Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 206438 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #375 Online: 14 de Maio de 2019, 14:36:27
Para a limpeza de lentes, eu seguiria a receita clássica: Peróxido de Hidrogênio (Água Oxigenada) 130 Vol. e Hidróxido de Amônio (Amoníaco) 28%, diluídos em água na proporção de 1/3 cada um.
Cuidado para não inalar o Amoníaco e evitar que entre em contato com a pele, porque nessa concentração é muito forte.
Colocar a lente (só o vidro, obviamente) nesta solução e esperar três minutos, limpando suavemente com um cotonete.
Ao mergulhar a lente se consegue ver as borbulhas do efeito sobre a matéria orgânica (fungos).
Não deixar em contato mais de 3 minutos, para que o líquido não ataque a tinta preta que normalmente reveste a lateral da lente, ou o bálsamo que é utilizado como cola nos elementos óticos compostos por mais de uma lente.
Após esse processo, lavar em água e secar com papel especial ou pano de microfibra, e ainda, finalizar com umas boas sopradas com a bombinha de ar.
Todo o processo é relativamente fácil. A parte mais difícil para mim sempre foi evitar que a lente fique com microfiapinhos do papel ou do pano utilizado. Nunca consigo que fique 100% .
Outra coisa que inicialmente é frustrante, é notar que por maior que seja o esforço e o cuidado, se o fungo é antigo, acaba ficando uma marca no coating. É como uma marca d'água, que não afeta em nada a foto, mas que deixa aquele aspecto de que a lente já não é nova e passou por um processo de limpeza.
A mesma solução que citei no inicio, talvez mais diluída, eu usaria para limpar qualquer outra parte da lente que esteja com fungos (mesmo as partes que não são de vidro), tomando o cuidado de passar levemente com um cotonete e depois limpar com outro cotonete umedecido em água. Neste caso há que tomar cuidado para que a solução não fique muito tempo em contato com a parte plástica ou metálica, para que não fiquem marcas. Imagino que se passar nas partes con tinta, por exemplo, corre-se o risco de retirar a tinta. Depois de passar o cotonete umedecido em água, eu garantiria que estivesse bem seco (mas bem seco mesmo) antes de fechar a lente.
Pessoal: se escrevi alguma besteira, por favor, me corrijam!
 
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #376 Online: 14 de Maio de 2019, 14:48:28
Alcoois, ao contrário do que se pensa não são efetivos contra todos os tipos de fungos.

Concordo com isso, até porque coincide com todos os tutoriais que li antes de me arriscar a abrir e limpar uma lente.

Uso álcol isopropílico apenas para a higienização que faço SEMPRE que compro uma lente usada: antes de usar, mesmo que não tenha fungos, faço uma limpeza superficial em todo o corpo da lente, com um paninho de microfibra umedecido em álcol isopropílico (isopropílico de verdade: concentração de 99,3%). Acredito que isso retira a gordura de dedos do dono anterior...

Sim, sou meio paranoico com isso: jamais espeto em minhas câmeras nenhuma lente usada que não tenha passado por essa limpeza superficial.

Estou falando de lentes SEM fungos, porque se tiver fungos, em geral evito comprar. Se não há outra alternativa, porque se trata de alguma lente muito desejada, então passa pelo procedimento descrito na mensagem anterior: "banho" na solução de Peróxido de Hidrogênio (Água Oxigenada) 130 Vol. e Hidróxido de Amônio (Amoníaco) 28%.


LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #377 Online: 14 de Maio de 2019, 15:39:42
Lasg e Shalders grato pelos comentários de vocês.

Lasg,

lentes antigas vem com gordura, poeira, restos de pele e se forem zoom aí é que a coisa é feia. O isopropílico vai remover essa sujeira que acaba por facilitar a propagação de fungos.

Minha câmera Rebel T5 tem três anos; caí na água com ela, ela sobreviveu; comprei lentes e troco sempre, daí a facilidade de sujar. Limpei esta semana e vi que tinha a bendita mancha que percebi depois ser fungo. Naquela foto da página 25 o fungo está localizado por baixo do espelho. Não sei como não se propagou para o sensor e para as lentes.

O local de guardar a câmera é que não é adequado. Ela fica dentro da bolsa e do armário. Já notei que o armário atrai umidade. Vou comprar uma caixa estanque.
Considero válido limpar uma lente usada ao fazer a aquisição. Ela pode vir com surpresas que uma limpeza resolve. Mas eu não vou me aventurar a mexer no espelho da T5, pode ser que arranhe de vez. Identificar a contaminação já está de bom tamanho.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #378 Online: 14 de Maio de 2019, 16:06:25
lentes antigas vem com gordura, poeira, restos de pele e se forem zoom aí é que a coisa é feia. O isopropílico vai remover essa sujeira que acaba por facilitar a propagação de fungos.

bjp77, concordo integralmente com o que você disse, já que não mencionou fungos nessa lista. Esse material (gordura, poeira, etc.) facilita o surgimento e a proliferação de fungos. Pelo que entendo, o álcol remove esse "alimento de fungos".

Mas fungos mesmo, a menos que sejam muito recentes, acho que o isopropílico não vai resolver. Por segurança, só aquela "solução matadora" mesmo.

O que você mencionou sobre o armazenamento também coincide com tudo o que li até agora: tem que ser em local adequado, e certamente, o armário não é local adequado. As caixas estanques tem que ter algum produto desumidificador para funcionar, pois não adiantaria você fechar a caixa com umidade dentro. Obviamente, ajuda muito arejar as lentes e fazé-las pegar um solzinho de vez em quando.

E sim, limpar a lente usada recém comprada é uma prática que adoto desde que comecei a comprar lentes usadas, motivado principalmente pelo meu pavor aos fungos...

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #379 Online: 15 de Maio de 2019, 10:43:28
nesta matéria técnica da pagina 55 da revista Macrocosmo fala sobre fungos. Há uma solução de 94% de água destilada, 4% de amônia e 2% de peróxido de hidrogênio. Encontrei no Digiforum.
https://docs.google.com/file/d/0B71eOv9k03alMmI1ZGRkYTgtMmRjZS00NDBlLWFiZWItMGRmOTY2Y2E5MjNl/edit?pli=1&hl=pt_BR

Analisei ontem com uma lupa e vi que tem muitos fungos em quase toda a superfície do espelho.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #380 Online: 20 de Maio de 2019, 16:19:40
Pessoal,

hoje levei a câmera para a assistência limpar o espelho e o sensor, amanhã me devolvem. Mas estava pensando na seguinte hipótese para eliminar os fungos:
- despejar 10 ml de álcool isopropílico numa tampa plástica dessas de leite, por a tampa e a câmera/lente numa caixa plástica fechada para que se crie um ambiente com vapor de álcool e mate fungos e esporos. Isso é indicado ou tem alguma contraindicação ? Já fizeram pra ver se é eficiente ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #381 Online: 20 de Maio de 2019, 16:58:09
Pessoal,

hoje levei a câmera para a assistência limpar o espelho e o sensor, amanhã me devolvem. Mas estava pensando na seguinte hipótese para eliminar os fungos:
- despejar 10 ml de álcool isopropílico numa tampa plástica dessas de leite, por a tampa e a câmera/lente numa caixa plástica fechada para que se crie um ambiente com vapor de álcool e mate fungos e esporos. Isso é indicado ou tem alguma contraindicação ? Já fizeram pra ver se é eficiente ?


Nunca li nada sobre esse procedimento, mas de vez em quando eu faço algo parecido com minhas lentes: pingo algumas gotas de álcol na tampa traseira, rosqueio a tampa cuidando para não molhar a lente e deixo a lente em pé (apoiada na parte traseira) para que o vapor de álcol passe pelo interior da lente. Depois faço a mesma coisa com a tampa dianteira, deixando a lente em pé novamente (esta vez apoiada na parte dianteira).

Devo enfatizar que faço isso com a lente limpa, mais como precaução e não para combater algum fungo existente.

Não sei se este procedimento é eficiente, mas que fica com cheiro de limpo, fica...  :D


LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #382 Online: 20 de Maio de 2019, 17:04:22
Pessoal,

hoje levei a câmera para a assistência limpar o espelho e o sensor, amanhã me devolvem. Mas estava pensando na seguinte hipótese para eliminar os fungos:
- despejar 10 ml de álcool isopropílico numa tampa plástica dessas de leite, por a tampa e a câmera/lente numa caixa plástica fechada para que se crie um ambiente com vapor de álcool e mate fungos e esporos. Isso é indicado ou tem alguma contraindicação ? Já fizeram pra ver se é eficiente ?


Com certeza não mata.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #383 Online: 20 de Maio de 2019, 17:17:20
É bom lembrar (para não ficar paranoico) que esporos de fungo existem em todas partes.
Certamente, respiramos muitos no dia a dia.
E certamente no interior de nossas lentes deve ter alguns (a menos que a lente tenha saído de fábrica e tenha sido mantida hermeticamente fechada... e olha lá).
O que há que evitar é que esses fungos se desenvolvam. Alguém já citou por aqui os três fatores necessários para o desenvolvimento de fungos:
1 - umidade (acima de 60%)
2 - calor (entre 20 e 60 graus)
3 - falta de luz e pouca ventilação
Me pareceu ler que a ocorrência simultânea de dois destes três fatores já propicia o desenvolvimento dos fungos. Alguém poderia confirmar esta informação?
Lembrando sempre que estamos falando de fungos em lentes!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #384 Online: 20 de Maio de 2019, 17:33:56
Gente é simples. Basta ter um bom controle de umidade , um drybox ou coisa do tipo.

Umidade = fungo.

Aqui tudo meu fica em dois dry cabinets da Benro com umidade de 38%, e temperatura ambiente.
Nunca mais apareceu um fungo em equipamento. Foi caro mas não me arrependo nem um pouco.
« Última modificação: 20 de Maio de 2019, 17:34:50 por AFShalders »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #385 Online: 20 de Maio de 2019, 17:42:36
Corrigindo uma informação que repassei antes...

Depois de consultar em
https://www.zeiss.com/camera-lenses/int/service/content/fungus-on-lenses.html

Corrijo os fatores necessários para o desenvolvimento de fungos:
1 - umidade (acima de 70%)
2 - calor (entre 10 e 35 graus)
3 - falta de luz e pouca ventilação
4 - nutrientes (gordura de dedos, poeira, sujeira, coating das lentes)
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #386 Online: 20 de Maio de 2019, 17:45:12
Gente é simples. Basta ter um bom controle de umidade , um drybox ou coisa do tipo.
Umidade = fungo.
Aqui tudo meu fica em dois dry cabinets da Benro com umidade de 38%, e temperatura ambiente.
Nunca mais apareceu um fungo em equipamento. Foi caro mas não me arrependo nem um pouco.

O AFShalders tem razão: não é tão complicado.

Eu NUNCA tive fungos em minhas lentes.

Mas como compro lentes antigas, de vez em quando alguma chega com fungos. Depois da limpeza, nunca tive problemas com qualquer lente.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #387 Online: 20 de Maio de 2019, 17:45:17
Corrigindo uma informação que repassei antes...

Depois de consultar em
https://www.zeiss.com/camera-lenses/int/service/content/fungus-on-lenses.html

Corrijo os fatores necessários para o desenvolvimento de fungos:
1 - umidade (acima de 70%)
2 - calor (entre 10 e 35 graus)
3 - falta de luz e pouca ventilação
4 - nutrientes (gordura de dedos, poeira, sujeira, coating das lentes)


Dá fungo fácil com 55-60% de umidade.
Dá fungo fácil com temperatura de 40 graus ou de 5 graus, basta ver as caves de vinhos e de queijos na Europa, temperatura de 5 a 8 graus geralmente.

O fator determinante é a umidade.
« Última modificação: 20 de Maio de 2019, 17:48:20 por AFShalders »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #388 Online: 20 de Maio de 2019, 17:45:33
Aqui tudo meu fica em dois dry cabinets da Benro com umidade de 38%, e temperatura ambiente.
Nunca mais apareceu um fungo em equipamento. Foi caro mas não me arrependo nem um pouco.
Comprei o meu esse ano... Mas uma marca nacional mesmo... Estranhei que a umidade alvo dele é algo em torno de 50%.
Pelo que li é suficiente. Mas não seria melhor regular pra 40%?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #389 Online: 20 de Maio de 2019, 17:49:33
Comprei o meu esse ano... Mas uma marca nacional mesmo... Estranhei que a umidade alvo dele é algo em torno de 50%.
Pelo que li é suficiente. Mas não seria melhor regular pra 40%?

50% não garante. O problema é que os desumidificadores por efeito Peltier não vão muito abaixo de 40% então eles vem com essa de 50%.