Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 206404 vezes)

F4314N0

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #195 Online: 07 de Dezembro de 2012, 11:23:14
Boa tarde pessoal, sou iniciante com camera mais avançada,
adquiri uma Canon Rebel T3, dei uma olhada no espelho que
fica na frente do CMOS e possui alguns pontinhos brancos,
ainda não possuo equipamento de limpeza, mas gostaria de
apenas jogar um vento para remover esses pontinhos que
provavalmente seja de pano. Tem algum problema se eu utilizar
uma bisnaga de colocar mel sem uso algum para soprar o vento
ao invés do soprador de ar próprio para maquina?
Outra dúvida, como quero tirar somente esses pontinhos do espelho,
tem problema se eu não ativar no menu o modo limpeza manual?
Desde já, obrigado.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, 11:27:08 por F4314N0 »


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #196 Online: 07 de Dezembro de 2012, 11:38:00
Muito legal as dicas desse tópico. Eu mesmo tenho um medo lascado de passar algo no CCD, mas lendo o tópico, estou mudando de opinião.
Porém, eu aconselho usar antes a bomba de ar para soprar qualquer impureza. Ontem mesmo eu retirei um cisco do sensor usando uma.
Como acho muito pequena as designadas para o uso nas câmeras, fui até a farmácia aqui da esquina e comprei essa do link abaixo. Bem barata e resolve. Pena que só tem cor de rosa.....rs
http://www.telediu.com.br/imagens/produtos/74/ducha%20004%20c%C3%B3pia.jpg


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #197 Online: 07 de Dezembro de 2012, 11:44:59
Boa tarde pessoal, sou iniciante com camera mais avançada,
adquiri uma Canon Rebel T3, dei uma olhada no espelho que
fica na frente do CMOS e possui alguns pontinhos brancos,
ainda não possuo equipamento de limpeza, mas gostaria de
apenas jogar um vento para remover esses pontinhos que
provavalmente seja de pano. Tem algum problema se eu utilizar
uma bisnaga de colocar mel sem uso algum para soprar o vento
ao invés do soprador de ar próprio para maquina?
Outra dúvida, como quero tirar somente esses pontinhos do espelho,
tem problema se eu não ativar no menu o modo limpeza manual?
Desde já, obrigado.

Não sei que bisnaga é essa... Mas se for fabricado com grande controle de qualidade para garantir que não venha impurezas dentro, não vejo grandes problemas... mas se for um produto que possa vir com sujeirinhas mínimas ou restos de plásticos dentro, esqueça.

Mas há um incoveniente em soprar sujeira do espelho... Dependendo de como se faça ela pode ir para as partes internas da cam e se alojar sobre o passa-baixa. Aí, ao invés de incomodar no visor, vai passar a ser registrada na foto (o que é bem pior).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #198 Online: 07 de Dezembro de 2012, 11:46:18
Muito legal as dicas desse tópico. Eu mesmo tenho um medo lascado de passar algo no CCD, mas lendo o tópico, estou mudando de opinião.
Porém, eu aconselho usar antes a bomba de ar para soprar qualquer impureza. Ontem mesmo eu retirei um cisco do sensor usando uma.
Como acho muito pequena as designadas para o uso nas câmeras, fui até a farmácia aqui da esquina e comprei essa do link abaixo. Bem barata e resolve. Pena que só tem cor de rosa.....rs
http://www.telediu.com.br/imagens/produtos/74/ducha%20004%20c%C3%B3pia.jpg

rsrsrs... Quem não tem cão caça com gato... Se tiver qualidade de fabricação é uma boa saída temporária. Mas compre um bom soprador. Tem a canaleta de ar bem mais fina e o sopro sai mais forte. É mais indicado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #199 Online: 07 de Dezembro de 2012, 13:20:15
rsrsrs... Quem não tem cão caça com gato... Se tiver qualidade de fabricação é uma boa saída temporária. Mas compre um bom soprador. Tem a canaleta de ar bem mais fina e o sopro sai mais forte. É mais indicado.

Tenho um amigo que é fotojornalista que usa uma que comprou em farmácia também, mas a dele é do tamanha de uma laranja grande. Ele disse que tem mais volume de ar e acha muito melhor. Como o cara é chefe do setor de fotojornalismo confio no taco dele.


F4314N0

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #200 Online: 07 de Dezembro de 2012, 14:16:11
Não sei que bisnaga é essa... Mas se for fabricado com grande controle de qualidade para garantir que não venha impurezas dentro, não vejo grandes problemas... mas se for um produto que possa vir com sujeirinhas mínimas ou restos de plásticos dentro, esqueça.

Mas há um incoveniente em soprar sujeira do espelho... Dependendo de como se faça ela pode ir para as partes internas da cam e se alojar sobre o passa-baixa. Aí, ao invés de incomodar no visor, vai passar a ser registrada na foto (o que é bem pior).

É tipo aqueles de katchup, mas é melhor eu aguardar e comprar um material próprio para limpeza mesmo, senão acaba acontecendo o que você disse, ir para as partes internas, não tirei nem 50 fotos com a máquina ainda, hehe! Vou tentar tirar esses dois pontinhos só encostando neles de leve com um cotonete, valew  :ok:


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #201 Online: 07 de Dezembro de 2012, 14:22:19
É tipo aqueles de katchup, mas é melhor eu aguardar e comprar um material próprio para limpeza mesmo, senão acaba acontecendo o que você disse, ir para as partes internas, não tirei nem 50 fotos com a máquina ainda, hehe! Vou tentar tirar esses dois pontinhos só encostando neles de leve com um cotonete, valew  :ok:
Péssima ideia, dentro de sua câmera faça teste do joelho. Se no canto que quer limpar seu joelho puder entrar, é tranquilo para limpar do jeito que quiser.


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #202 Online: 07 de Dezembro de 2012, 15:39:34
rsrsrs... Quem não tem cão caça com gato... Se tiver qualidade de fabricação é uma boa saída temporária. Mas compre um bom soprador. Tem a canaleta de ar bem mais fina e o sopro sai mais forte. É mais indicado.

Ah sim!! É de boa qualidade sim, percebe-se que a borracha é de boa qualidade. Acho que com ela consegue-se um volume de ar bem maior e eu uso apenas o bico fino. Acho perfeita! O que eu não confiaria, são naquelas latas de ar comprimido. Hummmm....  Não sei não!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #203 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:11:07
Ah sim!! É de boa qualidade sim, percebe-se que a borracha é de boa qualidade. Acho que com ela consegue-se um volume de ar bem maior e eu uso apenas o bico fino. Acho perfeita! O que eu não confiaria, são naquelas latas de ar comprimido. Hummmm....  Não sei não!

O problema dessas latas é o mesmo do pessoal noob que joga Counter-Strike, aperta e segura do dedão lá no gatilho por vários segundos fazendo uma desgraça só.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Quando você mantém o fluxo de ar da lata por vários segundos soltando ar a lata resfria e o ar sai gelado, isso resfriará sensor, espelho, tela de focalização tudo, tal qual uma cervejinha estúpidamente gelada. Isso fará a umidade do ar condensar nessas peças molhando-as.
Não tem problema usar as latas, mas com jatos curtos e espaçados para a lata não esfriar.


PS: Eu prefiro o soprador manual mesmo
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, 16:12:41 por Carcarah »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #204 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:42:27
e ae galera, de boa ?

Esses dias levei minha D100 para limpar o CCD e quando fui buscar, o rapaz q limpou minha câmera comentou q também limpou os contatos das baterias. Como eu já perdi um Sb600 pq deixei as pilhas nele, acredito q se nao for feita a manutenção dos contatos tb podemos perder outros equipamentos e baterias com o tempo. Alguém tem alguma dica sobre como limpar contatos dos equipamentos e baterias ?

Eu fiz isso nas minhas baterias hoje com WD-40 e um cotonete, saíram as marcas de oxidação, mas será que causa algum dano ?

Cara WD é óleo desingripante.

Usa Limpa contato em spray a lata aqui no Rio de Janeiro, custa menos de R$10,00 em casas de material eletrônico, eu uso isso no meu PC e nos PC's que eu costumo limpar, não precisa esfregar borracha nem nada disso para limpar os contatos(bateria, memória, processador, etc...).

Esse produto depois de aplicado tem evaporação quase instantânea, recomendo!


Tem outras marcas como Worker que também é muito bom.
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #205 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:46:23
O problema dessas latas é o mesmo do pessoal noob que joga Counter-Strike, aperta e segura do dedão lá no gatilho por vários segundos fazendo uma desgraça só.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Quando você mantém o fluxo de ar da lata por vários segundos soltando ar a lata resfria e o ar sai gelado, isso resfriará sensor, espelho, tela de focalização tudo, tal qual uma cervejinha estúpidamente gelada. Isso fará a umidade do ar condensar nessas peças molhando-as.
Não tem problema usar as latas, mas com jatos curtos e espaçados para a lata não esfriar.


PS: Eu prefiro o soprador manual mesmo

Outra coisa, já ví gente reclamando e reprovando o ar-comprimido em lata ou mesmo por compressor, porque estragaram a cortina da maquina provocando deslocamento, justamente por deixar o "dedo no gatilho", o melhor é a bomba manual.
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #206 Online: 07 de Dezembro de 2012, 18:26:31
É tipo aqueles de katchup, mas é melhor eu aguardar e comprar um material próprio para limpeza mesmo, senão acaba acontecendo o que você disse, ir para as partes internas, não tirei nem 50 fotos com a máquina ainda, hehe! Vou tentar tirar esses dois pontinhos só encostando neles de leve com um cotonete, valew  :ok:

"Senhor Juiz: PARE AGORA!!!!"

Vc vai mexer em uma das partes mecânicas mais sensíveis da câmera. Esqueça isso. Você só tá pensando em soluções que avariam teu equipamento.


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


F4314N0

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #207 Online: 07 de Dezembro de 2012, 18:35:19
Obrigado pelas respostas, já consegui tirar o pequeno pontinho branco que estava no espelho com um contonete, quase sem encostar :) agora vou ter o maior cuidado pra não entrar nada semelhante quando for trocar de lente, sempre apontando o CMOS pra baixo, pra evitar de ter que limpar essas partes internas.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #208 Online: 07 de Dezembro de 2012, 18:39:40
Gentes, é o seguinte...

Limpar as partes internas da cam não é brincadeira. Estou há meses brigando com umas sujeirinhas no sensor e não consigo limpar com a bombinha. Simplesmente convivo com elas até poder levar em uma Assistência e os caras poderem tiram a molhado.

Esqueçam ar-comprimido (além de gelado é muito forte), esqueçam cotonetes, esqueçam bisnagas, esqueçam anti-gripantes, esqueçam métodos molhados, esqueçam cuspe, esqueçam danças ritualísticas neo-zelandesas.

Se com a bombinha fuc-fuc não sair, manda para Assistência quando puder. Existem métodos bem seguros para o próprio usuário limpar, mas nenhum deles envolvem nada disso que eu falei aí em cima. S enão tem certeza ABSOLUTA do que está fazendo, NÃO FAÇA.


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #209 Online: 07 de Dezembro de 2012, 20:06:07
Estou completamente de acordo com o Hyde. Tenta com uma bombinha manual para o ar e se isso não resolver, procure uma assistência. E pelo Amor de Deus, não utilize aquele limpa contato da lata acima, aquilo não é para limpar sensores de câmeras. Se fizer isso, irá danificar o sensor. Como o próprio nome diz, é limpa contato e não limpa sensor.