Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 208425 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #210 Online: 07 de Dezembro de 2012, 21:57:12
Gentes, é o seguinte...

Limpar as partes internas da cam não é brincadeira. Estou há meses brigando com umas sujeirinhas no sensor e não consigo limpar com a bombinha. Simplesmente convivo com elas até poder levar em uma Assistência e os caras poderem tiram a molhado.

Esqueçam ar-comprimido (além de gelado é muito forte), esqueçam cotonetes, esqueçam bisnagas, esqueçam anti-gripantes, esqueçam métodos molhados, esqueçam cuspe, esqueçam danças ritualísticas neo-zelandesas.

Se com a bombinha fuc-fuc não sair, manda para Assistência quando puder. Existem métodos bem seguros para o próprio usuário limpar, mas nenhum deles envolvem nada disso que eu falei aí em cima. S enão tem certeza ABSOLUTA do que está fazendo, NÃO FAÇA.

Mr. Hyde!, o "Anti-Gripante" que você disse, foi mencionado aqui como produto de limpar contatos apenas, e não para limpar sensor, mas não é esse o caso, o caso é que isso não serve é óleo e engordura e é indicado para movimentar peças fixadas por ferrugem(parafusos, roscas, etc...), o que eu até indiquei foi limpa contatos em spray, que é um produto que refaz os contatos de baterias e tudo mais com base de cobre ou que seja de material condutor elétrico. :ok:

Deixando claro para a galera!!!!

LIMPEZA A MOLHADO SÓ ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA!  :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Abraço e desculpe se confundí alguém com minha resposta no tópico lá acima! :ok:
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #211 Online: 08 de Dezembro de 2012, 11:26:49
Caro Fabio Pedro, a questão é que esse troço aí vai entrar cãmera adentro e ajudar a "fazer contato" nas placas de circuitos integrado lá dentro e que não estão visíveis a nós pelo buraco da baioneta. Joga o troço lá dentro, coloca a lente, liga a cam... É curto-circuito na certa, com perda de 1 ou várias placas. A cam não vai servir nem pra ser canibalizada. Esqueça isso.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #212 Online: 08 de Dezembro de 2012, 13:43:17
Caro Fabio Pedro, a questão é que esse troço aí vai entrar cãmera adentro e ajudar a "fazer contato" nas placas de circuitos integrado lá dentro e que não estão visíveis a nós pelo buraco da baioneta. Joga o troço lá dentro, coloca a lente, liga a cam... É curto-circuito na certa, com perda de 1 ou várias placas. A cam não vai servir nem pra ser canibalizada. Esqueça isso.

Mas isso não é para se usado na Câmera não :eek:....foi outro mal entendido..................eu respondi nesse tópico sobre a limpeza dos contatos da bateria da câmera, a pessoa jogava WD na bateria da câmera, eu falei que isso não era legal pelos fatores que eu disse antes(engordurava, etc...), recomendei então Limpa Contatos Spray, esse produto evapora logo após entrar em contato com o metal, ele limpa e evapora na hora.

Na câmera não se joga nada a não ser ar e pela bomba fuc-fuc.....e mais nada ...nem ar-comprimido em lata, pois pode deslocar a cortina e inutiliza-la....

Desculpa mais uma vez ai o mal entendido!!!! :ok:
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, 13:44:33 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


christofer1984

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
Resposta #213 Online: 10 de Dezembro de 2012, 09:58:49
Eu trabalho com informática, acho que o Limpa contato de informática até seja útil para os contatos da bateria e só ! Como eu disse "eu acho". Já limpeza do equipamento em geral faço apenas limpeza externa, sensor e parte interna nunca fiz, já tive uma Nikon D40 , Lumix LX5 e agora estou com uma GF3 adquirida semana passada.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jvartuli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • jvartuli.deviantart.com
    • jvartuli.deviantart.com
Resposta #215 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 21:46:03
Galera, desculpa se to fazendo uma pergunta que já foi feita e respondida, mas... comprei uma Samsung WB100 a uns quatro dias, e acabei de ver que entrou um cisco na lente. Tem como tirar? eu to desesperado, e a garantia não cobre porque parece que isso aí é normal de acontecer. Toda ajuda é bem vinda.
jvartuli.deviantart.com

Fotógrafo amador, amante de macro, cores, nascer do sol e luzes.

Samsung WB100.


fab.araujo1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #216 Online: 24 de Março de 2013, 15:01:03
há alguns anos aprendi com o João Pregnolato (Professor no Bacharelado em fotografia do Centro Universitário Senac), a usar poliflor para limpar a maquina e as lentes (plastico).
*passar pano umido com água (flanela de oculos que não solta pelo) em todo o equipamento para tirar a poeira.
*passar pano umido de poliflor (flanela de oculos que não solta pelo) para dar brilho e ficar com cara de novo
* lustrar com pano seco (flanela de oculos que não solta pelo

uso a anos e fica como novo, e o poliflor evita que a poeira agarre na maquina.

usar cotonetes nos cantos em que o pano não alcançar, cuidado só com os pelos.

IMPORTANTE: somente nas partes de fora da maquina de plastico (não passar nas borrachas) e nunca no engate da lente, local da bateria e cartão. essas partes normalmente são de material fosco e o produto agarra e não sai no polimento.


guilherme_nc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #217 Online: 01 de Junho de 2015, 13:45:30
Boa tarde amigos, ontem á tarde fui para a praia com a minha 50mm e hoje ví que a mesma esta com alguma sujeira, limpei dos dois lados, mas parece ser interna.

Oque que eu faço?? Vou ter que mandar desmontar mesmo? E o que preciso colocar pra nao pegar mais sujeira ainda, parasol? filtro? os 2?
T3i + 55-200 + 18-55+50m 1.8


jpl

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
  • Sexo: Masculino
Resposta #218 Online: 03 de Junho de 2015, 16:54:44
Se a sujeira for apenas estética, não interferir nas fotos e vc quiser tirar só pq notou ela lá, esqueça... Não vale o trabalho!
6D | 60D | 24-105mm L | 100mm f2.8 Macro | 85mm f1.8 | 10-18mm | Tamron 17-50mm f2.8 | 600EX-RT | 430EX-II | 90EX


guilherme_nc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #219 Online: 06 de Junho de 2015, 02:20:04
Realmente não interfere mas depois que nota - se ela lá é uma chatice! Para sol protege de sujeira?
T3i + 55-200 + 18-55+50m 1.8


jpl

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
  • Sexo: Masculino
Resposta #220 Online: 06 de Junho de 2015, 16:49:37
Para proteger o elemento frontal eu sempre uso filtro.
6D | 60D | 24-105mm L | 100mm f2.8 Macro | 85mm f1.8 | 10-18mm | Tamron 17-50mm f2.8 | 600EX-RT | 430EX-II | 90EX


Marcosbase

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #221 Online: 09 de Agosto de 2015, 23:45:45
Estou com um problema na minha Sigma 10-20. Entrou um fio de cabelo dentro dela. Parece que, NÃO SEI COMO, entrou pelas fendas de ajuste de foco ou de ajuste de zoom, pois olhando por dentro vejo o fio e olhando pela frente dá pra ver que ele está bem ali na frente (por dentro). Existe alguma forma de limpar ou devo levar em alguma autorizada? Se a solução for autorizada, alguém indica alguma no arJ?
Obrigado!


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #222 Online: 28 de Agosto de 2015, 15:57:07
Marcosbase, caso vc não tenha habilidade em desmontar a lente, aconselho a encaminhá-la à assistência, como sou de SP, não sei lhe recomendar alguma aí do RJ.

Por experiência própria já desmontei uma lente, desmontar até que foi fácil, mas na ora de montar...

Quanto ao fio, talvez ele não tenha entrado na lente, ele simplesmente já estava lá, desde a fabricação da lente, apenas alojou em um lugar visível, isso é mais comun do que se imagina.

Abs


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #223 Online: 28 de Agosto de 2015, 17:11:31
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #224 Online: 23 de Novembro de 2015, 13:05:20
Como tenho uma filha pequena, minha esposa usa lenços umedecidos para limpá-la, então, sempre retiro alguns deixo-os secando e depois de bem seco, utilizo-os para limpar meu equipamento.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.