Autor Tópico: INVERSÃO DE LENTE NA D90  (Lida 8404 vezes)

Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Agosto de 2011, 10:18:37
Galera,

Nosso amigo Bruno conseguiu desvendar o mistério da inversão de lente da Nikon, vou postar o email que ele me enviou com a solução...

"Então Fernando, o que fiz foi deixar a abertura em f3.5. Com a lente em posição normal!
Depois desliguei e inverti.
A velocidade do obturador vai depender do ambiente e tipo de foto. Então vc configura na hora.
Deixei foco em manual na lente e na câmera.. (mesmo eu achando que não faz diferença se deixar no auto).
Agora o grande macete tá na lente. Tem um ferrinho que vc controla com o dedo.. acho que é pra controlar manualmente a abertura. Quando vc abre totalmente, dá pra ver perfeitamente se o ambiente tiver luz! To mandando uma foto pra vc ver. Tenta deixar aberto sempre. Se tiver com dificuldade pra deixar sempre o dedo, coloca um pedaço de papel dobrado, só pra segurar..
Feito isso, vá pra um lugar claro, de preferência no sol. E tenta fotografar algo pequeno.. Ache o foco e a distância focal certa que não tem erro!
Tenta aí e me diz se deu certo!"




Valeu Brunão, abraços.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2011, 10:20:12 por Fernando Botura »
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #31 Online: 26 de Agosto de 2011, 10:27:57
verdad, dá pra controlar a abertura nesse ferrinho. quando tiro minha lente pra limpar sempre brinco com ele. =D so que a medição da abertura ai é meio que "na sorte" ne!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #32 Online: 26 de Agosto de 2011, 20:20:01
verdad, dá pra controlar a abertura nesse ferrinho. quando tiro minha lente pra limpar sempre brinco com ele. =D so que a medição da abertura ai é meio que "na sorte" ne!

Não. Depois de setada na cam e retirada a lente, quando se colocar o papel de apoio ela vai fechar na abertura setada. Fotometra já com ela fechada que dá tudo certo.
Mas é muuuuito mais fácil comprar uma lente manual para a inversão. Pode inclusive ser uma Pré-AI baratinha, já que a baioneta e elemento traseiro vão estar para a frente mesmo...  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #33 Online: 27 de Agosto de 2011, 16:38:17
Nossa, intao deve ser bem chatinho em.. vou comprar uma lente antiga e tentar quando sobrar uma graninha...