumas imagens são um pouco "soft", nada que um unsharp-mask não dê um jeito. Dá pra observar também aberração cromática em áreas de alto contraste luminoso (como aqui), e esta é a única coisa que me desagradou de verdade (mas parece ser um mal de toda supercompacta, observo grande aberração cromática em todas). Enfim, no geral gostei desses samples das SD200/300, embora seja pouco pra avaliar as câmeras. Mas considerando a categoria em que ocupam, achei as imagens bastante convincentes.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2004, 18:19:20 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Ney

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2004, 18:46:54
Georges, valeu!

Realmente, acho que fico com essas sdxxx, muito boas mesmo, e bem menores que as sxxx... lcd de 2'', que maravilha... e câmera desse tamanho com zoom ótico de 3x, muito bom!

Tenho uma a95, então não estou preocupado com megapixels, algo que já tenho 5 na minha multirecurso... sobrou, então, decidir entre a sd200 e a sd300... desconsiderando-se totalmente os megapixels, pq 3.2 já são suficientes para o uso que quero destinar pra essa supercompacta, achei 2 vantagens da 200 sobre a 300: preço e peso.

Mas o que eu acho que vai ser determinante mesmo é o nível de ruído, em qual das duas é menor? Eu tava lendo o famoso tópico do leonardo, e ele travou com o ivan um debate sobre nitidez, aproveitamento de pixels e geração de ruído... e pelo que entendi, tendo as duas um ccd de 2,5'', a melhor resolução seria 2,9MP... como nenhuma das duas é, acho que a 200, por ter 3.2, aproveita melhor os pixels do que a 300, que tem 5, ou não?

Enfim, a qualidade e nitidez da imagem, com menor granulação e geração de ruído, é mais promissora na 200 ou na 300? Porque se for na 200, é ela que vou comprar!!!

Abração!

Ney


paula_prates

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • http://
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2004, 18:57:37
a sd300 tem 4MP
« Última modificação: 23 de Outubro de 2004, 18:59:35 por paula_prates »
[size=8]Ana Paula Araújo[/size]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2004, 19:12:26
Olha até a photokina eu iria sugerir a Pentax S4i que sem dúvida era a melhor super compacta, porém já tive algumas informações que mostram que a Olympus Verve veio para arrebentar no mercado, eu esperaria mais uns dias até que haja bastante informação sobre a Olympus Verve, que pode se tornar a melhor opção da categoria. Mas se tiver querendo comprar rápido não arrisque, vá de Pentax S4i que é garantido.
As Canon são até boas nesta categoria super compactas, mas a Pentax é melhor e a Verve me parece que saiu melhor ainda.

A S70 e a S60 não são super compactas, elas possuem bem mais recursos, são ótimas câmeras, mas também são de outra categoria.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2004, 19:15:54 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


paula_prates

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • http://
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2004, 21:30:01
Leo Terra é o Leonardo?? Ruído x Pixels e lentes coração da câmera??


Pessoa de cima!! Tô empolgadíiiiiiissima com a olympus verve!! lcd de 1.8", 16 modos de cena, linda, fofa, pequena, dizem que olympus tbm é das melhores, zoom optico, só 2x, mas melhor que a sd10 que é inexistente né!! Amei, e o preço na B&H??!!! Barataça!!!!! Será?!

ah! esqueci!! e esse cartao xd? é ruim? Pq diz meu irmão que o compact flash que é bom! Se for inferior, tem alguma forma de melhorá-lo, sei lá, um mais potente, um leitor de cartoes, algo assim?

Críticas por favor!! Profissionais do local!! Opinem!!
« Última modificação: 23 de Outubro de 2004, 21:50:08 por paula_prates »
[size=8]Ana Paula Araújo[/size]


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2004, 23:20:20
A Verve parece ser um meio termo entre as SD20 e SD200. Embora em certos aspectos as Canon mostrem mais recursos, o que manda nesse segmento é a qualidade final das fotos e o tamanho da câmera. Não achei samples dela ainda (se alguém achar, por favor poste aqui!). Mas o cartão xD é bom sim, ao que parece superior aos demais tecnologicamente, inclusive (como no consumo inferior de energia, por exemplo). Pode ser mais caro e ter menos equipamentos compatíveis, mas inferior aos CF não... Ah, e é o Leonardo o mahain sim :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


paula_prates

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • http://
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2004, 01:28:23
Entre a sd20 e a sd200?? Eu achei que a verve fosse superior à sd200, comparando-a à sd300.....
a verve tem menos recursos manuais do que s410, sd200 e sd300? Os milhares de modos de cena dela não substituem isso não?!
E o cartao xd, tão caro, só pode ser usado o da olympus ou qualquer marca?

Uma coisa que reparei foi o sensor: 1/2.5" 4.2 Megapixel CCD
geraria mais ruído? (detalhe que eu nem sei o que é ruído...)

E se, entre a verve, sd10, sd200, sd300, s410 e pentax s4i, eu resolver ficar com a verve, ela é mais linda em qual cor!!???  :P
achei fofa a preta e a vermelha!
[size=8]Ana Paula Araújo[/size]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2004, 01:41:38
Olha não vi muito sobre a Verve ainda, como eu disse quem já viu gostou, mas eu ainda não vi, estou esperando um pouco para ter acesso, o sensor dela é maior do que das outras super compactas (que tem sensor de 1/2.7" na maioria), ou seja em teoria gera menos ruído. Me parece que a Olympus fez uma câmera para entrar pesado neste mercado. O que mais achei interessante é que a Verve é resitente a água, ou seja, pode tomar chuva e spray d'agua, o que para uma câmera super compacta pode ser uma idéia interessante por tornar a câmera realmente usável em qualquer condição e ambiente.
Quanto ao xD é o que o Georges falou, ele é o mais avançado dos cartões, consome menos energia e grava mais rápido pois é uma mídia de acesso direto (Não é como os CF e os sD), a única desvantagem do xD é que ele só é usado pela Fuji e pela Olympus, enquanto o sD é usado por praticamente todas as outras marcas. o Compact Flash não é mais encontrado nas linhas super compactas.
Acho que agora é hora de esperar para ver o que a Verve pode fazer e ver se ela vai conseguir superar a S4i em qualidade de imagem, pois no mundo das super compactas o que conta é tamanho e qualidade de imagem, o resto é apenas figuração :).
« Última modificação: 24 de Outubro de 2004, 01:43:16 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2004, 03:24:29
Tem coisas curiosas sobre a Olympus Verve... O ISO dela vai de 64 a 500, e o flash tem alcance de 8 metros (!!). Em contrapartida, a lente é algo mais escura (F3.5-F4.9), com zoom óptico de 2x, enquanto o macro é feito a 8 cm. Também não faz as exposições de 15 s das Canon nessa faixa, mas faz até 4 s (e quem precisa de mais do que isso numa supercompacta?). Nas dimensões gerais ela parece ser um pouco maior que as SD200/300 (embora a Verve não seja "quadrada" exatamente, então no volume deve ser menor), mas de fato é bem mais estilosa (as Canon são elegantes, mas comportadas). Agora, sobre ser à prova d'água, isso é um fato novo pra mim, achei surpreendente... E com certeza vai contar pra muita gente (pra mim que moro cercado por praias e trilhas, conta bastante!). Só pra constar, na B&H a Verve está U$ 319,95, totalizando 387 dólares com frete, algo como R$ 1160,00. Vendem também o cartão xD de 256 MB por U$ 55,00, o que é bem menos do que eu imaginava.


(para imagem grande clique aqui)


(para imagem grande clique aqui)
« Última modificação: 24 de Outubro de 2004, 03:32:28 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Ax3l

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://www.fotolog.net/ax3l
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2004, 07:54:52
Comprei recentemente a Canon S410. Estou gostando, apesar de estar tendo algumas dificuldades. Olhos vermelhos acima da média que eu obtia com a Sony P.
MultiFoco, escolhendo aleatoriamente o objeto de foco da foto. Estar esquentando. O que conversamos naquele post sobre a DigitalCenter, porém meu amigo comprou uma ha meses aqui no Brasil (nao me recordo a loja, porem em uma padrão, tipo magazine) e esquenta da mesma forma.
No resto estou gostando muito.  Algo a dizerem sobre esse modelo ?

Obrigado
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2004, 03:08:31
Na minha opinião, a melhor ultra-compacta hoje mantendo um preço interessante sem comprometer recursos é a Canon SD200. A Panasonic FX2 parece bem legal também e a julgar pelos samples, as fotos são ótimas, porém acho que sairá uns U$100 além da SD200. A Verve ainda é uma incógnita, mesmo assim, uma câmera tão boa sem visor?

Estou louco por uma ultra-compacta, vou acabar ficando entre SD200/FX2, a Pentax Optio S4i faz uma imagem muito próxima da Casio Z40 (que por sinal usa a mesma lente e conjunto eletrônico), na minha opinião ambas ruins.

Alguém sabe de alguma ultra-compacta com controles manuais?!

Abraços,
Guss.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2004, 03:12:06 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2004, 13:39:45
Citar
>A Verve ainda é uma incógnita, mesmo assim, uma câmera tão boa sem visor?


>Alguém sabe de alguma ultra-compacta com controles manuais?!
 
> Normalmente o visor dessas câmeras é ótico, e o campo de visão dele  não corresponde ao campo real da imagem.  Em câmeras aonde o visor é ótico e não EVF, é preferível utilizar o lcd mesmo.

> Pelo que sei a Canon PowerShot SD300 tem todos os controles manuais, só o foco que não sei se tem manual...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2004, 17:45:06
Dêem uma olhada nessa opinião aqui de um cara que tinha uma Pentax S4i e trocou por uma Canon SD300, achei interessante: http://www.dpreview.com/reviews/read_opini...0&opinion=23321.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil