Autor Tópico: Composição - Dica de Profissionais  (Lida 2589 vezes)

jbsa176

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
    • BLOG DO JOTABE
Online: 26 de Agosto de 2011, 00:17:47
“Composição é a transferência do mundo real para uma tela estática, bidimensional. Tão importante quanto o que se inclui na imagem é o momento exato em que se dispara o obturador, e o que se deve deixar de fora da foto”   John Hedgecoe

“Tão importante quanto aquilo que é mostrado, é também aquilo que se opta por não mostrar. O que está fora-do-quadro pode ser apenas inferido, imaginado, suposto. Esse jogo entre o que há e o que não há, entre o que é mostrado ou não, entre o claro e o obscuro, quando bem explorado, pode criar trabalhos extremamente interessantes ou instigantes. Nem sempre vale a pena mostrar tudo, de forma explícita.”   RFP(Rodrigo F. Pereira)
JB NASCIMENTO
Cameras: CANON 50D, CANON 7D e POWERSHOT SX30IS
Lentes:    Canon 18-200mm f3.5-5.6; Sigma 10-20mm f3.5; Canon 50mm f1.4


jbsa176

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
    • BLOG DO JOTABE
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:14:15
“Uma foto poluída dá destaque para muitas coisas ao mesmo tempo. Isso pode acontecer por vários motivos:
•   São muitos elementos que não conversam entre si
•   Dá-se muito destaque aquilo que não merecia destaque
•   O ponto mais importante da foto não tem mais destaque do que os secundários
•   Não existe um equilíbrio entre os elementos da composição
•   A foto não conta uma história e não instiga a curiosidade
•   Ao olhar a foto não sabemos para onde olhar primeiro.

Como evitar  uma Foto Poluída?
Antes de clicar pense no objetivo da sua foto: o que ela quer contar? O que ela quer mostrar? Tudo que estiver na foto e não estiver ajudando a contar esta história é poluição. O que fazer com essa poluição? Esconda! Chegue mais perto, desfoque o fundo, tente ângulos mais altos ou mais baixos. Componha a foto pensando em todos esses detalhes. É esse cuidado na hora de compor sua foto que vai diferenciá-la de uma foto sem sal”   
Cláudia Regina
« Última modificação: 28 de Agosto de 2011, 19:14:54 por jbsa176 »
JB NASCIMENTO
Cameras: CANON 50D, CANON 7D e POWERSHOT SX30IS
Lentes:    Canon 18-200mm f3.5-5.6; Sigma 10-20mm f3.5; Canon 50mm f1.4


jbsa176

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
    • BLOG DO JOTABE
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2011, 07:51:42
"Luz ilumina. Sombra, define." Ed Pierce
JB NASCIMENTO
Cameras: CANON 50D, CANON 7D e POWERSHOT SX30IS
Lentes:    Canon 18-200mm f3.5-5.6; Sigma 10-20mm f3.5; Canon 50mm f1.4


DjF.Br

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
  • Focando o Conhecimento
    • Flickr Djoni Filho
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2011, 16:32:48
Excelentes dicas. Sou fã da Cláudia Regina.
Djoni Filho
FujiFilm FinePix S3300
Veja minhas fotos no flick


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2011, 16:35:00
Belas frases/dicas!


jbsa176

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
    • BLOG DO JOTABE
Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2011, 23:25:55
CONTRASTE DE FORMA
"Um fator a considerar numa composição é o modo como as linhas dominantes dos objetos presentes na cena contrastam entre si.
Num retrato, por exemplo, as formas redondas do rosto e dos olhos podem ser sublinhadas pela inclusão dos braços e ombros da pessoa, que fornecem um contraste anguloso. A presença de uma pequena linha vertical no horizonte, como uma pessoa ou uma árvore, tem o mesmo efeito, ou seja, realça o motivo principal por contraste.
Muitas vezes, o contraste de formas não consegue, sozinho, produzir o efeito desejado. Aí entra de forma eficiente o jogo de cores: assim, por exemplo, uma vela vermelha num horizonte azul é muito mais eficaz para incrementar o contraste do que outra, também azul."

extraido da pagina 196 do fascículo 10 do Curso Completo de Fotografia da Rio Gráfica Editora
« Última modificação: 01 de Setembro de 2011, 23:28:24 por jbsa176 »
JB NASCIMENTO
Cameras: CANON 50D, CANON 7D e POWERSHOT SX30IS
Lentes:    Canon 18-200mm f3.5-5.6; Sigma 10-20mm f3.5; Canon 50mm f1.4


jbsa176

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
    • BLOG DO JOTABE
Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2011, 23:36:09
Ainda sobre Composição (o tema que ando revendo e estudando um pouco mais) coloco aqui um link que recebi para um material de um fotógrafo argentino que faleceu em 2010. Além da beleza das fotos por suas cores, vale a pena nos abstrairmos delas (das cores) para perceber a construção da COMPOSIÇÃO do Carlos Alberto Bau, os ângulos escolhidos, as lentes usadas, os cortes para a composição dos temas.

http://www.youtube.com/watch?v=GNIG7RM7hTQ
JB NASCIMENTO
Cameras: CANON 50D, CANON 7D e POWERSHOT SX30IS
Lentes:    Canon 18-200mm f3.5-5.6; Sigma 10-20mm f3.5; Canon 50mm f1.4


therus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • www.therus.com.br
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2011, 14:21:56
Dou valor demais a composição na foto, pra mim é o primeiro critério que diferencia uma foto boa de uma ruim, de um clique pra uma arte! ;)


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2011, 17:11:39
A composição tem sido o meu objetivo principal. Já corri atrás da fotometria perfeita, da melhor retenção de detalhes, mas isso restringia a minha fotografia a um benchmark do equipamento. Hoje eu tenho usado o telefone celular mais do que qualquer coisa.

A edição posterior da foto, mesmo quando evidencia a artificialidade do retoque, também me parece algo positivo, pois ajuda a complementar, a explicar a leitura que fiz daquele instante. Não quero convencer ninguém de que o registro é verossímil, que aquele instante trata-se de uma verdade universal, mas sim de que aquela foi a minha verdade em algum momento.

A fotografia não pode ficar presa numa estética, num moralismo, mas deve ser, antes de mais nada, arte. Com essa visão, não ficamos aprisionados a uma só técnica, a um equipamento, a um formato.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 17:13:34 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


jbsa176

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
    • BLOG DO JOTABE
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2011, 01:33:01
A fotografia não pode ficar presa numa estética, num moralismo, mas deve ser, antes de mais nada, arte. Com essa visão, não ficamos aprisionados a uma só técnica, a um equipamento, a um formato.
Concordo plenamente. Muitos querem fixar a fotografia numa única forma. A própria pintura se expressa de várias formas. Do óleo sobre tela à aquarela, do cubismo, realismo, impressionismo ao abstrato. Modigliani, Dali, Micheangelo, Miró, Picasso, Van Gogh.
Na fotografia, temos da imagem pura ao tratamento na revelação. Do preto-e-branco à imagem colorizada à lapis. Tudo é arte e arte é manipulação.
Arte é a expressão da realidade sob um determinado ponto de vista. Na fotografia digital, precisamos entender e aceitar que os programas de pós-produção elevaram a arte da fotografia a um novo patamar. E muito do que se faz hoje é mera repetição do que faziamos (ou pediamos que se fizesse) nos laboratórios.
A câmera passou a ser somente o ponto de partida de uma arte que se renova, se moderniza e se populariza como deve acontecer com toda arte.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2011, 01:35:14 por jbsa176 »
JB NASCIMENTO
Cameras: CANON 50D, CANON 7D e POWERSHOT SX30IS
Lentes:    Canon 18-200mm f3.5-5.6; Sigma 10-20mm f3.5; Canon 50mm f1.4


Erlaine Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2011, 10:06:10
OLá Amigos, estou precisando de uma ajuda, estou tirando fotos de jóias em uma mesa still com lâmpadas halogênicas e minha máquina é uma NIKON d7000. O que está acontecendo é que pelo fato da lâmpada ser amarela, as fotos ficam amarelas e se apago a luz e lido o flesh ficam melhores, mas claras, mas está longe de uma foto de boa qualidade. Minhas perguntas são: Precisarei realmente de uma lente macro? Preciso comprar algo mais como sombrinha, flesh ou outro material? Desde já agradeço a ajuda, estou começando um trabalho e preciso de melhorar a qualidade da foto para vender o produto...Obrigada
 :)