Autor Tópico: Minha lente não foca mais o lado direito  (Lida 4541 vezes)

joaottavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Online: 04 de Setembro de 2011, 02:05:31
Olá galera, eu tenho uma lente 18-135 Nikon DX

Estava tudo normal com ela, mas agora, não consigo mais dar foco na parte direita da foto!
Nem em AF nem Manual. e não deixei a lente cair, não tem marcas de dedos. Foi realmente do nada :(!
Alguém pode me ajudar sobre o que pode ser?

se for preciso tento postar alguma foto que mostre bem o problema aqui!
Obrigado!


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2011, 09:35:49
 :ponder: antigamente diríamos que "seu chassis está torto".. vc não tem chassis, mas tem um sensor, que tal uma avaliação em uma assistencia técnica? já que sua objetiva não caiu, não tá com bateria de sambista dentro dela, IMHO, pode ser desconsiderada como a responsável.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


joaottavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2011, 11:40:58
mas então, eu percebo o desfoque da foto só de olhar pelo viewfinder, não só depois que clico e olho a foto pronta.
e esqueci de citar que isso só acontece do 18 ao 35mm, depois disso fica noralzinho
« Última modificação: 04 de Setembro de 2011, 11:43:53 por joaottavio »


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:37:58
Já testou a câmera com outras lentes? Isto acabaria com a suspeita de defeito no sensor, que eu acho pouco provável...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2011, 13:07:25
Já testou a câmera com outras lentes? Isto acabaria com a suspeita de defeito no sensor, que eu acho pouco provável...

Bom, o fato de ele ter dito que no viewfinder já se nota o problema, descartamos qualquer problema com o sensor... Ou seja, algum problema com a objetiva mesmo.


joaottavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2011, 13:36:32
Estava tirando umas fotos aqui agora a pouco, tava reparando melhor, os borroes só aparecem depois de clicados, o que deixa uma puta duvida agora.
Alguém ai já teve esse problema do sensor desfocar os cantos das fotos?
ah um mes mais ou menos, minha lente tinha uma sujeirinha que tava me encomodando muito, e entao, eu procurei na internet, e achei como desmontar a lente.
Assim eu fui, apenas desrosquiando consegui tirar as 3 lentes da parde da frente da camera, e removi minha sujeira, depois montei, e tudo normal novamente. não havia dado problema nenhum.
será que isso pode ter f.... minha lente agora?


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2011, 19:04:43
Bom, o fato de ele ter dito que no viewfinder já se nota o problema, descartamos qualquer problema com o sensor... Ou seja, algum problema com a objetiva mesmo.

somando-se o fato de êle ter des/remontado a objetiva..  :assobi:

sintese: SNAFU ("Situation Normal, All Fucked Up" - Marinha dos USA)
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


joaottavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2011, 19:08:45
HAHAHAHA, gostei do SNAFU!

Mas então irado, isso foi a um tempo já, e tirei varias fotos com ela e nao deu nada!
Mas será que eu f... a minha objetiva?


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2011, 19:13:33
bem.. eu NUNCA desmontei uma objetiva minha.. não é como aqueles relógios que a gente desmontava quando criancinha, são MUITO mais peças e o ajuste é de altíssima precisão. No caso de zoom a coisa piora porque alguns elementos óticos avançam e outros recuam, dependendo da taxa (ajuste) de zoom. IMHO, leve à assistencia técnica, normalmente custará menos do que seus futuros aborrecimentos (na média, RS$.100,00 se a bobagem feita não for exagerada).
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


joaottavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2011, 19:24:17
 :aua: Eu achei bem simples desmontar, pois foi só desrosquiar lente após lente, até que estivesse toda desmontada.
não mexi na parte eletronica dela, motor do AG, diagragma, apenas desrosquiei todas as lentes, e depois rosquiei nos devidos lugares, e usei bem de boa nesse mes inteiro, até ontem a noite, que em certas fotos,    estavam com a extrema direita beeeem desfocadas.
vou postar uma foto que foi caso extremo aqui.
mas não to achando onde anexar a foto na resposta! como faz?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2011, 19:31:29
Certeza de ter um elemento interno frouxo e que saiu do lugar. Leve a uma Assistência dessa vez.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


joaottavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2011, 19:35:16
como posto foto no topico?


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2011, 21:12:56
João:
Certamente há um dos elementos de sua objetiva mal posicionado. Reforçando as opiniões já emitidas, não tente (de novo) desmontar a lente, deixe3 isto para quem realmente entende do assunto. Informe em qual cidade vc está, para que alguém aqui do fórum possa lhe indicar uma boa assistência técnica, caso não tenha alguma.
Abç.


joaottavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2011, 22:44:44
Sou de SP Capital.
Conheco o Gildo da Milenio, e o Marco, que fica na Galeria Nova Barão, cj 3, loja 301.
Mandei o meu sb 600 pra revisar no gildo, mas ele nao tinha a peça, entao mandei no Marco.
alguém ai aconselha um deles para dar uma olhada na lente?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2011, 22:50:09
Não os conheço. Dá uma banda aqui e veja as indicações: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova