Autor Tópico: Algumas fotos deste feriado  (Lida 4641 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #30 Online: 07 de Março de 2006, 20:34:06
Concordo com vc Alex. Acho que uma coisa importante na fotografia é definir um estilo. Nas fotos do Ivan por exemplo, você identifica a luz usada por ele, as composições. Ele tem um estilo que é só dele. E como você disse só de ver a foto já dá pra saber que é dele.

Ivan, aprendo cada vez mais com você, gostei muito da explicação que vc deu. E sobre a última foto, acho que é o que vc falou. Pode ser de 12 anos atrás, mas jpa tem as mesmas características das suas fotos de hoje em dia.

E uma outrta pergunta sobre as lentes. Eu tenho um adaptador que uso na minha pentax de baioneta/rosca. Você acha que le serviria para adaptar essas lentes russas?

Abraços,

Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 07 de Março de 2006, 20:48:39
Posso dar mais um pitaco?

Sobre essa história do estilo, a minha experiência é a seguinte: você realmente constrói um estilo, mas a raiz dele já existe em cada um, então, sob serto ponto de vista, você apenas descobre aquilo que sempre foi.

Comigo a história é a seguinte. Lá pela década de setanta eu fotografava com essa Canon FT QL (era do meu pai, naquela época eu era "filho" -risos) e quando vejo as fotos observo que algumas não tem nada a ver com nada, são fotos sem idéia central, sem nada. mas outras são fotos que poderiam ter sido feitas ontem, com pequenas diferenças de aquisições técnicas, é claro.

O que aconteceu nesse período? Bem, aconteceu uma decantação, uma separação do óleo e da água, e foi reconhecendo o estilo mais do que o criando. É claro que à medida em que o ia reconhecendo eu o ia seguindo e aprofundando, e hoje me vejo no pólo oposto: preciso de vez em quando quebrar um pouco a maneira de fotografar para oxigená-lo.

Então acho que essa história de estilo é um pouco como você olhar as fotos que fez no ano passado e pensar assim: "essa eu faria de novo", enquanto outras você pensa "essa tá legal, mas eu não faria novamente isso".


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #32 Online: 07 de Março de 2006, 20:52:21
Sim, sua Pentax digital pode usar lentes de rosca com adaptador. A sua Spotmatic é de rosca, não é? Ela é rosca m42, igual a das lentes que uso.

Sugiro, para começar, tentar comprar uma lente barata russa, só para ver se gosta. Uma Helios 44 por exemplo se compra aqui no Brasil por 50/60 reais no ML.

As Helios variam ligeiramente de qualidade entre a Helios 44m4 e a Helios 44m7. A M7 é rara, ligeiramente mais cara e tem a melhor resolução. A M6 é a segunda melhor (é a que tenho). As m4 são mais comuns, são boas também.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #33 Online: 07 de Março de 2006, 20:54:45
Eu acho que a coisa da raiz pode ou nao acontecer. Você pode nascer com ele como você disse, e ao longo da experiencia da fotografia ir descobrindo-o, mas pode procurá-lo, mesmo sem nascer com ele. Eu ainda nao achei o meu. Não sei se nasci com um e vou descobrir daqui a algum tempo, mas ainda fotografo um pouco de tudo, puxando mais pra uma coisa ou outra, ainda procurando meu estilo.

Acho que é mais ou menos isso.

abraços,

Alberto
« Última modificação: 07 de Março de 2006, 20:54:54 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #34 Online: 07 de Março de 2006, 21:39:00
Muitas vezes percebo-me pensando qual o estilo que gostaria de seguir. Aí entro num mundo de pensamentos, devaneios. Por mais que não decidi que rumo tomar ainda na fotografia, sei que quero seguir carreira. Por isso é que experimento todos os tipos de fotografia, até conseguir desenvolver e explorar meu estilo próprio.

Fotografo desde 92. Ainda tenho uma longa caminhada. Um elemento que veio paralelamente e que agora consigo com mais clareza fundir à fotografia é a sensibilidade. Pra mim o elemento mais importante para a formação de um bom fotógrafo. Quando cursei Ciências Biológicas, minha sensibilidade perceptiva aflorou. Num curso onde a curiosidade, o senso de pesquisa e a própria sensibilidade são profundamente exercitados e explorados. Indico à todos (rsrsrs).

Acredito que a busca do próprio estilo é um processo que a cada um é peculiar. Cada um tem seu tempo para descobrí-lo. E não, não devemos apressar este processo. Apressando-o podemos estar deixando uma lacuna que poderia ser o caminho da nossa própria busca.

Enquanto isso vou testando, experimentando, analisando e aprendendo.

IVAN,

Aprecio muito seu estilo. Consigo perceber a sensibilidade e a naturalidade que você imprime em suas fotos. Tanto pelas cores, como os temas.

Abraços a todos e desculpem se deixei o assunto massante.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #35 Online: 07 de Março de 2006, 22:11:16
Citar
Cada um tem seu tempo para descobrí-lo. E não, não devemos apressar este processo. Apressando-o podemos estar deixando uma lacuna que poderia ser o caminho da nossa própria busca.

É mais ou menos isso que eu disse, Roberto, com outras palavras. Você disse de maneira mais exata. Não é algo que se invente, é algo que se reconhece um belo dia. Um dia eu olhei minhas fotos e vi nelas uma identidade clara, e aí percebi que isso era meu estilo. Antes? Antes não achava nada, só ia fazendo. Durante muito tempo esse estilo que ficou estava misturado com um monte de outras tentativas, e não se mostrava claro, era como se algumas fotos fossem daquele jeito. Eu acho que percebemos melhor nosso estilo em retrospecto, isto é, quando olhamos para trás e encontramos coisas que continuam nos interessando.