Autor Tópico: FZ40 vs SX30 - fotos céu noturno  (Lida 5238 vezes)

Teseuz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 23 de Agosto de 2011, 20:14:33
Olá,
Estou pretendendo comprar uma câmera com ajustes manuais, procuro uma câmera com um valor de até R$1200 pelo que pesquisei ví duas boas câmeras com este valor máximo, a Cannon SX30 e a Panasonic FZ40, ví que a SX30 tem bem mais recursos que a FZ40 porém eu gostaria de tirar fotos do céu noturno, gostaria de deixar um tempo grande de exposição para definir a via lactea, por exemplo. Porém como será a minha primeira câmera com regularem manual eu não sei quanto tempo de exposição é necessário, e por isso ainda não me decidi sobre qual equipamento comprar, mesmo a Cannon apresentando mais recursos a FZ40 tem timer de até 60s de exposição(modo starry night) enquanto a Cannon só tem 15s, alguem já tentou fezer este tipo de fotografia com estas câmeras?, os 15s da Cannon são suficientes para este tipo de foto?. Obrigado pela atenção de todos.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2011, 21:56:06
Não vai conseguir com nenhuma das duas câmeras.  :ok:

Movido para a sala correta....


Teseuz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:20:51
 :(  :(  :( triste notícia, mas mesmo colocando ela num tripé aumentando iso abertura e dando o máximo de tempo de exposição não sai nada ? tipo eu só quero tirar uma foto do céu sem zoom, mas que apareça as estrelas nitidamente, tem alguma câmera digital de até R$1200 que possa fazer isso ?

Exemplos
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/34/Orion_-_Clear_night_sky.jpg
http://www.fallout3nexus.com/downloads/images/442-2-1226780166.jpg
http://planetquest.jpl.nasa.gov/images/cancriNightSky-500.jpg


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:33:14
O problema nem é tanto a cam... Com uma tekpix dá pra fazer umas fotos +/-... O problema são os acessórios e o conhecimento necessário para fazer fotos de céu profundo. Garanto que o buraco é beeemmm embaixo.

Tem que ter uma montagem azimutal e fazer a compensação do movimento de rotação da terra. Ou via motor, ou via relógio (o que é muuuuito mais díficil e só permite uma expo máxima de 30min porque mais que isso dá delay no movimento).

Se quer só com a cam e um tripé normal, aí o problema é teu orçamento. Vai precisar de cam com pouquíssimo ruído e vidro de ótica superior. Além de um excelente tripé.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:37:46
Aumentando o ISO a imagem vai ficar um lixo com essas compactas. A Fz40 ficaria um pouco menos pior...

Acho melhor você procurar por uma reflex usada, talvez uma Pentax K-x ou uma Nikon D5000 ou uma Canon XSi...
Mas mesmo assim é bastante difícil conseguir resultados decentes... o Aguinaldo, o Antonio e o Luiz Lage conhecem mais do assunto, mas sei que não é só apontar a câmera para o céu e fotografar. Primeiramente tem que estar em um lugar sem poluição de luz das cidades... O ideal é ter um tripé que acompanhe o movimemto da Terra, diminuir o ISO e usar o bulb...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:39:11
O Hyde foi mais rápido e bem mais técnico rs

Enfim, com uma montagem dessas, o ideal até seria utilizar uma câmera de filme. O sensor das câmeras digitais superaquecem em longas exposições, gerando mais ruído  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:40:41
O Hyde foi mais rápido e bem mais técnico rs

Enfim, com uma montagem dessas, o ideal até seria utilizar uma câmera de filme. O sensor das câmeras digitais superaquecem em longas exposições, gerando mais ruído  :ok:

Perfeito, Pedro. Filme de ISO 400 é o mais indicado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Teseuz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2011, 09:19:01
Realmente não tinha pensando na rotação, e entre essas câmeras qual a mais indicada de modo geral ? Valeu pela ajuda de vocês !


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2011, 09:20:50
Gente, acho que com 60s de exposição ele faz uma foto razoável, não?
Eu já fiz com 30s, saiu mais ou menos igual a essa primeira foto aí que ele mandou o link. Nada de excepcional, mas dá pra ver os pontinhos brancos, hehe.
Claro que precisa de tripé. Ou algum lugar pra deixar a câmera apoiada. No meu caso, deixei acho que no capô do carro, usei o modo de disparo de 2s (pra não sair a tremida do aperto do botão disparador), e a foto saiu. Nenhum primor, mas dá pra ver que é um céu com estrelas. Ficou bem parecida mesmo com a foto desse primeiro link aí postado.


Andre Caldas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 354
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2011, 10:32:31
Sou propietario de uma FZ40 e acho que fotografias noturnas do ceu nao sao o seu forte!  :no:
Preciso pesquisar e fazer mais tentativas,mas os resultados ate agora nao foram satisfatorios,devido ao altissimo ruido!  :shock:
 
Quanto aos passaros,ao invez das miseraveis gaiolas,prefiro aprisiona-los apenas em belas fotos.
Panassonic Lumix FZ40.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2011, 12:38:10
Gente, acho que com 60s de exposição ele faz uma foto razoável, não?
Eu já fiz com 30s, saiu mais ou menos igual a essa primeira foto aí que ele mandou o link. Nada de excepcional, mas dá pra ver os pontinhos brancos, hehe.
Claro que precisa de tripé. Ou algum lugar pra deixar a câmera apoiada. No meu caso, deixei acho que no capô do carro, usei o modo de disparo de 2s (pra não sair a tremida do aperto do botão disparador), e a foto saiu. Nenhum primor, mas dá pra ver que é um céu com estrelas. Ficou bem parecida mesmo com a foto desse primeiro link aí postado.

Dá não, Helena. A foto do link 1 é bem ruinzinha...rs

Ela deve ter sido superior à 30s. Note que as estrelas estão abauladas. Isso é defeito grave.

Para não pegar o rastro e expo deve ser inferior à 22seg (se minha memória não me falha. Acho tb que varia de DF para DF), e, para isso, só tendo uma resposta sinal X ruído muito boa, além de ter um vidro excelente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2011, 12:39:14
Realmente não tinha pensando na rotação, e entre essas câmeras qual a mais indicada de modo geral ? Valeu pela ajuda de vocês !

1º é necessário que vc determine como serão tuas fotos. Com acompanhamento motorizado ou com clique rápidos. Vai ser analógica ou digital?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2011, 13:10:21
Dá não, Helena. A foto do link 1 é bem ruinzinha...rs

Ela deve ter sido superior à 30s. Note que as estrelas estão abauladas. Isso é defeito grave.

Para não pegar o rastro e expo deve ser inferior à 22seg (se minha memória não me falha. Acho tb que varia de DF para DF), e, para isso, só tendo uma resposta sinal X ruído muito boa, além de ter um vidro excelente.

Sim, a foto não tá boa, mas se o cara usou como exemplo, pra ele tá suficiente, será que não?? É necessário saber o que ele realmente quer atingir, mas se for algo como a primeira foto, de repente ele pode se contentar com a FZ40. Então, deixo a pergunta... Teseuz, pra vc, essa primeira foto que vc postou o link aí, tá satisfatória? Se tiver, provavelmente a FZ40 chegue lá. se quiser coisa melhor, aí não tem como mesmo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2011, 13:57:45
Com certeza... Tanto que a 1 foi feita com uma PowerShot SD600, possivelmente plugada em uma luneta.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Teseuz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2011, 16:14:42
Primeiro, obrigado a todos que estão me ajudando. Essa será a minha primeira camera com algum ajuste manual, e eu tenho medo de escolher a fz40 só porque ela tira fotos de 60s de exposição e não escolher a sx30 que tem mais opções, desisti das fotos do céu noturno por enquanto, creio que com 1200 contos de réis não vou conseguir comprar uma câmera digital suficiente pra tirar este tipo de foto, um tripé com motor pra seguir o movimento das estrelas não é problema, eu já fiz alguns robos e CNCs  não seria problema, seria mesmo a camera. Vou comprar uma das duas câmeras (fz40 ou sx30) para começar. Acho a fotografia uma arte incrivel, acho que com uma dessas duas eu consigo aprender algo sobre a teoria e prática de fotografia.  Qual deles vocês me indicam pra começar? tem alguma outra digital dentro deste valor que seria boa ?Valeu!