Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 123687 vezes)

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #360 Online: 23 de Outubro de 2018, 16:01:46
Usei o isopropílico e ficou muito bom mesmo, limpou bem,
mas surgiu uma duvida,posso estar falando bobagem pois nao entendo sobre os vidros das lentes mas pra fazer a limpeza da 85mm canon e da sigma 17-50 o alcool surtiu muito bem,o elemento ficou sem mancha alguma, mas ao limpar a efs 10-18 da canon nao surtiu o mesmo efeito,nao ficou limpo total,meio que criou uma mancha de leve,mas ao passar outro pano ela saia mas ainda assim voce percebe que não esta 100% , tentei numa lente do kit 18-55 canon e deu a mesma coisa,
é como se o vidro fosse de baixa qualidade ou nao tivesse coating sei lá e nao surte o msmo efeito.
não sei explicar bem. :no:

Provavelmente pano com oleosidade. Uma coisa que pode acontecer, é que quando o álcool evapora, ele resfria o vidro e as vezes pode dar condensação na parte de trás. Por isso é que deve-se usar uma quantidade minima.

Evite molhar as borrachas com álcool. Se possivel, aplique uma finissima camada de silicone sobre elas.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2018, 16:03:11 por AFShalders »
Ética não é negociável.

Viciado em Fotografia desde 1980
www.oldgoodlight.blogspot.com
www.flickr.com/groorj

saguena

• Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #361 Online: 06 de Novembro de 2018, 10:21:26
estou com uma lente com inicio de fungos, algum tipo de limpeza ou tratamento que de para fazer em casa mesmo?

bjp77

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #362 Online: 06 de Novembro de 2018, 11:07:29
saguena, você pode pô-la ao Sol por alguns minutos diariamente que ajuda a diminuir a colônia de fungos. Eles não toleram Sol. De início é isso. Se quiser desmontar a lente pra lavar a ótica estude bem o modelo, vídeos de desmontagem no Youtube e comece a planejar o procedimento:

- estudos de procedimento;
- materiais + ferramentas necessários;
- use a câmera para fotografar cada etapa de desmontagem, cada posição das peças no tambor da lente, você usará para fazer a remontagem

No meu caso tenho uma lente antiga com fungos, graxa extravasada, poeira, vedantes arrebentados. Preciso de luvas, óculos de proteção, graxa azul, isopropílico, solução de amoníaco a 1% (Lysoform amoníaco), sabão de coco em barra, toalha, tigela, chaves de fenda padrão JIS, lupa, pinça, potes para guardar os miúdos, lanterna. Mas você sabe como  usar cada material ? Estude !
Canon EOS T5
Canon EF-S 18-55mm f/3.5
Canon 75-300mm EF-S
Zenit Helios 44M-4 58mm f/2
Canon T50 Lente 50 mm f1.4 1985 inoperante

bjp77

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #363 Online: 19 de Novembro de 2018, 00:39:58
Levei minha Helios 44 pra um torneiro mecânico. Ela tinha um problema no tread do filtro que era amassado. O torneiro instalou uma barra de polietileno, bateu gradativamente até ir desamassando e foi rosqueando a parte frontal da lente até sair. Notou-se que a rosca do filtro estava com as trilhas empenadas. Foi feito risco no trecho empenado e o serviço ficou satisfatório.
Como ficou no alumínio aparente, tenho dúvida se não vai gerar reflexo na  ótica. E nesse caso é interessante saber especificações de que tinta usar no restauro do barril da lente Valdai Helios 44M-4.
Canon EOS T5
Canon EF-S 18-55mm f/3.5
Canon 75-300mm EF-S
Zenit Helios 44M-4 58mm f/2
Canon T50 Lente 50 mm f1.4 1985 inoperante