Autor Tópico: Fotografia Profissional Vale a pena?  (Lida 14930 vezes)

Pilly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Online: 24 de Agosto de 2011, 18:57:43
Oi gente, sou nova por aqui... Na verdade é o meu 1° tópico  :ok:

O negocio é o seguinte...
Sou apaixonada por duas áreas totalmente diferentes, Fotografia e Odontologia.  :wub:
Fotografia é uma paixão tão antiga que eu nem me lembro desde quando começou e Odonto é uma paixão que começou a uns dois anos quando fiz um curso técnico na área...

Sempre quis fazer um curso de fotografia, mais não um curso qualquer, quero fazer o curso de Bacharelado em Fotografia (que é superior) mais meus pais não me dão apoio (dizendo que so vou perder tempo e dinheiro fazendo esse curso) pois eles acham que não da dinheiro.
Sou estudante e vou prestar vestibular esse ano para Odontologia se eu passar meus pais não vão se importar de me deixar fazer o curso superior de fotografia.

Mais a minha pergunta é a seguinte... Vai valer a pena? Se eu fizer os dois cursos ao mesmo tempo, se eu me transformar em duas pra dar conta... Sera que eu vou poder fazer o que eu quero no afinal de contas?
Tudo o que eu quero, é poder fazer os dois cursos, e no final deles poder trabalhar como dentista (porque meus pais dizem que fotografia é um ramo instável e odontologia tem estabilidade) e poder trabalhar com fotografia.
Eu sei o que vocês devem estar se perguntando... MAIS O QUE EU TENHO HAVER COM ISSO!?!?!
Eu sei, eu sei...

O que eu quero perguntar a vocês que são fotógrafos profissionais, que conhecem a área e vivem disso, é saber o que vocês acham... se concordam com meus pais, se acham que eu devo ter um outro emprego como eu penso em ter, ou se a área é muito boa e da pra viver so de fotografia.

Se vocês me responderem pode ter certeza que vão estar ajudando muuuito, pode ter certeza, a duvida aqui ta tão grande que já to quase entrando em pânico...  :eek:
uahuhauha...


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2011, 19:06:39
Pilly,

Inicialmente, qualquer profissão dá dinheiro ou não dá dinheiro proporcionalmente à sua aptidão, dedicação e competência.

É fácil fazer dinheiro com fotografia? Não, não é. Mas também não é fácil com odontologia.
A certeza de "ficar rico" ou "estável" não existe nos tempos atuais, em área nenhuma.

Como sugestão, não faça os dois cursos ao mesmo tempo, odonto exige bastante, fotografia é mais tranquilo mas exige disponibilidade de praticar, praticar, praticar... não é um curso puxado mas exige tempo de dedicação e cabeça fresca. Eu, no seu lugar, faria odonto primeiro e depois fotografia. Acho que assim você aproveitaria melhor os dois.

Durante o curso de odonto você pode ir fazendo uns cursos livres de fotografia pra ir ganhando intimidade.

[]s


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2011, 20:18:22
concordo com o dondon, principalmente no que diz respeito a fazer um curso por vez afinal, fazendo os dois simultaneos voce corre um risco de nao ser nem uma boa dentista e nem uma boa fotografa
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2011, 21:34:30
Concordo com ambos, mas não acho que algo te impeça de praticar um pouquinho nos finais de semana ou férias... Aliás, acho esse, um primeiro passo importante.
flickr.com/augustoo


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2011, 08:34:11
Se você tem condições faça  curso de Odonto.... primeiro porque é um curso superior, e isso pode te abrir muitas portas.... Eu não trabalho na minha profissão de formado, mas se nascesse de novo, faria o curso de novo mesmo sabendo que não exerceria a profissão... o que aprendi lá vai muito, mas muito além do que simplesmente a profissão.....

Segundo porque durante o curso de odonto, nada te impede de ir estudando e fazendo alguns cursos de fotografia durante final de semana e férias...

E terceiro porque durante o curso de odonto já vai ter um monte de "evento social" pra ir treinando..... Ah, época boa de festas!!!!

Ah, só pra ficar claro, não vivo de fotografia... minha profissão é outra....
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 08:35:10 por Luciano.Queiroz »


JSouza88

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
    • Olhares.com
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2011, 14:54:37
Pilly,

Acredito que é uma questão de matemática. Quanto você vai ganhar como dentista? Digamos que seja uns R$ 10.000 por mês com uma boa clientela. Para você largar a profissão teria que ganhar uns R$ 15000, considerando- se que é uma profissão autônoma ;)
Visite minha galeria no Olhares.com: JSouza88


Lilinha_30

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2011, 15:25:31
FAria igual o Luciano disse: odonto e estudaria fotografia por minha conta... ou faria curos de fotografia aos fds... não sei onde vc mora mas, se for no interir como eu, certamente ganhará mais dinheiro com odonto. Se $ for sua principal preocupação e se gosta das duas áreas da mesma maneira, faça odonto! e fotografe a principio, por prazer...
Lilian Silveira
Nikon D90 | Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED AF-S VR DX | Nikkor AF 50mm 1.8 D| Flash SB600


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2011, 16:38:45
Não trabalho com fotografia, faço apenas por gostar muito.
Estudo outra área, a mesma que eu atualmente trabalho.

Porém em nada isso me impede de estudar fotografia.

Com certeza tenho muitas restrições com relação ao tempo, pois o meu curso como todos os cursos superiores requerem muito estudo, sem falar do trabalho.

No seu lugar eu com certeza faria Odontologia primeiro, e paralelamente iria estudando fotografia, pois a área de Odontologia como seus pais falaram, é uma área com certeza muito boa para se investir.

Isso claro se você gostar mesmo de Odontologia.

Boa sorte na sua decisão, e no vestibular.  :ok:


JorgeSantos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
  • "Obrigado DEUS pelo Dom de imortalizar momentos"
    • Portifólio
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2011, 17:10:42
Olha, se você realmente curte as duas atividades, continue estudando as duas, quando uma atividade começar a sufocar a outra você saberá qual deverá escolher para se satisfazer e qual escolher para ganhar dinheiro simplesmente!

;)
Jorge Santos
Presidente Prudente - SP

Canon EOS T3 + EF-S 18-55 IS II
Olympus D-435


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2011, 19:01:17
Se você tem condições faça  curso de Odonto.... primeiro porque é um curso superior, e isso pode te abrir muitas portas.... Eu não trabalho na minha profissão de formado, mas se nascesse de novo, faria o curso de novo mesmo sabendo que não exerceria a profissão... o que aprendi lá vai muito, mas muito além do que simplesmente a profissão.....

Segundo porque durante o curso de odonto, nada te impede de ir estudando e fazendo alguns cursos de fotografia durante final de semana e férias...

E terceiro porque durante o curso de odonto já vai ter um monte de "evento social" pra ir treinando..... Ah, época boa de festas!!!!

Ah, só pra ficar claro, não vivo de fotografia... minha profissão é outra....

E só pra complementar minha opinião, sou Zootecnista formado numa das 2 ou 3 melhores universidades do país na área, Unesp Jaboticabal...

Passei pela mesma dúvida sua, só que já depois de formado.... trabalhando já na área, ganhando dinheiro e vivendo disso, comecei a pensar em deixar tudo e tentar viver do meu hobby, que era, e ainda é, a fabricação de instrumentos musicais.... fui bastante criticado na época porque viver de arte não é fácil. As coisas são muito instáveis, e eu tinha emprego fixo com até 15º salário... Os 13 salários por lei mais 2 de bonificação e mais premiações por metas cumpridas... Mas é só o dinheiro que satisfaz?

Optando pelo meu hobby conquistei uma coisa que pra mim não tem preço, a satisfação pessoal e qualidade de vida.... hoje, cerca de 7 anos depois dessa decisão entre qual das duas profissões seguir já sou considerado um dos mais conceituados na minha área no Brasil...

Financeiramente acho que ganho menos hoje, sou autônomo, não tenho salário fixo e muito menos bonificações. Mas me considero muitíssimo mais rico.... No meu caso tem dado certo mas poderia ter dado tudo errado... só o tempo pode dizer...
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 19:02:02 por Luciano.Queiroz »


JSouza88

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
    • Olhares.com
Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2011, 15:26:58
Luciano, só por curiosidade: você teria tomado essa decisão caso tivesse filhos para sustentar? >:D
Visite minha galeria no Olhares.com: JSouza88


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2011, 18:17:14
Luciano, só por curiosidade: você teria tomado essa decisão caso tivesse filhos para sustentar? >:D

impossível saber o que faria caso qualquer outro fator fosse diferente do que foi...


l.yacoub

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • lendo o manual
Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2011, 19:03:13
 Pilly,
em qualquer area vc precisará se dedicar e estudar muito.
acho que fazer os 2 ao mesmo tempo não é o mais indicado.
se optar por odonto, vai estudando e praticando a fotografia ao mesmo tempo, no final da faculdade vc terá ótimas recordações.
mas não pense tb que fazendo odonto vc sairá da faculdade ganhando dez mil por mes com ótima clientela, que não funciona assim.
não sei qual sua cidade, mas no sudeste tem muitas faculdades despejando um caminhão de dentistas novos todos os anos no mercado...
nunca ganhei nada com a fotografia, é só hobby.
boa sorte!!
"pus nos olhos vidros pra poder
    melhor te enxergar" n. reis


Rac Vi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2011, 20:58:42
Pilly,

Acho que a resposta que você busca virá apenas com o tempo. É muito difícil na sua idade (pelo que entendi você está com 17, 18 anos) escolher a profissão que supostamente exercerá pelo resto da vida. Assim, como todos disseram fazer as duas faculdades ao mesmo tempo é um pouco complicado. A faculdade de odonto se não me engano é em horário integral e a fotografia requer tempo para a prática.

Eu não sou formada em fotografia, isso é apenas um hobby. Na época do vestibular, apesar de já gostar muito de fotografia, nem pensava em fazer faculdade disso. Se hoje tivesse que tomar novamente essa decisão, escolheria minha profissão mais uma vez. A faculdade me deu um conhecimento enorme, de quem sou e do que quero. Graças a esse conhecimento hoje sei que farei a faculdade de fotografia (será minha segunda formação) em algum momento da minha vida. Enquanto isso faço cursos, compro livros, fotografo.
Rachel Vianna
Canon XSi 18-55 mm + 50 mm f/1.8 + Sigma 24-70 mm f/2.8 + 85 mm f/1.8 + YN 467
Zenit 122K

http://www.flickr.com/photos/rac_vi


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2011, 22:17:16
As vezes estabilidade financeira é instabilidade emocional. Tenho várias amigas que fizeram odonto e hoje tão numa segunda graduação mudando de carreira. Não sou fotógrafo, e isso tá num nicho da minha vida que beira o profissional e o amador.

Se você acha que aguenta, faça as duas ao mesmo tempo. Durante um semestre fiz duas faculdades ao mesmo tempo (Dança na fase final do curso = loucura e Moda começando) e ainda trabalhei, viajei e etc. Sobrevivi, meu trabalho de conclusão teve a nota máxima e minha média em moda era uma das mais altas da turma. São duas áreas que de fato amo e por isso, apesar de todos os perrengues, vou seguindo porque gosto das duas áreas e já começando a colher resultados em ambas.

Você tá nova, aproveite que é a hora de errar e se jogue, hehe

Abs