Autor Tópico: 16-80zeiss ou a nova 16-50mm  (Lida 2585 vezes)

José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Online: 30 de Agosto de 2011, 14:06:32
Por pouco, não adquiri este mes uma 16-80mm SonyZeiss que pedi pra trazer dos EUA. A B&H não estava com ela na loja, só no estoque e a pessoa que a compraria, não pode esperar.
Entretanto, eis que a Sony está lançando por U$50,00 a menos, uma nova objetiva com f.:2.8. A distância focal é quase a mesma, sendo que a nova não tem uma função macro que a zeiss tem.
Apesar de ser uma objetiva zeiss, li comentários intrigantes no site da B&H sobre ela. Uma pessoa reclamou dizendo que a objetiva travou no meio de um trabalho e que ela pagou um belo mico. Outra disse que havia um desfoque de um lado. E uma outra que na posição 16mm, apresenta vinheta se usar um filtro de anel padrão, o seja, que não seja bem fino. Uma outra coisa ainda, é que a focagem desta não é SSM como a nova e o diafragma f.:3.5-4.5.
Em contra-partida, ouvi comentários muito bons sobre a ótica, provavelmente por ser uma zeiss.
Alguém aqui já possui esta objetiva? Por qual delas optaria: SonyZeiss 3.5-4.5 ou Sony 2.8?
José Diaz


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2011, 14:20:49
16-80mm

pra quem trabalha é muito mais útil os 30mm de range do que a abertura f/2.8, pelo menos para mim é.

Bom pondere, veja o que mais precisas... a vantagem da mais antiga, é que por estar a mais tempo no mercado é mais confiável.


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2011, 15:47:46
Pois é Natão!
Não vou negar que tenho preferência (por experiência) por objetivas mais abertas (claras), mas quando se fala em zeiss, a coisa muda um pouco. A ótica Carl Zeiss é uma das melhores do padrão europeu, igualando-se com a Leitz e a Schneider. Esta última eu já usei e ainda tenho.
Pra se melhor, só faltava a 16-50 ser do tipo G.
José Diaz


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2011, 16:04:39
Do melhor comentarista de objetivas para Sony Alpha da net: http://www.kurtmunger.com/sony_carl_zeiss_16_80mm_lens_id98.html
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Gazineo

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2011, 17:18:15
Eu tenho a 16-80 zeiss e acho ela muito boa..principalmente nas grandes aberturas.


rcheles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
  • Sexo: Masculino
    • rcheles fotografia e design
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2011, 22:51:17
Ola, minha opiniao seria a seguinte...o q e mais importante para vc, abertura ou o range da lente...
com certeza as duas sao boas..so q tem horas q 2.8 faz uma bela diferenca.
Nao usei nenhuma das duas, porem tenho a 24-70 pois uso na full frame.
Dependendo do seu ramo, essa e uma lente q vale o investimento, pois se futuramente vc trocar para full frame, ela serve
sem problemas, coisa q nao acontece com nenhuma das lentes citadas!
Richard Adler Cheles<br /Sony A900 | SAL 24-70mm T* 2.8 | SAL 16-35mm 2.8 T* | SAL 70-200mm F2.8 G | Sigma Macro 105mm 2.8 | Minolta Fish Eye 16mm 2.8 | Helios M44 50mm 2.0 | Flash HVL F-56 | mais um monte de tralhas


riofotoplayer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2011, 00:00:49
Concordo com rcheles, vai depender do seu estilo e local.... acho a 16-80 mais pratica para o dia a dia em uma viagem pelo range, mas a 16-50 é melhor para low light.
Decisão difícil, compra as 2 e não se arrependa!!! hahahahahaha
Vendo Lentes CANON 24-70 F2.8, 70-200 F4 e 35 F2 - Todas iguais a nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2011, 09:27:00
Ola, minha opiniao seria a seguinte...o q e mais importante para vc, abertura ou o range da lente...
com certeza as duas sao boas..so q tem horas q 2.8 faz uma bela diferenca.
Nao usei nenhuma das duas, porem tenho a 24-70 pois uso na full frame.
Dependendo do seu ramo, essa e uma lente q vale o investimento, pois se futuramente vc trocar para full frame, ela serve
sem problemas, coisa q nao acontece com nenhuma das lentes citadas!

Isso é bem certo, mas hoje, acho que o 2.8 não faz tanta diferença, visto que um uso padrão em eventos, a abertura fica por volta de f/5.6 a f/8, digamos daí que o 2.8 é pra "brincar" um pouco. Mas daí se é pra "brincar", digo, fazer aquelas fotos artísticas, acho que o uso ideal seria as fixas.
Bom, cada um tem um estilo de trabalho, eu dificilmente uso 2.8 nas minhas objetivas, a não ser em retratos mesmo e uma e outra coisinha.

Agora o que faz falta, ao meu ver, é exatamente o range. Pois de nada adianta eu ter uma lente clara, com um belo bokeh, e ter que cropar a foto depois pq a objetiva não tinha o range necessário para a minha foto. Por isso eu, essa é realmente uma opinião minha, prefiro range à abertura. Se for pra brincar com a abertura que sejam com as fixas f/1.4, f/1.8 e f/2


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2011, 17:19:07
Obrigado pela colaboração gente!
O fato do diafragma 2.8 não é só pela luminosidade, o que já ajuda no AF e no desfoque, mas principalmente, pela qualidade na fabricação. Objetivas mais claras sempre possuem ótica melhor e mais elementos internos de correção. O seu diâmetro também influencia nisso.
Acho o preço da Sony bem razoável por esta objetiva.
Outra coisa é o piquet da objetiva. Recomenda-se trabalhar com diafragmas intermediários para obter melhor qualidade ótica. Neste caso, um objetiva mais luminosa oferece mais condições para isso, porque possue maior número de opções F.
José Diaz


Carlos Santi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2011, 13:18:16
José

Eu tenho uma 16-80 da Zeiss, é uma boa lente, senti uma enorme diferença quando a substitui pela a do meu kit, a 18-70. Entretanto, pode-se inferir que ela é uma lente de entrada da Zeiss, ela é a basicona da marca, quando vc a compara com outras lentes da marca, ela fica abaixo. Mas pelo preço, era de se esperar.

Eu nunca testei a nova lente da sony, mas pelo que pude ler dela, é uma boa lente de entrada, ou seja, é uma ótima lente de kit por um preço acessível (estratégia de penetração de mercado através da sedução por uma lente clara e de abertura fixa). Entretanto, para usuários mais experientes e exigentes, que já saíram dessa fase de entrada, a lente não satisfaz e existem outras lentes melhores (talvez não pelo mesmo custo).

No meu caso, o que fiz na época, comprei a zeiss 16-80 (que serve para FF tb) e uma 50mm 1.8 que serve só em APS, ela é baratinha e é uma lente maravilhosa. Existe a opção 50mm 1.4 que serve em FF e possui uma ótica um pouco melhor (pelos reviews que li) e custa quase o dobro.
Carlos Santi Photographie


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2011, 15:26:47
As lentes DT como a Zeis 16-80 não são para as FF, se colocar uma DT na A900/A850 ela automaticamente
faz crop e vai para +- 11MP.


Carlos Santi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2011, 15:49:14
Ops, eu me confundi com a outra lente que eu tenho, que eu comprei já pensando no upgrade para uma FF, a Tamron 70-200mm f/2.8  :D

Tava com ela na cabeça e acabei jogando ela pra da Zeiss
Foi mal...


Carlos Santi Photographie