Autor Tópico: Fotografia e Imagem  (Lida 1799 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2011, 08:36:36
Sei que esse campo de opiniões é muito controverso e tem infinitos aspectos a ser considerados, mas estive pensando sobre essas coisas e gostaria de saber o que pensam os amigos foristas sobre isso.

Como disse no primeiro post, me surgiu esse questionamento mas eu não não imaginava que fosse tão controverso. Eu pessoalmente não tenho preconceito nenhum como a imagem foi feita, porque hoje como sempre sabemos que o importante é o resultado final atender seu propósito, seja ele comercial ou artístico. Mas estou gostando muito dessa diferença de opiniões, mostra que esse não é um assunto passado. E como disse o Mr. Hyde, é bom para exercitarmos o diálogo :)


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2011, 09:24:59
Citar
Magro, não falei nada sobre o cara se dizer "auteur" ou coisa parecida. O lance é: se o objetivo da foto requer um céu rosa com bolinhas verdes, se o cliente, o diretor de arte da campanha, etc, que que seja assim, então que assim seja. De repente o "auteur" diz que o céu rosa é uam representação da psicologia ingênua de uma adolescente e as bolinhas verdes sejam a intrusão da dura realidade da família disfuncional vegetariana dela. E aí, vai-se responder o que a isso?
Malheiros eu não falei que se for “a pedidos” não deveria ser feito.  Só tentei dizer que um céu de bolinhas, pra mim não é fotografia, é imagem exatamente como essas belíssimas imagens criadas por verdadeiros artistas em computação gráfica. São lindas? São sem dúvida, são o que o pediram? Sim ate podem ser, mas são fotografias? Não. Seria o mesmo que tentar afirmar que o cenário do filme Avatar é fotografia. Não é!

Citar
"Agora cavalo alado voando no centro de São Paulo ou céu de bolinhas, é imagem feito com computação e não fotografia.
Pelos menos é assim que eu acho."

Como diz o filósofo: "Se vc acha que sabe o que é melhor para os outros, lembre-se: os outros podem começar a achar que sabem o que é melhor pra vc".
Sua frase (ou do filósofo) não se aplica a mim né mesmo? Se você notar eu sequer sugeri que acho que sei o que é melhor para os outros.
O eu acho, é sobre uma opinião pessoal, um gosto próprio meu, e ai cara; salvo algumas ditaduras que andam por ai, eu tenho todo o direito do mundo de tê-lo não?

Abraços povo!


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Outubro de 2011, 07:01:36
Por isso fotografia é desenhar com luz e contraste.
Digital é um conjunto de dispositivos de transmissão, processamento ou armazenamento de sinais digitais que usam valores discretos (desccontínuos).
Somados => Fotografia DIgital. Evolução! É arte? Sim, feito por um artista é arte. É amador? Sim feito por quem não vive deste meio para sobreviver. É profissional? Sim, feito por quem utiliza deste meio para sobrevivência.
Tratamento Digital, Retoque digital, Manipulação Digital, Distorções digitais, Ruído Digital, TV digital, pós produção digital, etc...Digital ....fazem parte da Fotografia Digital.
Agora, Fotografos Profissionais, vendem suas fotos, pois, sobrevivem delas. Mesmo Fotos feitas em Máquinas Fotográficas Análogas são digitalizadas para serem utilizadas em campanhas publicitárias.
A não ser que o tal fotografo profissional viva de exposições, ele mesmo faça as cópias e ou ampliações.
O PS, LR, ou qualquer software criado por um ou um grupo de artista(s) programadores profissional(is) digital contém actions, presets, scripts, etc... todos necessitam de um coeficiente para operá-los. Maquina Fotografica Analógica ou Digital também necessita de um coeficiente para operá-la. Por isso temos olhares e gostos diversificados para podermos diferenciá-los. Fases e faces ... que mudão constantemente e facilmente. A técnica, o Conhecimento, a Criatividade são as variáveis. Como uma boa pós-produção digital. 
O Filme Avatar foi nomeado para nove Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, e foi premiado nas categorias Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.
Se antes a Fotografia era coisa do Demônio, hoje é o olhar do artista, fotojornalismo retratante.
Há algo escrito pelo filósofo grego Platão "O mito da caverna" que também é conhecido como "Alegoria da Caverna" que EMHO necessitamos rever os conceitos.

Não discordo de nenhum ponto de vista colocado acima, apenas expressei o meu ponto de vista. Desculpem se ofendi, passei por cima ou até mesmo teclei demais.

Abraço galera! Que Demiurgo proteja os Fotografos.