Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 206954 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #255 Online: 25 de Abril de 2018, 09:29:26
AFShalders, qual o produto com amônia que você usa? Conhece o Lysoform Amoniaco? Me pareceu ter lido em alguma postagem que deixar a lente em uma solução de água oxigenada e amônia também funciona muito bem para eliminar os fungos.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #256 Online: 25 de Abril de 2018, 09:44:48
Essa FD ai tá crítica. Se tratando de uma lente relativamente barata eu, tendo um pouco de técnica e sendo curioso, desmontaria.

Já fiz isso em lentes antigas, já desmontei uma Nikon E 100mm que comprei fungada, umas 2 Hélios 58mm, achei a nikon um pouco delicada e acho que essa FD siga o mesmo padrão, com calma, ferramentas certas e habilidade com peças pequenas dá pra limpar em casa. Em todas as minhas limpei com álcool isopropílico e ficaram limpinhas, mas nenhuma estava nesse estágio ai. Desse jeito o que pode acontecer é ficar marcas dos fungos no coating, pois eles se alimentam dele.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #257 Online: 25 de Abril de 2018, 09:48:19
Bom artigo Leo!

Para limpar o CCD ... uma espécie de espátula, onde enrolo um lenço específico e pingo uma gotinha de um líquido que vem no kit de limpeza...

O pano úmido agarra a poeira fina. Mas tem de ter mão leve.

Não é bom usar o fuc fuc no CCD porque o pó desce pra outras partes da máquina.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #258 Online: 25 de Abril de 2018, 15:39:28
AFShalders, qual o produto com amônia que você usa? Conhece o Lysoform Amoniaco? Me pareceu ter lido em alguma postagem que deixar a lente em uma solução de água oxigenada e amônia também funciona muito bem para eliminar os fungos.
Luis

Por partes:

Sabão não mancha as lentes desde que enxague muito bem. Uso sabão neutro sem perfume ou no máximo sabão de coco. Não use detergentes desses que tem glicerina, etc.

Lysoform pode ser usado para deixar material com fungo de molho. Agua oxigenada não adianta muito.

Compre amonia de farmácia e dilua em água na proporção de 100:1 a função disso é ter uma solução alcalina fraca para remover certos tipos de contaminantes. Na falta por usar carbonato de amonio.

Depois tem que ser muito bem lavado e enxaguado em água corrente, para depois fazer a etapa com benzina/alcool isopropilico.

Espelho eu limpo com aqueles swabs de limpar sensor, com muito cuidado, e sempre com benzina/alcool isopropilico.
« Última modificação: 25 de Abril de 2018, 15:40:57 por AFShalders »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #259 Online: 25 de Abril de 2018, 16:06:10
AFShalders:
Muito obrigado!
Vou arriscar e fazer a limpeza de uma Helios 44M-4 que comprei baratinho, mas está com fungo em um dos vidros internos.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #260 Online: 25 de Abril de 2018, 16:23:29
AFShalders:
Muito obrigado!
Vou arriscar e fazer a limpeza de uma Helios 44M-4 que comprei baratinho, mas está com fungo em um dos vidros internos.
Luis

As Helios são fáceis de abrir. Faça com cuidado e com as ferramentas certas senão a chance de escapulir e terminar com um arranhão em um elemento é bem real. Faça dentro de uma bandeja para não perder parafusos, etc. Se alguma coisa estiver dura, não force, é facílimo quebrar esses parafusos. Use um óleo desengripante se precisar.

As Canons FD as vezes são bem complicadas. Não lembro qual lente foi (50 ou 28) tinha mais de 100 esferas de rolamento no mecanismo de abertura. Sempre procure por referencias na internet de como abrir/desmontar uma certa objetiva, vai te poupar muita dor de cabeça.

Marque a ordem dos elementos assim como as suas orientações para não inverter nenhum.


 
« Última modificação: 25 de Abril de 2018, 16:27:07 por AFShalders »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #261 Online: 25 de Abril de 2018, 16:50:21
AFShalders:
Obrigado novamente pelas dicas.
Sim, eu me preparei para a tarefa: comprei o lens spanner (que chegou hoje), lubrificante Helimax (se precisar lubrificar as lâminas do diafragma), solução de amônia, água oxigenada, benzina retificada, alcol isopropílico... essa parafernália toda.
Só não encontrei ainda fornecedor de coragem... então isso vou ter que inventar eu mesmo.
:-)
E escolhi começar com uma Helios porque li o pessoal comentando que não é difícil.
Vou registrar em fotos e se tudo der certo, posto aqui no fórum.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #262 Online: 25 de Abril de 2018, 17:43:45
AFShalders:
Obrigado novamente pelas dicas.
Sim, eu me preparei para a tarefa: comprei o lens spanner (que chegou hoje), lubrificante Helimax (se precisar lubrificar as lâminas do diafragma), solução de amônia, água oxigenada, benzina retificada, alcol isopropílico... essa parafernália toda.
Só não encontrei ainda fornecedor de coragem... então isso vou ter que inventar eu mesmo.
:-)
E escolhi começar com uma Helios porque li o pessoal comentando que não é difícil.
Vou registrar em fotos e se tudo der certo, posto aqui no fórum.
Luis


Boa Luis !

O Helimax é muito bom. Normalmente uso graxa de silicone da DowCorning ou Graxa Azul de Litio dessas usadas em juntas homocineticas de carros porque elas tem ponto de gota muito alto e legalmente não "suam".

A quantidade de graxa lubrificante é sempre a menor possível.

Cuidado ao desmontar o helicoide de foco porque a rosca tem várias entradas. Tem que marcar, senão você vai enlouquecer depois. Se for mesmo desmontar o sistema de foco vai ter que recalibrar o infinito depois, para isso é bom ter uma câmera analogica com uma boa tela de foco.

Eu nunca lubrifico as lâminas, pelo contrário, limpo muito bem e desengraxo com benzina. Se lubrificar  vai dar besteira, o risco de sujar os elementos internos é altissimo. Outra coisa, tem uns malucos que recomendam grafite em pó. Sai dessa ok !


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #263 Online: 25 de Abril de 2018, 19:21:40
Excelentes dicas, AFShalders.
Já anotei as alternativas para quando meu pequeno potinho de Helimax acabar. Mas, como você apontou: se não for absolutamente necessário, nem vou mexer nas lâminas do diafragma, pois ele está macio.
Minha preocupação é que ao mexer nos elementos internos da lente, esporos de fungos devem se espalhar chegando inclusive às lâminas do diafragma. Não sei se é paranóia minha, mas se eu deixar essas lâminas sem limpar, estes esporos podem criar novos fungos mais tarde. Por outro lado, limpando as lâminas, corro o risco de retirar a lubrificação original, criando a necessidade de repor esse lubrificante depois de acabada a limpeza. Sei que o risco de fazer besteira ao colocar lubrificante é grande. Oh, dúvida cruel!
Por outro lado, pelo menos uma besteira sei que não vou fazer: grafite em pó nem cogitei! Ficaria uma meleca se espalhando dentro da lente.
Finalmente, sobre a recalibração do infinito. Sei que antes de desmontar o helicoide de foco devo fazer uma marca. Imagino que essa marca seja na posição dos parafusos. Estou certo?
E para finalizar finalizado: não tenho palavras para lhe agradecer a paciência em me repassar suas sugestões e dicas. Obrigado mesmo. Espero poder relatar esta experiência depois para que outras pessoas também possam se beneficiar deste clima de colaboração que você e outros usuários mais antigos (não estou lhe chamando de velho, hein!) sempre tentam incentivar.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #264 Online: 25 de Abril de 2018, 19:33:48
AFShalders,

Excelentes as suas orientações. Vou me encorajar a fazer o restauro, mas já sabendo que pode a lente não voltar 100%, pois fazem 25 anos que está guardada fora das condições ideiais.  Ainda não comprei o material. Tenho encontrado tutoriais de desmontagem da FD 50 mm pela Net e registrarei as fotos do passo a passo pra gente conferir.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #265 Online: 25 de Abril de 2018, 20:58:37
Acreditem, tem tanta besteira espalhada pela internet que fica dificil de saber o que é real, o que é ignorância e o que é trolagem.

Essa de falarem que agua quente remove coating é dura de engolir. A do álcool roubando o calor e criando micro fissuras só pode ser trolagem, não acredito que alguem seja tão burro assim.

Só tem que ter cuidado com algumas coisas em relação aos "vidros". Alguns grupos são colados com um adesivo ótico especial. Nesses grupos, é bom evitar que solventes toquem na emenda entre as duas lentes. Dependendo do adesivo e do solvente usado, pode descolar.

Já vi casos de solventes orgânicos atacarem elementos de material diferente de vidro (resina,plástico) e destruirem o material. Com vidro isso não existe se você não usar nada absurdamente incompatível, tipo solução de soda caustica ou alguma bizarrice. Talvez alguns banhos ácidos possam danificar o coating, mas aí já é burrice mesmo.

Quanto as laminas do diafragma, se não for desmontar, pode passar um cotonete com álcool isopropilico nelas e esperar secar. Isso teoricamente mata qualquer esporo de fungo, mas vá lá saber se mata mesmo. De qualquer maneira é impossivel se livrar 100% deles.

Bom divertimento, depois contem o resultado
« Última modificação: 25 de Abril de 2018, 20:59:13 por AFShalders »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #266 Online: 25 de Abril de 2018, 22:17:13
Lá pelas primeiras páginas tem uma citação de "detergente à base de isopropanol e tensionantes não ativos".

Alguém já viu esse produto ? Fui no mercado e não encontrei. Sabem de alguma marca ? Foi citado que ele é útil para lavar as lentes.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #267 Online: 25 de Abril de 2018, 22:44:33
Fiz um pequeno ensaio e lavei a bolsa da T50.

IMG_5113 by b7cct, no Flickr



IMG_5146 by b7cct, no Flickr
 
Algumas dicas: Esquente a água até não mais de 70 graus C; derrame a agua numa panela; coloque a bolsa com cuidado pra não atingir o logo emborrachado; se a agua estiver muito quente espere para deitar toda a bolsa; passe uma escova e vá molhando; não escove o logotipo e pendure para secar.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #268 Online: 25 de Abril de 2018, 23:26:26

Algumas dicas: Esquente a água até não mais de 70 graus C; derrame a agua numa panela; coloque a bolsa com cuidado pra não atingir o logo emborrachado; se a agua estiver muito quente espere para deitar toda a bolsa; passe uma escova e vá molhando; não escove o logotipo e pendure para secar.

Mas para quê tudo isso? As minhas sempre foram para a máquina de lavar e pronto. Continuam perfeitas.

Gente, isso está virando neurose. Acho que nem recém nascidos recebem tanta atenção e cuidado. :shock:

Lido com sistemas eletrônicos de altíssimo desempenho, onde apenas um dos componentes chega a custar o mesmo que algumas dezenas de 1DX MK II (sem exageros, é isso mesmo), e não entendo o que acontece no segmento de fotografia.

Menos, meus amigos. Muito menos.  Claro que não queremos nossos equipamentos danificados, mas eles foram feitos para nos servir, e não o contrário.

Em mais de 30 anos lidando com eletrônicos, alguns deles infinitamente mais sensíveis que câmeras DSLRs, nunca - repito, nunca - perdi um equipamento por maus tratos. Pelo contrário, quando os revendo estão todos com aparência de novos. E não dispendi nem 1% de todo esse capricho.

Grande e forte abraço a todos.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #269 Online: 25 de Abril de 2018, 23:35:43
Só para entenderem que esses equipamentos não são tão frágeis como pensam.


« Última modificação: 25 de Abril de 2018, 23:37:08 por Vinicius Lima »