Autor Tópico: Kodak z990, alguém ja testou?  (Lida 24271 vezes)

Ricky Damasceno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2012, 23:52:10
Olá folks!

Vou ressuscitar o tópico para não abrir um novo sobre a mesma câmera. Mas acho que não sou digno da Pá de Ouro por desenterrar esse tópico, já que ele ainda não é centenário.  :assobi:

Esta é minha primeira postagem aqui, e como não achei um tópico específico para apresentações, vai aqui mesmo.

Sou um entusiasta da fotografia, mas esse interesse estava adormecido. Ele acordou depois que comprei uma Kodak Z990 específicamente para uma viagem - já que tive uma péssima experiência na viagem anterior com a porcaria da Sony W180. Para meu próposito inicial a Kodak era perfeita. Fiz umas pesquisas para aprender o básico e compreender as configurações manuais da câmera (abertura, exposição, etc). Antes mesmo da viagem percebi que gostava da coisa. Tanto é que encontrei o forum durante uma pesquisa sobre qual DSLR comprar. Pois bem, durante a viagem fui percebendo as limitações e desvantagens da Z990. A lentidão na gravação (principalmente em RAW) foi o que mais me incomodou. Daí suge minha pergunta aos que possuem essa câmera:

Algum de vocês percebeu uma lentidão exagerada na gravação quando o cartão de memória está quase cheio?   :ponder:

Só para ajudar a contextualizar. Estava usando um cartão Kingston Ultimate classe 10 e disparando em 12mp na qualidade FINE.

Valeu pessoal. Agora vou aproveitar um pouco os outros tópicos. Principalmente os tutoriais. hehehe  :D


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2012, 00:33:34
rapaz, não tenho sua resposta, mas não posso deixar de agradecer pela colaboração com a organização da comunidade. Quem dera se todos viessem assim, pesquisando, ao invés de sair abrindo tópico sem qualquer critério. Valeu aí! :D


Ricky Damasceno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2012, 11:36:10
rapaz, não tenho sua resposta, mas não posso deixar de agradecer pela colaboração com a organização da comunidade. Quem dera se todos viessem assim, pesquisando, ao invés de sair abrindo tópico sem qualquer critério. Valeu aí! :D

Olá Helena! Já fui moderador de um forum há alguns anos e sei bem o trabalho que dá controlar os tópicos repetidos criados em progressão geométrica.  :hysterical:

O que eu puder fazer para colaborar com a organização desse forum, farei.  :ok:


Douglas C-60

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Maio de 2012, 23:18:49
Levantando mais uma vez o tópico :assobi:
Bem gente é o seguinte, sou iniciante no mundo da fotografia e já estou pesquisando sobre a minha primeira câmera a um tempo.

gostei bastante da Kodak z990, ela cabe no meu orçamento e parece ter muitas funções para um iniciante poder treinar,porém, o meu maior medo é não ter assistência técnica, pois quando pesquisei sobre a Kodak, vi que a empresa está para falir, isso é verdade mesmo?

encontrei algumas lojas com assistência técnica para Kodak na minha cidade más... :ponder:

se alguém puder tirar essa duvida ficarei muito feliz e grato.  :)



Ricky Damasceno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 22 de Maio de 2012, 11:04:53
Levantando mais uma vez o tópico :assobi:
Bem gente é o seguinte, sou iniciante no mundo da fotografia e já estou pesquisando sobre a minha primeira câmera a um tempo.

gostei bastante da Kodak z990, ela cabe no meu orçamento e parece ter muitas funções para um iniciante poder treinar,porém, o meu maior medo é não ter assistência técnica, pois quando pesquisei sobre a Kodak, vi que a empresa está para falir, isso é verdade mesmo?

encontrei algumas lojas com assistência técnica para Kodak na minha cidade más... :ponder:

se alguém puder tirar essa duvida ficarei muito feliz e grato.  :)

Cara, se eu fosse você, guardaria um pouco mais de grana e pegaria uma Panasonic, talvez. Não tanto pela assistência, mas pela câmera em si.

Comprei a minha no impulso e não gostei muito no final das contas.

Não me entenda mal. Ela é robusta para uma "bridge" e caiu muito bem nas minhas mãos enormes. Tem boa qualidade de imagem, principalmente em situações de baixa luminosidade - graças ao sensor CMOS, minúsculo, mas que produz imagens interessantes. . Dispara em RAW e tem baixo nível de ruído em ISO alto para essa categoria. Mas é muuuuuuuuito lenta no processamento das imagens. Mesmo com um bom class 10 ela demora consideravelmente entre um disparo e outro. Quando o cartão vai ficando cheio ela fica ainda mais lenta. Sem falar que não é possível desabilitar a photo preview e a luz de assistência de foco. E não é problema com a minha não. É reclamação geral.

Contudo, se velocidade não é tão importante assim pra o tipo de foto que queres fazer, vai fundo. Como pra mim, a impaciência em pessoa, velocidade é importante, em breve estarei com minha 600D.  :ok:



Douglas C-60

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2012, 11:43:23
Cara, se eu fosse você, guardaria um pouco mais de grana e pegaria uma Panasonic, talvez. Não tanto pela assistência, mas pela câmera em si.

Comprei a minha no impulso e não gostei muito no final das contas.

Não me entenda mal. Ela é robusta para uma "bridge" e caiu muito bem nas minhas mãos enormes. Tem boa qualidade de imagem, principalmente em situações de baixa luminosidade - graças ao sensor CMOS, minúsculo, mas que produz imagens interessantes. . Dispara em RAW e tem baixo nível de ruído em ISO alto para essa categoria. Mas é muuuuuuuuito lenta no processamento das imagens. Mesmo com um bom class 10 ela demora consideravelmente entre um disparo e outro. Quando o cartão vai ficando cheio ela fica ainda mais lenta. Sem falar que não é possível desabilitar a photo preview e a luz de assistência de foco. E não é problema com a minha não. É reclamação geral.

Contudo, se velocidade não é tão importante assim pra o tipo de foto que queres fazer, vai fundo. Como pra mim, a impaciência em pessoa, velocidade é importante, em breve estarei com minha 600D.  :ok:

entendo, de fato quando eu pesquisei minha preferencia era uma panasonic DMC FZ40 mas com o preço atual dela eu teria que esperar ums 2 meses pra conseguir,  >:(  de qualquer forma muito obrigado pelas dicas :worship:
de fato eu sou muito impaciente , então acho que teria o mesmo problema que vc   :hysterical::hysterical:

vi uma Panasonic DMC FZ35 no ML usada, segundo o vendedor está em ótimo estado, usou poucas vezes, está na mesma faixa de preço das z990,porém,não sei se o modelo por ser de 2009 já é obsoleto, ou seja não acharia mais peças para o mesmo caso precisasse


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Maio de 2012, 17:01:19
entendo, de fato quando eu pesquisei minha preferencia era uma panasonic DMC FZ40 mas com o preço atual dela eu teria que esperar ums 2 meses pra conseguir,  >:(  de qualquer forma muito obrigado pelas dicas :worship:
de fato eu sou muito impaciente , então acho que teria o mesmo problema que vc   :hysterical::hysterical:

vi uma Panasonic DMC FZ35 no ML usada, segundo o vendedor está em ótimo estado, usou poucas vezes, está na mesma faixa de preço das z990,porém,não sei se o modelo por ser de 2009 já é obsoleto, ou seja não acharia mais peças para o mesmo caso precisasse

Pra pegar uma Z990 eu ia de SX40, já pesquisei tudo oq podia pesquisar sobre ela porque tê-la mes que vem como minha primeira camera, já vi galerias de fotos dela, já testei na mão e me impressionei bastante com a velocidade de gravação de imagens nela, mesmo com um cartão classe 4, muitos falam da panasonic também, que parece ser muito boa, só não vou nela porque faço muita questão de zoom, e nesse quesito a sx40 ganha rs

Antes de conhecer a sx40 eu ia pegar uma z990, mas vendo os comentarios na internet de lentidão e tudo mais, e comprovar testando ela na loja, desisti, sem falar que vendo as fotos do grupo da z990 no flickr, fiquei meio decepcionado também com a quantidade de granulado nas fotos quando se olha de perto, principalmente macro.
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 17:02:44 por miike_mm »


malust

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 23 de Junho de 2012, 22:58:43
Eu já e as fotos realmente ficam muito boas depois que pegamos o jeitinho de usar a câmera. Mas sinceramente, me arrependi um pouco de ter comprado.
A z990 é um tanto lenta e as vezes dá algum problema e apenas digo isso pois conheço mais pessoas com o mesmo problema. (Será que tem como arrumar isso?)  :ponder:
Mas pelo preço (paguei uns 600 com bolsa e tudo) é boa e até que valeu a pena  ;)  Ah, e o zoom é ótimo!    :D


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Junho de 2012, 00:05:02
Eu já e as fotos realmente ficam muito boas depois que pegamos o jeitinho de usar a câmera. Mas sinceramente, me arrependi um pouco de ter comprado.
A z990 é um tanto lenta e as vezes dá algum problema e apenas digo isso pois conheço mais pessoas com o mesmo problema. (Será que tem como arrumar isso?)  :ponder:
Mas pelo preço (paguei uns 600 com bolsa e tudo) é boa e até que valeu a pena  ;)  Ah, e o zoom é ótimo!    :D

Eu ia comprar ela, mas a Canon Sx40 virou minha cabeça, sem falar q testando ela vi o quanto ela é lenta, mas pelo que li na internet, se vc usar um bom cartão de classe 10 acho que já ajuda, e se não me engano tem uma atualização do software dela http://support.en.kodak.com/app/answers/detail/a_id/40577/selected/true << nesse link, que segundo o comentario do pessoal, melhorou um pouco na velocidade e alguns outros probleminhas e melhora também o foco manual acho, podendo pressionar as setas direcionais para mover pela tela, dá uma olhada e uma lida direito se for atualizar pra não correr o risco de fazer algo errado, e verifique na sua camera se já não está com essa 1.12, se tiver mais dúvidas sobre essa firmware dá uma lida nesse tópico que fala só dela http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1011&message=39911025&changemode=1 << em inglês, use um tradutor de página caso não consiga entender

E as fotos dela ficam boas mesmo, já andei olhando a galeria do grupo da Z990 no flickr, o zoom também é ótimo, principalmente em vídeo, rs
« Última modificação: 24 de Junho de 2012, 00:06:00 por miike_mm »


malust

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2012, 12:31:38
Eu ia comprar ela, mas a Canon Sx40 virou minha cabeça, sem falar q testando ela vi o quanto ela é lenta, mas pelo que li na internet, se vc usar um bom cartão de classe 10 acho que já ajuda, e se não me engano tem uma atualização do software dela http://support.en.kodak.com/app/answers/detail/a_id/40577/selected/true << nesse link, que segundo o comentario do pessoal, melhorou um pouco na velocidade e alguns outros probleminhas e melhora também o foco manual acho, podendo pressionar as setas direcionais para mover pela tela, dá uma olhada e uma lida direito se for atualizar pra não correr o risco de fazer algo errado, e verifique na sua camera se já não está com essa 1.12, se tiver mais dúvidas sobre essa firmware dá uma lida nesse tópico que fala só dela http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1011&message=39911025&changemode=1 << em inglês, use um tradutor de página caso não consiga entender

E as fotos dela ficam boas mesmo, já andei olhando a galeria do grupo da Z990 no flickr, o zoom também é ótimo, principalmente em vídeo, rs


Obrigada =)
To enrolando, mas irei tentar e depois digo se deu certo  ;)


malust

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 02 de Julho de 2012, 16:35:52
Segui o que está escrito no link que mandou e não deu em nada. Como faz??  :doh:


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #26 Online: 15 de Julho de 2012, 15:01:13
Olá Malust

Sou novo neste fórum. Eu tenho uma Kodak Z990 funcionando perfeitamente. Obtenho dela o máximo que posso pois conheço bem suas limitações e vantagens.
Se você quiser atualizar o firmware de sua câmera, encontrará o arquivo e as instruções necessárias diretamente no site da Kodak do Brasil. O procedimento é simples e rápido. Você terá alguma melhora em sua câmera mas lembre-se , conhecer bem seu equipamento é o melhor jeito de obter boas fotografias.
Eu também tenho outra Kodak, uma Z981 e uma mirrorless ( ou EVIL ) NX11 e uso elas em diferentes circunstâncias e posso dizer que as 3 produzem boas fotografias.
Como um colega escreveu anteriormente, o uso de zoom longo exige tripé ou velocidades muito rápidas de obturador. Se optar pela segunda terá fotos escuras e com ruído. Quanto a qualidade de imagem depende mais do fotógrafo que do equipamento.
PMVG


malust

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 15 de Julho de 2012, 16:27:52
Eu gosto da dela, mas a lerdeza é o que realmente me incomoda =/


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #28 Online: 15 de Julho de 2012, 22:07:46
Olá

Ela é lerda em dois aspectos: 1) A velocidade de gravação é mesmo lenta. Não testei com cartões com classe acima de 4. Mas não espero grande melhora com outros cartões. Outras respostas lentas são perceptíveis nos menus e na alavanca do zoom, que  demoram um pouco a responder. Como qualidades posso citar o bom estabilizador de imagens ( consigo fotografar com o zoom em 30x com velocidade de apenas 320 e sem nenhum apoio , segurando com as mãos, mesmo ). As melhores imagens parecem ser as obtidas com abertura entre 4,5 e 5,6.
Eu utilizo iso fixo em 200 ou no máximo 400.
A menos em fotos de rápida sequência ou fotos de ação/esportes, não vejo nenhum problema nas demoras. No meu caso, que uso preferencialmente na fotografia de aves e alguns macros, funciona muito bem.

PMVG


migueltecnico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • www.comerciodorecife.com
Resposta #29 Online: 09 de Agosto de 2012, 15:25:57
Bom pessoal tenho essa máquina... estava muito triste com ela, era uma boa camera mais muito lenta  :(

 :D Até depois de muito pesquisar achar a atualização do software dela no proprio site  da Kodak (sendo no site americano + a atualização é para varios idiomas inclusive o nosso BR)...

Depois de atualizar a camera ficou outra muito mais rapida, agora aconselho a todos que estão com pouca grana e querem um bom produto pra começar...  :D

Procurem no google Firmare Kodak Z990

Olá

Ela é lerda em dois aspectos: 1) A velocidade de gravação é mesmo lenta. Não testei com cartões com classe acima de 4. Mas não espero grande melhora com outros cartões. Outras respostas lentas são perceptíveis nos menus e na alavanca do zoom, que  demoram um pouco a responder. Como qualidades posso citar o bom estabilizador de imagens ( consigo fotografar com o zoom em 30x com velocidade de apenas 320 e sem nenhum apoio , segurando com as mãos, mesmo ). As melhores imagens parecem ser as obtidas com abertura entre 4,5 e 5,6.
Eu utilizo iso fixo em 200 ou no máximo 400.
A menos em fotos de rápida sequência ou fotos de ação/esportes, não vejo nenhum problema nas demoras. No meu caso, que uso preferencialmente na fotografia de aves e alguns macros, funciona muito bem.

PMVG