Autor Tópico: qual diferença entre luz halógena e luz continua  (Lida 6655 vezes)

rosimeri

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
    • http://
Online: 02 de Março de 2006, 02:23:41
Olá gente
eu havia postado antes algumas dúvidas q. tinha neste ramo de estúdio, porém o que devo ter?
Tochas com sombrinhas, luz halógena ou continua?
Qaul é o melhor para este tipo de trabalho?Ou são tudo a mesma coisa?
Rosi


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2006, 08:06:45
A luz halógena é um tipo de luz contínua. Luz contínua é aquela que fica ligada durante certo tempo, inversamente aos sistemas de flash que só piscam para a foto.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2006, 08:13:11
Olá Rosi,

pode-se usar também luz halógena como luz contínua. Luz contínua nada mais é que a luz incidindo intermitentemente sobre o objeto ou pessoa a serem fotografados. As halógenas são um tipo de lâmpada. As halógenas esquentam muito e podem deixar o ambiente meio desagradável, fazendo muito calor. Além disso, se tiver muitas halógenas, as vezes é preciso trocar o disjuntor para que a energia não caia. E ainda, são lâmpadas que consomem grande quantidade de energia. Se quiser trabalhar com luz contínua, aconselho as lâmpadas de tungstênio. Mas acho que para estúdio deve-se usar tochas com sombrinhas e hazys.

Tem alguns membros aqui do mundo fotgráfico que podem lhe explicar melhor. Logo logo devem ter mais respostas pra você. Um abraço,  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2006, 11:48:40
Como todos já disseram, a Luz halógena está contida no conjunto das luzes contínuas eheheh!

Em se tratando de Brasil, onde a energia elétrica é cara e o calor insuportável, a melhor opção é lidar com flashs eletrônicos mesmo.

Com relação aos refletores vc terá que usá-los de qualquer forma, a única luz contínua que dispensa refletores é o Fresnel (usado em cinema, mas que tbm atende com perfeição a fotografia), o problema do fresnel é que é muito caro em termos de manutenção e tem as desvantagens da luz contínua, de consumo de energia e aquecimento.
« Última modificação: 02 de Março de 2006, 11:51:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2006, 12:42:02
Citar
Em se tratando de Brasil, onde a energia elétrica é cara e o calor insuportável, a melhor opção é lidar com flashs eletrônicos mesmo.
Mas se tratando de fotografia de produtos (still), qual seria a melhor iluminação.

Tenho planos de fazer um projeto para fabricar uma mesa de still pra mim, andei dando uma olhada nas mesas da Atek, e vi que vários modelos trabalham com halógena, outros com incandecentes comuns e outros com fluorecentes. Minha idéia é montar uma mesa para pequenos produtos, parecida com essa:



Qual seria a melhor iluminação? A com lâmpada fluorecente, ou com a halógena?!

Abraço.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2006, 23:50:46
Entre essas duas, acho que as halógenas. Mas esquentam bastante. Já alguns trabalhos de still usando halógenas que eu ficava suando igual tampa de chaleira. E eram muitas fotos. Vc vai ficando nervoso, extressado por causa do calor. Já viu as lâmpadas de tungstênio?

 


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2006, 01:47:10
Citar
Já viu as lâmpadas de tungstênio?
Não, como são essas lâmpadas?
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2006, 00:01:13
São lâmpadas conhecidas como PHOTOFLOOD. Acopldas em bom refletor pode-se conseguir bons resultados para still-life. A luz emitida pode ser amarelada ou azulada, depende do modelo. Mas esquentam também. O melhor seria optar por flashes rápidos, mas como você perguntou sobre luz contínua, acho que as Photofloods seriam mais uma opção a se pensar.  


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #8 Online: 09 de Março de 2006, 03:09:20
Citar
O melhor seria optar por flashes rápidos...
Sabe me dizer quantos flashes são necessários, 2 ou 3?
E qual potência?
Quanto sai, mais ou menos os flashes e os tripés? Não fica muito caro se comparar com os refletores?

Valeu...  
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


orly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #9 Online: 09 de Março de 2006, 12:48:56
Algumas considerações:

-Todas as lampadas "continuas" são de tungstênio (dicroicas incluidas), que é o material utilizado nos filamentos ( a parte interna da lampada que fica incandescente).

-As lampadas dicroicas diferem das refletoras normais pelo revestimento dicroico nos refletores, que por sua vez, refletem , principalmente, a parte visivel do espectro luminoso, deixando-se transpassar pela parte "quente" emitida pelo filamento, projetando desta forma menos calor nas superficies iluminadas.

-as Photoflood azuis são fabricadas para emitir luz balanceada com os "filmes luz do dia", sendo ótimas para trabalho em stills com peças críticas, com muitos reflexos. Mas tem vida útil de poucas horas, quando começam a mudar a temperatutar Kelvin da qual foram projetadas.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2006, 14:23:30
Citar
Algumas considerações:
Valeu Orly, praticamente uma aula sobre lâmpadas.

Qual é a iluminação básica pra começar no Still? A básica...

Abraço.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Pedro Macarrão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
    • http://
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2006, 08:26:02
Se for usar digital dá para fazer com lâmpadas fluorescentes também. Elas tem a vantagem de consumir muito menos energia e gerar muito menos calor. A Atek também tem mesas de still com fluorescentes.  


orly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2006, 09:11:10
Citar
Citar
Algumas considerações:
Valeu Orly, praticamente uma aula sobre lâmpadas.

Qual é a iluminação básica pra começar no Still? A básica...

Abraço.
Para começar as incandescentes ou até fluorescentes são funcionais. As Photoflood existem para uso em filmes, que precisam estar afinados  a temperatura de cor  da fonte com a do respectivo filme, não sendo importante nas digitais onde se pode aferir e ajustar, com precisão, a própria camera.

É sempre bom, fotografar junto com seus modelos uma folha branca ou escala de cores, para facilitar um ajuste posterior no computador, para obter fidelidade de tons.

Para iniciar, o básico seria, pelo preço, pequenos refletoras halógenos com lampada "palito", que podem ser utilizados com incidencia direta ou refletidos em simples chapas de isopor, para suavizar a luz.
« Última modificação: 11 de Março de 2006, 09:14:15 por orly »