Autor Tópico: Dúvidas com relação a imagem de pessoas  (Lida 1772 vezes)

RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Online: 03 de Setembro de 2011, 23:20:42
Olá pessoal!

Recentemente participei da Caminhada Fotográfica Hércules Florence em Campinas e fiz algumas fotos do tipo fotografia de rua, que eu gostei bastante. Agora, o organizador da Caminhada irá organizar uma exposição virtual e impressa com as fotos do pessoal que participou da caminhada. Essa exposição é voluntária, participa quem quer.

O que me deixou intrigado é que na mensagem que ele enviou pedindo as fotos, ele colocou a seguinte observação:

Citar
OBS.: Imagens de pessoas que apareçam nas fotos são de inteira responsabilidade dos autores.

Eu estava pensando justamente em mandar algumas fotos que peguei de pessoas, como essas:


11ª Caminhada Fotográfica Hércules Florence por Ricardo Giaviti, no Flickr


11ª Caminhada Fotográfica Hércules Florence por Ricardo Giaviti, no Flickr

Será que pode ter algum problema para mim (judicialmente) usar essas fotos nas exposições virtuais e impressas? Lembrando que eu não vou ter nenhum tipo de lucro em cima dessas fotos.

Alguém já passou por isso?

Obrigado!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2011, 11:12:45
Segundo o tópico que o spiderman passou, então eu posso bater fotos de pessoas na rua, pois estou fotografando jornalisticamente para mostrar e informar algo e não constragendo ninguém.

Ok, irei usa-las então.


R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2011, 01:10:29
Segundo o tópico que o spiderman passou, então eu posso bater fotos de pessoas na rua, pois estou fotografando jornalisticamente para mostrar e informar algo e não constragendo ninguém.

Ok, irei usa-las então.

Só para vc ter certeza e para enriquecer o debate pergunte aos seu professor o que ele tem de informação sobre esta questão de uso de imagem. Velu !?


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2011, 13:40:17
Para que uma imagem seja considerada de cunho jornalístico, ela tem que ter o vínculo ou com jornal ou revista ou site/blog jornalístico.

Se você puder voltar ao local e pegar a autorização destas pessoas eu acho que evitará prolemas possíveis no futuro.

E pelo mens estas duas imagens são de pessoas que provavelmente sempre estão nestes lugares.


Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!