Autor Tópico: Orçamento de Evento  (Lida 8930 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #30 Online: 15 de Setembro de 2011, 09:20:31
Sobre a bateria, eu tive que comprar outra no dia, fiquei com medo que acabasse, mais por fim não precisou, tirei 550 fotos com 1 bateria só, todas com flash.

SObre o tratamento pós, eu não editei nenhuma, mais tratei todas as que esoclhi (escolhi 210), tratei uma por uma no lightroom... me serviu bastante pra aprender a mecher naquele programa! fiquei praticamente 1 dia inteiro fazendo isso. Mais até que valei apena pelo aprendizado, e tb é bem divertido.


pedrobic

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #31 Online: 16 de Setembro de 2011, 12:36:23
Eventos são eternos aprendizados.
A cada um vc aprende coisas novas ( e se não aprender  se aposenta pois já está na hora rsrsrsrs)
Se possível leve tudo dobrado.
Tudo em RAW - muito importante- não se importe com a quantidade de material editado , mas sim com
a qualidade.
Abs


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #32 Online: 16 de Setembro de 2011, 12:46:17
Eventos são eternos aprendizados.
A cada um vc aprende coisas novas ( e se não aprender  se aposenta pois já está na hora rsrsrsrs)
Se possível leve tudo dobrado.
Tudo em RAW - muito importante- não se importe com a quantidade de material editado , mas sim com
a qualidade.
Abs

Obrigado pelas dicas. ajudarm bastante... estou começando a clicar tudo em RAW mesmo, mto bom.  :ok:


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 27 de Setembro de 2011, 06:51:03
as fotos ficaram muito boas dada a sua situação ...

vc trabalhou com foco manual nas fotos ?

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #34 Online: 27 de Setembro de 2011, 07:48:39
Outra coisa que aprendi na prática, hehe... esse negócio de tratar todas com calminha é furada. Já manda p/ ele desde o início as fotos p/ ele escolher qual gosta mais. E trata, no máximo, só as que ele gostar mais. Já tentei tratar todas tb antes, p/ aprender e tal e, além de demorar p/ entregar as fotos p/ pessoa, que mesmo que não esteja pagando, fica ansiosa esperando as fotos, eu ainda percebi que poderia estar tratando fotos que ele nem iria usar, ou seja, poderia estar perdendo tempo a toa. Então, minha dica é tratar só as que ele gostar mesmo.

Quanto ao cartão... em um de 4GB cabem umas 230 fotos em raw. Verifica então, pelo tamanho do seu cartão, se vc vai precisar de outro ou não. Mas se vc realmente quiser tratar as fotos depois, é super aconselhável que vc use o raw.

Abração,
Raphael Azevedo

Particularmente não penso assim... Ou entrego de uma vez tratado ou já combino de não tratar nenhuma...
Entregar uma prévia sem tratamento pode ser uma grande decepção pro cliente... E depois dessa decepção "instalada" , parece que por melhor que seja o tratamento já não é a mesma coisa.

Eu prefiro ainda a velha história de que a primeira impressão é a que fica...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #35 Online: 27 de Setembro de 2011, 08:02:13
Particularmente não penso assim... Ou entrego de uma vez tratado ou já combino de não tratar nenhuma...
Entregar uma prévia sem tratamento pode ser uma grande decepção pro cliente... E depois dessa decepção "instalada" , parece que por melhor que seja o tratamento já não é a mesma coisa.

Eu prefiro ainda a velha história de que a primeira impressão é a que fica...

Isso inviabiliza o fluxo de trabalho, infelizmente tem que ser assim, imagina tratar 1000 fotos de um casamento pra depois o cara escolher 200?
Normalmente, os fotógrafos que conheço, deixam todas neutras, depois de uma certa limpeza ou pelo menos ajuste e correção de exposição em uma ou outra, e mandam assim a prova para o cliente. O que for escolhido é tratado.

Não seria o ideal, evidentemente, mas também pra se tratar 1000 fotos, o cabra tem que ganhar bem pelo serviço. Caso contrário isso seria tal qual trabalhar de graça.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #36 Online: 27 de Setembro de 2011, 08:40:54
Não conheço o mercado, pode ser que na prática seja muuuito diferente do que penso.
Penso o seguinte: SE, e somente SE, eu fosse profissional eu contrataria um determinado nº de fotos obrigatórias com o cliente e trataria essas, sob minha escolha pessoal, e entregaria. Além disso, daria a possibilidade dele escolher um nº indeterminado de fotos após a entrega das inicialmente contratadas, evidentemente por um determinado valor, para serem tratadas e entregues posteriormente.

P. ex., um foto-livro com 200 fotos + fotos 'individuais' à escolha do cliente. Eu escolheria e trataria as fotos do foto-livro e entregaria o serviço. Após isso, disponibilizaria a visualização e escolha das fotos cruas para entrega posterior. Aí, nesse caso, em um suporte diferente do foto-livro.

Porque faria assim? Por que, como bem disse o Natão, a 1ª impressão é a que fica. Ele vendo 1º o foto-livro seria 'induzido' ao consumo e escolheria mais fotos avulsas, aumentando o meu faturamento. Além disso, eu não entregaria JAMAIS fotos sem tratamento para o cliente. Não acho uma atitude profissional. ACHO, em minha cabeça, que o cliente só deve ter contato com o que há de melhor nosso. Nada de ver arquivo cru. Só se for, como falei acima, para aumentar o faturamento da casa... rsrs

Mas posso estar completamente enganado em relação ao comportamento dos profissionais do mercado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #37 Online: 27 de Setembro de 2011, 08:43:56
Isso inviabiliza o fluxo de trabalho, infelizmente tem que ser assim, imagina tratar 1000 fotos de um casamento pra depois o cara escolher 200?
Normalmente, os fotógrafos que conheço, deixam todas neutras, depois de uma certa limpeza ou pelo menos ajuste e correção de exposição em uma ou outra, e mandam assim a prova para o cliente. O que for escolhido é tratado.

Não seria o ideal, evidentemente, mas também pra se tratar 1000 fotos, o cabra tem que ganhar bem pelo serviço. Caso contrário isso seria tal qual trabalhar de graça.

Acho que tem que se pensar num meio termo... Recentemente no casamento do meu primo o fotógrafo entregou as fotos sem tratar... Fotógrafo caríssimo, equipamento de primeira. Tudo isso cria uma expectativa alta não é?

Fotos tortas, muitas distorcidas por causa da lente, cores ruins, sub ou superexpostas, etc. Em meia hora estavam na internet em redes sociais e um pouco depois já tinham se espalhado pra mais de 50 pessoas que estavam na festa.

O resultado final ficou excelente porque tudo foi corrigido, mas o resultado prévio foi terrível. Eu que não era o noivo fiquei decepcionado ao ver a prévia... Fotos que "com uma compacta qualquer um faria"...

Isso me desanimou totalmente com o resultado final e o álbum não me causou nenhum impacto.

Se eu contrato um fotógrafo, pago caro pra isso, crio expectativa, eu quero ver o melhor do trabalho... porcaria qualquer um faz...

Mas como diz o Hyde, não fotografo casamentos, então minha visão é sobre o lado do cliente. Se fotografasse esses eventos pode ser que eu pensasse diferente.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2011, 08:52:16 por Luciano.Queiroz »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #38 Online: 27 de Setembro de 2011, 09:21:50
Acho que tem que se pensar num meio termo... Recentemente no casamento do meu primo o fotógrafo entregou as fotos sem tratar... Fotógrafo caríssimo, equipamento de primeira. Tudo isso cria uma expectativa alta não é?

Fotos tortas, muitas distorcidas por causa da lente, cores ruins, sub ou superexpostas, etc. Em meia hora estavam na internet em redes sociais e um pouco depois já tinham se espalhado pra mais de 50 pessoas que estavam na festa.

O resultado final ficou excelente porque tudo foi corrigido, mas o resultado prévio foi terrível. Eu que não era o noivo fiquei decepcionado ao ver a prévia... Fotos que "com uma compacta qualquer um faria"...

Isso me desanimou totalmente com o resultado final e o álbum não me causou nenhum impacto.

Se eu contrato um fotógrafo, pago caro pra isso, crio expectativa, eu quero ver o melhor do trabalho... porcaria qualquer um faz...

Mas como diz o Hyde, não fotografo casamentos, então minha visão é sobre o lado do cliente. Se fotografasse esses eventos pode ser que eu pensasse diferente.

Eu também achava que era assim, tratar tudo depois mostrar pro cliente, mas daí conversando com vários fotógrafos eles me explicaram a situação, e me disseram como é importante fazer aquela limpa antes de entregar a prova, pra também não ficar aquela coisa horrível.
Logo apontaram os principais pontos: O cliente quer a prova logo, e está ansioso para ver tudo, tratar tudo demorará um certo tempo que o cliente, normalmente não está disposto a esperar. Daí tem também o fato de tratar todas as fotos sem necessidade, onde só se escolherá umas poucas dentre elas, ou seja, trabalhando à toa.

Acho que o melhor que se pode fazer é selecionar umas fotos melhores do grupo, mostrar uns 3 ou 4 tipos de tratamentos distintos para o cliente, mostrando ao mesmo tempo o arquivo original sem o devido tratamento, evidenciando como ficará posteriormente, pra ele não tomar nenhum susto (com as porcarias de fotos não tratadas).

Assim, de certo, modo terá ele um pouco mais de noção de que aquela prova não é o produto final... deste modo, se economiza tempo e dinheiro e o cliente não fica tão insatisfeito por ter demorado para entregar as provas ou simplesmente porque elas estão uma, com o perdão da palavra, m***a.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #39 Online: 27 de Setembro de 2011, 13:08:00
as fotos ficaram muito boas dada a sua situação ...

vc trabalhou com foco manual nas fotos ?

abraços

não não, foco auto mesmo, só algumas poucas que devo ter utilizado manual... ( 2 ou 3...)


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #40 Online: 27 de Setembro de 2011, 13:18:44
Eu também achava que era assim, tratar tudo depois mostrar pro cliente, mas daí conversando com vários fotógrafos eles me explicaram a situação, e me disseram como é importante fazer aquela limpa antes de entregar a prova, pra também não ficar aquela coisa horrível.
Logo apontaram os principais pontos: O cliente quer a prova logo, e está ansioso para ver tudo, tratar tudo demorará um certo tempo que o cliente, normalmente não está disposto a esperar. Daí tem também o fato de tratar todas as fotos sem necessidade, onde só se escolherá umas poucas dentre elas, ou seja, trabalhando à toa.

Acho que o melhor que se pode fazer é selecionar umas fotos melhores do grupo, mostrar uns 3 ou 4 tipos de tratamentos distintos para o cliente, mostrando ao mesmo tempo o arquivo original sem o devido tratamento, evidenciando como ficará posteriormente, pra ele não tomar nenhum susto (com as porcarias de fotos não tratadas).


Assim, de certo, modo terá ele um pouco mais de noção de que aquela prova não é o produto final... deste modo, se economiza tempo e dinheiro e o cliente não fica tão insatisfeito por ter demorado para entregar as provas ou simplesmente porque elas estão uma, com o perdão da palavra, m***a.

Concordo plenamente com o natão... nesse pequeno aniversário infantil eu tratei 200 fotos e foi muuito cansativo, (tudo bem que sou perferccionista e demoro mais que o normal pra tudo,) fiquei mais de 1 tarde tratando as fotos... se fossem 1.000 eu iria ficar dias....
Bom, se eu fosse fotógrafo de casamentos, e nesse caso ai de mil fotos eu faria o seguinte:

Levaria o meu notebook com as fotos cruas, diria pra escolherem as melhores para tratamento....


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #41 Online: 28 de Setembro de 2011, 13:12:18
o tema principal do tópico ja foi desvirtuado.

Que tal discutir o tema atual e outro tópico?

abri este: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=62129.new#new

Abraços

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!