Autor Tópico: Fotos tremidas com a Canon 85mm 1.8 usm  (Lida 2795 vezes)

R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Online: 15 de Setembro de 2011, 01:20:39
Pessoal,

Recentemente adquiri uma Canon 85mm f/1.8, buscando maior nitidez e menor Profundidade de Campo (DOF).

Percebi que ela tem uma certa dificuldade para focar por um único ponto de foco quando o ambiente está escuro, mesmo nas maiores aberturas.

Minha pergunta é com qual velocidade mínima posso fotografar com esta lente?

Pergunto isto porque tive fotos tremidas quando fui fazer um sessão de fotos somente com a lente 85mm, usando velocidades 1/80 e 1/100 com a câmera no manual, e com velocidades menores quando coloquei a câmera em AV. e na media em que eu fechava a abertura a velocidade diminuiu muito, e pelo visor da câmera eu não percebi "a tremida na foto", mas quando baixei as fotos vi várias com este problema, num primeiro momento pensei em falta de foco, mas depois lembrei da questão da velocidade.

Minha dúvida é, qual a velocidade mínima poderei usar para fotografar sem usar um flash, em tese seria 1/80, porque a distância focal da lente é 85mm, e o recomendado é que não se utilize velocidades inferiores a distância focal da lente. Mas numa Canon "Cropada" (fato de corte 1,6), a 85mm tem o ângulo de visão que uma "lente 136mm" teria. Então eu teria que fotografar apenas com velocidades superiores a 1/125, velocidade mais próxima que a minha câmera permite?

Agradeço as informações de tiver conhecimento sobre o assunto. Valeu!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 01:33:08 por R. Cezar »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2011, 07:24:00
Bom, recomenda-se sempre o 1/ o dobro do comprimento focal: o que seria para essa objetiva numa câmera cropada pelo menos uns 1/250s para não sair tremida... além de que um DoF curto contribui para o efeito de foto tremida pois o ponto de foco já é mínimo, qualquer pequeno vacilo causa um grande estrago.

Isso é se tivesses controle da iluminação suficiente para fotografar em 1/100s f/1.8 e 1/100 f8, notarias que no primeiro caso as fotos pareceriam piores, efeito causado pelo DoF curto.

Mas tente usar pelo menos 1/125. recomendo também adquirir um monopé, ajuda muito!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 07:27:35 por Natão »


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2011, 08:54:21
Tenho essa lente e considero ela EXCELENTE demais.
Faço fotos com ela anoite 1/80 tranquilo.
Tem que ver se vc tbm não da uma tremida na mao muito brusca, dai sua saida será um monopé!


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2011, 13:10:00
Cezar, pq você mesmo não faz alguns testes?
Se posicione corretamente e segure a camera com firmeza apoiando a mão esquerda por baixo. O click tem que ser ao mesmo tempo firme e suave. O posicionamento de pernas também pode ajudar.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2011, 13:51:56
Já que vai fazer isso tudo, aproveita e segura a respiração tb.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2011, 14:01:19
Já que vai fazer isso tudo, aproveita e segura a respiração tb.

Olha um monopé resolve bem teu caso... Eu uso um em com uma 200mm eu consigo bem 1/30s, mas tem que travar bem. Se quiser a foto perfeita, sem correr o risco de perder nada, com o monopé com essa 200mm, 1/50s.