Autor Tópico: Quando utilizar o modo "M"?  (Lida 11914 vezes)

Davi Sato

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Resposta #15 Online: 12 de Outubro de 2011, 22:48:59
Fiz cursinho básico de fotografia, aprendi a fotometrar, e desde entao, minha camera nao sai do "M"...

 :ok:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
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Eliezer Teodoro

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Resposta #16 Online: 13 de Outubro de 2011, 21:27:11
A grande verdade e essa...fotografo de verdade nao pode contar com altomatismos de camera, isso so deixa o fotografo preguiçoso e atrapalhado e perde a capacidade de fazer uma fotometria com a propria  visão, de que adianta aprender tudo de fotografia e deixar a camera fazer cagada sozinha...


dondon

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Resposta #17 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:53:04
Bom, mas não tenho dúvida que ser um bom fotógrafo consiste também em conhecer seu equipamento, saber o que ele faz, dominá-lo e usar os recursos que ele oferece. Se a máquina só faz cagada tá na hora de fazer uma DR com ela! rs

Sou da turma dos modos de prioridade aliados aos modos de medição (matricial, pontual) para a maioria das situações do cotidiano. Trabalhando, sempre com o tripé, parto para o modo manual em uma medição mais cuidadosa.

Usar modo manual o tempo todo sempre "zerando o fotômetro", sem entender bem o que está fazendo  e como chegou-se ao "zero" não é diferente de usar o modo automático...

[]s
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AdrianoFurlanetto

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Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2011, 08:52:24

(...)

Sou da turma dos modos de prioridade aliados aos modos de medição (matricial, pontual) para a maioria das situações do cotidiano. Trabalhando, sempre com o tripé, parto para o modo manual em uma medição mais cuidadosa.

Usar modo manual o tempo todo sempre "zerando o fotômetro", sem entender bem o que está fazendo  e como chegou-se ao "zero" não é diferente de usar o modo automático...

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[2]  :ok:


stalone

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Resposta #19 Online: 14 de Novembro de 2011, 21:16:38
Pessoal!! gostei do assunto aqui ...quando comecei aprender ( e claro estou aprendendo até hoje)  e a fotografar em 1999 e 2000 , era tudo manual e até hoje acho que é a única maneira de aprender...geralmente ao fazer evento eu usava 1/60s ou 1/125 as vezes quando havia muito movimento... F4 e filme ISO 200 ou 400 , pois o ISO não mudava mais até o final...em minha Nikon FM 2 e flash Frata 140 em meia carga com papel vegetal para suavizar as sombras hehe , e fazia o cálculo de distancia devido ao número guia do Frata ...e usava fotometria pontual em a maioria das vezes... sei que hoje é bem mais fácil usar os recursos das máquinas digitais , mas é necessário um bom estudo, pois a cada dia acrescenta-se mais recurso...agora minha pergunta é :

Porque muitos fotografos não aceitam os modos de prioridade, pois se facilitam a vida do fotografo , porque não usar?

Na minha opnião pessoal , deveria voltar como antes...acho que as empresas deveriam fazer máquinas tipo as da Leica , essa X100 da Fuji...e deveriam sim , melhorar em tecnologia somente nos sensores , ISO etc... isso sim eu creio que é importante na vida do fotógrafo...mas isso é opnião minha ...me desculpem quem pensa diferente...eu respeito todos fotografos...

enfim eu acho que tudo isso que falei , seria para as pessoas que querem seguir e aprender o mundo maravilhoso da fotografia, aprender ...agora para as pessoas que só curtem guardar e lançar suas fotos na Net , aí continuem a comprar as compactas cheios de botoes ...hehe ...e creio que a maioria dessas pessoas que usam essas compactas , não sabem pra que serve todos aqueles botoes...isso é o que eu vejo no dia a dia...

resumindo : Com certeza serei chamado aqui de atrasado , de burro e aí vai...mas pra mim teria que as DSLRs virem com menos botoes , Brackting, FP, Compensação de Ev , tipos de filtros, etc...etc...etc...acho que o fotografo aprende mais mesmo é em manual , só rodando o anel de abertura , o Obturador , e o ISO e aprender a usar a Luz...tudo mais simples...

Desculpe !! se ofendi alguem , mas é minha opnião , pois sou do tempo antigo e acho quem gosta de fotografia e quer aprender a ser como os grandes mestres ...tem que aprender o simples primeiro e não sobrecarregar de informação sobre o equipamento ...na hora do evento mesmo ficam todos perdidos e antigamente não era assim ...

um grande abraço a todos   

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


satoshi

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Resposta #20 Online: 15 de Novembro de 2011, 18:35:08
Acho que o fotógrafo deve conhecer totalmente os recursos de seu equipamento, nos modos manual e automático.
Em situações críticas de luz deve fazer regulagem mais "fina", pois o equipamento pode "interpretar" a cena de maneira diferente a que ele enxergou.

O modo automático pode ser usado em momentos mais corriqueiros, quando não requer uma fotometria mais elaborada.


AFShalders

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Resposta #21 Online: 15 de Novembro de 2011, 19:48:32
Vamos lá, de maneira objetiva, curta e grossa....


1) Modo "Verde" (Tudo automático)

A câmera decide TUDO em termos de exposição, a abertura, a velocidade, se vai ou não usar o flash, e a fotometria, geralmente em modo matricial. Você não decide nada, somente o enquadramento e o zoom. Funciona bem se que está usando não saca nada.

2) Modo P (Program Shift)

A câmera decide MENOS coisas que o verdinho. Não aciona flash automaticamente. Te da a opção de deslocar (shift) a compbinação de abertura e velocidade MANTENDO a exposição que ela mesma escolheu. Resumindo, te dá mais controle, e sabendo usar é com certeza melhor que o verdinho. A fotometria continua sendo matricial.

3) Modo Av (Aperture Value, Prioridade de abertura)

Você FIXA a abertura e a câmera calcula a velocidade. A fotometria, dependendo da câmera pode ser matricial ou média central. É usada quando você quer controle absoluto da profundidade de campo.

4) Modo Tv (Time value, Prioridade de velocidade)

Você FIXA a velocidade e a câmera calcula a abertura. Usada quando você quer controle absoluto da velocidade, por exemplo em esportes, "panning", blur de água, etc.

5) Modo M (Manual)

Neste modo, nada é automático e você seleciona tanto a abertura quanto a velocidade, valendo-se do indicador do fotômetro (interno ou externo, ou ainda uma tabela experimental). Para um fotógrafo experiente não é o menor problema. A fotometria NÃO é matricial porque nao faz o menor sentido (matricial é somente para modos automáticos). As câmeras 100% mecânicas funcionam assim. A vantagem é que o controle total é do fotógrafo. A desvantagem é que você tem que saber o que faz.


Se quiser algo simples sobre modos de fotometria de uma olhada em:

http://photomysteries.com/website/Photomysteries/Fotometria.html

O site tem alguns artigos legais, esteja a vontade para ver.



Espero ter ajudado em algo.  :ok:






dondon

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Resposta #22 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:18:50
5) Modo M (Manual)

Neste modo, nada é automático e você seleciona tanto a abertura quanto a velocidade, valendo-se do indicador do fotômetro (interno ou externo, ou ainda uma tabela experimental). Para um fotógrafo experiente não é o menor problema. A fotometria NÃO é matricial porque nao faz o menor sentido (matricial é somente para modos automáticos). As câmeras 100% mecânicas funcionam assim. A vantagem é que o controle total é do fotógrafo. A desvantagem é que você tem que saber o que faz.


Antonio,

Fiquei em dúvida quanto a esse trecho que destaquei. Tenho a nítida impressão que a medição fotométrica em modo manual de operação pode acontecer em matriz, assim como todos os outros métodos de medição disponíveis na câmera (pontual, ponderada, parcial). Pelo menos nos sistemas Canon EOS é assim, você pode medir por todos os métodos nos modos de operação de prioridade, program e manual.

No mais parece fazer sentido sim a medição matricial em operação manual, já que uma coisa independe da outra e medição matricial se dá orientada pelas zonas/focalização.

[]s
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 21:20:55 por dondon »


AlexandreS

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Resposta #23 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:25:40
Shalders, o problema é que muita gente usa modo "M" com medição que não seja spot. E aí, não faz sentido já que a fotometria continua sendo feita pela camera de acordo com suas rotinas internas.

Modo manual é modo M em medição spot usando o sistema de zonas. Colocar o dial em M, escolher velocidade e abertura mas usando medição evaluative ou matrix, ao ponderada ao centro,  é modo semi-automático. Principalmente quando usa modo M para "zerar o fotômetro" ou "compensar o fotômetro".


PS: Dondon, acabei de ler o que vc escreveu. Vc tem razão é possível usar modo M e modo matrix, mas como disse o Shalders, isso não faz sentido. Em medição matrix, quem faz a medição são as rotinas internas da camera, e não vc. Neste caso, usar modo M no dial e escolher a velocidade e abertura que zeram o fotômetro não é usar modo manual e salvo algumas exceções que coloquei na outra página (como manter a exposição igual entre vários shots mesmo com variação de luminosidade), não tem vantagens. Repetindo o que disse antes, quem usa modo M assim está fazendo manualmente a mesma coisa que a camera faria em modo Av ou Tv automaticamente, chegando nos mesmos parâmetros de abertura e velocidade, com a desvantagem que está levando mais tempo e está mais sujeito a erros. É diferente de usar modo M, colocar em medição spot, escolher a área que vc quer medir, verificar a qual zona esta área pertence e setar a abertura e velocidade correta para que o fotometro aponte para esta zona.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 21:36:50 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
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dondon

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Resposta #24 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:35:29
Shalders, o problema é que muita gente usa modo "M" com medição que não seja spot. E aí, não faz sentido já que a fotometria continua sendo feita pela camera de acordo com suas rotinas internas.

Modo manual é modo M em medição spot usando o sistema de zonas. Colocar o dial em M, escolher velocidade e abertura mas usando medição evaluative ou matrix, ao ponderada ao centro,  é modo semi-automático. Principalmente quando usa modo M para "zerar o fotômetro" ou "compensar o fotômetro".


PS: Dondon, acabei de ler o que vc escreveu. Em medição matrix, quem faz a medição são as rotinas internas da camera, e não vc. Usar modo M no dial e escolher a velocidade e abertura que zeram o fotômetro não é usar modo manual e não faz sentido, salvo algumas exceções que coloquei na outra página (como manter a exposição igual entre vários shots mesmo com variação de luminosidade). Repetindo o que disse antes, quem usa modo M assim está fazendo a mesma coisa que a camera faria em modo Av ou Tv, com a desvantagem que está levando mais tempo e está mais sujeito a erros.

Sim, Alexandre.

Mas não vejo pq não usar método matricial de medição aliado ao modo manual de operação, basta que haja consciência e atenção às condições de luz da cena.

De toda maneira, a medição sempre é feita pelas "rotinas internas da câmera" seja matricial, pontual, ponderada ou central, já que a medição de luz depende obrigatoriamente de prévia calibração e de instruções de software embutido no sistema (no caso das câmeras eletrônicas). E por isso é importante conhecer o equipamento a fundo e entender como ele faz a fotometria e como é sua resposta em todos os métodos de medição.

Mas claro, essas são só as minhas impressões.

[]s
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 21:38:15 por dondon »


AlexandreS

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Resposta #25 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:46:56
Dondon, em modo spot a camera simplesmente faz (ou deveria fazer) a medição de cinza 18%. Em todos os outros modos, a área inteira é analizada e a camera irá sugerir um valor de exposição baseado nas suas rotinas.

Digamos que vc tire uma foto do céu. Coloca em modo Manual, medição Matrix e mudando abertura e velocidade, encontra que o fotômetro zera quando, baseado em uma abertura de f/5.6, vc chega em uma velocidade de 1/100. E é essa configuração que vc usa. Bem, qual a diferença de fazer isso e usar o modo Av setando a abertura de f/5.6 e deixar a camera calcular a velocidade ?? Ela vai calcular exatamente 1/100, ou seja, vai chegar no mesmo resultado que vc, de maneira muito mais rápida e eficiente.

Agora se vc colocar em modo spot, aí a coisa muda de figura. Em modo spot, apontando para o céu, se vc zerar o fotômetro provavelmente a foto irá sair subexposta, porque o céu claro está na zona 6 (ou 7, alguém mais familiarizado por favor me corrija). E para isso, sabendo o ganho do sensor da sua camera, vc terá que fazer o fotômetro apontar por exemplo, +1 EV para que a foto seja exposta corretamente. Ou seja, terá que setar velocidade e abertura para jogar o fotômetro dentro da zona onde vc está apontando o ponto central da camera. Este é o ponto que vc prioriza na exposição e é vc quem decide, não a camera.

Com isso vc consegue, por exemplo, fazer uma foto em contraluz com um céu bem fotometrado e depois, fazendo uma segunda fotometria pontual com o flash, usá-lo como enchimento para iluminar o modelo. Aí sim, isso é usar modo manual. Pelo menos, é a minha opinião  :ok:
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 21:48:22 por AlexandreS »

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Resposta #26 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:48:08
Dondon,

Em modo manual, somente média central ou spot. É simples: os modos tipo matriz são métodos estatísticos ou comparativos em cima de uma base de dados e exposições, portanto não são previsíveis e dependem totalmente do algoritmo usado pelo fabricante. O modo spot e o média central é baseado unicamente no padrão gray 18% e portanto uma referência fixa, CONHECIDA E PADRONIZADA. Se fosse assim, duas câmeras em modo manual, de fabricantes diferentes poderiam ter leituras diferentes de uma mesma cena. . As minhas 5D/350D/SD9/SD15/LX3/GF1 por exemplo, permitem usar todos os métodos quando em modo manual, mas não faz sentido usar. Outras câmeras simplesmente desativam a matriz.


AlexandreS

M tem que ser usado em spot ou média central, como explicado acima, você tem toda a razão quanto ao uso ERRADO de medição em matriz no modo manual.

"Modo manual é modo M em medição spot usando o sistema de zonas"

"Colocar o dial em M, escolher velocidade e abertura mas usando medição evaluative ou matrix, ao ponderada
ao centro,  é modo semi-automático."


Isso esta confuso. O correto seria Modo M em modo spot (ou mediana) que não tem absolutamente nada a ver com matriz ou multi-zone.

Foi o que eu disse. Colocar em M e deixar um algoritmo matrix (ou zonas) decidir é na prática usar um automatismo indiretamente.

Podem acreditar no que eu disse. Modo M SOMENTE EM FOTOMETRIA POR SPOT OU MEDIA.




AlexandreS

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Resposta #27 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:50:43
Shalders, acho que falamos a mesma coisa de forma diferente :ok: :ok: :ok:

Aliás, corrigindo, achei que apenas o spot fosse realmente manual e baseado em cinza 18%. Como praticamente não uso o parcial, não sabia disso.


« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 21:58:31 por AlexandreS »

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Resposta #28 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:53:23
Dondon, em modo spot a camera simplesmente faz (ou deveria fazer) a medição de cinza 18%. Em todos os outros modos, a área inteira é analizada e a camera irá sugerir um valor de exposição baseado nas suas rotinas.

Digamos que vc tire uma foto do céu. Coloca em modo Manual, medição Matrix e mudando abertura e velocidade, encontra que o fotômetro zera quando, baseado em uma abertura de f/5.6, vc chega em uma velocidade de 1/100. E é essa configuração que vc usa. Bem, qual a diferença de fazer isso e usar o modo Av setando a abertura de f/5.6 e deixar a camera calcular a velocidade ?? Ela vai calcular exatamente 1/100, ou seja, vai chegar no mesmo resultado que vc, de maneira muito mais rápida e eficiente.

Agora se vc colocar em modo spot, aí a coisa muda de figura. Em modo spot, apontando para o céu, se vc zerar o fotômetro provavelmente a foto irá sair subexposta, porque o céu claro está na zona 6 (ou 7, alguém mais familiarizado por favor me corrija). E para isso, sabendo o ganho do sensor da sua camera, vc terá que fazer o fotômetro apontar por exemplo, +1 EV para que a foto seja exposta corretamente. Ou seja, terá que setar velocidade e abertura para jogar o fotômetro dentro da zona onde vc está apontando o ponto central da camera. Este é o ponto que vc prioriza na exposição e é vc quem decide, não a camera.

Com isso vc consegue, por exemplo, fazer uma foto em contraluz com um céu bem fotometrado e depois, fazendo uma segunda fotometria pontual com o flash, usá-lo como enchimento para iluminar o modelo. Aí sim, isso é usar modo manual. Pelo menos, é a minha opinião  :ok:



Uau, legal ver que alguém estuda essas coisas !!    :clap:

Pra quem boiou:  http://photo.tutsplus.com/articles/theory/understanding-using-ansel-adams-zone-system/


O céu pode variar de 4 a 7



dondon

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Resposta #29 Online: 15 de Novembro de 2011, 22:06:37
Certo, Alexandre e Antonio.

Acho que onde "o bicho pega" é aqui: É simples: os modos tipo matriz são métodos estatísticos ou comparativos em cima de uma base de dados e exposições, portanto não são previsíveis e dependem totalmente do algoritmo usado pelo fabricante.

Dependemos aí da precisão dessas estatísticas e de nossa ingenuidade em acreditar nela. rs

A minha rotina mais frequente é fotografar consultando pontos de distintas condições de luz da cena em medição spot e realizar uma média mental dessas medições considerando o desempenho do meu sensor para então setar "abertura e velocidade" em modo M.

Mas não tenho pudores de, em situações mais rápidas e/ou menos formais, fazer uma única consulta em modo matricial da área da cena que visualmente julgo adequada, configar em M e realizar os cliques seguintes sem me preocupar. Claro, se as condições de luz da cena não se alteram entre um clique e outro.

[]s