Autor Tópico: 12 ou 14 bits,isso realmente importa?  (Lida 13814 vezes)

Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Online: 04 de Setembro de 2011, 16:44:27
Bom,acho que ninguém postou uma dúvida como essa,mas venho pesquisando muito sobre Câmeras e tal e geralmente as da canon tem 14 bits de profundidade de cor contra 12 bits da Nikon,as mais antigas no caso, tipo 40D x D80 ou 50D x D90.. ambas tem essa diferença,nas 40 e 50D da canon são 14bits e nas nikon são 12bits  :ponder:

..mas eu gostaria de saber em que isso ajuda/interfere? tipo,pela lógica uma Câmera que tenha 14 bits de profundidade de cor entregaria no final das contas uma imagem melhor e com cores mais reais? ou o contrário disso? se isso for realmente importante,as Cameras canon mais antigas ganham nesse quesito contra as equivalentes nikon, eu fiquei confuso quanto a isso pelo fato de que vou comprar uma das antigas, 40d,50d ou D90 e vi essa diferencinha,que pode não ter importância alguma,fora outras diferenças práticas como resistência de corpo,que não vêem ao caso!

Tudo bem,podem falar se  essa dúvida minha não tem nada a ver,se isso tudo é uma besteira!

desculpem minha ignorância,mas ninguém nasce sabendo né hahahah

abs



Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2011, 07:28:47
Ninguém?  :(


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2011, 08:30:17
Cara, essa onda de profundidade de cor é a área do Pictus.
Manda uma MP para ele com o link e pede para ele dar uma passada aqui. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2011, 11:16:04
Cara eu tenho a mesma pergunta...

Comprei recentemente uma D7000 e ela aceita 4 modos:
- 12bit e 14bit;
- Compressão Lossless e normal;

O tamanho da foto RAW varia de 11Mb a 17Mb dependendo da configuração (isse negócio de bit só serve p/ RAW, pois JPG é sempre 8bit).

O que eu sei é que em 14bit vc tem mais informação, principalmente nas areas escuras, então se vc tiver de clarealas muito isso pode fazer diferença, mas lembre que ai seu problema será ruido. Uso 14bit, mas ainda não fiz nenhum teste sério.
 
P/ uma foto bem exposta, 12bit dá e sobra.
Na compressão eu estou usando a normal, p/ mim esse tipo de perda não afetaria muito a imagem, pois mesmo sendo com perdas a compressão não é grande e se não me engano é feita em cada canal separadamente o que tb diminui o impácto.

Vou procurar na net se existe algum teste.
[]´s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2011, 12:32:58
Tenho a impressão que essa parada de profundidade de cor é mais importante pra impressoras, scanners, monitores, etc.

No aguardo do Pictus tb. Piictuuus!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2011, 12:33:56 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2011, 16:21:46


Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2011, 17:52:41
Perai que ta tudo meio bagunçado aqui na minha cabeça..haha

1º por que essas traduções estão difíceis de se entender,tanto a do site do amigo Randal quanto ao link do Pictus que tive que traduzir no Google..

2º que eu não sabia que esse assunto de Bits era tão complexo

3º eu acho que para quem é iniciante como eu,dar muita relevância a esses pequenos detalhes não vai levar a nada, basta fazer suas fotografias,aprender e ser feliz.. acho que essa é uma discussão mais para profissionais da área,que sim devem se preocupar e entendem realmente sobre esse tipo de detalhe!

Resumidamente, oque entendi é que os 2 bits a mais são melhores em câmeras que o iso é melhor também, no caso da canon 40d é uma jogada de marketing( que até então tinha funcionado comigo haha).. no caso dessas mais novas,tipo D7000, 60D, D300s e afins dai sim faz diferença!

No mais minha dúvida foi solucionada,ou melhor..disincanei de perder tempo com esses pequenos detalhes que não vão me levar a lugar algum,pelo menos por enquanto.. o que importa como eu ja disse, é fotografar e ser feliz.. e preocupar- se  com regras e detalhes que realmente vão fazer diferença na sua fotografia, exposição,fotometria,composição e afins hauhauahau

Agradeço a quem se preocupou e respondeu, se os profissionais quiserem continuar  a discussão sintam- se a vontade hehe

abs


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2011, 18:56:56
É para trabalho ou diversão?

Para diversão não tem nada melhor do que uma NEX-5n ou NEX-7
http://www.stevehuffphoto.com/2011/09/05/the-sony-nex-5n-digital-camera-review-a-monster-full-of-features/

Tem adaptador para usar tudo quanto é tipo de lente e o foco manual
é moleza http://www.youtube.com/watch?v=HGPF375-2rA
A qualidade é melhor do que a maioria das DSLRs, com estes novos sensores imagino que fiquem no topo...  :ponder:


Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2011, 19:18:07
Trabalho ainda Não.. é para aprendizado por que vou fazer um curso da Focus à distancia pois nao moro em SP!!

Ja tinha me decidido pela D90,agora surge essa canon 40d com os tais 14 bits, 6.5 fps, máx 1/8000s,corpo mais resistente,usada.. dizem que lentes canon são mais baratas,da pra se usar varias marcas de lentes por que tem bastante adaptadores,ja na ninkon isso é um pouco restrito,sei também que é melhor ter uma lente top do que um corpo top, detalhe que a 50d é melhor que ela porém mais cara e as duas ja estão fora de linha faz tempo haha... enfim é isso! seria para aprendizado e consequentemente diversão  :ok:

abs
« Última modificação: 05 de Setembro de 2011, 19:18:34 por Danilo Faria »


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2011, 19:53:10
Excelente artigo Pictus (p/ variar... hehehe)....

E Danilo, perfeita conclusão...  dane-se os bits e seja feliz.....  :hysterical: :hysterical:
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2011, 08:05:44
Obrigado pelo artigo, Pictus. Esclareceu algumas coisas, e fez surgir dúvidas em outras ... '-'
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2011, 11:08:48
Resumindo. Importa sim, principalmente para quem faz tratamentos pesados em conversão RAW. Mas é importante que o sensor também suporte a profundidade de cores do conversor A/D, senão você tem uma câmera de 14 bits que só salva em 14 bits, mas não lhe entrega 14 bits, que é o importante.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2011, 11:47:51
Peralá Leo... Quer dizer que existem fabricantes que estão me entregando um equipo em que o conversor A/D pode trabalhar em 14bits mas a o sensor não capta essa quantidade de informação??? Mas isso além de estúpido é mal intenção do fabricante.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2011, 12:21:30
Hyde, faltou inserir esse "termo" no glossário de vocês Conversor A/D...