Autor Tópico: Fotografia Profissional Vale a pena?  (Lida 14937 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 17 de Dezembro de 2011, 12:46:07
Se eu gostasse de odotontologia e fotografia ao mesmo tempo, certamente faria odontologia para ganhar muito dinheiro e poder comprar minha câmera full frame e lentes 16-35, 24-70, 70-200 e 400mm, todas f/2.8 e sair por ai fotografando apenas o que me desse prazer. Se também ganhar dinheiro com isso, melhor ainda.

Desculpe-me satoshi, mas este tipo de pré conceito já me cansou... existe uma lenda urbana que diz que médico e dentista são ricos, mercenários, que choram de barriga cheia. Quem vive nesta realidade sabe que as coisas não são assim. Prá ganhar muito dinheiro tem que ter duas coisas... consultório e conhecimento, nome! Pro primeiro gasta-se MUITO dinheiro, para montá-lo e mantê-lo. Então gasta-se muito e sempre. Prá se manter tem que ter clientes particulares, vários, agenda cheia... o que se consegue após... anos de formado. Mas a maioria agora tem... plano de saúde e o que você vai ganhar é a merreca que o mesmo repassa prá você... se não tiver nome o consultório fica vazio, pois "se eu tenho plano não vou pagar consulta particular...".
Aí, tem outra questão... preciso de dinheiro todo mês, pois tenho contas para pagar. Vai pro SUS... que não é bom empregador, não te paga bem, não te valoriza, não investe no profissional. Ou pega todos os planos de saúde, ganha uma miséria por consulta/procedimento, trabalha muito mais do que deveria, fica cansado, estressado, doente e... sem tempo para outras coisas.
ESTA É A REALIDADE dos "milionários da saúde"...
Em tudo você tem que lutar, se valorizar, não se acomodar e não é diferente na odonto e na medicina. Então acorda e vê que não existe privilégio nenhum, exceto o fato de sempre ter algum trabalho, mesmo que seja na emergência de um hospital, ganhando cerca de R$ 1000,00 por mês.
Desculpem o desabafo, mas cansei desta história. >:(
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2011, 12:47:24 por Pris WerSo »


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #31 Online: 17 de Dezembro de 2011, 17:37:43
Desculpe-me satoshi, mas este tipo de pré conceito já me cansou...
Aceito suas desculpas, pela interpretação equivocada de minha opinião. Entendo seu cansaço e frustração.

Nunca disse que os profissionais de sua classe são “são ricos, mercenários, que choram de barriga cheia”. Aliás, quem está dizendo isso é você.
Sei que os profissionais da saúde não são dignamente reconhecidos.

Pra mim foi apenas uma coincidência que a Pilly goste de odontologia e fotografia. Ela poderia gostar, além de fotografia, claro, de ser engenheira, esportista, artista, ou – por que não? – funcionário público, como eu. Qualquer profissão que fosse, minha posição seria sempre a mesma: esforçar-se para ser uma pessoa reconhecida pelo seu trabalho, e, assim, ganhar dinheiro.

Trabalho numa importante agência de fomento à pesquisa científica, reconhecida mundialmente, e ganho o suficiente para que dinheiro não seja a  principal preocupação na minha simples vida. Gosto do que faço e não deixaria meu emprego apenas para me dedicar à fotografia profissional. Não me preocupo em ganhar dinheiro com isso, sou livre para fotografar apenas o que quero.

Trabalho é necessidade, goste ou não do que faz. Fotografia é prazer.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #32 Online: 17 de Dezembro de 2011, 18:24:28
Então, meu caro, tome cuidado com suas colocações, pois quem lê acha que você é quem pensa isso:

"(...)certamente faria odontologia para ganhar muito dinheiro(...)". Mesmo se for brincadeira, foi isso o que você disse e traduz o que muitos pensam... e se a Pilly achar que é isso mesmo? E no final ver que o buraco é mais embaixo?

Que bom que você tem boas condições até para, quem sabe, comprar sua full frame e lentes e poder fazer da fotografia seu hobby, mas é claro que fotografia também é profissão, se não não haveria fotógrafos profissionais e acho que você concorda com isto. É difícil como qualquer outra e precisa de empenho... sempre... para fazer o melhor possível dentro daquilo que escolheu para trabalhar.
Não tenho nada contra você, pois não o conheço. Só tenho tudo contra a frase que usou.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #33 Online: 18 de Dezembro de 2011, 10:45:59
Pilly... pegar informações, pedir opiniões faz parte do aprendizado de vida, Mas que isso sirva prá você decidir por você mesma o que quer. Não aceite facilmente nada o que é dito... pense, analise todas as possibilidades, pois só você tem responsabilidade sobre a sua vida. Quer saber como é a vida de um dentista? Pergunte para o próprio. Veja quais foram as dificuldades, facilidades, etc.
Quer saber como é a vida de um fotógrafo profissional? Pergunte ao próprio! A grande maioria de nós foristas é amante da fotografia, mas não dependemos disto para sobreviver. Procure saber quem são os que vivem disto e pergunte para eles... se não, é só achismo.
Nada é decisão para sempre. De repente, com 40 anos você descobre que quer fazer outra coisa da sua vida. Vai e faz! Não tem essa de idade, de não dá mais tempo, de estou velha demais... Mas é você quem decide!
Boa sorte!!! :ok:


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #34 Online: 18 de Dezembro de 2011, 16:27:45
Pris,

Conhecendo-me ou não, a discussão não pode ser levada ao nível pessoal. É uma mera conversa entre pessoas que gostam de fotografia. Não precisa demonstrar que não tem nada contra mim. Mas se tiver, também não tem problema. Faz parte.
Tenho convicção da minha posição e não vejo porque deveria tomar cuidado ao opinar sobre assuntos que me interessam.

Explicitei no comentário que você destacou que se EU quisesse e fosse um bom dentista gostaria de ser financeiramente recompensado por isso. Não quis dizer que Pris e todos os graduados em odontologia GANHARÃO dinheiro apenas por trabalharem em suas áreas.
O principal ponto que quis focar, mas não disse isso antes, que é importante ter curso de graduação em sua formação.

rsrsrs. Estou há mais de 1 ano juntando uma grana pra, finalmente, aposentar minha velhinha mecânica FM2 e partir pra Canon digital. Uma “simples” cropada tá ótimo.

Bem, sobre o que a Pilly pensa só saberemos se ela se manifestar. (E se ela achar que o “buraco” é mais em cima?)


Então, meu caro, tome cuidado com suas colocações, pois quem lê acha que você é quem pensa isso:

"(...)certamente faria odontologia para ganhar muito dinheiro(...)". Mesmo se for brincadeira, foi isso o que você disse e traduz o que muitos pensam... e se a Pilly achar que é isso mesmo? E no final ver que o buraco é mais embaixo?

Que bom que você tem boas condições até para, quem sabe, comprar sua full frame e lentes e poder fazer da fotografia seu hobby, mas é claro que fotografia também é profissão, se não não haveria fotógrafos profissionais e acho que você concorda com isto. É difícil como qualquer outra e precisa de empenho... sempre... para fazer o melhor possível dentro daquilo que escolheu para trabalhar.
Não tenho nada contra você, pois não o conheço. Só tenho tudo contra a frase que usou.

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, 16:28:31 por satoshi »


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #35 Online: 19 de Dezembro de 2011, 16:13:40
Não acho que trabalho tenha que estar desvinculado do prazer, jamais ! Sou recém formado em dança, e enquanto fazia o curso muita gente dizia que não teria muito futuro, que vida de artista e professor é difícil e etc. Não vou dizer que é fácil, porque não é, mas isso tem pagado minhas contas e me permitido alguns pequenos luxos, fora ter uma profissão que me dá prazer, que me permite viajar para vários lugares e que tenho total autonomia. Toda profissão tem seus prós e contras, mas hoje em dia, não há dinheiro que pague ter um trabalho que te dê prazer em fazer


Satoshi-kun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • Meu portfólio
Resposta #36 Online: 19 de Dezembro de 2011, 17:15:44
Uma coisa é certa: tomar decisões para a sua vida baseando-se exclusivamente na opinião dos outros só gera frustrações.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #37 Online: 19 de Dezembro de 2011, 20:53:30
Uma coisa é certa: tomar decisões para a sua vida baseando-se exclusivamente na opinião dos outros só gera frustrações.

2X.

E isso aqui é um fórum de fotografia. Atenham-se ao prazer de fotar e evitem discussões que descambam para avaliações pessoais.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #38 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:48:06
tu já viu dentista sair oferecendo para fazer bicos no primeiro ano de faculdade?
eu tiro os teus quatro dentes do siso por R$50 lá na cozinha da minha mãe! eu te clareio por R$35?! :hysterical:

o problema é achar que estes zilhoes de cidadãos com câmera são fotografos.
E não é.
fazer um curso superior em foto pode te dar a chance de ser um fotografo de verdade,
assim como fazer odonto pode te deixar num posto do sus do interior dos cafundê
o sucesso vai depender de ti.
a tua vida é tua e só tens uma.

 :ok:


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #39 Online: 03 de Janeiro de 2012, 20:58:24
Compartilho plenamente de sua opinião.

Sim, acho que quem estuda odontologia pode ser um ótimo dentista. Com a mesma convicção, acredito também que o acesso ao diploma superior de fotografia não qualifica o graduado, automaticamente, a ser um bom fotógrafo, que, consequentemente, pode precisar perambular por aí à procura de trabalho.


Pilly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:04:51
GENTE EU PASSEI NO VESTIBULAR DA UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)!!!   :clap:
To muuuuito feliz por isso, e depois de muito pensar, cheguei a seguinte conclusão...
Passei na federal pra o turno da noite, o que me da a oportunidade de fazer um curso de fotografia de manhã ou de tarde.
Quero agradecer de coração a todos que se preocuparam e me ajudaram, vou correr a partir de agora pra conseguir ir bem na faculdade, fazer alguns curso de fotografia, ler muuuito sobre e claro... PRATICAR MUITO  :D


 :worship: :worship: :worship: