Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 206441 vezes)

Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #45 Online: 29 de Maio de 2007, 22:51:19
Léo... Vc "É o cara", viu!
Putzz, meu!!! Essa sua dica de limpeza da cam em geral, num mandou bem não, mandou a melhor! ;-)

O único problema é que eu limpei meu CCD há um mês fazendo totalmente o contrário do que vc falow... :yu: ...

Mas até agora não apareceu nenhum problema.
E da próxima vez, vou seguir esta cartilha - que inclusive já foi adicionada ao meu manual de fotografia digital! ;-)

Valew mermo, brother!!!
Abração, e até a próxima dica! ;-)
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #46 Online: 29 de Maio de 2007, 23:29:06
ClaudioH a Flanela Anti-Estatica & Anti-Pelugem é ótima.

Guergolet uma ótima alternativa para locais úmidos é o desumidificador vendido como caça mofos com marcas como Hippo. http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?...produto=1777567
Ele funciona muito bem para remover a umidade, melhor que sílica ou qualquer outra coisa...

Ewerton  que bom que a dica foi útil.
 
« Última modificação: 29 de Maio de 2007, 23:29:54 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 30 de Maio de 2007, 20:40:57
Citar
Citar
Silica é bom mesmo para usar na mochila, mas tem que trocar sempre.
Agora o mais interessante mesmo é o uso de uma solução antimofo que é vendida com nomes comerciais de SECAR e HIPO (dentro outros), eles são um pote divido em 2 partes, que armazenam a água que tiram do ambiente, é uma solução brilhante, não é cara e trabalha muito bem em armários e etc, só não servem para mochilas. :/
É exatamente isso q a gente usa aki em casa e recomendo bastante! Realmente acabou com o mofo dos armários. Trocamos em média uma vez por mês eu acho! (soh não sei exatamente o nome!)

Abraços!
Também uso o "SECAR" custa aqui em Niterói R$6,50, troco mais ou menos a cada 40 dias, moro perto de Praia, é perfeito. Como disse o Leo só não serve para mochila.
"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #48 Online: 03 de Junho de 2007, 13:36:11
Léo, estes lenços e flanela que o ClaudioH indicou podem ser usados para limpar o CMOS também?

Isso a seco, sem líquido nenhum.

Minha idéia é fuc-fuc, pincel de brush e o lenço para tirar o resto das partículas. Já limpei com um cotonete seco, mas achei arriscado demais...  
« Última modificação: 03 de Junho de 2007, 13:37:29 por lta »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #49 Online: 03 de Junho de 2007, 18:18:22
Pode sim, na verdade o cuidado com o CCD e o CMOS é  mesmo, porque você não tem contato com o sensor e sim com os filtros que ficam instalados sobre ele. Cuidado ao usar flanelas sobre o sensor porque se seu dedo tocar as bordas da cortina ele pode denifica-la.
Eu tenho usado um miniaspirador para aspirar a sugeira do sensor, tenho tido ótimos resultados.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #50 Online: 04 de Junho de 2007, 07:32:22
Opa Xará, valeu a dica:

O mini-aspirador seria este aqui?

http://cgi.ebay.com/GREEN-CLEAN-SC-2000-DI...VQQcmdZViewItem


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #51 Online: 04 de Junho de 2007, 09:14:12
Opa, não é especificamente este sistema, mas esse também me parece ser muito legal, eu estou usando um aspirador de teclado a pilha adaptado com um pincel macio na ponta. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #52 Online: 04 de Junho de 2007, 12:12:11
Havia pensado nisso também. Só não sabia como adaptar o pincel e se haveria algum risco desses pincéis mais vagabundos (vendidos nos kits de limpeza) arranhar o low-pass.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #53 Online: 04 de Junho de 2007, 13:07:49
Citar
Havia pensado nisso também. Só não sabia como adaptar o pincel e se haveria algum risco desses pincéis mais vagabundos (vendidos nos kits de limpeza) arranhar o low-pass.
Olha eu não passo não pelo risco, mas por eles serem meio oleosos, eu preferi fazer uma adaptação colando pelos de pincel de blush com cola quente na boquinha lisa. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #54 Online: 04 de Junho de 2007, 14:53:01
Citar
eu preferi fazer uma adaptação colando pelos de pincel de blush com cola quente na boquinha lisa. ;)
MACGAIVER

 :laughing:

Comprei um para teclado também só que via cabo USB. quando chegar começo as gambiarras também.

Não descartei a possibilidade de comprar aquele Green Clean.   Meu problema é a Receita.
« Última modificação: 04 de Junho de 2007, 14:54:08 por lta »


xp_night

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #55 Online: 29 de Julho de 2007, 11:40:25
Bom dia

Gostaria de saber se estou fazendo o correto.

1- Amazeno minha Câmara Fuji S6500fd e minha Filmadora panasonic PV-GS 320 em bolsas West e WF fechadas e com saquinhos de sílica gel azul (100g num squinho de flanela) comprados na DIAFILME. Matenho as bolsas fechadas a maior parte do tempo. Está certo assim?

2- Esse Líquido de limpeza Zeiss é bom para a Fuji S6500fd e minha Filmadora panasonic PV-GS 320, sou neurótico e meio  Onde acho esse líquido para comprar??? Não remove o Coating da lente?

3- Tenho também uma bombinha de ar e uma flanela alemã. Notei um pontinho na lente da Fuji e estou querendo tira-lo, apesar de ínfimo e não aperecer em nenhuma foto, pelo menos nunca vi.

Grato desde já


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #56 Online: 29 de Julho de 2007, 16:36:41
Prefira guardar em um armário com antimofo comercialmente chamado de Hipo, a silica satura muito rápido e exige trocas constantes, principalmente em locais úmidos, onde pode ser necessário trocar a sílica semanalmente.

Não há como afirmar que um líquido de limpeza servirá para sua lente, cada lente é atacada por tipos diferentes de solventes, tente limpar a seco, se não for possível leve a uma assistência AUTORIZADA que é a coisa mais segura a fazer... Normalmente a limpeza a seco funciona bem para a grande maioria das condições.

Bombinha de ar é como o pincel macio, serve para remover partículas grandes, a flanela alemã eu não conheço, mas se for similar às flanelas de óculos você pode usar normalmente.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #57 Online: 30 de Julho de 2007, 17:10:01
Sobre a solução definitiva antimofo, comprei uma caixa de plástico transparente (mais ou menos 40x40x30cm) e amontoei as minhas lentes e câmeras junto com dois potes de antimofo (um é o Secar e o outro não lembro).

Olha, eu moro em um apartamento com orientação solar sul (ou seja, sol só no finalzinho da tarde, meio enviesado), tudo de ruim. Depois de deixar a minha 200mm com um fungo caprichado depois de ficar uns 3 meses na estante da sala (as outras estavam a salvo), comecei a experimentar métodos para conter a expansão dessa praga que assola os equipamentos fotográficos.

Descobri então a silica gel. Comprei várias e enchi uma mochila com pacotinhos e as minhas lentes. Mas não levei muita fé, pois o pessoal falava que a silica saturava rapidamente. Foi aí que descobri o antimofo, que já uso há mais de ano. Só que no armário, eles duravam cerca de 30-45 dias. Agora na caixinha de plástico, já estou com eles há meses sem sinais de precisar trocar. Dura muito mais. E o melhor: nenhum sinal de fungo!

Recomendo!



 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #58 Online: 30 de Julho de 2007, 17:22:19
Então Francisco o anti-mofo é um espetáculo mesmo e o bom é que vc sempre ve quando ele está saturado.
A ressalva é para ficar atento para poeira, se concentrar poeira em cima da película dele ele também perde eficiência (mesmo antes de estar saturado), então é legal ficar atento à isso também. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 31 de Julho de 2007, 13:53:02
Pode? É bom usar esses potes anti-mofo dentro das malas/mochilas?
São Paulo - SP