Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 206414 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 29 de Maio de 2006, 01:09:34
Citar
Putz galera... O CCD da minha D50 tá parecendo um xiqueiro... Não adianta, vou ter de limpar (levar para o TANAKÃO não rola).

Leo, vc usa algum tipo de pincel de blush específico? Estou com medo de comprar um novo qualquer e jogar mais sujeira do que tirar.

Vc "varre" as sujeiras para o canto ou elas aderem ao pincel?
Eu uso algum bom e macio.. minha sugestão é que pergunte para a mocinha mais delicada da loja, elas costumam ter mais cuidado com suas peles de bebês do que nós com nossas câmeras hehehehe!
Eu varro para o lado mesmo, a maioria acaba aderida pelo pincel, mas o que não aderir acaba caindo do lado, o que não é nenhum problema muito grave.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Discaciate

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Online
Resposta #31 Online: 29 de Maio de 2006, 10:06:37
Leo,

Obrigado pela resposta! Vc é sempre muito atencioso.

A minha experiência com essa limpeza foi ridícula. Comprei um pincel daqueles de limpeza de lente, tipo uma caneta que se expande e vira pincel. Parecia ser MTO bom e estar com a ponta super limpa. Doce ilusão... Não cheguei a danificar nada (pois sou e vou continuar sendo cuidadoso), mas os resultados foram os que eu temia. Eu até tirei os 3 pontinhos que tanto me incomodavam... Mas coloquei mais uns 10  :doh: . E agora eu fico "passeando" com eles pelo CCD.

Então, talvez valha a pena tentar um pincel de blush mesmo. Já que vc tem bons resultados com ele. São daqueles brancos? Acho que esses seriam legais, pois assim poderiamos ver se ele está sujo antes de passar ele no CCD.

Vc não acha que o risco de arrastar a poiera pelo CCD grande? Talvez ela arranhando o filtro low pass em sua passada (a gente fala CCD por habito, mas na realidade é o Low pass, né?). E ao pressionar, existe a probabilidade de o low pass tocar o ccd abaixo? Vc já teve alguma experiência negativa fazendo essa limpeza? Conhece alguém que tenha tido?

Só por curiosidade, com que frequencia vc mesmo limpa a sua? Vc só usa esse metodo mesmo, ou no seu caso vc chega a arriscar um PecPad e um eclipse? E para assistência tecnica, com que frequencia? (acho que não deve ser muito, já que o seu trabalho parece ser mais em estudio).

E mais uma coisa, qual a faixa de preço que a sua assitência cobra para isso? Aqui em Brasília liguei para  uma loja que é recomendada por ser muito boa e criteriosa... Ele não queria falar o preço. Depois de conversar com o cara e falar que eu era do entorno e que ficava longe para eu levar a cam, veio a resposta: "Variando de 180 à 320"! QUE ROUBO!!! O Tanakão que é Tanakão cobra uns 75,00...

Agora é só criar a cara de pau de ir na loja de maquiagem e pedir:
"Querida! Me dê o pincel de mais macio que vc tiver! Tem de ser MUITO delicado, pois estamos falando de algo sensível". Até imagino a cara dela...  :denken:

Abração!
« Última modificação: 29 de Maio de 2006, 10:12:25 por Discaciate »


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #32 Online: 29 de Maio de 2006, 15:34:23
Pois é Mestre Leo..

como muitos aqui na semana passada eu identifiquei uma "linda" marca de digital na lente da minha D50.

cheguei a comprar um kit para limpa-la, mas por causa da flanela.. o produto e o pincel ficarão para história mesmo..  

comprei um pincel de blush macio (assim falou a "delicada" moça que me vendeu) e fui para a luta.. pincel.. depois o paninho do lado flanedado...

resultado??? acho que ficou pior  :wallbash: .  Devo ficar mais ou menos quanto tempo fazendo "suaves movimentos circulares"??  Ou seja.. depois de quanto tempo posso admitir que fiz besteira e devo parar e leva-la para alguem que saiba o que faz?? :giveup:

ou é isto mesmo?? a mancha primeiro espalha e depois some??

Outra.. existe alguma marca própria de pano e pincel?? ou seja.. algo feito para este tipo de limpeza??

 
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #33 Online: 29 de Maio de 2006, 23:23:21
Notícias de última hora...

Passei em uma ótica e peguei o tal do paninho flanelado.. coprei outro pincel de blush...

Resultado... meu "problemas se acabaram-se"....

:clap:  :clap:

A lente ficou limpinha.. mas foi uns 10 minutos com a flanela... mas ficou realmente 10 :thmbup:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #34 Online: 30 de Maio de 2006, 14:23:02
Aqui no Sul o negócio tá feio hoje :(

Muita umidade. Das paredes da casa chega a escorrer água, como numa garrafa de água gelada fora da geladeira.  :huh:

Tirei a lente e a cam da caixa onde fica guardad com os desumidificadores. Coloquei na camera. Tirei o cap. Segundos depos, o elemento friontal da lente, por fora, tava completamente embaciado. :huh:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


jefdpn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #35 Online: 31 de Outubro de 2006, 13:52:58
Afinal Léo o melhor a se usar para limpar Cmos é um pincel bem macio? Vc limpa com a cortina aberta ou fechada?

Obrigado

Jefferson


lucoloco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #36 Online: 07 de Novembro de 2006, 10:12:57
Olá pessoal. Esto com uma lente 75~300mm aqui que praticamente "ganhei" de um amigo. Mas ela esta infestada de fungos. Estou pensando em mandar para o Tanaka. Alguém sugere outra asssistência boa? Em qualqer lugar do Brasil, eu estou em Santa Catarina. E que tenho um bom preço também, claro. :)


rbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #37 Online: 06 de Dezembro de 2006, 09:55:55
Sabem se vale a pena usar kits "oficiais" como esse? http://www.opticsplanet.net/nikon-lens-cle...loths-8176.html

Teve um amigo que comprou nos EUA mas não deixaram ele trazer o liquido, pois era inflamável... Se valer a pena, melhor comprar aqui mesmo no Brasil (e torcer pra não ser falsificado).



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #38 Online: 06 de Dezembro de 2006, 13:53:15
Pessoal, quando nos idos tempos eu cursava Química Industrial (faz um tempo...) nós utilizávamos muita sílica para desumidificar o ambiente que não podia ser úmido e..bla..la..bla...
A sílica que nós utilizávamos no entanto era azul (demonstrando que estava própria para o uso), acho que em lojas de produtos químicos deve ser encontrada facilmente.
Quando a sílica azul absorve toda a quantidade de umidade que ela consegue torna-se rosa, e aí vem o "macete".
Nós colocávamos a sílica no forno comum há uns 120º, até que a umidade some e ela volta a ser azul tornando-se reutilizável.
A sílica vendida por aí é branca se não me engano, justamente para dificultar esta percepção e para que vc compre, compre, compre...
Espero ter ajudado!!!
Abraços.  :thmbup:
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2006, 13:53:59 por sandro amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 06 de Dezembro de 2006, 14:43:45
Nossa, ficaram muuuitas pendências por aqui hehehe!
Vamos lá..
Discaciate eu limpo meu sensor somente quando ele realmente está precisando ser limpo, não tenho uma rotina sobre isso, sempre que precisa eu limpo, o que é pouco, deve dar umas 2 ou 3 vezes ao ano...
Diferente do que as pessoas imaginam os filtros sobre o CCD não são tão delicados assim, na verdade são quase sempre de cristal ou vidro o que lhe confere uma dureza respeitável, até maior do que de muitas lentes do mercado, riscar um CCD não é tão fácil assim, outro dia estava em um treinamento da Kodak e eles passaram um CCD para a galera ver, o negócio já tinha até amaçado de tombo, mas não tinha nenhum risco hehhe, se não risca nem caindo quanto mais com um pincel de blush que é super mácio.
Na Fuji eu pago R$ 130,00, mas a Fuji é super careira, o preço alto se deve ao risco de danificar a cortina, com o pincel de blush isso é difícil de ocorrer, porém o pincel só limpa partículas soltas, a assistência acaba tendo que usar processos bm mais delicados que podem gerar danos graves ao equipamento, então eles cobram pelo risco que correm (quem me falou isso foi o chefe da assistência da Fuji BRasil).

Fransérgio o pincel só serve para remover partículas grandes, a função dele é remover grãos maiores, que podem riscar a superfície com um atrito direto, normalmente marcas de gortura precisam de um eforço maior mesmo ou até mesmo de algum tipo de detergente a base de tensoativo não iônico (que não fere a superfície anti reflexo dos filtros, veja se o que veio no kit é esse tipo de detergente), então para essa limpeza você vai ter um pouco mais de trabalho e risco, se não tiver confiança para fazer leve na assistência, caso contrário é só se empenhar um pouco hehehe!
Fico feliz que tenha dado certo.

Jefferson qualquer sensor pode ser limpo no mesmo procedimento, inclusive o CMOS, pois seu contato direto durante o processo será com os filtros e não com o sensor.
Para limpar o sensor a cortina deve ser aberta, para isso a câmera possui uma função que levanta o espelho e abre a cortina.

rbrandao
Se o líquido for solução de alcool isopropílico ele deve ser evitado, mas as espátulas costumam ser muito boas e facilitam muito o trabalho de esfregar o sensor. O bom de comprar o kit oficial é que o líquido certamente é um solvente que não ataca as coberturas da lente, então pode ser usado sem preocupação, é exatamente esse líquido que é usado pelas asssitências e muda de marca para marca (por exemplo, o da Nikon pode atacar a cobertura das canon).
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


themeron

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • 'Onde há uma vontade, há um caminho.'
    • Rubem Rocha
Resposta #40 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 23:52:33
Colegas,

Aproveitando o tema, qual a maneira mais segura de se limpar os filtros rosqueáveis de lente? (tenho um Kenko Skylight (1B)).

É o mesmo procedimento e cuidados das mensagens anteriores ou pode ser algo mais radical, como lavar com detergente, por exemplo?  :denken:

Agradeço a quem opinar!

[]s
Themeron
 
'Onde há uma vontade, há um caminho.'
Site: www.rubemrocha.com


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #41 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 21:26:13
Use os mesmos procedimentos usados para limpar lentes.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


themeron

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • 'Onde há uma vontade, há um caminho.'
    • Rubem Rocha
Resposta #42 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:40:39
Grato, Leo!

Excelentes informações por aqui!
Os sites 'oficiais' de lentes e máquinas deveriam explicitar mais esses procedimentos
básicos e intermediários de limpeza.
Talvez não o façam para evitar 'curiosos' mexendo onde não devem ou para alimentar
a venda de kits e sustento das autorizadas.

[]s
Themeron
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 22:40:56 por themeron »
'Onde há uma vontade, há um caminho.'
Site: www.rubemrocha.com


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #43 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 11:24:01
Leo,

Esses produtos à venda na Consigo (Papel para Limpeza de Lente KMC 06 (100 folhas) ou Flanela Anti-Estatica & Anti-Pelugem Dust Off DCLW (10 unidades)) ou similares substituem a flanela de óculos na limpeza da objetiva? Te pergunto isso pq todas as óticas aqui no Rio (pelo menos as que conheço) só tem o pano sintético liso que você não aconselhou.

[]´s


Guergolet

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
  • Catota neles
    • http://www.guergolet.com.br
Resposta #44 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 12:34:35
Citar
Aqui no Sul o negócio tá feio hoje :(

Muita umidade. Das paredes da casa chega a escorrer água, como numa garrafa de água gelada fora da geladeira.  :huh:

Tirei a lente e a cam da caixa onde fica guardad com os desumidificadores. Coloquei na camera. Tirei o cap. Segundos depos, o elemento friontal da lente, por fora, tava completamente embaciado. :huh:
Moro em Ribeirão Pires, SP, no alto da serra. Percebi que minha máquina estava mofando. Levei na assistência da Canon (tenho uma rebel xt), chegando lá, o mofo já tinha pego tudo por dentro e estava começando a se aventurar por fora.

Ai fui entender o porque de algumas manchinhas nas fotos mesmo trocando de lente entre outros problemas de qualidade que eu vinha enfrentando.

A dica que me deram e está funcionando:

Comprei na Kalunga uma caixinha de madeira daqueles de colocar arquivo, ela tem aproximadamente 40x40x40, furei a tampa e coloquei uma lampâda de 40watts de geladeira.

Deixo ela ligada 24 horas por dia e minha camera lá dentro, a temperatura média da caixa está girando em torno de 18 grau. Deixo duas lentes e minha máquina lá.

Só para constar: As vezes de manhã, o meu monitor tinha uma lâmina de água na tela, vc passa o dedo e parece o espelho do banheiro durante um banho quente.

Dentro do meu gabinete não tem só silica-gel, tem também um anti-mofo que fica um gel no fundo, não me lembro a marca.

Aqui é muito úmido
____________________________
André Guergolet
Ribeirão Pires - SP
http://www.guergolet.com.br/

Canon Rebel XT
18-55mm e 70-300mm
Ainda sem flash externo