Autor Tópico: Curiosidade - filme x digital  (Lida 5071 vezes)

therus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • www.therus.com.br
Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2011, 14:43:44
Hmmmm, muita info boa neste tópico aqui hein. Eu sou beeeem amador, mas concordo que o filme supera a digital mesmo. Aqui em casa tem uma Zenit de filme com lente 35mm que mata a pau a minha digital. Mas quer saber a maior diferença de uma câmera de filme pra uma digital? É a sensação de bater a foto! A de filme é como um revolver 38 com 5 balas no tambor, você só dispara quando tem certeza que vai acertar, ai geralmente é uma foto mais pensada, mais conceitual, melhor executada! Num é igual digital que tu metralha o assunto duzentas vezes e escolhe a foto menos pior, rsrsrs.  :assobi:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2011, 15:09:46
A de filme é como um revolver 38 com 5 balas no tambor, você só dispara quando tem certeza que vai acertar, ai geralmente é uma foto mais pensada, mais conceitual, melhor executada! Num é igual digital que tu metralha o assunto duzentas vezes e escolhe a foto menos pior, rsrsrs.  :assobi:

Principalmente quando você está com "munição" cara na câmera, tipo um Provia ou Velvia... 


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2011, 18:52:37
Principalmente quando você está com "munição" cara na câmera, tipo um Provia ou Velvia...

Com essa munição,  leva em torno de um dia "depois da cena escolhida" pra decidir se vale a pena apertar o botão ou não... O problema de ter "essa" munição é que a gente hesita, "fotografar ou não fotografar, eis a questão"... é muito mais divertido isso... esperar o momento certo.

Até com a digital hoje estou fazendo isso.


therus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • www.therus.com.br
Resposta #18 Online: 09 de Setembro de 2011, 19:24:55
Com essa munição,  leva em torno de um dia "depois da cena escolhida" pra decidir se vale a pena apertar o botão ou não... O problema de ter "essa" munição é que a gente hesita, "fotografar ou não fotografar, eis a questão"... é muito mais divertido isso... esperar o momento certo.

Até com a digital hoje estou fazendo isso.

Essa é a ideia Natão, meu professor de fotografia (tem uns 50 anos de profissão, rsrs) disse triste certa vez que o grande mal da fotografia digital é que ela banalizou o disparo das fotos, segundo ele, o grande barato da fotografia é bater poucas fotos de muita qualidade e não muitas fotos de pouca qualidade, e concordo com ele nesse aspecto!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2011, 01:26:55
Essa é a ideia Natão, meu professor de fotografia (tem uns 50 anos de profissão, rsrs) disse triste certa vez que o grande mal da fotografia digital é que ela banalizou o disparo das fotos, segundo ele, o grande barato da fotografia é bater poucas fotos de muita qualidade e não muitas fotos de pouca qualidade, e concordo com ele nesse aspecto!!
Sinceramente, nao creio que o seu professor esteja correto. Ja ouvi depoimentos de fotografos reconhecidos que "sentavam" o dedo ja na epoca do filme. Eram rolos, rolos e mais rolos queimados ate atingir o resultado satisfatório. Quem ficava de murrinhagem eramos nos, pobres mortais sem um tostao furado :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2011, 10:49:33
Aranha, até acontece isso, mas são minoria absoluta....


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 10 de Setembro de 2011, 11:13:42
Aranha, até acontece isso, mas são minoria absoluta....
Na verdade, Antonio, penso que se "glamouriza" demais essa questao dos cliques analogico x digital. Penso que a quantidade de cliques varia mais em função da experiencia do fotografo e da dificuldade do trabalho a ser realizado do que o fato de ser analógico ou ser digital. O digital trouxe a possibilidade de refazer a foto. Isso nao deve ser visto como negativo, pois eh muito bom. Creio que ha prazeres no analogico que sao realmente insubstituiveis como, por exemplo, ver a imagem surgir no papel por meio de processo quimico (quem ja viveu isso sabe bem do que estou falando). Jamais, descarregar as fotos no HD substituira essa sensacao unica. Agora, a menor quantidade de cliques por falta de recursos ou porque nao podiamos ver, de maneira antecipada, que erramos, nao eh motivo de orgulho. No final, nao me interessa saber quantos cliques o Bresson queimou ao longo de sua vida. O que me interessa eh sua obra mostrada, divulgada, acertada.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2011, 11:14:39 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #22 Online: 10 de Setembro de 2011, 12:14:18
Eram rolos, rolos e mais rolos queimados ate atingir o resultado satisfatório. Quem ficava de murrinhagem eramos nos, pobres mortais sem um tostao furado :).

vi isso ao vivo e a cores e também vi fotógrfos que usavam "backs" polaroid pra garantir iluminação, props, direção e DEPOIS partiam para o filme regular; os backs hasselblad são conhecidos mas houve até mesmo backs polaroid para nikon, feios pra kct. No fundo não importava muito clickar 2000 ou 20 fotos, porque o cliente vai pagar por tudo mesmo e uma produção pode ser feita em até DIAS e não horas.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 10 de Setembro de 2011, 20:00:10
Agora, a menor quantidade de cliques por falta de recursos ou porque nao podiamos ver, de maneira antecipada, que erramos, nao eh motivo de orgulho. No final, nao me interessa saber quantos cliques o Bresson queimou ao longo de sua vida. O que me interessa eh sua obra mostrada, divulgada, acertada.


Não disse que era questão de orgulho, longe disso. O caso é que geralmente as pessoas pensavam mais, devido ao custo e trabalheira final. Sei de muita gente que hoje pega uma digital e sai metralhando 400 fotos pra sair uma que presta... Fotografia estatística haha... O cara tem um rendimento de menos de 1% e se acha.

O fato básico é que digital é mais prático e filme tem mais qualidade e quem está usando que tem que saber o que vale mais, em cada caso.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #24 Online: 10 de Setembro de 2011, 20:12:01
Meio off-topic em relação ao tópico, mas tem algo a ver com os últimos post's. Achei interessante, porque algumas coisas coisas ditas ali (usar lentes fixas, foco manual) são coisas que eu faço muito frequentemente. E desligar o LCD também, embora com menos frequência porque muitas vezes uso UniWB e aí é preciso verificar o histograma.

http://www.digital-photography-school.com/5-ideas-to-kick-start-your-photography-again


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 11 de Setembro de 2011, 11:11:30

Não disse que era questão de orgulho, longe disso. O caso é que geralmente as pessoas pensavam mais, devido ao custo e trabalheira final. Sei de muita gente que hoje pega uma digital e sai metralhando 400 fotos pra sair uma que presta... Fotografia estatística haha... O cara tem um rendimento de menos de 1% e se acha.

O fato básico é que digital é mais prático e filme tem mais qualidade e quem está usando que tem que saber o que vale mais, em cada caso.
Sem duvida como era mas caro e trabalhoso , havia mas precauçao.
Era caro ser amador, havia que estudar, fazer cursos, comprar filmes , revelar,copiar, para ver algum resultado
hoje e so apertar um botao e se achar!!!
mas mesmo assim conforme a necesidade, nao se contavam nem as fotos nem os filmes,
muitos anos fiz eventos grandes com nao menos de 30 filmes por noite,sempre 35mm.
hoje faço menos clics por evento que em 1995.
Cada caso e um caso.
Digital ganhou em praticidade,nota 10.
agora qualidade...................., ainda esta cru!
abs.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2011, 11:08:40
Não tenho conhecimento pra falar sobre analógico x digital, então peço desculpas se falo muita bobagem. Mas quando vejo esse tipo de debate, a sensação que tenho é que o equipamento acaba sendo demasiadamente valorizado. O fato é que a qualidade do equipamento não garante a qualidade da foto. E acredito que a qualidade é sempre questionável, por depender do que cada um valoriza. Acho que realmente fotografar com uma analógica exige um maior cuidado antes de apertar o botão, o que não garante uma boa foto. Assim como há por aí várias fotos ruins feitas com digital, tem muitas fotos ruins feitas com analógica.
Acho que as câmeras digitais ajudaram a popularizar a fotografia. Isso pra mim não é algo ruim. A ampliação do acesso permite uma maior variedade de expressões dentro da fotografia e abre espaço para maior criatividade. Não que a criatividade não existisse com as analógicas.  Mas com o digital, qualquer pessoa pode pensar a fotografia, ainda que seja por meio da câmera do celular. Acho isso valioso, já que, pra mim, o que mais importa na fotografia não é o equipamento e nem os aspectos técnicos.
Por isso não concordo muito que as digitais fizeram as pessoas pensarem menos ao fotografar. Tenho uma câmera digital e uma câmera analógica. Uso bem menos a analógica, já que o custo é mais alto. 99% das minhas fotos são feitas com a digital. Clico muito, mas penso muito também. Não penso muito sobre qual o melhor ISO, velocidade ou abertura. Claro que isso importa, mas penso mais sobre o que quero transmitir e como quero transmitir. Também não é sempre que faço isso, porque dizer que todas as minhas fotos são pensadas seria pretensão. Algumas foram feitas ocasionalmente inclusive.
Enfim, o que gostaria de dizer mesmo é que pensar a fotografia é mais do pensar os aspectos técnicos e o que o equipamento pode oferecer.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2011, 11:13:21
Não tenho conhecimento pra falar sobre analógico x digital, então peço desculpas se falo muita bobagem. Mas quando vejo esse tipo de debate, a sensação que tenho é que o equipamento acaba sendo demasiadamente valorizado. O fato é que a qualidade do equipamento não garante a qualidade da foto. E acredito que a qualidade é sempre questionável, por depender do que cada um valoriza. Acho que realmente fotografar com uma analógica exige um maior cuidado antes de apertar o botão, o que não garante uma boa foto. Assim como há por aí várias fotos ruins feitas com digital, tem muitas fotos ruins feitas com analógica.
Acho que as câmeras digitais ajudaram a popularizar a fotografia. Isso pra mim não é algo ruim. A ampliação do acesso permite uma maior variedade de expressões dentro da fotografia e abre espaço para maior criatividade. Não que a criatividade não existisse com as analógicas.  Mas com o digital, qualquer pessoa pode pensar a fotografia, ainda que seja por meio da câmera do celular. Acho isso valioso, já que, pra mim, o que mais importa na fotografia não é o equipamento e nem os aspectos técnicos.
Por isso não concordo muito que as digitais fizeram as pessoas pensarem menos ao fotografar. Tenho uma câmera digital e uma câmera analógica. Uso bem menos a analógica, já que o custo é mais alto. 99% das minhas fotos são feitas com a digital. Clico muito, mas penso muito também. Não penso muito sobre qual o melhor ISO, velocidade ou abertura. Claro que isso importa, mas penso mais sobre o que quero transmitir e como quero transmitir. Também não é sempre que faço isso, porque dizer que todas as minhas fotos são pensadas seria pretensão. Algumas foram feitas ocasionalmente inclusive.
Enfim, o que gostaria de dizer mesmo é que pensar a fotografia é mais do pensar os aspectos técnicos e o que o equipamento pode oferecer.
Nao poderia ter me expressado melhor. Penso como voce, Aria. :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2011, 11:16:30
Nao poderia ter me expressado melhor. Penso como voce, Aria. :ok:

Ah, poderia sim. :D
Mas não é à toa que me identifico com sua forma de fotografar. :)
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 12 de Setembro de 2011, 11:18:33
Ah, poderia sim. :D
Mas não é à toa que me identifico com sua forma de fotografar. :)
Eu procurei aquele emoticon de dois bonequinhos brindando com duas grandes canecas de cerveja, mas nao achei. :D
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 11:19:28 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya