Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 209717 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #135 Online: 01 de Setembro de 2009, 17:02:54
Mauricio note que não me refiro ao vídeo da bombinha, me refiro ao uso de químicos, nada elém disso.
Aqui neste tópico toda e qualquer referência a uso de químicos eu fiz a mesma ressalva, porque eles podem causar danos irreversíveis (não é aumentar a sugeira ou coisa do tipo, podem danificar em definitivo o equipamento), como ocorreu com vários usuários de 5D que tentaram limpar seus sensores com a versão anterior do eclipse e perderam os filtros dos sensores de suas câmeras. Por isso que me limito a descrever processos que não envolvem processos químicos, mesmo que estes possam não ser tão eficientes em primeira instância.
Suas observações sobre a sala, poeira e coisas do tipo são bastante pertinentes e sem dúvida ajudam.


Natão só para constar o despolido pode ser limpo com produtos químicos para limpar lentes, por isso
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #136 Online: 01 de Setembro de 2009, 20:07:36
Natão só para constar o despolido pode ser limpo com produtos químicos para limpar lentes, por isso

Agora gostei, bem no sensor nunca passei nada... ah sim, aquelas bombinhas que sopram a poeira, não sei pq não confio muito... na verdade os caras bem que poderiam inventar um tipo de aspirardor. Leo, tu que és o mestre da fotografia, sabe se existe algo parecido, ou tipo uma bombinha ao contrário, que ao invés de soprar sugue? Se não vou inventar e ganhar uma grana hauahaa!
Ah sim, valeu pelas dicas, aqui eu sempre aprendo muito!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #137 Online: 01 de Setembro de 2009, 23:53:32
Natão, deve existir, eu fiz um esquema do tipo para mim rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #138 Online: 02 de Setembro de 2009, 08:44:52
Sou dentista aqui em BH e tenho uma bomba à vácuo que utilizo para limpar o sensor da minha cam..! Antes de aspirar, dou uma "sopradinha" com uma seringa de ar comprimido só para limpar o excesso. O ar que utilizo é gerado por um compressor e passa por dois filtros antes de chegar na seringa, é bem limpo e livre de humidade e poeira...  :)

Caso precisem estou adisposição...! :D

Abraços,
Alexandre.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #139 Online: 02 de Setembro de 2009, 10:11:32
Alexandre o problema do ar comprimido é que ele pode empenar a cortina, agora sulgar a poeira é uma idéia legal, eu adaptei uma tampa de corpo em um pequeno aspirador para fazer este trabalho... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #140 Online: 02 de Setembro de 2009, 10:33:48
Valeu pela dica Léo! :ok:
Na verdade quando uso o ar comprimido, eu faço uma dosagem na pressão para não sair muito forte...


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #141 Online: 02 de Setembro de 2009, 13:25:05
Um problema que eu tinha sempre foi com os filtros, principalmente o UV que uso direto, e sempre tinha pó grudado nele cada vez que queria usar a câmera. Aí lembrei dum produto que é usado para lustrar móveis, e esse tipo em especial tem um componente capaz de dificultar a aderência do pó. Pensei, não custa tentar usar no filtro, já que é um filtro baratinho mesmo que eu uso, usei e gostei, dificilmente tem pó no filtro. Na lente ainda não usei, por que também não há necessidade, pois tem o filtro UV para proteger, mas penso que não haveria problema em usar.
Fiz uma foto do produto, apesar que esse até já está vencido, e nem encontrei mais igual no mercado, mas existem outros com função de afastar o pó.

Ei a foto: (está difícil ler na foto, apesar de ter ampliado, mas no final é "ação anti-estática")

« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 13:27:41 por Conrad Kleinschmidt »


Prof° Félix

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 414
  • Sexo: Masculino
Resposta #142 Online: 02 de Setembro de 2009, 23:45:27
Conrad, vou testar no meu filtro UV, pois uso esse mesmo produto pra lustrar os meus móveis. :D
Nikon D50, D70s e D90
Tamron 17-50 f2.8 Nikkor 35-105mm 3.5-4.5 macro Nikon 24-70 f2.8  e lentes do kit


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #143 Online: 03 de Setembro de 2009, 00:38:35
É, o Poliflor ajuda mesmo. Depois que passei no filtro UV, o pó não tem grudado mais e não deu problema nenhum com o filtro.


PEVERMEI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #144 Online: 03 de Setembro de 2009, 11:58:07
BUENAS GALERA!
ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!

LEO, MAIS UMA VEZ.....VC É O CARA!!!
VALEU MESMO!

LEO.......POR FAVOR MEU AMIGO.........ESTOU MEIO EM PÂNICO :eek: :eek: :eek: :eek: :no: :no: :no:
VENHO GUARDANDO DIN DIN POR MUUUUITO TEMPO PARA PODER COMPRAR A MINHA CÂMERA. DIA 1 DE SET, JUNTEI TUDO QUE EU TINHA E NÃO TINHA. ATÉ O JOGO DE BOTÃO DO CORAÇÃO FOI!!!!  :hysterical: :hysterical:
COMPREI A ALPHA 330.
NÃO MANJO NADICA DE NADA E ESTOU LENDO MUITO, POIS AINDA NÃO DEU ($$$$) PARA FAZER UM CURSO.

POR FAVOR MEU AMIGO, FALE PARA MIM OQUE EU DEVO FAZER PARA CONSERVAR ESSA MENINA LINDA DE TUDO ISSO QUE VC FALOU!
ONDE É MELHOR GUARDAR?
GUARDO ELA COM A OBJETIVA?
DAQUI QUANTO TEMPO É BOM LIMPAR?
QUAIS SÃO OS CUIDADOS BÁSICOS?

SEI QUE SÃO PERGUNTAS BÁSICAS, MAS.....
DESCULPEM-ME PELO AMADORISMO!!??

UM GRANDE ABRAÇO NO CORAÇÃO!
"VIVA CADA MOMENTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO, POIS UM DIA VAI SER!"



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #145 Online: 03 de Setembro de 2009, 12:05:14
Meu deus, passar isso em sensor e lentes caras? :no:

Eu costumo guardar as minhas em um armário fechado com um antimofo daqueles que são um potinho que remove a umidade do ar e se compra em qualquer supermercado (SECAR ou HYPO). Também tenho sempre silica NOVA na mochila (compra-se em lojas de embalagens). Via de regra se você proteger a câmera da água já é meio caminho andado para ela durar bastante. Eu costumo não tirar e colocar muito a objetiva. Só troco quando é necessário e não costumo guardar a câmera sem a objetiva. Também nunca tive nenhum problema com baioneta ou lentes, muito pelo contrário, minhas lentes acabam sempre muito bem conservadinhas, algumas com 5 ou 6 anos parecem novas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rodrigop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #146 Online: 06 de Setembro de 2009, 14:35:56
muito legal!
eu comprei um kit pra limpeza do sensor e na 1a. vez o medo foi grande de limpar até um conhecido que limpa sensor a muito tempo me ensinar e deu tudo certo.



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #147 Online: 07 de Setembro de 2009, 13:06:34
Meu deus, passar isso em sensor e lentes caras? :no:

Que preconceito esse Leo!? Poliflor meu velho, pra deixar as lentes e os sensores bem polidos e lustrados!  :hysterical:

Não acredito que tenha algum louco que use isso nessas partes! Hum...  :ponder: Se bem que tem louco pra tudo!  :assobi:

Mas o sensor da minha Canon estava sujo... eu precisava limpá-lo de qualquer modo, usei um pincel comum... novinho e agora ficou limpo! Ah já aproveitei e comprei um especial para esse tipo de trabalho!
Uma dúvida que me pegou e a seguinte, como será que faço para limpar um sensor se um dia no caso ele ficar sujo no sentido de engraxado mesmo? Sei que tu sempres desaconselha aqui usar qualquer tipo de produto para limpeza de sensor, mas será que tem algum que possa passar para tirar essa camada de oleosidade? Como eles limpam numa assistência? Não me refiro a qualquer uma fundo de quintal não, estou falando de assistência de verdade! Afinal se sujar assim eles tem que limpar e tem que arrumar um jeito para isso!

Fica ai a minha dúvida!
Valeu!
« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 13:07:13 por Natão »


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #148 Online: 07 de Setembro de 2009, 13:34:04
Léo e Natão

Olha a distorção que vocês estão fazendo, já estão dizendo que estou usando o tal produto em sensores e lentes caras. Eu disse, e está escrito pra quem quiser conferir que usei num FILTRO BARATINHO que uso na minha lente. Não usei na LENTE, nem em FILTRO CARO e muito menos no SENSOR.
E me diz uma coisa; se não causou nenhum dano num filtro vagabundo será que causaria algum dano num filtro HOYA multi revestido -  e não num SENSOR e nem numa LENTE CARA - será que o material é tão vagabundo que usam nesses filtros que não suportam um lustra-móveis? Se qualquer verniz de um móvel agüenta o Poliflor sem dar rachaduras nem nada, por que um filtro com tratamento de alta qualidade não agüentaria?
O Poliflor é só um produto fraco que não tem nenhum ácido, ou nenhuma substância forte que possa danificar um vidro de uma lente, e nem o tratamento de um filtro de qualidade, pois se é de qualidade, não deve sair com qualquer produto tipo POLIFLOR, não é mesmo?
Eu usei, gostei, e vou continuar usando. Pois depois que passei e lustrei pro filtro ficar bem brilhante o filtro ficou muito, mas muito melhor de limpar. A sujeira não fica mais grudada e difícil de tirar como antes, é só dar uma leve assopradinha com a bombinha fuc-fuc que está limpo, isso quando gruda alguma coisa, pois no geral quase não gruda mais nada.
Sei que você Léo virá com um discurso de uma página inteira para se DEFENDER, você não é de ficar quieto e perder uma discussão, e sei que você entende e muito de fotografia. Inclusive gostaria de poder fazer um curso contigo, mas sei que será difícil, mas ter um pouco de humildade sempre é bom e não faz mal à ninguém. Agora quero ver conseguir CONVENCER. :ok:
« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 13:47:22 por Conrad Kleinschmidt »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #149 Online: 07 de Setembro de 2009, 14:57:04
Natão é difícil o sensor pegar gordura, porque não costuma ter contato com a mão e coisas do tipo. Normalmente isso só ocorre quando se faz alguma besteira. Neste caso o melhor a fazer é mandar na assistância, que eles fazer o serviço por um preço bem justo e a responsabilidade é totalmente deles. ;)


Rs. Conrad eu entendi. Mas vale a ressalva, porque alguém pode achar que dá para passar em equipamentos sofisticados e isso é um problema.

Bom, primeiro porque este tipo de material tem um componente oleoso ou em forma de cera que serve para dar revestimento e proteger o verniz, segundo que o verniz dos móveis não tem nada a ver com o material usado nos revestimentos das lentes. Os materiais das lentes normalmente são orgânicos e não possuem o objetivo de proteger a lente, enquanto o verniz dos móveis normalmente são rezinas acrílicas (que são inorgânicas) resistentes e possuem a função de proteger a madeira, tais materiais são solúveis em componentes diferentes e o verniz de madeira é infinitamente mais resistente do que os revestimentos de lentes.
O fato de seu filtro vagabundo não ter sofrido danos não significa que um melhor não sofreria, primeiro porque o filtro não necessariamente é revestido, segundo porque os revestimentos podem ser solúveis em elementos diferentes, mesmo revestimentos orgânicos para a mesma aplicação podem ter solventes bastante diferentes (o álcool isopropílico, por exemplo, não causa danos a vários revestimentos, mas acabou com vários sensores de 5D) e por incrível que pareça, normalmente quanto melhor o revestimento mais sensível ele costuma ser (a função do revestimento não é proteger, é eliminar conjunto de reflexos e atuar como elemento filtrante, o revestimento de qualidade não é aquele resistente, é aquele que aumenta a qualidade da lente).
Por fim o lustra móveis deixa um revestimento que altera o comportamento difrativo da lente (inclusive é por isso que você sente que ficou brilhante e fácil de limpar, exatamente porque existe uma camada de cera ou óleo sobre a superfície da lente), o que além de significar um risco (porque óleos são sim ácidos ou alcalinos), também degrada a imagem. Ou seja, o produto não foi feito para isso e pode gerar danos, além de degradações. O brilho que ele dá na superfície é exatamente uma das coisas que se tenta eliminar com o revestimento de boa qualidade. ;) Se nem para óculos se recomenda passar algo assim nas lentes imagine em lentes ainda mais sofisticadas, que são muito mais sensíveis e delicadas. :)
« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 15:00:45 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.