Autor Tópico: definição é o scan ou a objetiva?  (Lida 832 vezes)

irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Online: 16 de Setembro de 2011, 22:32:53
mr hyde e elis, em outro post que coloquei no forum, indagam se a falta (geral) de nitidez da foto se deveria ao scaneamente; na resposta eu menciono que UMA das razões é essa, a outra seria o defeito comum a todas as zoom que eu conheço. Vai daí, revirei aqui os guardados e achei duas fotos feitas com fixa 135mm com aneis de aproximação (na verdade, só o de 12mm). Minha impressão é de que tenho boa nitidez na imagem e boa profundidade de foco - a foto toda me parece razoavelmente nítida. Como o negativo (avaliado com grande ampliação) mostra nitidez melhor só posso imaginar que o scaneamento, embora solicitado para "alta", não apresenta tão alta assim:

o album, com duas fotos, está aqui: http://s1233.photobucket.com/albums/ff382/Irado_Furioso/teste/

vejam que o foco foi estabelecido no logo da câmara, mas os caracteres na lente também estão legíveis e a definição geral está boa.

resumo: minha birra com zooms tem razão de ser

« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 22:35:28 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2011, 08:19:20
Irado, acho que atualmente, muito das objetivas zoom tem a mesma qualidade de imagem das fixas... Ao meu ver, o scanner sempre deixa a desejar um pouco. Claro que há scanners profissionais mesmo, mas ainda assim acho que tudo o que está presente no filme (toda a sua qualidade de imagem), mesmo 35mm, nenhum scanner é capaz de extrair, por enquanto.