Autor Tópico: cameras- lomo? e outras?  (Lida 12291 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2011, 16:28:57

Haha falou e disse. Eu acho o movimento completamente idiota, pura jogada de marketing.

   Eu concordo com voce e com o irado em partes, mais gosto é igual bunda, cada um tem o seu. é como falar de religião; eu não tenho, e não por isso eu saio falando que tal religião é idiota, respeito o gosto de cada um. Mas isso não é o que está em questão. Abri o tópico para discutirmos sobre lomografia, que a meu ver é uma arte, muito mais do que qualquer coisa digital hoje em dia. O tópico foi aberto pra comentários e dicas, e por que não, para críticas. Aceitamos críticas também, desde que sejam construtivas. Concordo no ponto da jogada de marketing, os fabricantes como sempre visando lucro. Mais independente disso, coisas antigas tem seu valor.
   Pra quem não curte esse tipo de coisa, eu aconselho dár uma lida sobre Wabi Sabi, um pouquinho de cultura japonesa, sempre bom expandir as culturas. Sei que não tem muito haver com Lomo, mais certamente quem curte lomo, vai gostar ou já gosta de "fotografar wabi sabi".
http://en.wikipedia.org/wiki/Wabi-sabi


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2011, 16:38:10

Haha falou e disse. Eu acho o movimento completamente idiota, pura jogada de marketing.

x 2

Inobstante a frescura inerente ao "movimento", já cogitei comprar uma LC-A como walkaround de filme. Não abandonei completamente a idéia não.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2011, 16:40:07 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2011, 17:54:50
Aí, vcs que gostam de "lomo" e não fazem questão de cãmeras de "grife", fikadika: câmeras de filme saindo  até a 1 real no Mercado Livre. Pagar 700 paus na Lomography Brasil pra quê? http://lista.mercadolivre.com.br/_CategID_94481_OrderId_PRICE
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2011, 21:02:44
Gruggio,

O problema não é você se divertir com uma Lomo, longe disso. Eu mesmo tenho uma Vilia e é bem divertido fazer coisas interessantes com algo tãi vagabundo. O preblema é como, já falaram, do "hype" e da exploração em cima de um equipamento que dez ou 20 anos atras não valia nem 10 reais. O cara que paga 800 pratas em uma lomo e desfila com ela achando que está abafando é na minha opinião (repito, no minha opinião) um bobo. Da mesma forma, existem literalmente centenas de velhas câmeras com características semelhantes por muito menos e que produzem o mesmíssimo resultado. Quem quiser pagar esse absurdo só pra se achar um "Lomógrafo", que pague, afinal alguém tem que sustentar a Lomo atualmente, já que o subsídio soviético foi pra cucuia.

O lance da coisa é se divertir gastando pouco. Tem muito fotógrafo usando D3X aí que não faz uma foto tão boa quanto a do moinho que postei aí. E tem gente também tirando foto do cachorro se lambendo de cabeça para baixo com uma Lomo, se achando um artista.

Bem deixa pra lá. A minha dica foi para procurarem modelos alternativos em vez de pagar esse preço ridículo que estão cobrando. Mas como você mesmo disse, cada um faz com a sua grana o que quiser.   :ok: :ok: :ok:


Malheiros,

Em vez da LC-A, veja a FED-50 ou a Lomo 135-BV(VS), são melhores e mais baratas.

« Última modificação: 11 de Setembro de 2011, 21:04:20 por Antonio Fernando Shalders »


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #19 Online: 12 de Setembro de 2011, 08:57:20
Gruggio,

O problema não é você se divertir com uma Lomo, longe disso. Eu mesmo tenho uma Vilia e é bem divertido fazer coisas interessantes com algo tãi vagabundo. O preblema é como, já falaram, do "hype" e da exploração em cima de um equipamento que dez ou 20 anos atras não valia nem 10 reais. O cara que paga 800 pratas em uma lomo e desfila com ela achando que está abafando é na minha opinião (repito, no minha opinião) um bobo. Da mesma forma, existem literalmente centenas de velhas câmeras com características semelhantes por muito menos e que produzem o mesmíssimo resultado. Quem quiser pagar esse absurdo só pra se achar um "Lomógrafo", que pague, afinal alguém tem que sustentar a Lomo atualmente, já que o subsídio soviético foi pra cucuia.

O lance da coisa é se divertir gastando pouco. Tem muito fotógrafo usando D3X aí que não faz uma foto tão boa quanto a do moinho que postei aí. E tem gente também tirando foto do cachorro se lambendo de cabeça para baixo com uma Lomo, se achando um artista.

Bem deixa pra lá. A minha dica foi para procurarem modelos alternativos em vez de pagar esse preço ridículo que estão cobrando. Mas como você mesmo disse, cada um faz com a sua grana o que quiser.   :ok: :ok: :ok:


Malheiros,

Em vez da LC-A, veja a FED-50 ou a Lomo 135-BV(VS), são melhores e mais baratas.

cara, eu concordo com tudo que ce falou ai.... Tou pensando até em desistir de fotografar com filme... ce é tão complicado assim, eu acho que vo ficar só no digital mesmo... pegar e tratar com alguns efeitos, dar uma "lomozada" na foto, sei lá. Só achei que poderia ser divertido fotografar sem saber o que vai acontecer depois quando a revelação tiver pronta. Nem ligo pra marca não, pelo contrário, o trem fazer mais fotos diferentes que era meu objetivo, ser lomo ou não eu nem ligo. o objetivo era descontrair com algo que eu gosto, que é fotografia.... me equivoquei dizendo que iria gastar 500 reais, pq eu pensei alto dimaes, e não sabia o custo disso... pelo que aprendi com esse tópico, é que num vale apena gastar mais de 100 reais com esse tipo de equipamento. obrigado a todos e comentaram.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 08:58:40 por gruggio »


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Setembro de 2011, 09:21:57

Malheiros,

Em vez da LC-A, veja a FED-50 ou a Lomo 135-BV(VS), são melhores e mais baratas.



Sei lá, eu acho a LC-A maneira ^^ Eu tenho uam ótima câmera 35mm, a Minolta Dynax 600si Classic com uma 28-80 AF Macro, e pensei em algo realmente low-tech só pra ficar de sacanagem mesmo. Tô até cogitando em algumas do ML que eu postei.

Gruggio, dar lomozada em foto digital é mole, é só brincar com as cores no Curves do PS ou GIMP (eu uso GIMP).
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #21 Online: 12 de Setembro de 2011, 13:50:09
Gruggio, dar lomozada em foto digital é mole, é só brincar com as cores no Curves do PS ou GIMP (eu uso GIMP).

Isso ae man, tou pensando nisso mesmo. uso PS, mais só mexer nas cores fica estranho... parece que foi coisa de amador... alguem sabe alguns efeitos pra" lomozar " mais uma foto digital?!?? abçs


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #22 Online: 12 de Setembro de 2011, 16:44:24
Isso ae man, tou pensando nisso mesmo. uso PS, mais só mexer nas cores fica estranho... parece que foi coisa de amador... alguem sabe alguns efeitos pra" lomozar " mais uma foto digital?!?? abçs

Ah, se a idéia é ter efeitos lomo em fotos digitais usa logo um Iphone ou Smartphone com Android e enche ele de aplicativos de efeitos. Super fácil.  :ok:

[]s


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 12 de Setembro de 2011, 16:54:25
Ah, se a idéia é ter efeitos lomo em fotos digitais usa logo um Iphone ou Smartphone com Android e enche ele de aplicativos de efeitos. Super fácil.  :ok:

[]s


Taí... Excelente idéia.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #24 Online: 12 de Setembro de 2011, 17:21:37
Mas agora, falando sério.

A lomografia (usando câmeras lomography atuais ou antigas) é só uma possibilidade à disposição do fotógrafo (ou usuário), assim como os equipamentos analógicos tradicionais e os atuais digitais em suas inumeráveis variações.

O importante é conhecer o que equipamento que tem (incluindo o filme), compreender suas características e peculiaridades e combinar isso com sua intenção. Acho uma furada ficar dizendo que "gastar 200 conto com câmera colorida é uma idiotice" ou que é "puro modismo idiota" ou seja lá o que for dentro de discursos pré-estabelecidos. Coisas bizarras como "Lomografia é arte" ou "não é arte" ou qualquer relação entre equipamento e arte, tudo isso é besteira. Tem gente fazendo arte com a porcaria do Iphone, tem gente fazendo bobeiras inúteis com a porcaria das lomos (meu caso) e tem gente usando lomo pq é bonitinho (e só). Assim como tem gente usando DSLR caríssima só pra fazer banca.

Enfim, seja qual for o equipamento utilizado, seja fiel e honesto consigo mesmo e com seu público.

Eu uso as Lomography atuais (tenho uma Fisheye One e uma Diana Mini) pq aprecio a praticidade e o tamanho (pequenas, leves e fixas), o resultado que elas me oferecem e a descartabilidade delas, e só. Ignoro a moda e a anti-moda.

[]s


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2011, 18:16:17
Isso ae man, tou pensando nisso mesmo. uso PS, mais só mexer nas cores fica estranho... parece que foi coisa de amador... alguem sabe alguns efeitos pra" lomozar " mais uma foto digital?!?? abçs

Tem plug-ins do GIMP que emulam a aparência de fotos "lomo",mas em geral fica uma coisa meio estereotipada... Minha idéia é tu procurar um estilo próprio de pós-tratamento e não se ligar muito em "imitar" o que os "lomógrafos" fazem.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2011, 18:18:04
Uma dica: aqui tem um tutorial de com simular "lomo" usando GIMP; não deve ser difícil adaptar para PS:

http://www.gimpforphotos.com/tutorial-intermediate/simulate-lomography.html
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #27 Online: 13 de Setembro de 2011, 11:00:32
valeu as dicas aee povo... achei uns tutos aki pra PS, bem bacanas.... DonDon, concordo dimaes com o que você falou cara... e essa fisheye1 é boa!? eu curti mto a 2, parece q dá pra fazer coisas super legais com ela.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #28 Online: 13 de Setembro de 2011, 11:16:25
valeu as dicas aee povo... achei uns tutos aki pra PS, bem bacanas.... DonDon, concordo dimaes com o que você falou cara... e essa fisheye1 é boa!? eu curti mto a 2, parece q dá pra fazer coisas super legais com ela.

A Fish One é divertida, mas a 2 é ainda mais! hehe

Me arrependi de ter comprado a One, fico torcendo pra ela quebrar e comprar a 2 mas a bichinha NÃO quebra!  >:D

[]s


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2011, 11:26:00
A Fish One é divertida, mas a 2 é ainda mais! hehe

Me arrependi de ter comprado a One, fico torcendo pra ela quebrar e comprar a 2 mas a bichinha NÃO quebra!  >:D

[]s
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: ahahahahahahah.... ela parece ser dahora mesmo... quando sobrar uma grana eu vo pega uma, talvez mais pro natal... abraço