Autor Tópico: iMac - memória insuficiente?  (Lida 5317 vezes)

AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Setembro de 2011, 17:40:16
Boa tarde pessoal, tudo blza?

Bom estou enfrentando um probleminha um pouco estranho, no meu ver é estrano e não é normal!

Trabalho com um iMac modelo 2008/2
Intel core 2 duo 2.66 ghz
originalmente com 2gb de memoria, porém agora tem 4gb

Estou eu aqui trabalhando, tratando as imagens em RAW...
Sem muitas coisas para arrumar, somente alguns retoques e etc... porém uma foto precisou de um pouco mais de atenção e dei uma ajeitada boa nela, eis que quando vou abri-la no Photoshop
aparece a msg dizendo que não possuo memória RAM o suficiente para prosseguir!  :shock:

Qual imagem que com 4gb de ram eu não consigo abrir??  :shock:
Já não é a primeira vez que isso acontece...

Reiniciei o mac, e não abri nenhum aplicativo além do Camera RAW do PS CS4 e o proprio CS... e a mesma msg voltou a aparecer!
O estranho é que a imagem abre no Camera RAW, mas quando eu tento abrir ela no PS, aparece a msg!
O que pode ser? Existe um jeito para eu resolver isso sem gastar $$$$?

Abraço

 


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2011, 18:44:29
Estranho mesmo, Adriano. Qual é o tamanho da imagem? Já vi isso acontecer, mas em imagens que queria fazer um banner de 5 metros em 200dpi rs


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2011, 18:59:34
não conheço "diretamente" o iMac mas baseado em ocorrencias similares em PCs, da hipótese menos dolorosa para a mais:

a) mau-contato nos blocos de RAM (quando multiplos); remova-os dos slots, limpe os contatos com uma borracha e limpe os slots com cartolina (um pedaço MENOS largo que o slot, passando pra lá e pra cá)

b) bloco defeituoso.. digamos que o bloco "conte" que tem X gb, mas a partir de um dado endereço de memória não haja possibilidade de acesso.

provavelmente o iMac tenha um aplicativo qualquer de "stress" de RAM, não? use-o.

no caso de "a", tudo bem.. não custou nada. Mas no caso de "b", bem.. hmm.. vai ter que domesticar o escorpião do bolso.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2011, 19:35:37
Pois então, as imagens estão no tamanho que sai da máquina:
5616x3744

L:190.2
A:126.8
75 dpi

Mas o estranho é que foi só com umas 3 imagens que aconteceu isso, as que eu tive que dar um bom tratamento no Camera RAW... E ainda elas saem pro PS em 8bits...eu diminui, até pq não achei necessário usar em 16bits!

Como não me garanto para limpar os blocos, prefiro esperar até amanha, que o rapaz aqui do CPD me da uma ajuda!
E o Mac tem um sistema bem estranho de utilização da memória RAM... sei que é dividido da seguinte forma:
Memoria Livre
Ocupada (que é usada pelo sistema)
Ativa (que está sendo usada)
Inativa ( q eu não sei pq diabos existe)

Neste exato momento está assim:
http://img705.imageshack.us/img705/1737/screenshot20110911at726.png

Eu estou desconfiado que esteja acontecendo alguma coisa de fato com as memórias, pois tem acontecido algumas vezes, de eu estar usando o LR e o PS e o MAC simplesmente PARA, nada funciona!
Sou obrigado a desligar ele forçado para reiniciar! E sinceramente isso não é normal nos Macs!

Pode ser as memórias ou os blocos? Ou será o computador que já está velho? oO
3 anos de uso não é velho, é?


Abraço

***EDITADO***
3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2011, 19:44:18 por Mr. Hyde »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2011, 19:47:26
Vai na Maçã > Sobre este Mac

Se não estiver 4Gb, com certeza não estaria reconhecendo um bloco...

Mas eu não entendo absolutamente nada de manutenção, então o máximo que posso fazer é tentar abrir a imagem aqui, já que o meu imac é igual ao seu (só que com apenas 2Gb) para ver se funciona rs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2011, 19:59:12
Vou dar um chute aqui...

ACHO que tá todo mundo indo para o lado errado. Desconfio que isso seja problema do PS. Não existe um tal de um método para fazer o PS utilizar percentualmente mais da memória RAM???? Acho que iria por aí...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2011, 21:35:25
Rapaz, eu abro aqui umas panoramicas sinistras de 25000 x 4000 sem problema no Imac 24" com 4 gigas.
Fora que se você não tiver memória ram suficiente qualquer sistema operacional moderno entra em swap (memoria virtual). Fica lento mas geralmente abre. Veja se você não está com vários programas abertos simultaneamente, e teste. Pode ser que algum programa esteja fazendo besteira.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2011, 21:55:49
Vou dar um chute aqui...

ACHO que tá todo mundo indo para o lado errado. Desconfio que isso seja problema do PS. Não existe um tal de um método para fazer o PS utilizar percentualmente mais da memória RAM???? Acho que iria por aí...

Pois é... tem sim isso, eu tinha diminuido, pq eu abria o PS e ele consumia 1gb da minha memoria, sendo que ele provávelmente não usava tdo isso, e como eu tinha apenas 2gb, ele ficava com 50% só pra ele! (Puta falta de sacanagem)
Provavelmente é esse o problema...

Agora que estou com 4gb, posso liberar um pouco mais... vcs acham necessário liberar 1gb? ou pode ser um pouco menos, tipo 800mb...?

Aumentei a disponibilidade de memoria pro PS pra 600mb e vou testar!

Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:40:36
Depende da quantidade de aplicativos que tu roda ao mesmo tempo e da quantidade de processamento que aplica na imagem.

Se coloca vários aplicativos eu deixaria em 1GB mesmo. Se aplica processamento pesado, eu pularia para 50% de RAM.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2011, 07:20:14
Olha, costumo usar o LR, PS e o iTunes hehe...
E não trabalho muito com fotos em RAW, até pq as imagens que faço diariamente são para uso interno na empresa, então uso somente o JPEG e salvo o RAW em uma pasta de backup.

Por enquanto vou deixar em 614mb, se acontecer novamente... serei obrigado a por 1gb!


Obrigado pessoal pelas dicas, foi de grande ajuda!
Cheguei a pensar em aposentar esse iMac... mas ele guenta mais uns anos hehe

Abraço!
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 07:21:17 por AdrianoFurlanetto »


Arnaldo.akn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2011, 17:42:28
Adriano, os novos pentes de memória que instalou são de boa procedência?
Eles foram instalados corretamente? Vc checou no Visão do sistema se os mesmos
foram reconhecidos corretamente? Se estiver tudo OK, acesse esta página no site
da Adobe, eles falam tudo sobre alocação de memória p/ o pshop e outros cuidados
para obter o máximo desempenho do software.
Acho que deve resolver seu problema.   []s


Arnaldo.akn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2011, 18:45:00
Desculpe Adriano, na pressa esqueci de incluir o link. Aí vai:

http://kb2.adobe.com/br/cps/404/kb404439.html

Boa sorte!