Autor Tópico: Orçamento de Evento  (Lida 8883 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 24 de Agosto de 2011, 22:41:06
Booa noite a todos...

não sei se estou postando no lugar certo, espero que sim...

uma dúvida, estou começando na fotografia "profissional" com intuito de ganhar uma grana no fimd e semana, e meu primeiro evento será um aniversário de 7 anos de um priminho de meu amigo... gostaria de saber um preço justo pra orçar pra ele.. pois não tenho idéia de preço nenhum de aniversário assim... é de 7 as 11  da noite de um sábado... vou levar minha D3100+ lente do kit... (não tenho flash externo) sei que pra esses eventos precisaria de uma lente clara, e um flask externo... mais acho que com a D3100 consigo umas boas fotos pois é niver de criança, acho que não vai ter boate, e penso eu que vai ter muita luz... qualquer coisa eu subo a ISO/uso o flash da camera...

queria saber quanto posso cobrar pra esses eventos, e se vale apena ir sem flash externo.... abraços a todos e uma boa noite!


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2011, 07:12:42
Cara, nesse tópico aqui foi discutido preço e etc...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=38189.0

E sobre o ir sem flash externo... eu já fiz isso em 2 ocasiões, uma era fim de tarde e consegui umas imagens boas quando ainda tinha um pouco de sol... dps que começou a escurecer e o ambiente ficou com pouca luz a coisa ficou estranha pro meu lado... Na outra ocasião, tbm estava sem flash e o ambiente era mto fechado com pouca luz... sem falar que velocidades baixas e crianças são coisas que não se dão muito bem  :hysterical:

Abraço


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2011, 07:16:12
Tenha em mente:

fotografia de eventos exige flash externo. Não interessa se estás fotografando com uma 85mm f1.8 ou com uma 18-55mm f3.5-5.6, tem que ter flash externo.


Lilinha_30

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2011, 09:35:50
Olha, de duas uma: ou vc descola um flah ou entao vai passar aperto... eu optaria por não assumir o compromisso ou então, não cobrar. Se cobrar e não ofercer um serviço adequado, ficará com o filme queimado...  ;)
Lilian Silveira
Nikon D90 | Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED AF-S VR DX | Nikkor AF 50mm 1.8 D| Flash SB600


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2011, 09:41:29
nao e legal ser improvisado, e se aventurar no desconhecido,
se nao esta equipado e nao sabe bem o que fazer,
melhor nao cobrar para nao se queimar logo no inicio.
abs.


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2011, 09:43:58
Vai precisar de um flash externo, mas, enquanto não tem, tenha cuidado com as sombras ao fotografar na vertical.
Qdo tiver um flash externo (e precisar usar ele) vc vai ver a diferença. Boa sorte!
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 09:45:44 por Wanderson_rf »


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2011, 10:12:43
Nossa, todos voces ajudaram muito... eu tava pensandom em cobrar e ir sem flash externo, e sei q ia dar me&*#... intão eu vo tentar aruma emprestado um flash externo, ou intao vo falar q faço free... pq cobrar e sair fotos ruim é osso... sei que vai ter muita foto ruim... pq é niver de criança né velhos! =/ mais valeu aii a ajuda, abraço a todos.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2011, 11:06:09
É as duas ocasiões que eu citei ali, que eu fiz sem flash, uma era o aniversário de uma priminha, e outra do meu afilhado hehe... ambos foram de graça =)

Abraço


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2011, 11:41:40
É as duas ocasiões que eu citei ali, que eu fiz sem flash, uma era o aniversário de uma priminha, e outra do meu afilhado hehe... ambos foram de graça =)

Abraço

é voi falar com ele que não vou cobrar nada não.. vou mais pela expericência. e esses que ce foi sem flash, as fotos ficaram boas?! eu to pensando, vo com a lente od kit (que tem abertura máxima em 55mm de 5.6...! ) =/ e se eu da um up no ISO pra 1600, acho que dá pra congelar a criançada, mais vai ficar qualidade ruim, isso que é foda...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2011, 12:17:47
Uma coisa é certa, se usar flash em iso 1600 não ficará tão ruim quanto usar iso 800 sem flash.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2011, 12:22:21
Uma coisa é certa, se usar flash em iso 1600 não ficará tão ruim quanto usar iso 800 sem flash.

hummm... valeu natão... sabia dessa não. na verdad to mais preocupado com a vida da bateria do que qualidade... são 4 horas de evento,  de 7 as 11 maizomenos.. to com medo dela acabar BEM antes disso... (bateria que veio com a D3100) to pra comprar uma reserva mais esqueço sempre


raphael.azevedo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2011, 12:36:30
Olá, tudo bem?

Eu tô começando na fotografia, então não sei se posso opinar muito, mas vamos lá. Acho que vale a pena ir de graça mesmo, como vc falou, p/ ganhar essa experiência, e saber o que vc conseguiu fazer sem o flash, e como as coisas poderia ficar melhores com ele. Tb não tenho um ainda.

Quanto ao ISO, acho que vc pode colocar o 3200 sem medo da foto ficar ruim por causa do ruído, até porque , provavelmente, não vai ter como escapar. Vc vai ver na hora que vai ser necessário.

Quanto a velocidade, uma dica: não queira insistir em velocidades muito baixas. Acho que, com a 18-55, vc pode colocar um ou dois pontos abaixo do valor correspondente a distância focal por causa do VR desta lente. Mas como o colega disse acima, as crianças vão correr, e as fotos vão sair tremidas. Falo isso por experiência própria. Então, velocidade lá pelos 1/100, no mínimo, se não me engano p/ pegar as crianças nas brincadeiras.

Do resto, tente aproveitar ao máximo todas as oportunidades de fotos embaixo da luz, ou próxima de uma fonte de luz, quando as crianças estiverem paradas. Garanta essas, p/ vc ter certeza que uma quantidade de fotos sairá legal. Vale mais buscar as fotos mais legais, nos momentos mais propícios, mesmo que não tire várias, do que tirar várias e depois descobrir que a maioria não pode ser aproveitada.    :ok:

Depois nos conte como foi.

Abração e boa sorte,
Raphael



AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2011, 13:25:30
é voi falar com ele que não vou cobrar nada não.. vou mais pela expericência. e esses que ce foi sem flash, as fotos ficaram boas?! eu to pensando, vo com a lente od kit (que tem abertura máxima em 55mm de 5.6...! ) =/ e se eu da um up no ISO pra 1600, acho que dá pra congelar a criançada, mais vai ficar qualidade ruim, isso que é foda...

Eu usei duas lentes, uma 50mm f/1.8 e a 24-105 f/4... como ainda era dia (fim de tarde) eu tentava puxar a mulecada pra fora pra tirar as fotos...
Como normalmente os pais ficam no lado de dentro, eu bati as fotos deles sem eles perceberem, pra eles não ficarem 3h fazendo pose pra foto enquanto eu acerto a luz, e dps cropei as fotos pra aproximar um pouco... Eu gostei do resultado.

Abraço


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2011, 15:00:20
Colega, sei que vc já disse que não cobrar e isso é o mais sensato a se fazer, fotografar crianças sem um flash externo é complicado, vale a pena ir para ganhar experiências mesmo.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 15:14:16 por Nigazz »
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Lilinha_30

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2011, 15:19:31
So mais um conselho: mesmo não cobrando vc tem que avisar para o dono da festa que não tem experiência e tal pq ele pode esperar fotos muito boas que vc não pode garantir que conseguirá. Talvez ele deixe de  contratar alguém experiente contando que vc estará equipado e em condições de entregar um serviço de alta qualidade. Até não cobrando tem que se tomar cuidados... Boa sorte e depois nos conte como foi. ;)
Lilian Silveira
Nikon D90 | Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED AF-S VR DX | Nikkor AF 50mm 1.8 D| Flash SB600