Essa estória de Lomo ficou engraçada.
Antigamente, no auge da fotografia de filme, as Lomo sempre foram consideradas o oposto da definição de qualidade de fabricação e de projeto ótico. Note que os equipamentos militares/científicos da Lomo estão em outro patamar, são bastante bons.
As "descartáveis" tipo a action sampler, já são de uma leva posterior quando a Lomo passou para a iniciativa privada e fizeram um baita marketing em cima de um produto vagabundo. Vagabundo sim, a qualidade ótica é terrível, são pouco confiáveis, pouco consistentes e por isso imprevisíveis. Há quem chame isso hoje de "feature". Questão de marketing puro.
Mas isso obviamente não impede de um bom fotógrafo produzir excelentes imagens com essas coisas. Basta ser criativo. E isto vale para qualquer câmera, seja Lomo, Kodak dessas descartáveis de jornaleiro, Nikon F100 ou seja lá o que.
Dê uma olhadinha nesse artigo:
http://camaraobscura.fot.br/2008/01/09/lomografia/As imagens a seguir foram feitas com Lomos (Crédito do site acima)
Elas não são boas por serem "Lomografia" e sim porque quem as fez sabia o que estava fazendo, independente de tudo.
Aqui um contraponto ao artigo do Rodrigo:
http://cameras.alfredklomp.com/lomography/Quanto ao filme, o lance dos filmes estilo Lomo é que eles tem uma resposta de cor absolutamente louca, que pode ser usada criativamente. Uns 15 anos atrás as Lojas Americanas importou um filme chinês horrendo da marca Fuda. Um amigo meu, dono de um minilab quase enlouquecia quando um filme desses aparecia, porque era impossível fazer um canal de cor decente, porque ele variava de lote para lote, devido a um péssimo controle de qualidade. Esses Lomos são mais ou menos a mesma coisa. Novamente, a imprevisibilidade em boas mãos pode ser interessante.
Já tive muita coisa fabricada pela Lomo e em TODAS as câmeras havia problema de colimação da lente haha. Essas coisas eram montadas na fábrica e testadas a olho e olhe lá ! Mas são bem divertidas de usar, pode acreditar.
http://www.novacon.com.br/odditycameras/minskfoto.htmEm vez da Holga que é vagabundérrima e hoje cobram um preço doido nela, veja no ebay a LUBITEL-2. Sai por uns 30 dólares.
http://cameras.alfredklomp.com/lubitel2/As melhores fabricadas pela lomo foram as 135BC (VS)
http://cameras.alfredklomp.com/135vs/ e a Sokol-2 (pesada pra caramba)
As "vagabas", mas bem legais por terem vários níveis de controles são as:
Todas com a objetiva Triplet 40/4, foco manual por zonas/escala
- Siluet Elektro, exposição por prioridade de abertura, fotometro cds
- Orion, exposição por prioridade de valocidade, fotometro cds
- Vilia-Auto, Exposição automática, fotometro de selenio
- Vilia, Exposição manual, sem fotometria
http://cameras.alfredklomp.com/vilia/http://tomtiger.home.xs4all.nl/viliaauto.htmlhttp://cameras.alfredklomp.com/siluet/Essas acima tem o mesmo chassis, visor e objetiva e diferem apenas no tipo de obturador
O modelo "hiper-vagaba" é a Smena-8 e 8M. Mesmo grupo ótico e mecânico da Vilia, mas com chassis e visor medonhos.
http://cameras.alfredklomp.com/smena8m/São todas muito baratas e melhores que as "atuais", pois continuam tendo todas as inconsistências típicas da Lomo, mas te dão maior liberdade de ação. Não pague mais que 30 dólares em NADA da Lomo. Compre no ebay.
Fora isso é só diversão.