Autor Tópico: Sugestões de compacta para viagens e foto de dia a dia  (Lida 3681 vezes)

ffkammer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
  • www.kammer.com.br
    • Fotos Secas e Molhadas... www.kammer.com.br
Online: 12 de Setembro de 2011, 11:50:08
Bom dia pessoal,

Tenho 2 crianças pequenas em casa, gêmeos, e quero comprar uma câmera para registrar o dia a dia deles, então minha DSLR não é a opção certa, pois preciso de algo mais prático, que esteja sempre a mão, que fique fácil de carregar em pequenos passeios pela região junto com as crianças.

Estou pensando em comprar uma compacta, mas não quero perder demais a qualidade. Estou na dúvida entre alguns modelos (tenho uma queda por câmeras canon, ok?): G12, SX230HS e S95, gostaria muito da opinião dos colegas sobre estas câmeras especificamente, mas estou aberto a outras sugestões também.

Das 3 gosto muito da g12, que já conheço, mas gostei bastante do descritivo da SX230HS, queria saber se algum colega tem ela e o que está achando.

Abraços e muito obrigado!
Fabrício F. Kammer<br />www.kammer.com.br


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2011, 13:37:07
Vai de Fuji X100 e seja feliz.


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2011, 14:39:02
ffkammer...
Eu tenho uma G12 e gosto muito dos seus resultados.
Mas, das câmeras que vc citou, ela é "a menos prática", pois é a mais volumosa (nas três dimensões) e a mais pesada. Para mim isso não faz a menor diferença, claro.
Levantei essa bola por acreditar que, para o teu caso específico, a praticidade deva ser um fator preponderante.
Assim, temos algumas diferenças entre as três:
1) a S95 é a mais leve e menor das três e a que possui a objetiva mais luminosa, porém, das três é a que tem a menor velocidade máxima de disparo (1/1.600s) e é a que tem a menor amplitude de distância focal 28-105mm;
2) já a SX230 é a segunda em tamanho e em peso, tem uma velocidade máxima de disparo de 1/3.200s e tem a maior amplitude de distância focal 28-392mm, mas... tem a objetiva mais escura das três em W e em T.
3) a G12 é a melhor dessas três máquinas (opinião pessoal), mesmo não possuindo a maior DF, contudo, é a mais volumosa e mais pesada.
Montei uma comparação no próprio site da Canon/USA e o endereço é...
http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/digital_cameras?pageKeyCode=65&category=0901e0248006113a&compare=0901e024801f482b&compare=0901e024801cff65&compare=0901e024802713a8
Confira.
Boa escolha.
Abçs.
JQueiroz.
PS: eu também só uso Canon, feliz e contente...  :) :ok: :clap:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2011, 15:50:50
Vai de Fuji X100 e seja feliz.

Pegou pesado, hein... rsrs. É uma câmera praticamente "incomprável", devido ao preço... Mas pra quem pode e tem coragem de pagar...
A Fuji agora lançou a X10, versão mais "light" da X100, muito linda e mais dentro da realidade, embora ainda seja carinha. Mas qdo baixar de preço, vai dar pra comprar.
Eu acho a G12 uma ótima opção, caso o volume não seja problema. A Nikon lançou recentemente a P7100, mesmo "cacife" da G12, cheeeeia de botões, tudo muito acessível através dos botões, o que diminui bastante a necessidade de ficar entrando em menus. Pra mim isso é uma enorme vantagem... Dá uma olhada nela:
http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Compact-Digital-Cameras/26286/COOLPIX-P7100.html
Eu gostaria de ter uma, rs.
Se tiver quem traga de fora, tem tbém a Panasonic Lumix LX5. Eu tenho uma, e recomendo... Olha ela aqui:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/camera-panasonic-lumix-lx5-ganha-novas-especificacoes-lumix-fx700-ganha-1080p/
Não sei se dá pra encontrá-la por aqui, no "mercado paralelo". Ela não foi lançada oficialmente no Brasil.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2011, 15:53:56 por Helena Bsb »


ffkammer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
  • www.kammer.com.br
    • Fotos Secas e Molhadas... www.kammer.com.br
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2011, 17:58:32
Pegou pesado, hein... rsrs. É uma câmera praticamente "incomprável", devido ao preço... Mas pra quem pode e tem coragem de pagar...
A Fuji agora lançou a X10, versão mais "light" da X100, muito linda e mais dentro da realidade, embora ainda seja carinha. Mas qdo baixar de preço, vai dar pra comprar.
Eu acho a G12 uma ótima opção, caso o volume não seja problema. A Nikon lançou recentemente a P7100, mesmo "cacife" da G12, cheeeeia de botões, tudo muito acessível através dos botões, o que diminui bastante a necessidade de ficar entrando em menus. Pra mim isso é uma enorme vantagem... Dá uma olhada nela:
http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Compact-Digital-Cameras/26286/COOLPIX-P7100.html
Eu gostaria de ter uma, rs.
Se tiver quem traga de fora, tem tbém a Panasonic Lumix LX5. Eu tenho uma, e recomendo... Olha ela aqui:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/camera-panasonic-lumix-lx5-ganha-novas-especificacoes-lumix-fx700-ganha-1080p/
Não sei se dá pra encontrá-la por aqui, no "mercado paralelo". Ela não foi lançada oficialmente no Brasil.

Obrigado pela resposta amigo, você acha que esta objetiva mais escura poderá ser problemas para fotos do dia a dia e para fotos de viagens?

Obrigado!

Fabrício
Fabrício F. Kammer<br />www.kammer.com.br


ffkammer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
  • www.kammer.com.br
    • Fotos Secas e Molhadas... www.kammer.com.br
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2011, 18:07:00
Uma outra opção, que pelos reviews, parece bem interessante é a Olympus XZ-1, o que vocês acham desta?

Valeu!
Fabrício F. Kammer<br />www.kammer.com.br


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2011, 19:34:41
Obrigado pela resposta amiga, você acha que esta objetiva mais escura poderá ser problemas para fotos do dia a dia e para fotos de viagens?

Obrigado!

Fabrício

Lente escura em dias ensolarados não tem tanto problema, mas qdo começa a diminuir a luz, aí vc vai sentir o drama. A Olympys XZ-1 parece sim, ser uma ótima câmera. Não conheço, mas pelas características, eu recomendaria.


Bernardoj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2011, 20:32:31
O que eu gostaria de ter como segunda camera é uma lumix GF2 com uma 20mm f1.7.  :D

É bem compacta e a qualidade das imagens é ótima.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2011, 20:01:34 por pedro_raythz »
Nikon D5100
Lumix G2


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2011, 22:40:44
Bernardoj, é o 2º post seu que vejo hoje em que vc utiliza 2 posts distintos como ponto parágrafo. Se vc não está habituado com a dinâmica de um fórum, então é bom saber que comportamentos desse tipo é considerado flodagem pela moderação. Eu evitaria esse tipo de atitude aqui.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2011, 19:51:08
Olá, ffkammer! Primeiro, já vou deixar claro que n entendo nda de fotografia, mas como um iniciante no assunto (mto iniciante mesmo) vou dar minha opiniao sobre a Canon S95 e a Canon SX230HS.

Comprei uma S95 há pouco tempo e estava com uma dúvida gigante entre esses 2 modelos citados. N sei se vc já possui algum conhecimento em fotografia e se pretende utilizar a camera no modo Manual ou apenas no automatico mesmo. Se só neste último, a SX230 fará um bom serviço. Já tive a oportunidade de ter uma em mãos e é uma boa câmera (nesta categoria), e com um bom zoom. Já a S95 te dará mais possibilidades para brincar um pouco mais com algumas coisas. Os controles manuais sao bem bacanas.

Comprei a minha pelas indicações dadas aqui no blog (a Helena me convenceu! rs). No inicio n estava gostando mto pq realmente qdo a gente n entende mta coisa fica difícil mexer. Tive q estudar um pouco para começar a fazer umas fotos que me agradassem. Estou aprendendo e agora gostando mto da máquina. Ela faz fotos em raw, o q é algo mto interessante. E as fotos a noite sao mto boas. Comparada com minha canon anterior, ela nesse quesito, está bem a frente.

Se quiser apanhar um pouco da máquina, e estiver com vontade de aprender, é uma boa opção. Eu no início n estava gostando mto, mas hoje n a trocaria pela sx230 de jeito nenhum.

Bom, opinao de um leigo no assunto. Mas se servir de um referencial, está aí!
« Última modificação: 17 de Setembro de 2011, 20:08:38 por 123_enic »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2011, 20:02:31
Bernardoj, é o 2º post seu que vejo hoje em que vc utiliza 2 posts distintos como ponto parágrafo. Se vc não está habituado com a dinâmica de um fórum, então é bom saber que comportamentos desse tipo é considerado flodagem pela moderação. Eu evitaria esse tipo de atitude aqui.

Bem lembrado, Hyde. Inclusive já uni esses dois  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2011, 21:31:28
Olá, ffkammer! Primeiro, já vou deixar claro que n entendo nda de fotografia, mas como um iniciante no assunto (mto iniciante mesmo) vou dar minha opiniao sobre a Canon S95 e a Canon SX230HS.

Comprei uma S95 há pouco tempo e estava com uma dúvida gigante entre esses 2 modelos citados. N sei se vc já possui algum conhecimento em fotografia e se pretende utilizar a camera no modo Manual ou apenas no automatico mesmo. Se só neste último, a SX230 fará um bom serviço. Já tive a oportunidade de ter uma em mãos e é uma boa câmera (nesta categoria), e com um bom zoom. Já a S95 te dará mais possibilidades para brincar um pouco mais com algumas coisas. Os controles manuais sao bem bacanas.

Comprei a minha pelas indicações dadas aqui no blog (a Helena me convenceu! rs). No inicio n estava gostando mto pq realmente qdo a gente n entende mta coisa fica difícil mexer. Tive q estudar um pouco para começar a fazer umas fotos que me agradassem. Estou aprendendo e agora gostando mto da máquina. Ela faz fotos em raw, o q é algo mto interessante. E as fotos a noite sao mto boas. Comparada com minha canon anterior, ela nesse quesito, está bem a frente.

Se quiser apanhar um pouco da máquina, e estiver com vontade de aprender, é uma boa opção. Eu no início n estava gostando mto, mas hoje n a trocaria pela sx230 de jeito nenhum.

Bom, opinao de um leigo no assunto. Mas se servir de um referencial, está aí!
Sério que vc não curtiu muito nos primeiros cliques?? mas por que? tava deixando no automático?? Um ótimo modo pra se usar a câmera, é no P. Configura-se o ISO para o valor desejado (normalmente, o mais baixo) e deixa a câmera controlar abertura e velocidade. Eu só deixo a minha no P, e uso os outros modos qdo quero algo em especial. FAz muito tempo que uso esse modo, e sempre tenho bons resultados!


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2011, 13:53:23
Pois é Helena! Na verdade, fui mto afoito no início, achando q sem saber nda de fotografia ia fazer fotos super legais no modo M. Quebrei a cara. rs O resultado foi de fotos cheias de ruído etc e tal. E isso começou a me incomodar. rs Via fotos geniais feitas com a S95 e as minhas ficavam péssimas. rs Agora já estou começando a ver que n dá p ficar fotografando tdo em M e ter resultados bacanas qdo n se sabe a técnica. Fiz exatamente o q vc disse. Agora só deixo ela no P e qdo quero TENTAR fazer alguma coisinha diferente, arrisco ou o Manual ou alguma outra coisa q ela permite. Mas hj estou adorando a máquina. Já deixo aqui o agradecimento por vc ter indicado. Fotos a noite então ficam ótimas (considerando que ela é uma P&S). N gosto mto de usar flash, mas mesmo sem ele gosto bste das fotos. É uma ótima câmera para quem curte fotografia e está querendo aprender um pouco mais sobre o assunto.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2011, 14:34:05
Que bom que curtiu, com certeza pra quem busca qualidade, ela é uma excelente opção.


Bernardoj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2011, 20:12:08
Bernardoj, é o 2º post seu que vejo hoje em que vc utiliza 2 posts distintos como ponto parágrafo. Se vc não está habituado com a dinâmica de um fórum, então é bom saber que comportamentos desse tipo é considerado flodagem pela moderação. Eu evitaria esse tipo de atitude aqui.
Mr. Hyde
Desculpe pela falha. Não tive a intenção de tumultuar nada.
Nikon D5100
Lumix G2