Autor Tópico: Dúvida sobre "estágio" durante as férias  (Lida 1120 vezes)

fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Setembro de 2011, 07:56:13
Oi galera,

Fazem algumas semanas que não posto nada no forum, mas nos ultimos dias estou pensando em algumas coisas e resolvi pedir a opinião de vocês.

Vou atualizar vocês para me acompanharem.

Hoje tenho 31 anos, trabalho em uma empresa de porte médio (meio zoneada, mas qual não é), sou formado em ciências contábeis, e estou terminando uma pós em gestão financeira (nada haver com fotografia como voces podem ver), desde os meus 17 anos sempre trabalhei voltado para a área financeira e contábil, dos 13 aos 17 fui chapeiro  :hysterical: e ha algum tempo venho sentindo que essa vida profissional não vem me deixando muito feliz, troquei de trabalho algumas vezes mas percebi que nao é aonde eu trabalho que me deixa infeliz, é o que eu faço.

Conheci a fotografia como forma de fuga desta falta de ânimo e prazer em estudar, ou lidar com algo novo pois meus estudos voltados a minha area e o meu dia a dia ja estavam se tornando muito desgastantes, o que nao ocorre com a fotografia, tenho pique de sentar, estudar, saio para fotografar e me sinto muito bem fazendo isso.

Agora vem a parte importante: a primeiro momento nao quero ser profissional, pois sei que existe uma longa caminhada pela frente, tem pessoas que trabalham com isso desde adolecentes e ainda nao sabem tudo entao imagina eu, mas o fato é que vou sair de ferias dia 10/10  :D e estava pensando se é viável eu tentar fazer um "estagio" na area, afinal vou ter tempo livre, por isso pensei em tentar trabalhar como 25º assistente para fazer alguns trabalhos e conhecer melhor a rotina, desenvolver conhecimento e por ai vai ...

Queria saber de voces se é uma ideia interessante, ou se é melhor aproveitar este tempo para continuar estudando com mais intensidade. Um detalhe é que cursos agora nao estao no programa, pois meu apartamento sai no final do mes entao o projeto de um curso especifico ficou para o meio do ano que vem. Atualmente pratico muito, leio o forum, e estou lendo aquele livro "O novo manual de fotografia" ...

I ai galera o que vocês acham ? desculpem a leitura longa

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2011, 08:08:50
Teoria, teoria, teoria não serve de nada sem prática. É sempre uma boa decisão se tornar assistente e/ou sair para fotografar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2011, 08:18:51
Teoria, teoria, teoria não serve de nada sem prática. É sempre uma boa decisão se tornar assistente e/ou sair para fotografar.

boa Mr Hyde

seria interessante divulgar "mão de obra gratis" ... o cunhado da minha noiva tem um estudio, pensei em ver com ele se da pra eu ir com a equipe cobrir alguns eventos, o unico impedimento é que ele mora na Penha e eu em Interlagos, pra quem nao conheço sao 60Km aproximadamente, mas mesmo distante valeria por serem pessoas conhecidas ? ou é bom procurar algo proximo de casa e trabalhar com um desconhecido total ? afinal seria realmente um relacionamento 100% profissional

Abraços, obrigado pela ajuda
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2011, 08:42:59
Cara, acho que como o tempo é curto e não vai envolver qualquer espécie de remuneração, possivelmente, seja melhor trabalhar com um conhecido. Talvez ele dê mais dicas logo de cara do que um profissional que vai esperar que vc 'faça por merecer' as 'pérolas' que ele lhe jogará. Mesmo sendo mais distante eu arriscaria ir com um conhecido, nesse caso.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2011, 08:55:39
Cara, acho que como o tempo é curto e não vai envolver qualquer espécie de remuneração, possivelmente, seja melhor trabalhar com um conhecido. Talvez ele dê mais dicas logo de cara do que um profissional que vai esperar que vc 'faça por merecer' as 'pérolas' que ele lhe jogará. Mesmo sendo mais distante eu arriscaria ir com um conhecido, nesse caso.

É verdade eu nao tinha pensado desta forma, ainda mais que vou ter que conciliar esse estagio e a geral no apartamento que vou precisar fazer ... considerando que eu vou ter do dia 10/10 à 19/10 só  :( vou precisar me organizar bastante ... o bom é que ja sei que ele tem uma carga de trabalho muito grande a noite por fazer aniversarios, noivados e casamentos alem de muitos eventos noturnos, o que ja é um ponto positivo ...

Vou falar com ele esta semana e ver se ele abraça a idéia  :ok:

obrigado pela ajuda !!!!!!!!
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2011, 09:04:32
E se puder ainda, continuar lendo... vai ser melhor ainda!

E a ideia de ser assistente de um fotógrafo profissional  é mto boa, com certeza vc vai aprender mto!

Abraço!


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2011, 09:07:30
E se puder ainda, continuar lendo... vai ser melhor ainda!

E a ideia de ser assistente de um fotógrafo profissional  é mto boa, com certeza vc vai aprender mto!

Abraço!

Oi Adriano,

Infelizmente eu parei um pouco os estudos pois estava enrrolado com meu trabalho de conclusao da PÓS mas agora que terminei vou voltar com as leituras, provavelmente hoje mesmo ... e como só falta um modulo para acabar o curso vai ficar mais tranquilo agora

Se eu conseguir mesmo engrenar este esquema de trabalhar como assistente mesmo depois das ferias quero continuar, mesmo que seja somente aos finais de semana ...

Abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2011, 09:21:57
Fernando, tua ideia de estagio eh muito boa. Sem duvida, uma otima alternativa para quem esta começando. Entretanto, nao adianta estagiar com qualquer fotografo. O fotografo com quem estagiar deve ter o conhecimento que pretendes adquirir. Alem disso, ele deve ter disposição e tempo para ensinar-te. Lembre, tambem, que tem muito amador com mais disposição do que muitos profissionais para passar-te o que sabe. Nao importa o quanto o teu "professor" saiba. O importante eh o quanto voce consiguira extrair dele. Evidentemente, a sua escolha deve ir de encontro a seus objetivos na fotografia. Tenha claramente em mente aquilo que gostaria de aprender. Leve essa discussao a seu futuro "tutor" e veja se o aprendizado sera possivel. Se nao encontrar o que desejas, siga pelo caminho do autodidatismo que sera melhor.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2011, 09:28:45
Fernando, tua ideia de estagio eh muito boa. Sem duvida, uma otima alternativa para quem esta começando. Entretanto, nao adianta estagiar com qualquer fotografo. O fotografo com quem estagiar deve ter o conhecimento que pretendes adquirir. Alem disso, ele deve ter disposição e tempo para ensinar-te. Lembre, tambem, que tem muito amador com mais disposição do que muitos profissionais para passar-te o que sabe. Nao importa o quanto o teu "professor" saiba. O importante eh o quanto voce consiguira extrair dele. Evidentemente, a sua escolha deve ir de encontro a seus objetivos na fotografia. Tenha claramente em mente aquilo que gostaria de aprender. Leve essa discussao a seu futuro "tutor" e veja se o aprendizado sera possivel. Se nao encontrar o que desejas, siga pelo caminho do autodidatismo que sera melhor.

Oi Spider,

Eu sabia que seria interessante colocar esse post aqui, eu nao tinha pensado nisso ... ontem fui fotografar um encontro de carros antigos patrocinado pela GM aqui em SP, era liberado para todo mundo que estivesse com uma camera, entao imagine que fiz a festa ... e pensando no que voce comentou realmente eu parei para conversar com alguns "amadores" como eu e trocamos muitas ideias, em compensação tinha um profissional que nem olhou na minha cara, tentei puxar conversa com ele e me senti invisivel perto dele ... vou pensar com bastante calma quanto aos meus objetivos e interesses na fotografia e sobre o que realmente preciso absorver de um tutor ... é mais complicado do que eu tinha imaginado, é um esquema tipo um mestre jedy treinando um padawan  :hysterical: mas brincadeiras a parte vou pensar com calma exatamente o que eu preciso aprender para saber se a pessoa que estiver disposta a me ensinar vai ter o conhecimento tecnico necessario e se ela vai estar disposta ... os estudos por conta propria ja estao nos planos nao vou deixar isso de lado pode ficar despreocupado  :ok:

abraços e obrigado pela ajuda
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4