Autor Tópico: A câmera está escolhida, falta escolher a lente.  (Lida 4462 vezes)

alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Setembro de 2011, 11:32:49
Bom dia a todos,

Parâmetro 1: Estou indo para NY em outubro, vou na B&H   :D

Parâmetro 2: Determinei que a Canon 60d será minha aquisição de DSLR   :ok:

Parâmetro 3: Este parâmetro não representa muito, mas tenho uma XTi com 18-55 sem IS.   :aua:

Queria algumas opiniões de coisas que li aqui no site e em outros locais. Dúvidas que surgiram de acordo com minhas pesquisas. Vamos lá.

Preciso comprar uma lente bacaninha para fazer par com a minha 60d, mas não tenho grana para comprar uma "série L", pelo menos não por enquanto. Estão, vai acabar sendo uma normalzinha mesmo.

Primeira dúvida: 18-55 ou 18-135? Já entendi a grande maioria das informações dos fóruns. Só não consegui diferenciar a questão da qualidade. Vi bastante gente dizendo que a qualidade da 18-55 é melhor do que a da 18-135. Essa diferença existe mesmo ou é mais uma "diferença teórica"?

Considerando que eu já tenho uma 18-55, mas que ela não tem IS, seria realmente necessário ter uma lente com IS ou dá pra se virar bem sem o IS?

Eu tenho US$1.400,00 para gastar lá. Com a câmera vou gastar $1.000,00 sobram $400,00 para outras "brincadeiras". E aí? Com estes 400 mangos eu faço o quê? 18-55 IS (mais qualidade)? 18-135 IS (mais versatilidade)? Fico com minha lente sem IS e compro outra coisa, tipo flash?

Obrigado a quem puder ajudar.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2011, 11:51:03
Bom dia a todos,

Parâmetro 1: Estou indo para NY em outubro, vou na B&H   :D

Parâmetro 2: Determinei que a Canon 60d será minha aquisição de DSLR   :ok:

Parâmetro 3: Este parâmetro não representa muito, mas tenho uma XTi com 18-55 sem IS.   :aua:

Queria algumas opiniões de coisas que li aqui no site e em outros locais. Dúvidas que surgiram de acordo com minhas pesquisas. Vamos lá.

Preciso comprar uma lente bacaninha para fazer par com a minha 60d, mas não tenho grana para comprar uma "série L", pelo menos não por enquanto. Estão, vai acabar sendo uma normalzinha mesmo.

Primeira dúvida: 18-55 ou 18-135? Já entendi a grande maioria das informações dos fóruns. Só não consegui diferenciar a questão da qualidade. Vi bastante gente dizendo que a qualidade da 18-55 é melhor do que a da 18-135. Essa diferença existe mesmo ou é mais uma "diferença teórica"?

Considerando que eu já tenho uma 18-55, mas que ela não tem IS, seria realmente necessário ter uma lente com IS ou dá pra se virar bem sem o IS?

Eu tenho US$1.400,00 para gastar lá. Com a câmera vou gastar $1.000,00 sobram $400,00 para outras "brincadeiras". E aí? Com estes 400 mangos eu faço o quê? 18-55 IS (mais qualidade)? 18-135 IS (mais versatilidade)? Fico com minha lente sem IS e compro outra coisa, tipo flash?

Obrigado a quem puder ajudar.

Quem decidirá tudo és tu mesmo... qual o teu uso?  O que pretendes, precisas de um flash agora? Ah de se levar muitas coisas em conta.


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2011, 12:05:41
Entendi. Eu já estou bem determinado em certos aspectos, mas a dúvida surge mais como uma confirmação do que como uma dúvida propriamente dita. Eu já estou meio que certo em trazer a lente 18-135 IS que vem junto com o kit da B&H por US$1.200,00.

Mas aí pode surgir uma opinião tipo assim: acho mais vantagem vc trazer uma lente 18-55, que tem mais qualidade do que a 135 e guardar o resto da grana para pegar uma Tele mais pra frente. A diferença entre os 55 mm e os 135 mm vc resolve com o computador, ampliando a imagem.

Se alguém dissese isto, eu procuraria saber melhor estas questões.

Eu pesquisei no "dpreview" e comparei as lentes mais básicas. As diferenças são mais teóricas mesmo. Não tem um lugar que tenha uma foto de "135" ao lado de uma "55 ampliada" para poder ver efetivamente a diferença.

Por outro lado, pode apareccer alguém que diga, por exemplo: já que vc vai comprar uma lente mais simples, fique com a sua 18-55 sem IS e investe mais grana na tele logo de cara. Fique com a lente antiguinha e compre uma 70-300 que é mais barata nos USA.

Não sei se fui claro, mas é mais ou menos isso.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2011, 12:12:22
Bom, se o preço do corpo da câmera custa 1000 usd, e o kit dela com a 18-135, custa só 200 dólares a mais, compre o kit, evidentemente! Só essa objetiva custa na faixa de 430 dólares, ou seja, estás ganhando aí pelo menos uns 230 dólares aí. Ou compre logo o kit da 60d com uma 18-200mm...


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2011, 12:26:51
Agora mandou uma parada bacana!

Valeu pela opinião dessa lente 18-200.

Vou pesquisar sobre ela.

Vc já usou essa lente?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2011, 13:05:34
Agora mandou uma parada bacana!

Valeu pela opinião dessa lente 18-200.

Vou pesquisar sobre ela.

Vc já usou essa lente?

Bom, nunca usei pq uso nikon, e minha época de Canon eu não tinha ela... Mas dizer que é uma objetiva bacana e bem versátil, acho que vale muito a pena.


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2011, 14:27:49
Só para direcionar mais, vejam algumas opções sobre o que estou falando:

Canon 60d + Canon EFS 18/55 IS = $1.160,00
Canon 60d + Canon EFS 18/135 IS = $1.200,00
Canon 60d + Canon EFS 18/55 IS + Sigma 50/200 DC OS HSM = $1.320,00
Canon 60d + Canon EFS 18/55 IS + Canon 55/250 IS = R$1.360,00
Canon 60d + Canon EFS 18/200 IS = $1.400,00

Vejam que não é uma escolha tão simples assim, nem tão fácil. A princípio, para uso não profissional, todas estas escolhas são viáveis. Umas um pouco mais caras, outras mais econômicas; umas mais versáteis, outras com 2 lentes, umas com marcas "genéricas", outras só com Canon.



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2011, 14:30:47
Bom, desse kit aí eu escolheria fácil a 60D + 18-200mm, pois é uma objetiva só, te dá menos trabalho de trocas e tudo mais. Depois só pegar uma EF 50mm f1.8 + 430EX II, e o kit está bem montado.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2011, 14:59:36
Só para direcionar mais, vejam algumas opções sobre o que estou falando:

Canon 60d + Canon EFS 18/55 IS = $1.160,00
Canon 60d + Canon EFS 18/135 IS = $1.200,00
Canon 60d + Canon EFS 18/55 IS + Sigma 50/200 DC OS HSM = $1.320,00
Canon 60d + Canon EFS 18/55 IS + Canon 55/250 IS = R$1.360,00
Canon 60d + Canon EFS 18/200 IS = $1.400,00

Vejam que não é uma escolha tão simples assim, nem tão fácil. A princípio, para uso não profissional, todas estas escolhas são viáveis. Umas um pouco mais caras, outras mais econômicas; umas mais versáteis, outras com 2 lentes, umas com marcas "genéricas", outras só com Canon.

Dentre essas suas opções eu pensaria assim... você comentou ter U$1400,00 ... então descarta a opção 1 do kit báscio e a lente sigma...

01 - Você pode pegar a 18-200 ... vai ser bem prático pra vc ter uma lente só e vai sua grana embora...
02 - Se pegar a 55-250 tem um alcance um pouco maior e perde em praticidade... mas acho que lente tem qualidade melhor...
03 - Pode pegar também a 18-135.. não tem alcance tão grande quanto às outras, mas vai da sua necessidade... em compensação te sobra 200,00 pra comprar outra bateria e cartão de memória...

Não conheço com profundidade essas lentes que comentou... mas via de regra comentam por aí que qualquer lente com zoom maior que 4x (é só diminuir o maior valor pelo menor pra ver quanto dá) nunca são lá essas coisas... veja bem, não sou eu que estou dizendo isso.. é o que sempre ouço dizer...

Agora, porque não pegar uma T3i que é bem parecida com a 60D e usar a diferença pra pegar outra lente e acessórios? Com grana contada eu preferiria muito mais pegar a T3i (kit com 18-55 ou 18-135) + 55-250 + 50mm 1.8 + bateria + cartão e se bobear mais mochila.... ou pegar um flash 430EXII no pacote...



« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 15:02:50 por Luciano.Queiroz »


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2011, 15:26:54
Caro Luciano,

Essa sua última proposta é a que tem me tirado o sono nos últimos 3 meses. Pegar a T3i e sobrar mais dinheiro para investir mais em lentes ou pegar a 60d e ficar mais limitado em termos de acessórios.

Ponto 1 - ergonomia - Meu irmão tem uma T3i com lente 18/135 IS. Essa câmera faz exatamente tudo o que eu preciso que uma câmera faça, mas acho a T3i muito pequena para minha mão. Acho a "pegada" da T3i bem ruim, ao ponto do meu dedo mínimo ficar fora do grip da câmera. Como o dedo indicador fica no botão do disparo, eu praticamente fico segurando a T3i somente com 2 dedos contra o polegar. Isso me incomoda bastante.

Ponto 2 - resistência - Eu bem sei que a 60d não é selada, mas já li vários reviews falando sobre ela ter maior resistência contra humidade e poeira. Eu faço muitas fotos na Floresta da Tijuca e em outros parques. Eu sei que estas câmeras não são "water proof", mas pelo menos a 60d é mais "water resistent" do que a T3i.

Ponto 3 - preço no Brasil - fiz uma escolha de comprar a parte mais cara do meu humilde equipamento (body da câmera) nos USA e deixar para comprar no Brasil as lentes. Até porque tenho visto que é mais fácil comprar uma lente usada aqui no Brasil do que comprar uma câmera usada. Assim, estou investindo o máximo possível na câmera, para depois ir chegando com as lentes na medida do possível.

Mas vamos vendo aí...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2011, 18:39:43
Bom... realmente quem tem que decidir é você....

Mas sobre suas dúvidas, vai minha opinião...

Ponto 1 - realmente a 60D é mais confortável ... isso não vou discutir... Se isso for fundamental vai de 60D ... Mas vai outra idéia... por U$67,00 tem um grip pra T3i que resolve esse problema... o Original custa 136 na BH... Na mesma loja tem um genérico por 67,00 ... eu comprei um no Ebay por U$30,00 .... Ele realmente muda muito a pegada da câmera... vai propiciar você usar 2 baterias de um vez e tirar fotos na vertical.... Mas também tem grip pra 60D .... é só mais uma idéia... E não vejo necessidade de usar esse acessório original, o genérico funciona igual...

Ponto 2 - Não sei até que ponto é tão diferente nesse quesito.... vejo muita gente falando "o que acha" por aí, mas sem muita comparação com o mínimo de critério... Acho que não tomando chuva com nenhuma delas você não terá problema.... Como vc diz que vai pro meio da mata com frequência, coloca um saco plástico dobrado no bolso... se chover coloca ela dentro e resolvido....

Ponto 3 - Quanto mais você puder comprar lá compre... O preço de um usado aqui é o preço de um novo lá, se não for mais caro....

É como falei no começo... se a grana dá, pega a 60D com certeza... mas com grana contada, eu compraria sem medo a T3i (aliás tenho uma) e mais acessórios... Eu voto no kit melhor do que na camera melhor....
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 18:40:43 por Luciano.Queiroz »


Bernardoj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2011, 20:00:34
Essa ideia do grip parece legal.
Também estava com uma dúvida parecida: D7000 vs D5100.
Optei pela D5100 para sobrar uma grana para uma lente legal.
Abraço!
Nikon D5100
Lumix G2


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2011, 20:29:48
Complementando o que o Luciano falou

1-A idéia de um grip é ótima. Eu uso um grip genérico na XSi (na 60D ainda não quis colocar) e a camera se transforma, fica outra coisa. Além de que nas Canon o grip é totalmente funcional, vc replica todos os principais botões e o dial, fica uma delícia fotografar em posição retrato. Caso fique curioso, na época fiz um review aqui http://www.youtube.com/watch?v=pdlHlH5DcXM

2-A 60D é selada tanto quanto ou até mais que a a 50D e a 40D anteriores a ela. Muita gente confunde corpo de liga de magnésio com selamento, uma camera não precisa ter corpo de liga para ser selada. Isso já foi discutido várias vezes aqui, ela não tem o mesmo nível de selamento da 7D que é feita para trabalhar em outro tipo de condição, mas, segundo a Canon "have a robust, densely packed compact body with dust and water resistance".

Em relação à lente, já que procura versatilidade, se não precisa realmente um range longo em uma única lente, descartaria a 18-200. É cara, não tem boa definição de bordas, tem muita distorção em wide e sofre de AC, aliás, como qualquer lente desse range. A 18-135mm é um bom meio termo entre versatilidade-qualidade tratando-se de lentes de entrada. Se quiser um range maior, dê uma pesquisada na Tamron 18-270. Eu particularmente nunca usei, mas já vi reviews elogiando e dizendo que é melhor que as 18-200 Canon e Nikon.

Outro detalhe, a diferença entre a T3i e a 60D não é apenas o corpo, o sistema de foco é bastante diferente também. A 60D é mais preciso e mais rápido, com todos os pontos cross e o central duplo de alta sensibilidade. Isso pode ser importante principalmente se fotografa em condições de baixa luz.

Abçs
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 20:35:55 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2011, 22:07:55
Isso é uma parada que eu esqueci de acrescentar também.

Respeito muito a opinião dos que preferem pegar um "kit" mais avançado, ao invés de pegar uma câmera mais cara e economizar nas lentes. Eu li muita coisa sobre isso, inclusive sobre as pessoas que preferem até priorizar drasticamente a qualidade da lente em detrimento da "super-câmera".

Digamos, por exemplo, que tenhamos estas 3 opções:

1) câmera nota 8 e lente nota 6
2) câmera nota 7 e lente nota 7
3) câmera nota 6 e lente nota 8

Nestas 3 opções, há opiniões para os itens 2 e 3 aos montes, mas eu ainda prefiro a primeira opção. Explico o por quê: Se vc vai viajar para os USA e tem grana para trazer todo o seu kit fotográfico, beleza; mas se a grana está curta, vc tem que escolher onde gastar sua grana. E aí vc tem que considerar que alguma coisa vc vai comprar lá nos USA, mas outras coisas vc vai ter que comprar ou negociar aqui no Brasil mesmo. E aí, dá pra negociar muito melhor uma lente usada do que uma câmera usada.

Porque digo isso, vamos lá. Uma 50tinha com abertura 1,8 é quase de obrigatória no kit, mas se vc tem que escolher, vc pode deixar para negociar uma 50tinha aqui no Brasil mesmo. Dá pra arrumar uma boa 50tinha por R$400,00 o que não é um mal negócio.

Agora veja o valor das câmeras: uma 60d aqui no Brasil está custando mais de R$3.500,00. Se vc trouxer uma 60d dos USA (só o corpo) vai pagar US$1.000,00 o que equivale a aprox. R$1.700,00.

Proporcionalmente, o valor "relativo" dos equipamentos é mais ou menos o mesmo, considerando que os preços nos USA são praticamente 50% dos preços no Brasil, mas vc há de concordar comigo que economizar sobre R$1.700,00 é bem mais bacana do que economizar os R$400,00.

Por isso reafirmo minha opção por comprar a parte mais cara do equipamento lá nos USA e deixar os itens mais baratos ou mais negociáveis aqui para o Brasil.

Para complementar, esqueci até de falar essa questão do autofocus da 60d. Meu irmão tem um guru em fotografia e eu  acabei pegando muita opinião dele também. Ele diz que, em questão de foco, vc tem que confiar no autofocus da sua câmera de "deixar rolar". Eu tb acho isso. Vc tem que escolher uma câmera com autofocus "fod@" e deixar a tecnologia fazer a sua parte. Eu não trabalho com foco manual e ponto final.

Só quero ressaltar e agradecer a todos que já opinaram. Obrigado MESMO. Muito respeito por vc's.


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:32:28
Fiz uma nova relaçãozinha de preços, com diversas opções. Vejam aí o que vc's acham:

Canon 60d = $949,95
Canon 60d + Canon EFS 18/55 IS = $1.129,90
Canon 60d + Canon EFS 18/135 IS = $1.198,95
Canon 60d + Canon EFS 18/200 IS = $1.399,00
Canon 60d + Canon EFS 28/135 IS USM = $1.404,95
Canon 60d + Canon EFS 17/85 IS USM = $1.468,95
Canon 60d + Canon EFS 15/85 IS USM = $1.708,95
Canon 60d + Canon EFS 17/40 L = $1.748,95

Eu já consegui juntar $1.400,00 mas a mão está coçando para pegar este kit com a 17/40 "L". Será que essa 17/40 L vale mesmo a pena? Dúvida cruel...