Autor Tópico: Fotografia Profissional Vale a pena?  (Lida 14962 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2011, 15:57:39
Faz odontologia, e paralelo, estuda e ataca a fotografia.
Eu sou profissional da fotografia,tenho feito muitos cursos,
workshops em outros paises , aproveitando viagens a trabalho,
continuo estudando de forma permanente, isto vale para qualquer profissao!!!.
Mas nunca fiz "faculdade de fotografia",esse diploma e muito relativo, para nao dizer que nao e necessario!.
Voce nao vai garantir trabalho de fotografo com esse "documento",
pode abrir alguma porta,mas nao garante nada!!!
abs.


Pilly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 31 de Agosto de 2011, 16:40:31
 :snack:
Gente muuuito obrigada pelas respostas...  :clap:
Com toda a certeza vocês me ajudaram muito, essa historia de ter que decidir o que fazer da vida é uma coisa complicada, tenho tanto medo de escolher a coisa errada e depois ficar lamentando de perder tempo...
Mais depois de ler as respostas, cheguei à conclusão de fazer o seguinte... Tentar vestibular esse ano pra Odonto e seu passar, vou cursar um ano pra ver como vai ser (se vai ser muito puxado), se eu sentir que da pra no ano seguinte fazer um curso de fotografia ao mesmo tempo eu faço, e enquanto fizer o curso de Odonto, eu vou praticando e aprendendo.

Obrigada gente (de novo)  :D


R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #17 Online: 01 de Setembro de 2011, 00:35:23
... essa historia de ter que decidir o que fazer da vida é uma coisa complicada, tenho tanto medo de escolher a coisa errada e depois ficar lamentando de perder tempo...

Pilly

Sem querer filosofar, mas quando eu tinha tua idade pensa como vc, que eu conseguiria respostas para estas e outras questões da vida, de forma a não ter que "ficar lamentando o tempo perdido".

O que vc esta fazendo é a coisa certa buscando o máximo de informações para tomar suas decisões, mas como os colegas acima informaram nem sempre " a melhor escolha" numa época da vida é aquela vai durar a vida toda.

Então não encare mudanças de planos ou mesmo de profissão como perda de tempo, mas sim como etapas  que lhe permitiram aprender e ter experiências que vc poderá usar nas novas etapas que se seguiram ao longo de sua vida.

Não se cobre acertar de primeira e não tenha medo de tentar e buscar o que realmente te fará feliz!

Bons estudos e bons cliks! :ok:
« Última modificação: 01 de Setembro de 2011, 00:36:18 por R. Cezar »


Pilly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2011, 23:57:45
 :worship: Obrigada gente...


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2011, 00:36:53


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2011, 01:56:18
Pilly,
Eu acho que nao adianta fazer as duas coisas. A nao ser que voce pretenda tratar a fotografia como lazer. Profissionalmente, enquanto voce esta destinando as suas horas vagas ao metier, tem gente que ta comendo fotografia dia e noite. Levando a coisa muito mais a serio.
Bem, se puxou aos seus pais e gosta de tudo que gira em volta do dinheiro, nao faça fotografia. Existem profissoes que te oferecem uma probabilidade maior de ganhar dinheiro. Por exemplo, o pais possui apenas a metade dos medicos de que necessita. O pais vem crescendo bastante. Basta acompanhar o jornal e observar quais sao as profissoes mais valorizadas no mercado.

Na verdade, a primeira coisa que eu faria se fosse voce seria mandar os seus pais pastarem e respeitarem sua opinião. Eles estao querendo tomar decisoes por voce. Provavelmente, acreditam que, na sua idade, voce nao eh capaz de tomar decisões. Voce, infelizmente, recebeu um modelo de educacao tradicional/conservador. Acredito que o sonho deles eh que voce se torne medica ou advogada. Entretanto, creem ou que o curso eh caro demais ou dificil demais de passar :). Ou seja, resumindo, eles nao acreditam no seu potencial mas desejam que voce ganhe muito dinheiro e honre a prospera familia :). Outra opcao eh que eles sempre passaram um perrengue muito grande na vida e nao querem que isso se repita com a filha. De qualquer forma, qualquer que seje a sua historia familiar, eles nao estao sendo corretos com voce. Eles querem escolher pra voce o que acham que seria bom pra eles. Entao, continuando nessa brincadeira de se eu fosse voce, eu nao esquentaria tanto a cabeça com isso. Nao se trata de uma escolha para a vida inteira. Isso eh uma tremenda bobagem. Sua vida, se tudo correr bem e se voce nao estiver comendo muito McDonald`s, esta apenas começando. Portanto, a primeira coisa a fazer eh relaxar. Tire esse peso de seus ombros e va fazer o que te da vontade. Nem precisa entrar pra universidade agora se nao quiser. Um ano ou dois ou ate mais de atraso no ingresso ao ensino formal nao fara a minima diferença em sua vida. Agora, uma decisao baseada na induçao/imposiçao dos seu pais fara um diferença enorme. Sua preocupaçao deve se concentrar no aprendizado. Se nao sabe o que quer, va experimentar coisas novas. Leia, viaje, conheça pessoas, trabalhe, estude, ame, medite, durma, coma, VIVA! Nao ouça opinioes alheias sobre o que fazer. Isso serve tambem pra tudo isso que estou te dizendo.  Nessa hora, cada um vai te dar um conselho diferente. TODOS baseados em experiencias proprias de vida. Nao se trata de sua vida. Nao seja covarde. Eh muito mais facil se omitir e esperar que os outros façam escolhas por ti. Entretanto a vida eh tua. Quer coisa melhor do que poder jogar com ela de forma autônoma e consciente? Sem isso, viver nao faz sentido.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2011, 02:00:38 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2011, 13:35:50
Pilly,

Já se decidiu?

Fotografo há mais de 10 anos, realizo trabalhos com fotografia há 4 anos. E NÃO indico bacharelado em fotografia para ninguém.

Faça sua faculdade de Odonto. Paralelamente faça cursos livres de fotografia.

Sobre o que dá mais $$$ só depende de sua dedicação. Tem diarista que ganha o mesmo que um gerente de banco em início de carreira.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


pedrobic

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #22 Online: 16 de Setembro de 2011, 13:07:50
Tive o mesmo problema um dia...
Me identifiquei muito com suas preocupações e angústias.
Só posso dar uma dica: faça o que seu coração mandar.
Não deixe a faculdade de lado, se você gosta de odonto.
Você não precisa fazer faculdade de fotografia.
Faça cursos, pesquise  leia  sobre fotografia , mas , principalmente, fotografe MUITO.
A vida profissional não é fácil e pode levar muito tempo para vc se estabelecer.
Mas assim será como dentista também , não é?
Te desejo boa sorte e se quiser conversar mais é só mandar MP
Abs



marcio_meca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2011, 21:15:21
Eu to na mesma DUVIDA pessoal, faço medicina, to no 8 bloco, sao 12 no total. Desde os 13 anos que mexo com computador e me indentifiquei mais que qualquer coisa que tenho conhecimento. Desde há algum tempo que tomei a fotografia como outra paixao pra mim. Nao gosto mto de medicina, mas por enqnto ta dando mais dinheiro por aqui no nordeste. Vou comprar minha camera bridge agora, e quero abrir uma empresa em breve de fotografia assim como tratamento e impressao de convites e albuns. O que voces acham??

Como ta esse mercado ai na cidade de voces?

Agradeceria mto a ajuda e conselhos


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 28 de Setembro de 2011, 13:12:51
Pilly,
Eu acho que nao adianta fazer as duas coisas. A nao ser que voce pretenda tratar a fotografia como lazer. Profissionalmente, enquanto voce esta destinando as suas horas vagas ao metier, tem gente que ta comendo fotografia dia e noite. Levando a coisa muito mais a serio.
Bem, se puxou aos seus pais e gosta de tudo que gira em volta do dinheiro, nao faça fotografia. Existem profissoes que te oferecem uma probabilidade maior de ganhar dinheiro. Por exemplo, o pais possui apenas a metade dos medicos de que necessita. O pais vem crescendo bastante. Basta acompanhar o jornal e observar quais sao as profissoes mais valorizadas no mercado.

Na verdade, a primeira coisa que eu faria se fosse voce seria mandar os seus pais pastarem e respeitarem sua opinião. Eles estao querendo tomar decisoes por voce. Provavelmente, acreditam que, na sua idade, voce nao eh capaz de tomar decisões. Voce, infelizmente, recebeu um modelo de educacao tradicional/conservador. Acredito que o sonho deles eh que voce se torne medica ou advogada. Entretanto, creem ou que o curso eh caro demais ou dificil demais de passar :). Ou seja, resumindo, eles nao acreditam no seu potencial mas desejam que voce ganhe muito dinheiro e honre a prospera familia :). Outra opcao eh que eles sempre passaram um perrengue muito grande na vida e nao querem que isso se repita com a filha. De qualquer forma, qualquer que seje a sua historia familiar, eles nao estao sendo corretos com voce. Eles querem escolher pra voce o que acham que seria bom pra eles. Entao, continuando nessa brincadeira de se eu fosse voce, eu nao esquentaria tanto a cabeça com isso. Nao se trata de uma escolha para a vida inteira. Isso eh uma tremenda bobagem. Sua vida, se tudo correr bem e se voce nao estiver comendo muito McDonald`s, esta apenas começando. Portanto, a primeira coisa a fazer eh relaxar. Tire esse peso de seus ombros e va fazer o que te da vontade. Nem precisa entrar pra universidade agora se nao quiser. Um ano ou dois ou ate mais de atraso no ingresso ao ensino formal nao fara a minima diferença em sua vida. Agora, uma decisao baseada na induçao/imposiçao dos seu pais fara um diferença enorme. Sua preocupaçao deve se concentrar no aprendizado. Se nao sabe o que quer, va experimentar coisas novas. Leia, viaje, conheça pessoas, trabalhe, estude, ame, medite, durma, coma, VIVA! Nao ouça opinioes alheias sobre o que fazer. Isso serve tambem pra tudo isso que estou te dizendo.  Nessa hora, cada um vai te dar um conselho diferente. TODOS baseados em experiencias proprias de vida. Nao se trata de sua vida. Nao seja covarde. Eh muito mais facil se omitir e esperar que os outros façam escolhas por ti. Entretanto a vida eh tua. Quer coisa melhor do que poder jogar com ela de forma autônoma e consciente? Sem isso, viver nao faz sentido.

Boa Spider! Ainda bem que dessa vez vc não foi deslogado enquanto escrevia!! Me economizou escrever muita coisa!! Hahaha


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Setembro de 2011, 13:19:34
Sobre o tópico, o que tenho a dizer é que para ser dentista é preciso faculdade, para ser fotógrafo não.   :ok:
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 13:19:58 por Leandro Rodrigues »


Adelita

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 416
  • Sexo: Feminino
  • Não me compare com ninguém, pois sou incomum!
    • Twitter
Resposta #26 Online: 28 de Setembro de 2011, 14:06:33
Sobre o tópico, o que tenho a dizer é que para ser dentista é preciso faculdade, para ser fotógrafo não.   :ok:


tb acho!!!! :ok:
Nikon D90
Af-s Nikkor 18-105mm

http://www.flickr.com/photos/adelitadearo
Adelita.


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #27 Online: 05 de Outubro de 2011, 22:04:12
Faz odontologia, e paralelo, estuda e ataca a fotografia.
Eu sou profissional da fotografia,tenho feito muitos cursos,
workshops em outros paises , aproveitando viagens a trabalho,
continuo estudando de forma permanente, isto vale para qualquer profissao!!!.
Mas nunca fiz "faculdade de fotografia",esse diploma e muito relativo, para nao dizer que nao e necessario!.
Voce nao vai garantir trabalho de fotografo com esse "documento",
pode abrir alguma porta,mas nao garante nada!!!
abs.

Concordo plenamente.
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #28 Online: 06 de Outubro de 2011, 19:02:51
Se eu gostasse de odotontologia e fotografia ao mesmo tempo, certamente faria odontologia para ganhar muito dinheiro e poder comprar minha câmera full frame e lentes 16-35, 24-70, 70-200 e 400mm, todas f/2.8 e sair por ai fotografando apenas o que me desse prazer. Se também ganhar dinheiro com isso, melhor ainda.


Pilly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #29 Online: 09 de Dezembro de 2011, 14:12:08
Gente desculpa a demora pra responder o tópico, mais é porque minha vida tava uma loucura com o vestibular, estudando como uma louca... Mais agora que ele passou vou poder me aprofundar mais na leitura daqui do site... Tem muita coisa aqui que eu quero ler, dar pra aprender infinitamente mais aqui do que por um livro de fotografia...
Sobre o que todo mundo escreveu aqui... Eu agradeço a atenção, você são incríveis, e respeito todas as opiniões...
Pelo o que entendi Bacharelado em fotografia não significa muita coisa, o que vale é o aprendizado e isso eu vou conseguir com a pratica e lendo muuuito sobre fotografia...
Bem... Agora que passou o vestibular, vou começar a ler muito aqui no site, comprar alguns livros que vi algumas pessoas comentando serem muito bons, e uma duvida... Aquelas revistas que vende na banca sobre fotografia, elas são boas?
Em fim... Vou praticar o máximo possível, ler e aprender o que puder... E se em Fevereiro sair o resultado do vestibular dizendo que passei em Odonto... Ai a gente pensa o que fazer...