Autor Tópico: "Longuíssima" exposição - Alguém já tentou isso?  (Lida 4618 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 02 de Setembro de 2011, 22:44:42
Quase todos os toques já foram dados... Acho que só faltou falar da questão da poluição luminosa e da temperatura ambiente.
Tem que fugir da luz das cidades para fotos como essa. Já li que algo em torno de 7 km ou mi, ACHO.
Quanto mais frio a temperatura ambiente melhor, no caso de captura digital, para fugir do ruído por aquecimento do equipo.

Não acredito na informação do reportagem quanto à 15 horas de exposição. Pode até ser o período total de trabalho de captura, mas uma única expo de 15 horas não existe. A foto estaria 'velada' com aquela quantidade de luz do ambiente.

Acho que foi um trabalho de stackig = empilhamento.

Várrrrrias fotos empilhadas. Uma do 1º plano com flash (ou ligth painting), uma do 2º plano com luz ambiente e umas 300 (chute total apenas para exemplo) da abobada celeste. Capturas de, p. ex., 5min de duração e empilhamento posterior.

DK, toda foto desse tipo em que vc ver uma estrela fixa no meio, é a Estrela Polar. Muito utilizada como marco referencial por apontar o Norte verdadeiro. No Sul não temos uma estrela fixa nessa posição, então não existe essa formatação de foto para o Hemisfério Sul.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2011, 13:48:09
Não acredito na informação do reportagem quanto à 15 horas de exposição. Pode até ser o período total de trabalho de captura, mas uma única expo de 15 horas não existe. A foto estaria 'velada' com aquela quantidade de luz do ambiente.

Hyde,

Dá para fazer sim, usando filme iso 50 e abertura tipo F16. Acima de 1 minuto quase todos os filmes tem falha na reciprocidade, e é isso que permite. Só que a noite tem que estar absolutamente um breu.

Stacking facilita muito. é mais fácil fazer 6 exposições de 2hs do que uma de 12...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2011, 18:15:58
Hyde,

Dá para fazer sim, usando filme iso 50 e abertura tipo F16. Acima de 1 minuto quase todos os filmes tem falha na reciprocidade, e é isso que permite. Só que a noite tem que estar absolutamente um breu.

Stacking facilita muito. é mais fácil fazer 6 exposições de 2hs do que uma de 12...

OK.
Então dá para ter no extremo norte uma noite de 20 horas e daí o cara ter 15horas (ou mais) de trabalho ininterrupto sob condições favoráveis. Beleza.
Mas para o cara fazer isso com o filme e essa quantidade de luz da cena é complicadíssimo. Vejam que tem luz do nascer do sol (à esquerda da cena), do pôr-do-sol (à direita da cena), luz frontal vinda não sei de onde (formando as sombras dos galhos na água), luz vinda das costas do fotógrafo (iluminando as pedras do 1º plano)... Enfim, é luz demais vinda de diversas direções. Uma única exposição o cara conseguir equacionar isso tudo é ser o Picã# das Galáxias...  :hysterical:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2011, 23:25:19
Meu professor de fotografia tem uma assim com quase 5hs de exposição... ele fez numa noite muito escura. Mas claro com filme... Nunca perguntei como ele calculou o tempo de exposição. Mas acho que foi uma coisa bem aleatória mesmo.

Por acaso seu professor de fotografia é o Nelsão? Que dá (ou deu) aula da PUC-Campinas?

Se for, eu também tive aula com ele! Na verdade foi prática de formação e lembro que uma das aulas ele mostrou essa foto que ele fez de longa exposição. Fiquei fascinado.