Autor Tópico: 12 ou 14 bits,isso realmente importa?  (Lida 13824 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #30 Online: 15 de Setembro de 2011, 07:41:41
Peralá Leo... Quer dizer que existem fabricantes que estão me entregando um equipo em que o conversor A/D pode trabalhar em 14bits mas a o sensor não capta essa quantidade de informação??? Mas isso além de estúpido é mal intenção do fabricante.

Hyde, o pior é quem vem especificado isso. Se procurar nos reviews do DPReview, verás que as especificações falam de conversores a/d de 14 bits, mas não falam propriamente do sensor. Mas como é uma parte que poderíamos dizer "integrante do sensor" afinal é ele que vai gerar a imagem como a vemos, é uma sacanagem das grandes. Bom a empresa pode se justificar dizendo, que nas especificações 14 bits é só a capacidade do conversor e não do sensor, e estava bem especificado.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #31 Online: 15 de Setembro de 2011, 08:16:35
Pois é, Natão... Eu até entendo a tomada de decisão mercadológica/industrial em se encomendar um conversor A/D para equipar vários modelos diferentes de projetos. Entendo tb, pelo mesmo motivo, a decisão de se ter diferentes sensores dentro da mesma gama de equipo (reflex de entrada, p. ex.). Como decisão de indústria é compreensível pela questão dos custos.
O que não me entra na cabeça é que isso não fica claro. Além disso, procurando a informação aparece. Então os caras que decidem não podem ter (e dúvido que de fato tenham) a ilusão que as pessoas não ficarão sabendo dessa diferença de capacidade de registro/transformação da informação analógico-digital. Como consumidor consciente (e ainda bem que cada vez mais há dessa espécie por aí) isso me revolta.
Pra mim soa como sonegação de informação e indução ao consumo equivocado. E eu quero ter a liberdade de poder escolher meu equipo baseado em informação boa. Informação incompleta ou mentirosa induz à compra de 'goiaba bichada', entende?? Ainda que ao morder não se sinta o gosto do bicho e sim da goiaba...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #32 Online: 15 de Setembro de 2011, 10:16:26
Pessoal. Acho que o correto desse entendimento é o mesmo que equipar um carro com um baita motorzão mas dimensionar mal o câmbio.

Hoje a conversão A/D de 14 bits praticamente é padrão. Acho que só leica que é em 12 bits ainda. Pelo que li não é o sensor que não entrega 14 bits. O sensor não entrega definição o suficiente para que a conversão em 14 bits mostre uma diferença entre as imagens quando comparada a conversão 12 bits.

Bom, há que se considerar que isso foi lá atrás. Mas hoje, praticamente todas entregam definição capaz de tirar proveito da conversão em 14 bits.

Além disso, há todo um algoritmo por trás disso que faz com que o fabricante tenha que desenvolvê-lo. Quanto mais tempo ele trabalhar um novo padrão, melhor será seu resultado. Acho que isso ninguém duvida. Como dizem, a indústria lança as novidades e nós consumidores somos as cobaias.

Pior seria um fabricante vender um equipamento de 12MP quando na verdade a sua imagem  está sendo interpolada para 12MP.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #33 Online: 20 de Setembro de 2011, 09:56:33
Pior seria um fabricante vender um equipamento de 12MP quando na verdade a sua imagem  está sendo interpolada para 12MP.

Tekpix?!?!
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #34 Online: 20 de Setembro de 2011, 10:44:59
kkk


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 20 de Setembro de 2011, 21:11:17
Acho que o pessoal esqueceu da Pentax K10D com a conversão A/D de 22bits rs
É só ver nas especificações:
http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk10d/page2.asp


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #36 Online: 21 de Setembro de 2011, 00:22:48
Além de fotografia, eu gosto muito de música e som em geral. Para os puristas, o CD nunca foi igual ao vinil. E nunca foi mesmo... Daí veio o SACD, o DVD e outras mídias com mais resolução. No fim, nenhuma delas, até hoje, ainda consegue guardar tanta informação quanto as mídias analógicas. Sempre perdemos na conversão para o digital.

Com fotografia, apesar de nego que jura de pé junto pelo filme, o espaço de cor no digital é fantástico... Aqueles gráficos em 3D super malucos, com o gamut... sRGB, Adobe RGB, enfim... Tudo isso pra dizer que acho difícil perceber diferença na maior parte dos monitores e impressoras que estamos acostumados a usar por aqui. Falamos muito e fazemos comparações com crops de 100% de sensores de 20 e tantos megapixels...

Qual é o gamut dos nossos monitores? E as impressoras que vamos usar, e o papel?

Mas não é por isso que vou fotografar em 12 bits com compressão. Lembrem-se que os raws de vocês são pra sempre e que espaço hoje em dia é muito barato. Façam o melhor que puderem.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2011, 00:24:03 por luizfcoimbra »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 21 de Setembro de 2011, 01:35:19
Pqp... Vocês estão zoneando completamente o assunto..... Estava espiando de fora mas desisti de acompanhar.  >:(

Tem muita coisa por trás desta estoria de 8,12,14 bits e vou tentar explicar de maneira fácil:

O número de bits influencia em duas coisas, no número de transições de cores e na capacidade de evitar ruído. Antes que o Pictus e o Léo venham de paulada:

Vamos pegar um exemplo (que já trabalhei, no laboratório), usando um conversor AD (ou ADC em inglês) de 24 bits. O sinal a ser digitalizado tinha um nivel de ruido tal que os DOIS bits menos significativos do ADC flutuavam que nem doidos, então os bits B0 e B1 não eram usados simplesmente, então a informação que era digitalizada por um ADC de 24 bits, de cara só continha 22 bits efetivos.

É extremamente comum um ADC com mais bits ter um numero de bits menor sendo efetivamente aproveitado. Aliás se for um bom projeto, em 99% dos casos é o que vai acontecer, mesmo que internamente ao ADC.

Voltando a câmeras e imagem

Meteu JPEG, F...u , uma boa parte dos seus bits vai pro espaço. Então esse papo todo só vale para TIFF, RAW, PPM e formatos sem perdas.

Se você tem um monitor e uma placa de vídeo realmente top, PODE ser que você veja alguma diferença, dependendo do tipo de cena. Como o Luiz mesmo disse, o monitor e a placa tem que ser realmente capazes de reproduzir o gamut todo e estarem calibrados corretamente.

Cenas complexas e caóticas, como folhagem, grama, areia, espuma, muito dificilmente terão alguma diferença.

Algumas cenas com gradientes suaves, nos tons médios PODEM ter alguma diferença, ínfima.


LEgal também é lembrar quese for imprimir em uma jato de tinta, não vai fazer a menor diferença. Jato de tinta funciona por dithering e além disso não tem precisão suficiente de posicionamento da gota de tinta.

Esta, em uma boa impressora dye sublimation pode aparecer alguma diferença, mas novamente, dependendo da cena.


Relaxa. As Sigmas DP1/2 e SD-9/10/14/15 tem ADC de 12 bits e a qualidade da imagem é o cão. Não são boas em baixa luz, mas isso nunca me incomodou.

Preocupe-se mais em fazer boas fotos do que com essas coisas de bit Junkie   :ok:


Inté !


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #38 Online: 21 de Setembro de 2011, 07:51:24
Preocupe-se mais em fazer boas fotos do que com essas coisas de bit Junkie   :ok:

Inté !

É, realmente, a gente se preocupa tanto com equipamento e esquece de fotografar... por isso as empresas substituem as câmeras como se fossem celulares, atualmente. A 5D de 2005 gera imagens excelentes e só por causa disso não precisa ser atualizada, digo, trocada por nós, já se presta ao serviço de fotografar muito bem, isso é, gerar uma imagem com boa qualidade e alto padrão.

Assim como poderá sair uma possível D800 com tudo mais moderno, e nem por isso vou correr atrás disso, vou continuar com a minha D700 antiga e boa (que me atende muito bem).

Antonio, "bela câmera, mas mostre as fotos... :ok:"
« Última modificação: 21 de Setembro de 2011, 07:52:36 por Natão »