Praticar o desapego para os dois lados, né??? Porque ficar nessa de "só vale se fotografar pelo visor ocular", tbém não dá... Vai perder oportunidade de ter coisas legais em mãos só por causa da ausência do visor ocular. E vou te falar, em muitas dessas superzoom, a imagenzinha que aparece no visor ocular é de fazer chorar. Acaba sendo mais jogo fotografar pelo LCD, a não ser qdo tá muuuuito sol, situação em que o visor ocular vai fazer bastante falta.
As câmeras reflex só são definidas como tal por causa do visor, que reproduz uma imagem próxima ao que a objetiva irá capturar e enviar para o sensor, ou para o filme, graças a um conjunto de espelhos.
Então fica uma questão. Porque manter na maioria das câmeras de uso profissional apenas o uso do visor e não do LCD?
A resposta fica simples, pelo menos quanto ao uso, quando pegamos uma câmera, cujo controles de zoom e de foco ficam na objetiva. Simplesmente é dificil operar uma máquina fotográfica assim pelo LCD. Não há apoio.
Na minha vivência prática como fotógrafo, já precisei levantar muias vezes a câmera Reflex bem alto, sem poder usar o visor, usando apenas a intuição para apontar no alvo, colocando-a no modo automático. No caso das fotos que fiz de um show na semana passada, usei uma FZ40 no automático e visualizei tudo pelo LCD. Confesso que foi uma mão na roda.
Porém, não dá abrir mão do visor na maioria das vezes, até mesmo para manter a câmera mais apoiada e mais firme na mão, pra não tremer tanto, principalmente quando se usa o zoom. Além, claro, das vantagens que já citei anteriormente.
Por isso quase que decidi não comprar a Olympus PEN, a qual tem uma excelente imagem, comparável as top da Canon e da Nikon, mas sem visor, como o direto das famosas leicas de filme, não dá. Como vou colocar uma lente grande na câmera, se não terei o controle que preciso porque não posso encosta-la no rosto e manter minhas mãos na posição correta de operação dos anéis da objetiva?