Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 206520 vezes)

alexandrecampini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #225 Online: 29 de Novembro de 2015, 16:28:55
De quanto em quanto tempo é aconselhável limpar o equipamento? :ponder:


themeron

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • 'Onde há uma vontade, há um caminho.'
    • Rubem Rocha
Resposta #226 Online: 18 de Dezembro de 2015, 10:49:52
Ganhei de herança uma Olympus OM-1 com lentes com fungo.
Arrisco desmontar as lentes para limpar?
Alguém já fez isso e deu certo? :ponder:
'Onde há uma vontade, há um caminho.'
Site: www.rubemrocha.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #227 Online: 18 de Dezembro de 2015, 12:06:33
Ganhei de herança uma Olympus OM-1 com lentes com fungo.
Arrisco desmontar as lentes para limpar?
Alguém já fez isso e deu certo? :ponder:


A chance de dar besteira se você nunca fez isso é imensa. Recomendo que seja feito por um técnico.
Mesmo porque você provavelmente não terá as ferramentas adequadas e tem peças pequenas, tais como rolamentos, molas e parafusos.


themeron

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • 'Onde há uma vontade, há um caminho.'
    • Rubem Rocha
Resposta #228 Online: 18 de Dezembro de 2015, 14:38:35
Grato pela dica!
Vou ver se acho alguém de sampa pra fazer isso!
A máquina em si está perfeita, as lentes também perfeitamente funcionando, sem marcas, etc. O grande problema são os fungos...  :ponder:  :fight:  :ok:




A chance de dar besteira se você nunca fez isso é imensa. Recomendo que seja feito por um técnico.
Mesmo porque você provavelmente não terá as ferramentas adequadas e tem peças pequenas, tais como rolamentos, molas e parafusos.
'Onde há uma vontade, há um caminho.'
Site: www.rubemrocha.com


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #229 Online: 28 de Dezembro de 2015, 22:22:22
Aproveito o tópico para fazer uma pergunta, que eu já vi diversas respostas, mas nada que tenha me convencido de verdade: qual a melhor maneira de guardar o equipamento após o uso? A lente deve ser desacoplada do corpo? As bateria / pilhas devem ser retiradas dos equipamentos?

Pergunto, pois sou meio cético em ficar tirando a lente do corpo, pois é um momento que vejo como sendo a oportunidade de entrar poeira no equipamento, bem como um risco maior para acidentes.

Sempre agi da seguinte forma: desconecto o flash do corpo, guardo o corpo com a lente que estava utilizando e quase sempre, retiro as baterias e pilhas para serem recarregadas, retornando aos seus devido locais (corpo ou flash), após a recarga.

Forte abraço e obrigado!
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #230 Online: 29 de Dezembro de 2015, 19:22:14
Aproveito o tópico para fazer uma pergunta, que eu já vi diversas respostas, mas nada que tenha me convencido de verdade: qual a melhor maneira de guardar o equipamento após o uso? A lente deve ser desacoplada do corpo? As bateria / pilhas devem ser retiradas dos equipamentos?

Pergunto, pois sou meio cético em ficar tirando a lente do corpo, pois é um momento que vejo como sendo a oportunidade de entrar poeira no equipamento, bem como um risco maior para acidentes.

Sempre agi da seguinte forma: desconecto o flash do corpo, guardo o corpo com a lente que estava utilizando e quase sempre, retiro as baterias e pilhas para serem recarregadas, retornando aos seus devido locais (corpo ou flash), após a recarga.

Forte abraço e obrigado!

Você esta certo, o momento de tirar ou trocar a lente é um momento onde o equipamento fica mais suscetível a sujeiras, mas dependendo do lugar e a maneira que você faz isso, pode trocar que é super seguro.

O ideal é guardar seu equipamento em algum lugar livre de humidade, independente da lente no corpo ou não. O flash é de bom costume tirar por aumentar a possibilidade da câmera cair. Se você usa o equipamento com pouca frequência, não o deixe dentro da sua mochila, dentro do armário, mesmo que não tenha muita humidade. A longo prazo, ambientes escuros também ajudam os fungos a se proliferarem na sua lente.

Diferente das alcalinas (que corroem), você não precisa se importar com as baterias de hidreto metálico de níquel (Ni-MH), pode deixar que elas não têm perigo de danificar seus equipamentos. Mas claro, se você for ficar muito tempo sem utilizá-lo, é apenas bom senso guardar num compartimento separado, bem arejado e com boa iluminação.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 19:47:54 por bfscf »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #231 Online: 29 de Dezembro de 2015, 19:25:40
Ganhei de herança uma Olympus OM-1 com lentes com fungo.
Arrisco desmontar as lentes para limpar?
Alguém já fez isso e deu certo? :ponder:

Eu comprei uma OM-1 há pouco tempo! Estou impressionado, ô câmera bonita, gostosa de fotografar e confiável!!!

Olha esse tópico aqui, pode te ajudar: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=14733.0
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 19:26:29 por bfscf »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #232 Online: 29 de Dezembro de 2015, 19:28:04
O problema dessas latas é o mesmo do pessoal noob que joga Counter-Strike, aperta e segura do dedão lá no gatilho por vários segundos fazendo uma desgraça só.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Quando você mantém o fluxo de ar da lata por vários segundos soltando ar a lata resfria e o ar sai gelado, isso resfriará sensor, espelho, tela de focalização tudo, tal qual uma cervejinha estúpidamente gelada. Isso fará a umidade do ar condensar nessas peças molhando-as.
Não tem problema usar as latas, mas com jatos curtos e espaçados para a lata não esfriar.


PS: Eu prefiro o soprador manual mesmo

 :hysterical:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #233 Online: 29 de Dezembro de 2015, 19:38:23
Eu sou contra a limpeza do CCD, o sensor é uma coisa que deve se limpar no máximo 3 vezes por ano, e devido a isso, deixo na mão de profissionais (assistencia técnica da marca), acho aquela area muito delicada, tem cortina e tudo mais. Eu sempre tive muito cuidado e medo ao mesmo tempo, por isso minha opnição sempre será. Limpeza de CCD é melhor levar em profissionais.

Total! 3 vezes ao ano se fotografar muito, ou se for muito descuidado!  ;)

Dizem que este kit pra limpar sensor é dez (pesquisei muito sobre isso):

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=KVMIcytrh5A


Tem uns no eBay que são parecidos, mas claro, são réplicas que estragram no lugar de limpar — li uns 3 depoimentos já, e nem fui muito longe pra pesquisar. Eu quase comprei uma vez, mas puts, me deu agonia ver o caras limpando!  :hysterical:

Olha os cara na fábrica da Leica limpando (em 13min30s) com um material parecido:

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 19:39:39 por bfscf »


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #234 Online: 04 de Janeiro de 2016, 10:14:03
Obrigado pela resposta! Eu uso constantemente meu equipamento, pois também trabalho com fotografia, então o uso é contínuo, onde tenho uma câmera que normalmente fica com um 50mm montada e a outra, com as lentes que fico intercambiando, onde sempre guardei meu equipamento com a lente montada - no caso da que cambio as lentes, fica sempre com a ultima lente utilizada.

O flash, sempre desmontado e as pilhas do flash, normalmente fica nele também - só as retiro quando vou recarregá-las, onde o mesmo ocorre com as baterias das câmeras.

Perguntei, pois já ouvi muita coisa à respeito e sempre é bom ter a opinião de quem realmente tem conhecimento de causa (como diria o meu avô, com muitos anos de janela), pois ouve-se muito falar, mas hoje em dia, como ficou mais fácil ter um equipamento, todo mundo se acha fotógrafo (não que isso seja ruim, pelo contrário, populariza e faz avançar mais fronteiras da arte), porém, as pessoas falam muitas coisas que vem a cabeça e, com o pouco conhecimento técnico do assunto, vira-se um mar de informações desencontradas e errôneas.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #235 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 18:29:33
Pessoal, tenho uma dúvida..
Eu procuro conservar o equipamento bem limpo. Porém notei que o anel de zoom da minha tammy 17-50mm ficou um pouco mais "seco", existe alguma maneira de resolver isso sem ter que ir numa autorizada?
Ele funciona perfeitamente, só não ta mais tao suave de quando comprei (já comprei usada) e nem tão macio quanto o anel de foco.
O que faço?  :ponder:


Luan Richard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #236 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 19:19:02
 :ok: muito obrigado por compartilhar!  E muito importante isso!


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #237 Online: 30 de Agosto de 2016, 20:20:26
Boa, comprei aquele kit de limpeza, mas n fazia ideia em q usar cada coisa, e ainda não faço kk
na dúvida eu só limpo a lente e o corpo mesmo..


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #238 Online: 18 de Janeiro de 2018, 14:24:35
Em Brasília pago uma média de 100 reais por limpeza de sensor.
Na dúvida, não arrisco com esses kits e com a experiência que eu não tenho rsrs

Como fotografo por hobby e em viagens, eventualmente acaba sendo preciso trocar de lente em um local não tão adequado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #239 Online: 18 de Janeiro de 2018, 21:24:24
Muito misticismo sobre uma coisa simples.
3 vezes por ano? Só se a pessoa não usar ou só fotografar em grandes aberturas.
Quem faz paisagem sabe como um sensor suja fácil.
E nem precisa trocar de lente, algumas lentes zoom são verdadeiros aspiradores de pó.
É mais fácil deixar mais sujo do que danificar o sensor, que em muitos casos está com o filtro AA em cima dele, ou seja, nem no sensor tocamos.
Pra danificar só se passar chave de fenda.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs