Autor Tópico: Primeiras fotos (Lumix FZ40)  (Lida 6617 vezes)

Gabriel-Arruda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Agosto de 2011, 20:22:57
Bom, antes de tudo quero deixar claro que essas são as primeiras fotos que tirei com minha nova câmera, uma FZ40, portanto elas não estão nada demais. Apesar disso, para mim elas são significativas, então gostaria de mostrá-las a vocês:

Essas fotos foram tiradas na Ponte que ligua Presidente Epitácio (SP) com o Mato Grosso do Sul, enquanto estávamos esperando para poder atravessá-la (ela está em recapeamento). Esatava experimentando as longas exposições aí.

 Essa é a única que redimensionei, depois que fiz isso que me toquei que não precisava:


Não me perguntem como fiz isso, não sei, só sei que foi a que mais gostei (rsrs):




Agora são duas macro que tentei fazer:

 Alguém me explica porque não consegui um fundo decentemente borrado? Usei a maior abertura que tinha, foquei no objeto, e mesmo assim =(




Mais duas fotos, dessa vez eu aproveitei a neblina da estrada para fazer algo mais triste e obscuro (ao meu ver):








O que vocês acharam das imagens?


Não sei se isso cabe aqui, mais alguém tem alguma apostila ou algo que ensine a mexer com Raw? Uso linux e já tentei todos os programas pra isso, mais todos tem tantas funções que eu não sei o que faz o que e por onde começar. Até o momento não consegui fazer nada decente num raw.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2011, 20:27:57 por Gabriel-Arruda »
Panasonic Lumix FZ40 - minha primeira câmera "decente"


vmarques

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2011, 17:05:16
é duro dizer, mas não gostei de nenhuma. As primeiras 3 fotos não da pra ter a mínima idéia do que é ou do que representa. Até entendo que pra você pode ter algum significado, mas pra mim não mostram nada. Minha visão, desculpe.
As 2 de macro me repassam a idéia de:
"... Vou tirar uma foto aqui e te mandar pra você ver o que estou falando". Servem como registro do que está na frente da objetiva, mas nada mais.

E as duas últimas que poderiam ter mais potencial, não gostei do crop e não achei o ponto de nitidez.

Minha visão apenas...
Continue tentando... A ideia da última foto é bacana.
Envelhecer não é tão ruim quando se pensa nas alternativas.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2011, 17:25:04
é duro dizer, mas não gostei de nenhuma. As primeiras 3 fotos não da pra ter a mínima idéia do que é ou do que representa. Até entendo que pra você pode ter algum significado, mas pra mim não mostram nada. Minha visão, desculpe.
As 2 de macro me repassam a idéia de:
"... Vou tirar uma foto aqui e te mandar pra você ver o que estou falando". Servem como registro do que está na frente da objetiva, mas nada mais.

E as duas últimas que poderiam ter mais potencial, não gostei do crop e não achei o ponto de nitidez.

Minha visão apenas...
Continue tentando... A ideia da última foto é bacana.

Sou forçado a concordar!
Continue fotografando.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2011, 17:36:37
Eu gostei da do óculos, porém tentaria pegar a lente toda....
E o fato de não ter ficado tão borrado atras deixou a foto mais interessante.

No mais, concordo com os colegas.

Abraço


Gabriel-Arruda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2011, 18:50:13
Eu já esperava isso, afinal, eu mesmo não gostei muito delas.
As três primeiras me lembraram muito imagens produzidas em computador, por isso gostei.
As outras eu estava tentando fazer macro com o que tinha disponível.
As "paisagens" foram tiradas no carro, em movimento rápido, e a escuridão ambiental não colaborou.
O que você me indicam para eu aprender a tirar fotos com um mínimo de qualidade? (leitura, observação, qq coisa)
Eu gosto DEMAIS de fotografia, e quero muito aprender. Empenho eu terei, agora, não sei como começar.
Me desculpem pelas fotos ruins, é que se nunca mostrar nada, nunca saberei como fazer certo (Eu acho).
Panasonic Lumix FZ40 - minha primeira câmera "decente"


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2011, 19:00:56
Eu já esperava isso, afinal, eu mesmo não gostei muito delas.
As três primeiras me lembraram muito imagens produzidas em computador, por isso gostei.
As outras eu estava tentando fazer macro com o que tinha disponível.
As "paisagens" foram tiradas no carro, em movimento rápido, e a escuridão ambiental não colaborou.
O que você me indicam para eu aprender a tirar fotos com um mínimo de qualidade? (leitura, observação, qq coisa)
Eu gosto DEMAIS de fotografia, e quero muito aprender. Empenho eu terei, agora, não sei como começar.
Me desculpem pelas fotos ruins, é que se nunca mostrar nada, nunca saberei como fazer certo (Eu acho).

Gabriel, não é necessário se desculpar. Todos começamos do começo.  :ponder:
Procure ler textos sobre composição e seguir as regras básicas. A regra dos terços é um começo.
A internet é rica em textos, mesmo que não sejam muito avançados, ajuda a ter um ponto de partida. olhe fotos e busque entender a composição. Toda foto tem uma mensagem a passar, ou uma sensação.
Continue fotografando e postando. Não receba simplesmente críticas e elogios, pegue estas informações e utilize para evoluir.
 :ok:


Andre Caldas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 354
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2011, 20:00:58
Vou dar minhas dicas,mas lembrando que sou apenas um aprendiz.
Observe as fotos postadas aqui no forum ,leia atentamente as criticas e elogios.
Pesquize e aprenda sobre a regra dos terços,ela é muito importante!
Com a FZ40,procure fotografar durante o dia com bastante luz.
E acima de tudo pratique bastante para ir aperfeiçoando aos poucos.
E nao esqueça de imprimir o Manual em portugues que pode ser achado na internet.(O que vem junto da maquina é muito basico!)
Encadernei o meu por apenas 25 reias e assim posso estuda-lo em qualquer lugar.
Sera que tenho mais alguma dica?  :ponder: :ponder: :ponder: :ponder:
Quanto aos passaros,ao invez das miseraveis gaiolas,prefiro aprisiona-los apenas em belas fotos.
Panassonic Lumix FZ40.


Gabriel-Arruda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2011, 20:19:15
Tentei enquadrar o rei usando a regra dos terços, tentei usar um fundo mais limpo. A única coisa que mexi foi cortar a foto para tirar uma parte sobrando na lateral da mesa.



Em algum aspecto ela está melhor do que as outras? (para eu saber se acertei o caminho a tomar em algo)

André Caldas, o manual que você diz está em algum dos CDs que acompanham a câmera? Porque, a respeito do que vem impresso junto à câmera eu concordo plenamente com você, ele não ensina a usar 1% das opções e recursos da mesma.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2011, 20:22:14 por Gabriel-Arruda »
Panasonic Lumix FZ40 - minha primeira câmera "decente"


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2011, 22:07:58
Tentei enquadrar o rei usando a regra dos terços, tentei usar um fundo mais limpo. A única coisa que mexi foi cortar a foto para tirar uma parte sobrando na lateral da mesa.



Em algum aspecto ela está melhor do que as outras? (para eu saber se acertei o caminho a tomar em algo)

André Caldas, o manual que você diz está em algum dos CDs que acompanham a câmera? Porque, a respeito do que vem impresso junto à câmera eu concordo plenamente com você, ele não ensina a usar 1% das opções e recursos da mesma.

Sim, a posição do rei está melhor. Mas veja uma coisa Gabriel. este tipo de composição, com um objeto ou pessoa, você tem de pensar na cena antes de fazer. Vejo que você fica ansioso por utilizar uma regra ou técnica fotográfica, mas não pensa no todo.
Uma dica, antes de fotografar, tente imaginar como você acha que ficaria bom aquela cena. Depois de feito isso, comece a adequá-la às regras. 

Por exemplo. Esta foto do Rei... imagine a câmera na altura do Rei, ou uns centímetro 10 cm acima do nível do tabuleiro, masi fechado na peça e com toda a base composta com o tabuleiro e somente o fundo branco aparecendo atrás. limina a peça longe, apresentando seus detalhes, a base com apenas um padrão e o fundo destacando a peça.

Entende, é como vejo esta cena, então eu me posicionaria para isso e depois iria modificando minha posição para adequar o enquadramento a regra dos terços. Além disso, deve observar a luz, para que a fotometria fique justa. E por aí vai.

 :ok:


Andre Caldas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 354
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2011, 00:17:28
Tentei enquadrar o rei usando a regra dos terços, tentei usar um fundo mais limpo. A única coisa que mexi foi cortar a foto para tirar uma parte sobrando na lateral da mesa.



Em algum aspecto ela está melhor do que as outras? (para eu saber se acertei o caminho a tomar em algo)

André Caldas, o manual que você diz está em algum dos CDs que acompanham a câmera? Porque, a respeito do que vem impresso junto à câmera eu concordo plenamente com você, ele não ensina a usar 1% das opções e recursos da mesma.
Exatamente,nao estou bem certo, mais parece que o manual em portugues vem gravado no arquivo PDF no CD que acompanha a maquina.
Quanto aos passaros,ao invez das miseraveis gaiolas,prefiro aprisiona-los apenas em belas fotos.
Panassonic Lumix FZ40.


Gabriel-Arruda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2011, 19:15:52
Eu queria primeiramente agradecer a paciência e ajuda que vocês estão me dando.
E queria fazer uma pergunta: o que devo priorizar, a composição da cena com regras, ou o sentimentalismo da cena?
Abaixo seguem três imagens, que creio que não irão lhes agradar muito, nas quais eu não pensei em regras ao fotografá-las, fui apenas pelo sentimento, digamos assim. Gostaria muito de saber a opinião de vocês a respeito delas.

Essa primeira eu tirei porque realmente a pessoa fotografada estava dormindo, então não foi algo "planejado". Escolhi postá-la aqui porque a achei "meiga" digamos assim.



Essa outra, porque gosto muito de plantas, tanto de cultivá-las quanto de fotografá-las.



Essa terceira eu fotografei depois que vi o olhar da pessoa na hora, e passei para P&B através do Picasa me utilizando do jpeg da imagem, por isso a edição não está lá um primor digamos assim. Mas fiz o melhor que pude, e achei que ficou tocante a imagem. Queria aproveitar para perguntar: Como fazer para os olhos da pessoa ficarem brilhantes? Eles devem estar assim, é algum truque na fotografia ou é feito na pós produção da foto?



O que acharam? Muito ruins?
Panasonic Lumix FZ40 - minha primeira câmera "decente"


Kong

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.901
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2011, 14:11:54
A luz ai nao deixou o olho brilhante, eles tem que estar bem iluminados
Fundos ultra desfocados só com abertura menor q 2.8 ou com o fundo bem distante do objetivo (tipo mais de 2m)
As fotos nao ficaram lá essas coisas (acho que os fundos não ajudaram, tenta umas fotos ao ar livre) mas isso vc pega na pratica :ok:

Até agora a guria dormindo foi a melhor EHMO  ;)
« Última modificação: 03 de Setembro de 2011, 14:13:17 por Kong »
Sony DSC-HX1, Nikon D90 e Gambiarras / Projeto de fotógrafo amador


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2011, 15:05:15
A luz ai nao deixou o olho brilhante, eles tem que estar bem iluminados
Fundos ultra desfocados só com abertura menor q 2.8 ou com o fundo bem distante do objetivo (tipo mais de 2m)
As fotos nao ficaram lá essas coisas (acho que os fundos não ajudaram, tenta umas fotos ao ar livre) mas isso vc pega na pratica :ok:

Até agora a guria dormindo foi a melhor EHMO  ;)

Cara acho que dá para casar as duas coisas. Você vê a cena pelo sentimento e ajusta com as regras, vai ter uma foto redondinha dessa forma. Acho que as duas fórmulas isoladamente resultam em fotos incompletas. Sem sentimento ou sem técnica.  :ok:

No mais concordo com o Kong.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2011, 15:05:42 por Portela 2011 »


Gabriel-Arruda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2011, 16:39:18
Segui a dica de tirar fotos durante o dia, e gostaria de saber o que acham sobre as seguintes imagens:

1


2


3


4


5


6


A terceira e a quarta foto são a mesma cena, porém uma em P&B e outra colorida. Postei ambas pois queria saber qual você prefeririam.
Na sexta foto, tentei por o foco nos botões da roseira, mas como eles estavam quase no mesmo plano a rosa não ficou muito desfocada. O que se faz numa situação dessas? rsrs
Também quero trazer aqui uma outro foto, que gostaria de saber a opinião de vocês:

Embora esteja estourada a janela, ela ficou razoável ou não?
O que acharam das fotos? O que me sugerem a treinar/ler mais?
Obrigado pela atenção.
Panasonic Lumix FZ40 - minha primeira câmera "decente"


Gabriel-Arruda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Setembro de 2011, 12:51:09
Elas estão tão ruins assim? Por favor, ninguém pode me responder?
Panasonic Lumix FZ40 - minha primeira câmera "decente"