Autor Tópico: Orçamento de Evento  (Lida 8933 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #15 Online: 26 de Agosto de 2011, 10:33:32
Olá, tudo bem?

Eu tô começando na fotografia, então não sei se posso opinar muito, mas vamos lá. Acho que vale a pena ir de graça mesmo, como vc falou, p/ ganhar essa experiência, e saber o que vc conseguiu fazer sem o flash, e como as coisas poderia ficar melhores com ele. Tb não tenho um ainda.

Quanto ao ISO, acho que vc pode colocar o 3200 sem medo da foto ficar ruim por causa do ruído, até porque , provavelmente, não vai ter como escapar. Vc vai ver na hora que vai ser necessário.

Quanto a velocidade, uma dica: não queira insistir em velocidades muito baixas. Acho que, com a 18-55, vc pode colocar um ou dois pontos abaixo do valor correspondente a distância focal por causa do VR desta lente. Mas como o colega disse acima, as crianças vão correr, e as fotos vão sair tremidas. Falo isso por experiência própria. Então, velocidade lá pelos 1/100, no mínimo, se não me engano p/ pegar as crianças nas brincadeiras.

Do resto, tente aproveitar ao máximo todas as oportunidades de fotos embaixo da luz, ou próxima de uma fonte de luz, quando as crianças estiverem paradas. Garanta essas, p/ vc ter certeza que uma quantidade de fotos sairá legal. Vale mais buscar as fotos mais legais, nos momentos mais propícios, mesmo que não tire várias, do que tirar várias e depois descobrir que a maioria não pode ser aproveitada.    :ok:

Depois nos conte como foi.

Abração e boa sorte,
Raphael

farei isso! to pensando em clikar em RAW, que ces acham em!?  será que vale apena tratar todas depois com calminha?? outra coisa é a bateria, tenho só 1... e são 4 horas de evento, to com medo de acabar antes disso...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #16 Online: 26 de Agosto de 2011, 10:57:13
farei isso! to pensando em clikar em RAW, que ces acham em!?  será que vale apena tratar todas depois com calminha?? outra coisa é a bateria, tenho só 1... e são 4 horas de evento, to com medo de acabar antes disso...

Bom, se clicar em raw, também terás poucas fotos, caso tenhas apenas um único cartão de memória. Agora, se tiver mais, só mandar bala!


Rac Vi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 26 de Agosto de 2011, 21:06:24
Eu fiz umas fotos no aniveó parsário da filha do meu amigo, mas era só para treinar. Eu usei uma 50mm 1.8 e também não tinha flash externo. Teve momento em que eu tive que usar o flash da câmera. Claro que não ficou muito bom...
Rachel Vianna
Canon XSi 18-55 mm + 50 mm f/1.8 + Sigma 24-70 mm f/2.8 + 85 mm f/1.8 + YN 467
Zenit 122K

http://www.flickr.com/photos/rac_vi


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #18 Online: 30 de Agosto de 2011, 16:00:34
Booa noite a todos...

não sei se estou postando no lugar certo, espero que sim...

uma dúvida, estou começando na fotografia "profissional" com intuito de ganhar uma grana no fimd e semana, e meu primeiro evento será um aniversário de 7 anos de um priminho de meu amigo... gostaria de saber um preço justo pra orçar pra ele.. pois não tenho idéia de preço nenhum de aniversário assim... é de 7 as 11  da noite de um sábado... vou levar minha D3100+ lente do kit... (não tenho flash externo) sei que pra esses eventos precisaria de uma lente clara, e um flask externo... mais acho que com a D3100 consigo umas boas fotos pois é niver de criança, acho que não vai ter boate, e penso eu que vai ter muita luz... qualquer coisa eu subo a ISO/uso o flash da camera...

queria saber quanto posso cobrar pra esses eventos, e se vale apena ir sem flash externo.... abraços a todos e uma boa noite!

Levante seus custos e coloque o lucro em cima, é quanto deve cobrar.

Agora é bom seguir os conelhos colocados. Sem flash é suicídio.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


raphael.azevedo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Agosto de 2011, 12:59:09
Citar
farei isso! to pensando em clikar em RAW, que ces acham em!?  será que vale apena tratar todas depois com calminha?? outra coisa é a bateria, tenho só 1... e são 4 horas de evento, to com medo de acabar antes disso...

Outra coisa que aprendi na prática, hehe... esse negócio de tratar todas com calminha é furada. Já manda p/ ele desde o início as fotos p/ ele escolher qual gosta mais. E trata, no máximo, só as que ele gostar mais. Já tentei tratar todas tb antes, p/ aprender e tal e, além de demorar p/ entregar as fotos p/ pessoa, que mesmo que não esteja pagando, fica ansiosa esperando as fotos, eu ainda percebi que poderia estar tratando fotos que ele nem iria usar, ou seja, poderia estar perdendo tempo a toa. Então, minha dica é tratar só as que ele gostar mesmo.

Quanto ao cartão... em um de 4GB cabem umas 230 fotos em raw. Verifica então, pelo tamanho do seu cartão, se vc vai precisar de outro ou não. Mas se vc realmente quiser tratar as fotos depois, é super aconselhável que vc use o raw.

Abração,
Raphael Azevedo


Olhos de aguia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 31 de Agosto de 2011, 13:55:07
Olha tenho pouco tempo de fotografia, um ano apenas, mais vivo hoje so de fotos, no começo eu tinha um D5000 e não tinha flash, mais se você não arriscar, nunca vai aprender... as fotos ficavam estouradas, outras muito escuras, mais fui aprendendo e cada dia que se passa tem melhorado. Aprendi com os erros, sei que muita gente não concorda com o que falei, mais digo que hoje trabalho profissionalmente, mais no começinho foi muito dificil, mais as poucos to aprendendo e cada vez mais melhorando.

Paulo Netto
Atenciosamente Paulo Netto


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #21 Online: 31 de Agosto de 2011, 15:19:54
Outra coisa que aprendi na prática, hehe... esse negócio de tratar todas com calminha é furada. Já manda p/ ele desde o início as fotos p/ ele escolher qual gosta mais. E trata, no máximo, só as que ele gostar mais. Já tentei tratar todas tb antes, p/ aprender e tal e, além de demorar p/ entregar as fotos p/ pessoa, que mesmo que não esteja pagando, fica ansiosa esperando as fotos, eu ainda percebi que poderia estar tratando fotos que ele nem iria usar, ou seja, poderia estar perdendo tempo a toa. Então, minha dica é tratar só as que ele gostar mesmo.

Quanto ao cartão... em um de 4GB cabem umas 230 fotos em raw. Verifica então, pelo tamanho do seu cartão, se vc vai precisar de outro ou não. Mas se vc realmente quiser tratar as fotos depois, é super aconselhável que vc use o raw.

Abração,
Raphael Azevedo

Não acho bom mostrar todas as fotos antes de estarem prontas para o cliente e muitos fotografos de longa data falam a mesma coisa..."entregue o seu melhor". Pressa e qualidade estão em lados opostos da balança.

Eu mesmo seleciono as melhores fotos e trato somente elas, mesmo porque fica inviável tatar todas. Eu tiroem média 500 fotos em um aniversário de criança e no fim entrego umas 200 aproximadamente. Se eu mostrar tudo para o cliente além de ver o a parte ruim que será desprezada, ele também pode e vai com certeza demorar muito para escolher as fotos.

Com relação a bateria, é o seguinte: quem tem uma não tem nenhuma, quem tem 2 tem uma. Serva para camera e flash também.

Abraço
« Última modificação: 31 de Agosto de 2011, 15:23:42 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


raphael.azevedo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 31 de Agosto de 2011, 20:46:23
Oi Gtsouza,

Eu tô há pouco tempo na fotografia, então sua opinião é muito imporante p/ mim.

Citar
Não acho bom mostrar todas as fotos antes de estarem prontas para o cliente e muitos fotografos de longa data falam a mesma coisa..."entregue o seu melhor". Pressa e qualidade estão em lados opostos da balança.

Eu mesmo seleciono as melhores fotos e trato somente elas, mesmo porque fica inviável tatar todas. Eu tiroem média 500 fotos em um aniversário de criança e no fim entrego umas 200 aproximadamente. Se eu mostrar tudo para o cliente além de ver o a parte ruim que será desprezada, ele também pode e vai com certeza demorar muito para escolher as fotos.

Concordo em parte com vc sim, até porque eu tb fiz isso com as fotos que mencionei anteriormente. Eu retirei logo as tremidas e as que ficaram ruins. Mas mesmo assim, ainda sobraram muitas fotos, que eu acho que poderiam ter sido escolhidas antes de eu querer retocar todas.

Não tem um lance que o pessoal manda as fotos em um formato pequeno para escolha do cliente, e só depois trata as escolhidas? Por exemplo, fotos de casamento p/ um book. Não entram todas, somente umas 20-30, não é? Como é neste caso? Vai depender do tipo de evento?

obs: pretendo para a próxima vez, retirar as que ficaram ruins por erros meus, e depois enviar as "boas" para tratar só as escolhidas, justamente por ser complicado tratar todas. Seria esse um meio-termo?

Abraço,
Raphael Azevedo


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #23 Online: 01 de Setembro de 2011, 07:20:29
Oi Gtsouza,

Eu tô há pouco tempo na fotografia, então sua opinião é muito imporante p/ mim.

Concordo em parte com vc sim, até porque eu tb fiz isso com as fotos que mencionei anteriormente. Eu retirei logo as tremidas e as que ficaram ruins. Mas mesmo assim, ainda sobraram muitas fotos, que eu acho que poderiam ter sido escolhidas antes de eu querer retocar todas.

Não tem um lance que o pessoal manda as fotos em um formato pequeno para escolha do cliente, e só depois trata as escolhidas? Por exemplo, fotos de casamento p/ um book. Não entram todas, somente umas 20-30, não é? Como é neste caso? Vai depender do tipo de evento?

obs: pretendo para a próxima vez, retirar as que ficaram ruins por erros meus, e depois enviar as "boas" para tratar só as escolhidas, justamente por ser complicado tratar todas. Seria esse um meio-termo?

Abraço,
Raphael Azevedo

O que eu quis dizer é : mostre as fotos prontas. Escollhas melhores tecnicamente. Trate-as e depois submeta ao cliente para escolher quantas quiser. 

Não tem uma regra para confecção de book, claro que colocar umas 20 fotos em uma página fica muito poluido. Tem que ter um bom senso.

Pelo menos para mim funciona. Não tenho pressa em entregar meus trabalhos, claro que o cliente sabe disto também antes de fecharmos.

Abraço

Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2011, 11:56:49
Obrigado a todos que comentaram... me ajudaram bastante. o aniversário foi sábado, e as fotos sairam bem boas.. mais até que eu esperava. tirei 550 fotos em 4 horas de evento, todas com flash da câmera, (D3100) ..e nem precisei usar minha segunda bateria, que comprei especialmente para esse evento com medo de acabar antes... no final nem precisou! escolhi 210 fotos, tratei e passei pro meu amigo. deu tudo certo no final =))
quem quiser ver as fotos, eu puz algumas no flickr...
http://www.flickr.com/photos/gabrielruggio/sets/72157627594665808/
comentem por favor. abraços!

uma coisa que eu fiquei meio Pluto, foi que no finalzinho do evento que eu vi que o VR da camera tava OFF... desespperei, axei q tinha borrado todas... mais deu tudo certo.  :ok:


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #25 Online: 06 de Setembro de 2011, 13:27:57


Você precisa URGETE de um flash, mesmo que seja o SB 600.

As fotos estão bonitas. Mas há muita sobra nas fotos.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #26 Online: 06 de Setembro de 2011, 15:53:07

Você precisa URGETE de um flash, mesmo que seja o SB 600.

As fotos estão bonitas. Mas há muita sobra nas fotos.

Michel
"tôu" ligado. valeu pela dica michel.... coloquei até um papel vegetal e preguei com fica isolante na frente do flash da camera pra ver se dava uma amenizada nas sombras... mais, praticamente num mudo nada. mais deu pra quebrar um galho, o cara adorou as fotos. sabe como é né, pra ele tá as mil maravilhas, mais eu sei que tem muito a melhorar...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 06 de Setembro de 2011, 18:47:17
Obrigado a todos que comentaram... me ajudaram bastante. o aniversário foi sábado, e as fotos sairam bem boas.. mais até que eu esperava. tirei 550 fotos em 4 horas de evento, todas com flash da câmera, (D3100) ..e nem precisei usar minha segunda bateria, que comprei especialmente para esse evento com medo de acabar antes... no final nem precisou! escolhi 210 fotos, tratei e passei pro meu amigo. deu tudo certo no final =))
quem quiser ver as fotos, eu puz algumas no flickr...
http://www.flickr.com/photos/gabrielruggio/sets/72157627594665808/
comentem por favor. abraços!

uma coisa que eu fiquei meio Pluto, foi que no finalzinho do evento que eu vi que o VR da camera tava OFF... desespperei, axei q tinha borrado todas... mais deu tudo certo.  :ok:
dadas as circunstancias, ta bom
voce criou algum roteiro do seu evento ou "deu tiro pra tudo lado"???
o vr e para baixas velocidades, se usou mas de 60 nao ha problema.
para melhorar basicamente e necessario um flash externo,
mesmo com ele se nao souber usar, na vertical tera as mesmas sombras.
Leia tutoriais de flash, para ver de que se trata.vai ajudar.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 06 de Setembro de 2011, 18:51:50
O que eu quis dizer é : mostre as fotos prontas. Escollhas melhores tecnicamente. Trate-as e depois submeta ao cliente para escolher quantas quiser. 

Não tem uma regra para confecção de book, claro que colocar umas 20 fotos em uma página fica muito poluido. Tem que ter um bom senso.

Pelo menos para mim funciona. Não tenho pressa em entregar meus trabalhos, claro que o cliente sabe disto também antes de fecharmos.

Abraço
E necessario fazer uma limpeza geral antes de entregar as provas.
Se tiver poco fluxo, pode tratar todas, e preparar um mostruario exemplar.
Agora quando ha muito movimento, de modo geral so sao tratadas as escolhidas pelo cliente,
mas limpeza sempre tem que fazer, entre 5% e 10%, pro lixo e normal.
abs.


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #29 Online: 14 de Setembro de 2011, 21:58:53
Só raw tudo já foi dito. Sobre bateria, leva carregador não pode faltar na hora do parabéns, como tem uma só, não fique olhando muito o visor ou mostrando as fotos
isto vai consumir mais. De uma olhada se seu visor brilha muito em relação seu monitor, caso sim ajuste se tiver brilhando mais economizará.