Autor Tópico: Manuseio dos flahses inadequado?  (Lida 6928 vezes)

filipe_car

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Setembro de 2011, 22:31:30
Gente, boa noite!>.

Não sou expert em fotografias, mas peço auxilio no meu trabalho fotográfico.

Montei um estúdio na empresa onde eu trabalho, e as fotos não estão saindo boas "adaquadas" o suficiente.

Trabalhamos com móveis plásticos 90% deles cor branco.

Link do estúdio, atual
http://i399.photobucket.com/albums/pp71/Inhero/IMG_0146-1.jpg

Pois bem, as imagens todas elas estão saindo com marca de sombra. Como faço para evitar sombra nas imagens?

Seria posicionamento dos flashes? ou alguma configuração?? Algum equipamento que necessite incluir, tipo rebatedor?

Amanhã postarei uma amostra de imagem de como está.



Detalhes do estúdio:
Fundo infinito em madeira MDF, cor branca;
Nikon D500 - 18-105vr;
Rádio flash - Digi Trigger 2 MAKO;
01 - Flash MAKO 1001;
02 - Flash MAKO 3003.




att,






pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:36:20
De qualquer maneira tem que ter alguma sombra pois o móveis são brancos e o fundo também. Posta uma foto tirada com a D5000 para o pessoal que entende te auxiliar melhor


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:42:00
As sombras passam a ser eliminadas com preenchimentos.
Como vi que vc esta usando dois flashes iguais porem com acessorios diferentes e um terceiro flash diferente vc tera que trabalhar a distancia dos flashes ao objeto e ir eliminando as sombras com ajustes de posicionamento, distancia, potencia e angulo de incidencia. Vc vai ter que ter muito cuidado para nao estourar o branco da cadeira com o fundo branco. Esta faltando mais um flash para iluminar o fundo ajudando a eliminar as sombras atras do produto.

Outra dica caso esteja tendo dificuldades e usar o fundo preto e depois recortar no Photoshop. Com forte contraste este trabalho e facil de fazer na pos producao. Dai vc nem precisa ficar se preocupando muito com as sombras no chao. Alem de ter mais espaco para trabalhar o branco do objeto evitando o estouro.

Nao e facil fotografia publicitaria e por isso e sempre bom antes de se aventurar nestes trabalhos que vc tenha uma nocao do trabalho da luz em estudio. Se tiver tempo recomendo que se matricule num curso de fotografia e vera que tudo ficara mais facil e mais tecnico.



irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2011, 08:11:45
arrume um teto falso (placas de formica branco fosca) e faça o flash COM SOMBRINHA rebater nêle.. as sombras ficarão suavizadas sem "sumir"; pode adicionar paredes envolventes com o mesmo material para construir uma especie de "tenda" em torno do(s) objeto(s).
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 08:12:06 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


filipe_car

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2011, 08:31:38
Pessoal, quanto a foto que estava devendo... desconsiderar o fio. ;)
http://i399.photobucket.com/albums/pp71/Inhero/DSC_0298.jpg



Sobre fazer um curso, já fiz um de fotografia aqui perto e paguei duas cadeiras na faculdade Fotografia e Fotografia publicitária... não é muita coisa, mas tenho que aprender bastante ainda.


E para não estourar o branco da cadeira como branco do fundo, tenho que configurar o balanço do branco na câmera, mas só quero trabalhar nisso depois que eu resolver as sombras, que estão dando uma dor de cabeça.


Alguma solução para este caso??




obg,

***EDITADO***
3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.


Recomendo a leitura das Regras de Uso do fórum: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17842.0
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 08:48:43 por Mr. Hyde »


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2011, 08:56:38
Olá.
Na verdade, para este tipo de produto vc precisa entender mesmo como é a questão de iluminação / refração.
Uma imagem não se consegue somente com luz.... mas é importante entender as sombras.
Neste caso específico, vc tem que trabalhar com estouro de fundo e luz de preenchimento, além de ângulo de incidência correto, para que os detalhes não "reflitam" diretamente na lente.

Como já foi dito pelos colegas acima:
1 - os flashs estão posicionados incorretamente
2 - o fundo precisa de mais um flash
3 - vc tem que trabalhar com difusores, rebatedores e luz de preenchimento.

Não é tão simples como parece... e só estudando, avaliando os resultados, experimentando e clicando muito vc chegará a um resultado convincente.

Mas não desanime... isso tudo faz parte do aprendizado. E se a questão for realmente se tornar um fotógrafo... este é o caminho.
Não é tão simples nem tão fácil... mas vc pode comemorar cada conquista.
Abs.


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2011, 12:13:47

Estes móves plásticos refletem a luz, parecido com os carros, vidros, metais e joias.

Não é fácil fotografar, precisa de muita luz difusa e luz por todos os lados.

Mas se esta dizendo que 90% dos móveis são brancos. Por que utiliza fundo branco???


Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2011, 16:04:48
Salve filipe_car, acho que como já disseram tem que experimentar vários esquemas, uma hora sai :)

Uma vez fiz umas fotos de umas peças parecidas com essas, se fosse usar com o set de luz que vc tem acho que ficaria mais ou menos assim:



Os rebatedores em L vc pode fazer com placas de isopor bem grandes... assim vc vai ter uma luz uniforme em todos os cantos, sem correr o risco de estourar como apareceu no exemplo que você postou  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


filipe_car

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2011, 08:14:12
OK!. gente muito obrigado pelas informações.

Acho que agora a saga começa em busca da remoção das sombras.

Irei começar tentando com os rebatedores, irei fazer alguns experimentos sim até ter o resultado positivo.

O que não quero é fazer uma fotografia que depois tenho que remover o fundo no photoshop, isso pra mim é perda de tempo.

Tenho que utilizar o fundo branco pq, todo o catálogo e site é fundo branco PADRÃO.



Salve Leonobox, obrigado pelo layout

Estou interessado em progredir neste aspecto, você poderia me dá algumas dicas de como fazer os rebatedores em L??

Acha que isso minimizava as sombras?




obrigado.





AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2011, 09:08:31
(...)

O que não quero é fazer uma fotografia que depois tenho que remover o fundo no photoshop, isso pra mim é perda de tempo.

Tenho que utilizar o fundo branco pq, todo o catálogo e site é fundo branco PADRÃO.


(...)

Cara, pra tu não precisar recortar o fundo no PS, tu vai precisar estourar ele, com uma luz forte, e pra tu não ter sombras, essa luz terá que ser difusa, ou seja, com softbox ou difusor...
Isso vai dar uma silhueta na cadeira, vai marcar ela bem!

Seguindo o desenho de luz que o leonobox fez, tu vai conseguir... mas tu vai precisar de um fotometro para medir a luz...

Tu pode usar Papel vegetal para deixar a luz difusa, é o que eu mais uso aqui...

Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2011, 11:12:29
Não manjo muita coisa de luz de estúdio, mas para estourar o fundo não é mais fácil iluminá-lo por trás ao invés de jogar de frente via luz difusa de sombrinha. Evidentemente, considerando que o fundo seja possível a passagem de luz.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2011, 14:20:01
Tem como fazer desse jeito tbm, eu particularmente não uso pq meu estudio mal cabe eu e a mesa dentro, se eu puxar a mesa pra frente pra por o flash atras, eu terei que ficar do lado de fora do estudio...  :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 13 de Setembro de 2011, 14:20:26 por AdrianoFurlanetto »


filipe_car

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:35:05
Não manjo muita coisa de luz de estúdio, mas para estourar o fundo não é mais fácil iluminá-lo por trás ao invés de jogar de frente via luz difusa de sombrinha. Evidentemente, considerando que o fundo seja possível a passagem de luz.


Não é possível pq meu fundo infinito é fixo e de madeira, só pra ter uma ideia registrei todos os momentos da montagem do fundo infinito. Mas agora ta pintado tudo de branco.
http://i399.photobucket.com/albums/pp71/Inhero/DSC_0914.jpg



Hoje fiz a compra dos amteriais para produzir o rebatedor.

04 Isopor 1000 x 500 x 030mm
Papel vegetal


Amanha irei fazer os teste e posto o resultado.


abraço a todos.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2011, 20:08:06
Estude sobre flash
aqui no MF ha muitos tutoriais, sobre iluminaçao.
faça testes, o assunto e aprender, nao existe receita de bolo para isto.
abs.


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2011, 21:16:11
Não posso contribuir com dicas técnicas melhores do que as que os colegas já passaram, mas recomendo a leitura de um livro muito bom (e um tanto desconhecido)

http://www.amazon.com/Light-Science-Introduction-Photographic-Lighting/dp/0240808193/ref=pd_sim_b_1

A ultima edição dele tb vale muito a pena, mas é um pouco mais cara =>http://www.amazon.com/Light-Science-Magic-Fourth-Introduction/dp/0240812255/ref=dp_ob_title_bk



Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos